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Jantes sujam-se mais atrás do que à frente - Problema nos travões?

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    Jantes sujam-se mais atrás do que à frente - Problema nos travões?

    Olá.

    Tenho notado que as jantes do meu carro se sujam mais atrás do que à frente, o que não acontecia no meu carro anterior e nos outros que conheço. Haverá algum problema na afinação dos travões?

    Pode ser sugestão, mas parece-me que o carro não trava tanto à frente como deveria.

    Obrigado

    #2
    Não sei como é que podes avaliar que o carro trava mais à frente que atrás sem máquinas de avaliação,mas se o carro já não for novo (não o mencionaste) o anterior proprietário pode já ter substituido as pastinhas da frente por umas de caracteristicas diferentes das detrás.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      Não sei como é que podes avaliar que o carro trava mais à frente que atrás sem máquinas de avaliação,mas se o carro já não for novo (não o mencionaste) o anterior proprietário pode já ter substituido as pastinhas da frente por umas de caracteristicas diferentes das detrás.
      Exactamente. Ou seja, parece que as pastilhas da frente, são mais duras que as de trás.

      Mais duras= menos desgaste/menos sujidade/menos poder de travagem.
      Mais moles= mais desgaste/mais sujidade/mais travagem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
        Não sei como é que podes avaliar que o carro trava mais à frente que atrás sem máquinas de avaliação,mas se o carro já não for novo (não o mencionaste) o anterior proprietário pode já ter substituido as pastinhas da frente por umas de caracteristicas diferentes das detrás.

        Caro amigo, todas as viaturas com motor à frente travam mais à frente, porque quando se vai em andamento e trava, existe uma transferência de massa para a frente que tem de ser suportado pelo eixo dianteiro, com uma excepção que é no caso de só travar quando faz marcha-atrás.

        Comentário


          #5
          È perfeitamente normal que isso aconteça.
          Os veiculos tem todos travões maiores e mais potentes no eixo da frente, o que faz sentido devido à transferência da massa para a dianteira do veiculo quando se trava.
          Logo terás discos maiores à frente, bem como mais e/ou maiores pinças de travões á frente, logo é natural que surja uma maior sujidade nas rodas dianteiras relativamente ás de trás.

          Comentário


            #6
            Tens um Toyota Auris?

            É que tenho um e é o único modelo onde conheço este "problema". Tem a ver de facto com os calços, mas não é grave

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
              È perfeitamente normal que isso aconteça.
              Os veiculos tem todos travões maiores e mais potentes no eixo da frente, o que faz sentido devido à transferência da massa para a dianteira do veiculo quando se trava.
              Logo terás discos maiores à frente, bem como mais e/ou maiores pinças de travões á frente, logo é natural que surja uma maior sujidade nas rodas dianteiras relativamente ás de trás.
              Não foi nada dissso que o user perguntou. Convém ler os posts na horizontal.

              Aliás, a confusão começou logo no segundo post.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post

                É que tenho um e é o único modelo onde conheço este "problema". Tem a ver de facto com os calços, mas não é grave
                Mas que problema?

                Qualquer carro faz isto. Eventualmente as jantes frontais ficam mais sujas de ferodo das pastilhas, porque os travões frontais são os mais potentes.

                EDIT: Peço desculpa mas li o tópico um bocado à pressa e não percebi que era um carro que sujava mais as jantes atrás!
                Editado pela última vez por Movyk; 26 July 2010, 22:02.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                  Tens um Toyota Auris?

                  É que tenho um e é o único modelo onde conheço este "problema". Tem a ver de facto com os calços, mas não é grave
                  Adivinhaste! Mas já é o modelo novo... Eu acho estranho, por isso já marquei uma visita à Toyota para ver se realmente é assim ou se haverá algum problema.

                  Comentário


                    #10
                    Normalmente num carro com travões de discos nos 2 eixos , as rodas da frente ficam mais sujas com o residuo das pastilhas .

                    O desgaste á frente é sempre maior do que atrás .

                    Esse carro é um fenómeno . Eu punha nas preguiças e tirava rodas para medir as pastilhas . Só assim tirava as dúvidas.

                    Espero ter ajudado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por amalucado Ver Post
                      Normalmente num carro com travões de discos nos 2 eixos , as rodas da frente ficam mais sujas com o residuo das pastilhas .

                      O desgaste á frente é sempre maior do que atrás .

                      Esse carro é um fenómeno . Eu punha nas preguiças e tirava rodas para medir as pastilhas . Só assim tirava as dúvidas.

                      Espero ter ajudado.
                      Pois, por isso é que achei estranho... o meu anterior Toyota Corolla sujava mais à frente.

                      Quando tiver notícias, digo alguma coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Muito possivelmente, as pastilhas atrás são mais moles dado que precisam de menos esforço.

                        Comentário


                          #13
                          Também me parece que não será uma questão de estar a travar mais atrás, mas sim ter umas pastilhas que sejam mais moles, logo maior desgaste e que leva a maior sujidade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                            È perfeitamente normal que isso aconteça.
                            Os veiculos tem todos travões maiores e mais potentes no eixo da frente, o que faz sentido devido à transferência da massa para a dianteira do veiculo quando se trava.
                            Logo terás discos maiores à frente, bem como mais e/ou maiores pinças de travões á frente, logo é natural que surja uma maior sujidade nas rodas dianteiras relativamente ás de trás.

                            Percebi mal a questão.
                            Apresento as minhas desculpas por ter respondido a algo que não tinha sido perguntado.
                            Efectivamente essa situação é estranha e não conheço nenhum caso onde isso tenha ocorrido.
                            Será o travão de mão que não destrava totalmente ?

                            Comentário


                              #15
                              O meu é de 2008 e faz isso desde novo. Aos 7 mil mudaram os calços por outros que fazem exactamente a mesma coisa. Moral da história - travam bem, sujam muito, deixo andar. O carro vai com 37 mil kms e os calços estão bons. Só noto algum calo nos discos da frente. Quando mudar de calços não meto estes, quando chegar a altura procuro outros para não ter este "pormenor".

                              É um mal menor, mas convém chamares à atenção. Se houver desenvolvimentos diz qualquer coisa. Já agora, umas fotos no diário de bordo

                              Comentário


                                #16
                                Bem, lá fui à Toyota. Experimentaram o carro e não acharam que houvesse alguma falha na travagem. Ele disse que por vezes as pastilhas traseiras sao mais macias, daí poder sujar mais. Também falou que o ESP também pode estar a causar isso.

                                Portanto, parece ser normal em alguns carros.

                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso ser comum não é, porque este carro é único nesta "característica". Mas que é um mal menor isso é, o meu também é assim e eu não ligo.

                                  O problema é quando são coisas sérias e eles dizem que é normal. Oxalá nunca te aconteça

                                  Comentário

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