Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como se sabe que se está no curso certo?!( Mudar de eng.Inf para economia=desemprego?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como se sabe que se está no curso certo?!( Mudar de eng.Inf para economia=desemprego?

    Agora que já estou quase a acabar o curso (5anos, falta 1 ou 2 se começar a trabalhar pelo meio) é que o dilema tá a ficar mais pesado.

    Já quando me candidatei não sabia se ia para eng. informática, ou economia/Matemática aplicada Economia Gestão, passado 5anos continuo com a mesma duvida.

    Mudar de curso podia ser uma opção... mas começar do zero era mau, alem disso não estou para ser estudante até sei lá que idade. Alem que não queria no final chegar à deprimente conclusão que afinal era informática que gostava.

    O meu curso apesar de na pratica parecer de 5anos, é de 3+2, mas tenho um problema, faltam-me cadeiras dos 3anos iniciais(3, sendo que 2dessas podem ficar feitas em Setembro se me esforçar), o que inviabilidade candidatar a mestrados de economia.

    Eu gosto de informática, é fixe e tal, mas economia é sempre aquele bichinho, alias, eu vejo sempre 1º as noticias económicas antes de ver as de informática, e nem sempre chego ás de informática.

    A verdade é que muita gente trabalha na área económica com cursos de outros áreas... não sei bem como é que isso funciona, que curso é que têm de eng. e que formações extra têm.

    Acho que basicamente o que quero é trabalhar na área económica sem ter que perder 3anos a tirar outro curso a full-time, é possível?

    Desculpem o testamento.
    Editado pela última vez por Hecho; 27 April 2011, 15:38.

    #2
    As corretoras e os bancos costumam pegar em malta das Engenharias graças às suas capacidades analíticas. De qualquer das formas, se até gostas do curso, acaba-o! Depois logo vês se tiras outro curso, um mestrado específico ou se mandas o CV para, por exemplo, Londres.

    Comentário


      #3
      Eu se fosse a ti acabava o curso.

      Imagina que decides mudar para outro curso, neste caso eng. informatica, o problema é se depois nao gostas e la se vai o antigo e la se vai o novo curso.

      Assim tiras o curso e mais tarde sempre podes tirar uma especialidade qualquer, em ultimo caso, mandas o CV para Londres ou França e quem sabe se não irás gostar.

      Abraços

      Comentário


        #4
        Por acaso tenho conhecimento de uma pessoa da área de informática que trabalha na banca (mesmo com números, nada de informática). Era um dos melhores alunos do curso (IST) e foi convidado por uma grande empresa de consultoria (e mais uma vez é mesmo de consultoria, nada daquelas coisas de outsourcing).

        Ou seja, se fores um bom aluno de engenharia, de uma universidade consagrada, podes entrar no mundo da banca facilmente.

        Mas deixa estar que não és o único com essas indecisões. Uma amiga minha entrou em biologia (ou era química?) e acabou por mudar para direito. Outro amigo meu fez o 12º todo na área cientifico-natural e depois foi para o curso de Filosofia (tudo a ver). Finalmente, o melhor aluno da minha turma de 12º andou em 2 ou 3 engenharias no IST e depois dedicou-se à banda de heavy metal.

        O que é que te atrai na informática?
        Editado pela última vez por Karma; 24 July 2010, 12:01.

        Comentário


          #5
          Acaba o teu curso com tranquilidade e logo vês aquilo que o mercado de trabalho te propõe. Mais tarde podes sempre complementar os teus estudos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
            Eu gosto de informática, é fixe e tal, mas economia é sempre aquele bichinho, alias, eu vejo sempre 1º as noticias económicas antes de ver as de informática, e nem sempre chego ás de informática.
            Eu também gosto muito do meu curso (Contabilidade e Administração) mas também tenho o bichinho da advocacia entranhado na mente.
            É muito complicado saber se estás no curso certo mas será mais fácil descobrires assim que começares a trabalhar, se não gostares ou não te sentires realizado profissionalmente então segue o bichinho.

            No meu caso, eu já trabalho há muito tempo em contabilidade e apesar de adorar o que faço vou optar por tirar a licenciatura de Direito assim que terminar a licenciatura de Contabilidade.

            Comentário


              #7
              Já leste quantos clássicos de economia?

              É que muitas vez gosta-se de uma área em abstracto e depois a realidade é bem diferente.

              É um bocado com quem gosta de ver notícias de futebol sem saber tocar numa bola.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                Eu gosto de informática, é fixe e tal, mas economia é sempre aquele bichinho, alias, eu vejo sempre 1º as noticias económicas antes de ver as de informática, e nem sempre chego ás de informática.
                Eu também leio muito sobre economia e nunca pensei em ser economista.

                É engraçado, mas no ano passado passei em frequentar um mestrado na faculdade de economia e um amigo meu disse-me "Cuidado! Não te metas nisso, que esses fulanos são uns burocratas; isso não é coisa para engenheiro".

                Comentário


                  #9
                  Acaba o curso e depois tiras um mestrado em gestão ou ecomonia, ou algo assim do género.

                  Já vi algo por aí ,e como foi dito normalmente áreas de gestão acabam por recorrer a Eng. devido à suas capacidades com contas

                  Comentário


                    #10
                    É possível a um licenciado em Eng. Informática fazer um mestrado em Gestão?
                    Parece-me interessante

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rks Ver Post
                      É possível a um licenciado em Eng. Informática fazer um mestrado em Gestão?
                      Parece-me interessante
                      É possivel, desde que o aluno consiga seguir a materia dada.

                      Existe uns mestrados de gestão um pouco virados pa informatica que ja me falaram disso nao sei é onde tirar

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas respostas , desculpem a ausência, vou tentar responder a todos:

                        Não disse o nome da univ, mas já que foi falado, estou no IST, a univ tem a sua reputação, só falta é a minha média ser alta ( a de licenciatura anda pelo 12, a de mestrado pelo 14).

                        Entretanto como não tenho a licenciatura fechada não posso pedir transferência do mestrado para lado nenhum sem perder a licenciatura, nem internamente, o IST tem cursos de gestão(industrial), o que já seria bastante mais próximo do que pretendia.

                        O que me atrai em informática? bem, isto é fixe , maneira simples de dizer que gosto de programar, aquelas horas ás cabeças por coisas estúpidas, a satisfação quando metemos algo a funcionar, mas isto é agora e nos próximos anos, não quero andar nesta vida aos 40anos. Ainda por cima numa área tão dinâmica onde parar é morrer.

                        O que me fez desmotivar mais até foi o mestrado, sinto que não estou a aprender nada, não por as cadeiras serem fácil (que não é), nem pelo aproveitamento escolar que felizmente tenho tido no mestrado, mas sim, porque é mais do mesmo, "faz isto e desenrasca-te, aprendes as bases por ti próprio e tens 2meses para apresentar o sistema a funcionar".

                        Ainda não percebi é porque que a malta de gestão "detesta" economia . Parece quase o mesmo.


                        Quando escolhi eng. informática no IST, também já estava indeciso entre isso e Economia na Nova ( e tinha entrado, e foi logo aí que ficou encalhado, não sei porque)

                        Uma coisa que me assusta na gestão, é que não tenho perfil de lider ( acho que foi um dos motivos principais que me fez ir para informatica em vez de economia... enfim, coisas de putos com 17anos). Mas economia, aqueles gajos teoricos que ficam em background a fazer as contas e relatório? Adorava.

                        Até tive a ver a licenciatura em matemática aplicada à economia e gestão no ISEG, se fossem generosos conseguia umas 10 equivalencias, fiquei surpreendido, não pensei ter tanta cadeira semelhante, e nas que não são semelhantes, como Investigação Operacional vi o plano curricular e fiquei surpreendido por conhecer muitos dos chavões que lá estavam ( como o algoritmo simplex, que nem à 1 mês o implementei).

                        Consegui falar com um amigo que tirou Gestão na nova, e ele dize-me que na empresa onde está à realmente bastante eng. a trabalhar, e que se mandar currículos nunca se sabe. Mas falou de uma maneira que quase parecia que a candidatura tinha prioridade sobre alguém de economia/gestão, e não deve de longe ser assim.

                        Como não posso sair do IST este ano, o que vou fazer é continuar o mestrado, acabar a licenciatura, e começar a trabalhar lá para dezembro/janeiro e depois logo se vê. E Aproveitar para fazer cadeiras opcionais de 5º ano ligadas ao departamento de Gestão.

                        Mas não vou desistir da ideia de saltar para area económica ( a não ser que paguem muito pior ). Não sei é como o fazer.

                        ah, e ainda não li nenhum desses livros clássicos de economia, mas é sem duvida algo a ler.
                        Editado pela última vez por Hecho; 26 July 2010, 23:28.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                          ah, e ainda não li nenhum desses livros clássicos de economia, mas é sem duvida algo a ler.
                          Parecendo q não... Poderia dar-te umas luzes.

                          Um livro porreiro que nem é bem gestão nem é bem economia é "Desafios da Gestão para o Século XXI" do Druker q ando agora a reler.

                          Compra tb uma biografia desse autor e ficas já com uma ideia muito clara do que é a gestão. O suficiente para surpreender muita gente em entrevistas de emprego ou em simples conversas informais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Parecendo q não... Poderia dar-te umas luzes.

                            Um livro porreiro que nem é bem gestão nem é bem economia é "Desafios da Gestão para o Século XXI" do Druker q ando agora a reler.

                            Compra tb uma biografia desse autor e ficas já com uma ideia muito clara do que é a gestão. O suficiente para surpreender muita gente em entrevistas de emprego ou em simples conversas informais.
                            Bem, vais me recomendar um livro que a fnac diz estar esgotado desde 2007 . E nas outras lojas nenhuma tinha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                              Bem, vais me recomendar um livro que a fnac diz estar esgotado desde 2007 . E nas outras lojas nenhuma tinha.
                              Não deve ser por acaso

                              Procura versão Inglesa ou brasileira no Amazon.

                              Alternativas as esse q tb dão "uma certa pinta" em situações de entrevistas - Livros do Ram Charam se bem que aqui sais completamente da economia e passas à gestão pura.

                              De qq forma há uma biografia do Peter Druker q te pode ajudar e deve haver em livrarias.

                              Peter Drucker - O essencial sobre a vida e a obra do homem que inventou a gestão


                              "Tb já desbundei"

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                Não deve ser por acaso

                                Procura versão Inglesa ou brasileira no Amazon.

                                Alternativas as esse q tb dão "uma certa pinta" em situações de entrevistas - Livros do Ram Charam se bem que aqui sais completamente da economia e passas à gestão pura.

                                De qq forma há uma biografia do Peter Druker q te pode ajudar e deve haver em livrarias.

                                Peter Drucker - O essencial sobre a vida e a obra do homem que inventou a gestão


                                "Tb já desbundei"

                                Vou procurar .

                                De qualquer, acho que já sei o que fazer nos 2anos, em vez de tentar acabar o curso em 1ano, vou acabar em 2, começar a trabalhar, e aproveitar o facto de a minha faculdade ter cadeiras de economia para fazer algumas como extra-curricular, nomeadamente investigação operacional, e talvez gestão financeira.

                                São cadeiras mais práticas, as mais teóricas quando se gosta estudasse bem sozinho, é só ler com atenção e tirar duvidas com alguém da área.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                  nomeadamente investigação operacional, e talvez gestão financeira.
                                  Porque já passei pelo mesmo vou deixar-te um conselho: faz um curso de contabilidade primeiro antes de tudo o resto.

                                  Contabilidade pode parece uma área menos "in" mas é a base da gestão financeira. Se não perceberes bem os conceitos contabilísticos nunca vais conseguir ser bom em gestão financeira.

                                  O ideal, é que consigas olhar para documentos contabilísticos e consigas retira conclusões apartir dos mesmos.

                                  Perceber as diferenças entre empresas de venda a retalho, venda de serviços etc... etc... Só depois poderás sonhar com gestão financeira, indicadores financeiros etc e tal.

                                  É um caminho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que estão aqui a criar uma pequena/grande confusão...

                                    Primeiro procurem saber a diferença entre gestão e economia, são duas abordagens completamente diferentes e não há nenhuma melhor que outra, depende dos gostos e aptidões de cada um.

                                    Conheço vários casos de engenheiros que se metem em mestrados de gestão a pensar que fazem aquilo com uma perna às costas em 2 anos e andam ali 5/6 anos a dar dinheiro à faculdade, informem-se primeiro no que se estão a meter e se o mercado de trabalho tem realmente lugar para esses casos.

                                    Actualmente economia/gestão começa a ser o curso da moda, mas felizmente e ao contrário do que aconteceu com direito e educação, a exigência está a aumentar cada vez mais como resposta ao aumento dos candidatos e das solicitações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                      Agora que já estou quase a acabar o curso (5anos, falta 1 ou 2 se começar a trabalhar pelo meio) é que o dilema tá a ficar mais pesado.

                                      Já quando me candidatei não sabia se ia para eng. informática, ou economia/Matemática aplicada Economia Gestão, passado 5anos continuo com a mesma duvida.

                                      Mudar de curso podia ser uma opção... mas começar do zero era mau, alem disso não estou para ser estudante até sei lá que idade. Alem que não queria no final chegar à deprimente conclusão que afinal era informática que gostava.

                                      (...)
                                      Erro...

                                      O que tu deves fazer é passar o resto da tua vida a estudar.
                                      Ou então assumes o risco de ficar parado no tempo.

                                      Quanto ao que deves escolher:
                                      Google

                                      E também:
                                      Google

                                      Não sei com que idade estás, mas quando eu tinha cerca de 20 anos, também
                                      o que eu queria era começar a trabalhar o mais rápido possível, para ver se
                                      me via livre dos estudos.

                                      Depois dos 40... comecei a sentir vontade de voltar a resolver aqueles belos
                                      "quebra-cabeças". Ou seja, aquilo que na universidade se chamam de exames,
                                      e que na altura eram um suplício. Agora gosto deles, e sinto saudades.

                                      Estudar é das melhores coisas do mundo.
                                      Às tantas ainda vou fazer mais uns quantos cursos, enquanto me for possível.

                                      O problema é que, quanto mais velhos somos, mais sabemos, e com maior
                                      facilidade percebemos que há professores que são uns nabos de todo o
                                      tamanho, e que nem conhecimentos têm para ensinar uma criança de 6 anos.
                                      Se, com apenas 18 anos, eu achava alguns profs do IST umas completas
                                      nulidades (em termos de conhecimentos e competências para o que era
                                      suposto ser a profissão deles), agora com 42 anos...

                                      Portanto, deves pensar que terás sempre oportunidade (e prazer) em tirar
                                      qualquer outro curso. Ou seja, não te preocupes muito com a escolha actual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        Erro...

                                        O que tu deves fazer é passar o resto da tua vida a estudar.
                                        Ou então assumes o risco de ficar parado no tempo.

                                        Quanto ao que deves escolher:
                                        Google

                                        E também:
                                        Google

                                        Não sei com que idade estás, mas quando eu tinha cerca de 20 anos, também
                                        o que eu queria era começar a trabalhar o mais rápido possível, para ver se
                                        me via livre dos estudos.

                                        Depois dos 40... comecei a sentir vontade de voltar a resolver aqueles belos
                                        "quebra-cabeças". Ou seja, aquilo que na universidade se chamam de exames,
                                        e que na altura eram um suplício. Agora gosto deles, e sinto saudades.

                                        Estudar é das melhores coisas do mundo.
                                        Às tantas ainda vou fazer mais uns quantos cursos, enquanto me for possível.

                                        O problema é que, quanto mais velhos somos, mais sabemos, e com maior
                                        facilidade percebemos que há professores que são uns nabos de todo o
                                        tamanho, e que nem conhecimentos têm para ensinar uma criança de 6 anos.
                                        Se, com apenas 18 anos, eu achava alguns profs do IST umas completas
                                        nulidades (em termos de conhecimentos e competências para o que era
                                        suposto ser a profissão deles), agora com 42 anos...

                                        Portanto, deves pensar que terás sempre oportunidade (e prazer) em tirar
                                        qualquer outro curso. Ou seja, não te preocupes muito com a escolha actual.
                                        Sim, quando disse aquilo era mais no sentido de ser estudante a full-time, tenho 23 e apesar de já ter trabalhado, começa a ser altura de começar a trabalhar regularmente enquanto acabo os estudos.


                                        Em relação ás competências dos prof's, tenho a mesma opinião que tu, é com cada um , mas felizmente (na minha opinião) são poucos assim e muitas vezes o mal é transversal de alguns sub-departamentos específicos, mas não acho que seja o mais correcto falar disso em publico.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por juneX Ver Post
                                          Acho que estão aqui a criar uma pequena/grande confusão...

                                          Primeiro procurem saber a diferença entre gestão e economia, são duas abordagens completamente diferentes e não há nenhuma melhor que outra, depende dos gostos e aptidões de cada um.

                                          Conheço vários casos de engenheiros que se metem em mestrados de gestão a pensar que fazem aquilo com uma perna às costas em 2 anos e andam ali 5/6 anos a dar dinheiro à faculdade, informem-se primeiro no que se estão a meter e se o mercado de trabalho tem realmente lugar para esses casos.

                                          Actualmente economia/gestão começa a ser o curso da moda, mas felizmente e ao contrário do que aconteceu com direito e educação, a exigência está a aumentar cada vez mais como resposta ao aumento dos candidatos e das solicitações.
                                          É um dos meus receio, meter-me em Economia/Gestão e depois ficar por lá perdido ou o mercado de trabalho não ter assim tanta disponibilidade. Mas antes disso ainda à muitos conceitos que tenho que aprender.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Porque já passei pelo mesmo vou deixar-te um conselho: faz um curso de contabilidade primeiro antes de tudo o resto.

                                            Contabilidade pode parece uma área menos "in" mas é a base da gestão financeira. Se não perceberes bem os conceitos contabilísticos nunca vais conseguir ser bom em gestão financeira.

                                            O ideal, é que consigas olhar para documentos contabilísticos e consigas retira conclusões apartir dos mesmos.

                                            Perceber as diferenças entre empresas de venda a retalho, venda de serviços etc... etc... Só depois poderás sonhar com gestão financeira, indicadores financeiros etc e tal.

                                            É um caminho...
                                            Curso de contabilidade não diria, mas a cadeira de contabilidade, que "por acaso" é no semestre anterior à de gestão financeira, é realmente uma boa ideia.

                                            Acho que é um caminho que lá vou percorrer, com cuidado para não prejudicar o curso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                              Curso de contabilidade não diria, mas a cadeira de contabilidade, que "por acaso" é no semestre anterior à de gestão financeira, é realmente uma boa ideia.

                                              Acho que é um caminho que lá vou percorrer, com cuidado para não prejudicar o curso.

                                              Falo de cursos de 16 ou 32 horas que existem em pós laboral. Não duma licenciatura

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                Falo de cursos de 16 ou 32 horas que existem em pós laboral. Não duma licenciatura
                                                ah, sim, eu falava só da cadeira de contabilidade que existe noutro curso na minha faculdade, acaba por ser 36horas salvo erro.

                                                E salvo erro pago 120€ por cadeira de outro curso que queira fazer. Acaba por sair mais barato que uma formação fora.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que vou mandar o mestrado em eng. informatica no IST às urtigas e mudar para Matematica aplicada à economia e gestão no ISEG

                                                  Não sei se me aceitam, mas do que vi, é dos que tenho mais changes, e a ser aceite, é também onde tenho mais possíveis equivalencias...

                                                  Como ainda aprendi algo de jeito no IST tenho esperança de conseguir um part-time em informática.

                                                  O meu único receio, é que com esta brincadeira, acabo o curso de Mat. aplicada à economia e gestão com uns 27anos no pior caso...

                                                  com esta idade 1º emprego na area = desemprego ou pode não ser assim tão linear?

                                                  Em informática, bem ou mal, não tenho o curso acabado, e já ando a recusar propostas... em mat. aplicada economia depois com essa idade tenho algum receio que não apareça nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qualquer engenheiro pode ser um gestor, nenhum gestor pode ser engenheiro.

                                                    Paa, acaba mas é Eng Informática e depois tira um MBA (maior parte das pessoas que tiram um MBA são de engenharia) ou um mestrado em gestão.

                                                    Em Eng Informática não te falta emprego e a ganhar bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                      Acho que vou mandar o mestrado em eng. informatica no IST às urtigas e mudar para Matematica aplicada à economia e gestão no ISEG
                                                      A minha primeira reação é:



                                                      Tu lá sabes da tua vida...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                        A minha primeira reação é:



                                                        Tu lá sabes da tua vida...
                                                        é assim tão mau?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                          Qualquer engenheiro pode ser um gestor, nenhum gestor pode ser engenheiro.

                                                          Paa, acaba mas é Eng Informática e depois tira um MBA (maior parte das pessoas que tiram um MBA são de engenharia) ou um mestrado em gestão.

                                                          Em Eng Informática não te falta emprego e a ganhar bem.
                                                          Mas MBA e ser gestor, anda longe do que quero, não quero ser gestor.

                                                          Quero ser economista. Trabalhar mais com numeros, e menos com gestão de equipas. E isso com um curso de eng. não devo conseguir, não terei as bases.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ninguém falou em gerir equipas paa.

                                                            Não tiveste/tens cadeiras de gestão no teu curso?

                                                            Eu tive Gestão, Análise de Projectos de Investimento, Gestão de Projectos e muitas mais cadeiras associadas a "números" (€).

                                                            Passei a vida a falar de VAL , TIR , payback, capitais proprios, passivos ,activos e essas tangas todas. xD


                                                            Se te serve de consolo o Zeinal Bava e o Belmiro de Azevedo são Engenheiros :p
                                                            O boss da TAP também é... etc
                                                            Editado pela última vez por HaagenDazs; 27 April 2011, 16:06.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X