Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Relatório da Transparência Internacional - Portugal e a corrupção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Relatório da Transparência Internacional - Portugal e a corrupção

    De acordo com o relatório ontem publicado no site da Transparência Internacional (TI), Portugal surge como um dos vinte membros que integram o grupo que revela mais dificuldades para fazer face à corrupção de funcionários estrangeiros nas transacções comerciais internacionais.

    Refere esta organização berlinense que luta contra a corrupção global que Portugal está entre os Estados membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico que "pouco ou nada" aplicam as recomendações da OCDE neste capítulo, juntamente com a África do Sul, Áustria, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, México, Nova Zelândia, Polónia, República Checa e Turquia, países que entre si representam 15 por cento das exportações mundiais.
    A organização define um segundo grupo de nove países que considera aplicarem as regras de forma "moderada": Argentina, Bélgica, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Japão e Suécia - grupo que vale 21 por cento das exportações mundiais.
    No terceiro grupo foram colocados os Estados que na análise da TI "aplicam activamente" as indicações da OCDE: Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, Itália, Noruega, Reino Unido e Suíça (responsáveis por 30 por cento das exportações mundiais).

    TI lembra licenciamento do Freeport e negócio dos submarinos
    Na apreciação da Transparência Internacional sobre a actuação das autoridades portuguesas relativamente ao combate à corrupção de funcionários estrangeiros nas transacções comerciais internacionais são apontadas a escassez de casos que são visados pela justiça e as insuficiências de funcionamento da máquina judicial, nomeadamente ao nível de meios de que dispõem os órgãos que recebem os processos.
    No capítulo dedicado a Portugal, a TI detecta um número excessivamente baixo de casos que entram nos tribunais, factor que foi determinante para colocar o país no lote dos incumpridores.
    A TI cita aqui um caso de más práticas num hospital público relativamente a um processo de aquisição de equipamento no valor de 1,2 milhões de euros a uma empresa australiana, através do distribuidor português e da subsidiária baseada na Suíça. De acordo com esta organização, médicos deste hospital receberam para si e para a sua família ofertas em viagens de lazer em 2003 e 2004, tendo sete dos envolvidos sido processados em 2009, incluindo três médicos e dois gestores da companhia fornecedora.
    O caso Freeport, que partiu de uma denúncia anónima a pôr em causa o processo de licenciamento do centro comercial de Alcochete em 2002 e cujo inquérito foi agora encerrado, também é citado pela TI.
    Tratando-se de uma organização sediada em Berlim, não podia faltar no relatório da Transparência Internacional o processo da compra de dois submarinos pelo Estado português ao consórcio alemão liderado pela Ferrostaal. Trata-se de um caso que na Alemanha já produziu a demissão de altos representantes das administrações das empresas envolvidas no negócio e que em Portugal levou o Governo a suspender de funções o cônsul honorário em Munique, Jurgen Adolff, devido às fortes suspeitas de corrupção no negócio de aquisição dos dois submarinos para a Marinha Portuguesa. A revista alemã Der Spiegel apontara ao cônsul o recebimento de um suborno de 1,6 milhões de euros da Ferrostaal para dar um empurrão ao negócio.
    O caso foi então entregue ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), dando andamento a dois processos: um primeiro para "apurar eventuais ilícitos de corrupção" e outro relativo ao caso das contrapartidas, em que foi deduzida acusação contra 10 arguidos (sete portugueses e três alemães, a quem são apontadas falsificação de documento e burla qualificada ao Estado no valor de cerca de 33,9 milhões de euros).

    Portugal revela escassez de meios para combater corrupção
    Perante a escassez de casos de corrupção no âmbito das transacções internacionais, a organização berlinense aponta como causa directa da incapacidade de acção judicial a profusão de leis destinadas a lidar com a questão da corrupção, o que, no entender da TI, "dá origem a uma rede confusa de artigos" que abre caminho para interpretações variadas do texto legal.
    Acresce também a falta de recursos da Polícia Judiciária para que possa desenvolver investigações de cariz financeiro, bem como a falha na coordenação de esforços entre as polícias de investigação e o Ministério Público, assim como a escassez de investigadores especializados para lidar com casos desta natureza.

    Portugal fora já assinalado num relatório de 2009
    O relatório divulgado em Novembro do ano passado pela ONG berlinense mostrava então que Portugal continuava a perder lugares no ranking da corrupção percepcionada no sector público, ocupando a 35ª posição num total de 180 países, depois de em 2008 ter mantido o 32.º lugar.
    O Relatório da Transparência Internacional - que media os níveis percepcionados de corrupção na Administração Pública - revelava que Portugal tem estado a piorar no ranking de ano para ano, tendo passado da 26ª posição em 2007 para a 32ª em 2008 e caído em 2009 para a 35ª.

    Transparência Internacional denuncia "acordos negociados"
    Em termos globais, a TI entende que os governos da OCDE não podem acenar com o fantasma da crise financeira para descurarem o compromisso com o fim da corrupção internacional: "Muito pelo contrário, a limpeza da corrupção no estrangeiro deve ser considerada como parte importante das reformas necessárias para superar a crise internacional".
    Lembrando que um terço das exportações mundiais são feitas por países que não integram a OCDE, a TI aconselha a organização, como medida adicional de controlo, para que alargue o seu grupo de países-membros.

    "O papel crescente da China, da Rússia e da Índia não pode ser ignorado. Como a sua parte nas exportações mundiais está a crescer, é essencial que estes países joguem com as mesmas regras dos outros países exportadores", defende a TI, pedindo especial atenção para a tentação de solucionar casos de corrupção no estrangeiro através de "acordos negociados".

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Portugal-apontado-como-mau-aluno-da-OCDE.rtp&article=363889&layout=10&visual=3&tm=8

    #2
    Eu sei que estou a dizer aquilo que todos estamos fartos de saber, mas nunca é demais relembrar que... nada foi feito! :


    Transparência Internacional também critica a forma de nomeação do presidente do Tribunal de Contas

    Portugal quer separar-se do rótulo associado aos países do sul da Europa no que toca à consolidação das contas públicas. Mas se aí tem mostrado ser um bom aluno, no que toca à prevenção e repressão da corrupção, os resultados não são tão satisfatórios. O estudo "Riscos de corrupção na Europa", da Transparência Internacional, põe Portugal, Espanha, Itália e Grécia no mesmo "saco" e diz que há muito a fazer para combater a corrupção.

    "As administrações públicas nestes países estão seriamente necessitadas de enquadramentos legais em termos de mecanismos de prestação de contas e de integridade". Portugal, Espanha e Grécia destacam-se, aliás, no facto de a "ineficiência, más práticas e corrupção" não serem "nem suficientemente controladas nem sancionadas".

    Por isso, "as ligações entre a corrupção e a continuada crise financeira" não podem "continuar a ser ignoradas". A corrupção materializa-se "em práticas legais mas anti-éticas que resultam de regras de ‘lóbi’ opacas, tráfico de influências e portas giratórias entre os sectores público e privado".
    Corrupção, más práticas e ineficiência não são sancionadas em Portugal- A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

    Comentário


      #3
      Opinião Pública - Corrupção 1.wmv - YouTube

      este video é bem elucidativo do estado da justiça em portugal quando se fala de corrupção...

      Comentário


        #4
        qual e a novidade??temos os deputados mais corruptos do mundo...so querem é assegurar os tachos..

        Comentário


          #5
          E agora?

          Quem nos livra destes corruptos?

          Isto é um cancro que está instalado em todos os sectores do Estado.

          Isto só lá vai com medidas drásticas (revolução). É preciso gritar e destruir para isto dar o salto.

          Estes políticos não passam de mansos cobardolas, duas lambadas em cada um e eles até se borravam todos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            ...
            Quem nos livra destes corruptos?
            ....
            Pelos vistos a transparência internacional é que não é, pelos vistos eles são tão transparentes, mas será que denunciaram os casos que eles souberam para fazer esta análise assim?
            Não me parece, ainda não se ouviu falar em nada...

            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            ...Isto só lá vai com medidas drásticas (revolução). É preciso gritar e destruir para isto dar o salto.
            ...
            As revoluções, e instabilidade de uma maneira geral só trazem é crime e corrupção

            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            ...
            Estes políticos não passam de mansos cobardolas, duas lambadas em cada um e eles até se borravam todos.
            O que são são políticos profissionais, o pior tipo de políticos de sempre, sempre tiveram cargos em que o único contacto com a realidade era feito com víboras interesseiras, que os visitam quando lhes interessam, ponham lá médicos, engenheiros, professores, bancários, advogados que tenham trabalhado a sério a ver se isto não muda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              ponham lá médicos, engenheiros, professores, bancários, advogados que tenham trabalhado a sério a ver se isto não muda.
              Isso poderia funcionar se assentasse num modelo de substituição completa - se mudarmos meia dúzia de peças do puzzle a ramboia continua, porque mesmo que essas pessoas não compactuem com a corrupção instalada, o sistema, a máquina é mais forte e prevalece. Isto só vai lá com força de vontade, que não existe, é cada um por si e não cada um por todos.

              Comentário


                #8
                E isto saiu no dia em que a Fátima Felgueiras foi ilibada de todos os crimes. Uma vergonha!..

                Actualmente quem tem alguma moral não se quer envolver na politica e por isso os cargos públicos continuam a ser preenchidos por gente corrupta, estúpida e que só vai fazer m#$%&.

                Triste sina a nossa....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                  E isto saiu no dia em que a Fátima Felgueiras foi ilibada de todos os crimes. Uma vergonha!..

                  Actualmente quem tem alguma moral não se quer envolver na politica e por isso os cargos públicos continuam a ser preenchidos por gente corrupta, estúpida e que só vai fazer m#$%&.

                  Triste sina a nossa....
                  E as pessoas que têm alguma moral e entram na política passado uns meses estão tão ou mais corrompidos que os outros. Tenho um grande amigo que neste momento faz parte do governo, era uma pessoa íntegra, sem medo de dizer as verdades, um verdadeiro senhor. Hoje mudou completamente o discurso, já faz parte da seita. Continuo a dar-me bem com ele, mas já o censurei várias vezes.

                  Segundo ele é muito difícil rumar contra a maré e o melhor mesmo é aproveitar enquanto se está lá, para ganhar bons contactos e subir na vida.

                  Comentário


                    #10
                    Portugal cai um lugar e é 33.º no ranking de percepção da corrupção

                    Transparência Internacional evidencia retrocesso no combate à corrupção, apesar de a nota melhorar.


                    Portugal é o 33.º país do mundo onde menos se sente a corrupção, entre um total de 176. O "Índice de Percepção da Corrupção", hoje divulgado pela Transparência Internacional, mostra que Portugal conseguiu melhorar a nota – passa de 6,1 em 2011 para 63 este ano –, mas a evolução foi inferior à de outros países, o que levou a que a posição do País no ranking caia da 32 para a 33, com a mesma pontuação do Butão (que sobe cinco lugares) e de Porto Rico.

                    Portugal tem vindo a melhorar o seu resultado desde 2009, quando teve uma nota de 5,8 – em que 0 significa muito corrupto e 10 limpo de corrupção. A escala do índice foi este ano actualizada e oscila entre 0 e 100, com o mesmo significado.

                    Este ano, Portugal escala até aos 63 pontos, ainda longe de conseguir alcançar os resultados de 2006 e 2004, quando pontuou 6,6. Face ao ano passado, Portugal consegue melhorar a sua posição no ranking europeu: está agora no 15.º lugar, enquanto que em 2011 estava em 18.º. Atrás de Portugal estão a Itália, por exemplo, que caiu do 69.º lugar para o 72.º, enquanto que a Grécia passou do 80.º em 2011 para o 94.º em 2012, ex-aequo com o Benim e o Senegal.

                    Nos países de língua portuguesa há uma melhoria geral: o Brasil sobe do 73.º para o 69.º lugar, Angola passa da 168.ª posição para a 157.ª, e Cabo Verde escala do 41.º lugar para o 39.º. Só Moçambique destoa, caindo do 120.º para o 123.º lugar.
                    Portugal cai um lugar e é 33.º no ranking de percepção da corrupção - Mundo - Jornal de Negócios

                    Comentário


                      #11
                      No ranking da corrupção, Cabo Verde já só está a três pontos de Portugal

                      Portugal já não é indiscutivelmente o país de língua portuguesa em que se sente menos corrupção. Em 2012, o País fica empatado com três países no 33º lugar, com 63 pontos. Logo a seguir, no 39º lugar, está Cabo Verde, com 60.


                      A evolução do combate à corrupção cabo-verdiana está a dar frutos e, em 2012, o país com capital na Cidade da Praia aumenta em cinco pontos o resultado face ao ano passado, quando obteve 5,5 (este ano, a escala da Transparência Internacional oscila entre 0 e 100 e já não entre 0 e 10). Cabo Verde é assim o segundo país de expressão portuguesa com menos corrupção em todo o mundo.

                      Em 2007, primeiro ano em que o Índice de Percepção de Corrupção incluiu Cabo Verde, o país ficou em 49º lugar, com um resultado de 4,9. A título de exemplo, nesse ano Portugal ficou na 28ª posição, com um resultado de 6,5. Nestes últimos cinco anos, Cabo Verde nunca piorou o resultado, ainda que tenha mantido inalterada a nota de 5,1 em 2008, 2009 e 2010. Em 2011, saltou para 5,5 e este ano registou uma nova subida acentuada para os 60 pontos.

                      Já Portugal caiu em 2008 para um resultado de 6,1 e em 2009 para 5,8, tendo vindo desde aí a subir, ainda que muito ligeiramente: em 2010, o País subiu para uma nota de 6, no ano passado subiu para 6,1 e este ano continuou a subida, para 6,3. Para Paulo Morais, vice-presidente da Transparência e Integridade, “os investigadores e observadores estrangeiros que compõem o Índice de Percepção da Corrupção continuam a não ver progressos visíveis em Portugal. A tendência de estagnação – e até de retrocesso – é a imagem de marca do nosso país no combate à corrupção”.

                      Empate em 2013?

                      No ano passado, quando os resultados do Índice foram divulgados, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, mostrou estar satisfeito, mas ainda à espera de mais. “Estamos muito bem posicionados, a evoluir em termos de combate à corrupção. É claro que este reconforto deve desafiar-nos a fazer muito mais e melhor no combate à corrupção”, declarou, em declarações reproduzidas pelo Expresso das Ilhas.

                      A manter-se o ritmo da subida deste ano de Portugal em 2013 – que assim passaria para 65 pontos – e de Cabo Verde – que passaria para os mesmos 65 pontos, Portugal estaria empatado com uma das suas ex-colónias em termos de transparência na justiça e nos negócios.

                      Para Paulo Morais, o desafio coloca-se à sociedade portuguesa. “Temos de garantir que os próximos dez anos serão anos de progresso no combate à corrupção. E cabe à sociedade civil fazer pressão sobre os nossos líderes nesse sentido”, destacou, em declarações divulgadas por escrito aos jornalistas.
                      No ranking da corrupção, Cabo Verde já só está a três pontos de Portugal - Economia - Jornal de Negócios

                      Comentário


                        #12
                        Portugal estar comparado a Cabo Verde, uma ex-colónia é de fato um enorme retrocesso ou pelo menos estagnação nacional, o que dá muito que pensar como em Portugal a ineficácia para a mudança não se faz.... parece, que se pactua com este status quo, de corrupção a tantos níveis conhecidos.
                        Para se aferir como as coisas demoram a mudar basta ver os comentários de alguns no tópico sobre a corrpupção nos colégios e estabelecimentos de ensino com contratos de associação que a TVI põs a nú esta semana e ver as resistências à mudança de mentalidades que por lá constam! Assim, por este andar, daqui a uns anos ainda iremos estar pior que Angola, Moçambique ou Senegal e Grécia.



                        . Dá que pensar...


                        .

                        Comentário


                          #13
                          Ao menos subimos num ranking.

                          Comentário


                            #14
                            Angola subiu uns 10.

                            Comentário


                              #15
                              " O Polvo "....

                              Comentário


                                #16
                                Segundo a Cândidinha, não há corrupção em Portugal, esse estudo está todo mal feito, devemos SEMPRE acreditar nas figuras de topo do nosso regime, tais figuras NUNCA nos mentem......Malvados, marotos

                                Comentário


                                  #17
                                  Não estejam sempre a olhar para os políticos e à espera da iniciativa politica quando:

                                  Pagam por baixo da mesa para ter a carta de condução;
                                  Pagam por baixo da mesa para passarem na inspecção automóvel;
                                  No tempo do serviço militar obrigatório andavam a fazer favorzinhos para não terem de ir à tropa;
                                  Tentam meter $ ao bolso do GNR para não terem multa;
                                  Copiam nos testes;
                                  Cometem fraudes escolares e académicas;
                                  etc

                                  O chico-espertismo está em cada um de nós, e quem denuncia é o bufo que acaba condenado, quem circundeia as normas é sempre o maior e ainda se gaba.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                    Não estejam sempre a olhar para os políticos e à espera da iniciativa politica quando:

                                    Pagam por baixo da mesa para ter a carta de condução;
                                    Pagam por baixo da mesa para passarem na inspecção automóvel;
                                    No tempo do serviço militar obrigatório andavam a fazer favorzinhos para não terem de ir à tropa;
                                    Tentam meter $ ao bolso do GNR para não terem multa;
                                    Copiam nos testes;
                                    Cometem fraudes escolares e académicas;
                                    etc

                                    O chico-espertismo está em cada um de nós, e quem denuncia é o bufo que acaba condenado, quem circundeia as normas é sempre o maior e ainda se gaba.
                                    Exactamente. O CPI não avalia só a corrupção dos políticos, mas de toda a sociedade...

                                    Engraçado que só agora que tive a oportunidade de ler a notícia é que vi que, apesar de piorar no ranking, a nota é melhor do que a de 2011. Quem se limitar a ouvir a rádio ou ler o título fica só com a informação negativa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      E as pessoas que têm alguma moral e entram na política passado uns meses estão tão ou mais corrompidos que os outros. Tenho um grande amigo que neste momento faz parte do governo, era uma pessoa íntegra, sem medo de dizer as verdades, um verdadeiro senhor. Hoje mudou completamente o discurso, já faz parte da seita. Continuo a dar-me bem com ele, mas já o censurei várias vezes.

                                      Segundo ele é muito difícil rumar contra a maré e o melhor mesmo é aproveitar enquanto se está lá, para ganhar bons contactos e subir na vida.
                                      Pois mas é assim, ou uma pessoa mantém a sua postura, ou então retira-se imediatamente de cargos públicos, pois para ser corrupto não vale a pena, já temos gente dessa que chegue.

                                      O dinheiro afecta realmente muita gente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                        Não estejam sempre a olhar para os políticos e à espera da iniciativa politica quando:

                                        Pagam por baixo da mesa para ter a carta de condução;
                                        Pagam por baixo da mesa para passarem na inspecção automóvel;
                                        No tempo do serviço militar obrigatório andavam a fazer favorzinhos para não terem de ir à tropa;
                                        Tentam meter $ ao bolso do GNR para não terem multa;
                                        Copiam nos testes;
                                        Cometem fraudes escolares e académicas;
                                        etc

                                        O chico-espertismo está em cada um de nós, e quem denuncia é o bufo que acaba condenado, quem circundeia as normas é sempre o maior e ainda se gaba.
                                        Eu nunca fiz disso. O máximo que faço é não pedir factura na oficina, e é só quando é apenas serviços sem matrial comprado. Sim eu sei que é crime dizer isto num fórum destes mas pronto, eu não gosto de mentir nem atrás das teclas.

                                        Agora, uma pessoa que faça o que disseste, na pior das hipóteses prejudica-se a ela e eventualmente aos outros, mas, é bem mais grave quando tu pagas o ordenado de alguém, através de impostos, e esse alguém ainda te rouba por malvadez e corrupção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Prejudica-se em quê? Ninguém os denuncia logo nada lhes acontece e até beneficiam. As penas são quase sempre brandas ou inexistentes...

                                          Na FP toda a gente conhece os concursos públicos forjados feitos para o perfil do candidato que há muito querem lá dentro, no privado não faltam cunhas.
                                          Crimes fiscais um dos mais conhecidos é também o mais simples: meter no IRS a medicação dos avós e pais para poder chupar ao máximo, já que para as finanças um gajo de 30 anos tomar medicamentos para vaginites ou uma mulher fazer tratamentos à próstata é indiferente e incapaz de controlar.
                                          O que não faltam são corruptos, é só escolher uma área e eles lá estão que nem hienas.

                                          Na Finlândia o aluno universitário apanhado a copiar é expulso do curso e por cá? Creio que ficou respondido.

                                          Ahh e por cá que acontece ao chibo que anda no infantário ou na primária e vai fazer queixinhas? É sempre repudiado para se conter e não ser assim...
                                          Editado pela última vez por neapo; 05 December 2012, 20:51.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X