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    bateria de um diesel num carro a gasolina

    boas a todos
    tal como o titulo indica, ter uma bateria de um carro diesel (se não me engano são mais potentes) num carro a gasolina pode ser prejudicial?
    obrigado e fiquem bem....

    #2
    Não, não há problema em usares uma bateria mais potente.

    Comentário


      #3
      Dura mais tempo (em princípio).

      A ddp debitada é a mesma (cerca de 14 Volt); A quantidade de corrente debitada em Ampere é que é superior (visto os carros diesel necessitarem de um motor de arranque mais potente).

      O que interessa é a 'voltagem'. O resto, o carro vai lá buscar a corrente que necessitar.

      Podemos fazer uma comparação, grosso modo, a instalares um depósito de combustível com maior capacidade.

      Comentário


        #4
        Conta - peso - medida

        Saudações cordiais.

        Tentando ser útil diria que estão a ver a coisa de uma forma correcta mas esquecendo um promenor importante :

        A voltagem é a mesma (12v) e a corrente é " a pedido" ... concordo.

        No entanto no momento de ligar o motor ( Start do motor/ dar á chave ) o motor de arranque é alimentado com a totalidade de amperagem que a bateria pode fornecer - comporta-se como um curto-circuito franco .

        A bateria do carro a diesel fornece uma amperagem muito superior que a do a gasolina .

        Aqui podemos ter um problema ou vários :

        a cablagem pode não ter uma secção suficiente para a amperagem aplicada e aquece ( nunca soube que incendia-se ).

        a bobinagem interna do motor de arranque não está preparada para o excesso de corrente e o motorzito morre novo.

        os diodos reguladores e rectificadores não aguentam a corrente excessiva e queimam.

        Há quem instale uma segunda bateria no carro para alimentar/apoiar amplificadores ,subwoofers ( vulgos britadeiras/parte pedras )

        Se estiver errado corrijam-me SFF .

        Espero ter sido útil.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por amalucado Ver Post
          Saudações cordiais.

          Tentando ser útil diria que estão a ver a coisa de uma forma correcta mas esquecendo um promenor importante :

          A voltagem é a mesma (12v) e a corrente é " a pedido" ... concordo.

          No entanto no momento de ligar o motor ( Start do motor/ dar á chave ) o motor de arranque é alimentado com a totalidade de amperagem que a bateria pode fornecer - comporta-se como um curto-circuito franco .

          A bateria do carro a diesel fornece uma amperagem muito superior que a do a gasolina .

          Aqui podemos ter um problema ou vários :

          a cablagem pode não ter uma secção suficiente para a amperagem aplicada e aquece ( nunca soube que incendia-se ).

          a bobinagem interna do motor de arranque não está preparada para o excesso de corrente e o motorzito morre novo.

          os diodos reguladores e rectificadores não aguentam a corrente excessiva e queimam.

          Há quem instale uma segunda bateria no carro para alimentar/apoiar amplificadores ,subwoofers ( vulgos britadeiras/parte pedras )

          Se estiver errado corrijam-me SFF .

          Espero ter sido útil.
          Não concordo, pois a bateria não vai forçar a entrada de corrente. Cumprindo-se a voltagem, o circuito vai lá buscar a corrente necessária. É como se fosse um depósito estático.

          Só há aquecimento e eventual curto-circuito quando se aumenta a voltagem, então aqui a corrente tende a ser forçada relativamente ao que o circuito pode comportar, isto é, para o que foi concebido.

          Num motor a gasolina, fica mais cara a aplicação de uma bateria com mais capacidade, quando é dispensável. É por motivo de custos.
          Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 27 July 2010, 23:04.

          Comentário


            #6
            Nunca imaginei que houvesse alguém que pensa-se haver baterias para motores diesel e gasolina.
            Tomara muitos fumarolas terem os 100 amperes do meu gasolinas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Nunca imaginei que houvesse alguém que pensa-se haver baterias para motores diesel e gasolina.
              Tomara muitos fumarolas terem os 100 amperes do meu gasolinas.
              nao entendi esta....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rui535 Ver Post
                nao entendi esta....
                Deduzo que ele esteja a falar que tem uma bateria de maior capacidade

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rui535 Ver Post
                  boas a todos
                  tal como o titulo indica, ter uma bateria de um carro diesel (se não me engano são mais potentes) num carro a gasolina pode ser prejudicial?
                  obrigado e fiquem bem....
                  Caro colega esteja á vontade , até pode por duas ( em paralelo nunca em serie )
                  o problema era se coloca-se uma bateria mais fraca .
                  o senão é que o alternador pode não ter capacidade para uma recarga completa...(duvido) mas como não precisa de todos os amper´s da bateria está á vontade ...
                  a titulo de exemplo ... tem em casa 220 volts e todos os equipamentos trabalham a 220, agora a amperagem é que tem de ser igual ou superior á necessidade dos equipamentos , nem todos precisam da mesma amperagem , como sabe .
                  por isso é que tem no seu veiculo fusiveis com diferentes amper´s
                  quanto a aquecimento de cabos ... isso não existe no seu caso ...pois qualquer aquecimento em condutores electricos dá-se por amperes (puxados) pelos equipamentos... os equipamentos é que (puxam) amperes a bateria não injecta nada...ok ?...
                  Já me esquecia ... a referencia que tem na bateria por ex. diz 12 volts e 80 Amperes Hora. ( A H ) .
                  quer dizer que tem 12 volts e determinada capacidade de débito de amperes numa hora ... uma luz acesa (carro desligado) que consuma 50 amp e bateria tem 12v 50 AH quer dizer que só tem bateria para 1 hora.

                  Comentário


                    #10
                    Não tem problema nenhum (desde que caiba).

                    No meu clio cheguei a ter a bateria do clio diesel dado ter na altura um sistema de som algo puxadote.

                    Zero problemas.

                    Comentário


                      #11
                      Saudações a todos .

                      Não querendo ser muito insistente relembro que quando se "dá á chave " o motor de arranque comporta-se como um curto-circuito franco aos bornes da bateria .

                      A cablagem pode não aguentar a passagem de corrente superior em 50% ou 100% acima do valor nominal admissivel .

                      È certo que isso aconteçe durante 2 ou 3 segundos .

                      Proponho que tirem as dúvidas se não acreditam : coloquem um amperimetro ou um multimetro no circuito para medir a amperagem no momento do arranque . Tanto faz se o colocarem no borne positivo ou no negativo . Não se esqueçam que é em série que se liga ( convém avisar )

                      Se estiverem numa garagem lembrem-se de apagar a luz para não perderem o espectáculo .


                      Depois postem o resultado

                      Comentário


                        #12
                        Não tenho a certeza se o motor de arranque funcionará em curto, mas mesmo assumindo que sim haverá um fusível para prevenir tal situação (mais que não seja o fusível-mestre de toda a parte eléctrica do carro).

                        Depois como dizes e bem são dois segundos, não deverá ser suficiente para queimar (a não ser que seja uma diferença mesmo enorme em corrente). Lembro que se for mesmo curto, o motor também pega mais depressa, mais cedo o motor de arranque pára.

                        Eu não acho que haja problema porque se pensarmos bem quando se dá "chucha" para pegar um carro sem bateria, de outro a trabalhar, a dada altura existem duas baterias em paralelo a alimentar aquele motor de arranque, ou seja o dobro da corrente, e nunca vi nenhum motor de arranque a queimar assim.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por amalucado Ver Post
                          Saudações a todos .

                          Não querendo ser muito insistente relembro que quando se "dá á chave " o motor de arranque comporta-se como um curto-circuito franco aos bornes da bateria .

                          A cablagem pode não aguentar a passagem de corrente superior em 50% ou 100% acima do valor nominal admissivel .

                          È certo que isso aconteçe durante 2 ou 3 segundos .

                          Proponho que tirem as dúvidas se não acreditam : coloquem um amperimetro ou um multimetro no circuito para medir a amperagem no momento do arranque . Tanto faz se o colocarem no borne positivo ou no negativo . Não se esqueçam que é em série que se liga ( convém avisar )

                          Se estiverem numa garagem lembrem-se de apagar a luz para não perderem o espectáculo .


                          Depois postem o resultado
                          Ó amigo, e que tal rever os conceitos básicos de electricidade?

                          O amigo não sabe que o que determina a corrente no circuito é a resistência do mesmo, quando a d.d.p. se mantiver?
                          E que um motor eléctrico tem resistência? (mal era)
                          E que em ambos os casos, se o motor de arranque for o mesmo, a corrente que atravessará o circuito será a mesma?

                          Por acaso já fez a experiência que propõe no seu post anterior?

                          Um exemplo prático: na sua casa, qual a corrente máxima que o seu quadro suporta? 20, 30, 40A? Tanto faz.
                          Estará esta corrente máxima sempre a atravessar o circuito de sua casa? Claro que não! Depende do número de aparelhos eléctricos ligados, ou seja, da resistência do circuito naquele momento.

                          Vá, isso hoje em dia ainda se deve dar no 8º ano.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                            Ó amigo, e que tal rever os conceitos básicos de electricidade?

                            O amigo não sabe que o que determina a corrente no circuito é a resistência do mesmo, quando a d.d.p. se mantiver?
                            E que um motor eléctrico tem resistência? (mal era)
                            E que em ambos os casos, se o motor de arranque for o mesmo, a corrente que atravessará o circuito será a mesma?

                            Por acaso já fez a experiência que propõe no seu post anterior?

                            Um exemplo prático: na sua casa, qual a corrente máxima que o seu quadro suporta? 20, 30, 40A? Tanto faz.
                            Estará esta corrente máxima sempre a atravessar o circuito de sua casa? Claro que não! Depende do número de aparelhos eléctricos ligados, ou seja, da resistência do circuito naquele momento.

                            Vá, isso hoje em dia ainda se deve dar no 8º ano.
                            Acho que o que ele queria dizer é que não há resistência adicionada ao motor eléctrico e portanto só conta a sua própria resistência interna (que é muito baixa), por isso quando se dá à chave a bateria entra em curto e dá tudo o que tem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Não tem problema nenhum (desde que caiba).

                              No meu clio cheguei a ter a bateria do clio diesel dado ter na altura um sistema de som algo puxadote.

                              Zero problemas.
                              tenho uma 12volt 190 AH ... mesmo assim é preciso ter cuidado com os consumos ... não vá ficar sem som !!!
                              pois para pegar basta um encosto de bateria ou na falta ...vai um empurrão , aja vel ótarios pra empurrar ...
                              Agora a sério ... tá-se bem , aja energia e boa disposição

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por amalucado Ver Post
                                Saudações a todos .

                                Não querendo ser muito insistente relembro que quando se "dá á chave " o motor de arranque comporta-se como um curto-circuito franco aos bornes da bateria .

                                A cablagem pode não aguentar a passagem de corrente superior em 50% ou 100% acima do valor nominal admissivel .

                                È certo que isso aconteçe durante 2 ou 3 segundos .

                                Proponho que tirem as dúvidas se não acreditam : coloquem um amperimetro ou um multimetro no circuito para medir a amperagem no momento do arranque . Tanto faz se o colocarem no borne positivo ou no negativo . Não se esqueçam que é em série que se liga ( convém avisar )

                                Se estiverem numa garagem lembrem-se de apagar a luz para não perderem o espectáculo .


                                Depois postem o resultado
                                Caro colega sugiro que dê uma espreitada ao principio de funcionamento de um motor de arranque ...
                                Motor de arranque - Wikipédia, a enciclopédia livre
                                agora como é que mede a tensão com um amperimetro ?...
                                Amperímetro - Wikipédia, a enciclopédia livre
                                não induza em erro se não sabe ...
                                nosso colega postou aqui uma duvida , não vá ele sair daqui a saber menos...

                                Comentário


                                  #17
                                  o meu muito obrigado a todos desde ja...
                                  penso ter ficado esclarecido.... e mais descansado...
                                  obrigado e fiquem bem....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por amalucado Ver Post
                                    Saudações a todos .

                                    Não querendo ser muito insistente relembro que quando se "dá á chave " o motor de arranque comporta-se como um curto-circuito franco aos bornes da bateria .

                                    A cablagem pode não aguentar a passagem de corrente superior em 50% ou 100% acima do valor nominal admissivel .

                                    È certo que isso aconteçe durante 2 ou 3 segundos .

                                    Proponho que tirem as dúvidas se não acreditam : coloquem um amperimetro ou um multimetro no circuito para medir a amperagem no momento do arranque . Tanto faz se o colocarem no borne positivo ou no negativo . Não se esqueçam que é em série que se liga ( convém avisar )

                                    Se estiverem numa garagem lembrem-se de apagar a luz para não perderem o espectáculo .


                                    Depois postem o resultado
                                    Curto-circuíto???

                                    Então quando dá um encosto de bateria num carro a gasolina de baixa cilindrada com um diesel de alta cilindrada, frita-se o sistema eléctrico do mais pequeno porque levou com a amperagem do diesel + a restante (ainda que baixa) do gasolina?

                                    Deixa-te lá de teorias!

                                    Comentário

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