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óleo foi-se em 7000kms, é normal?

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    óleo foi-se em 7000kms, é normal?

    Fiz uma revisão a uma Mazda 6 2.0 gasolina em Fevereiro. Ficou atestada com óleo. Fiz +/-7000kms desde então. Fui ver o nível do óleo e está muito perto do mínimo.

    O motor não baba óleo; o chão do estacionamento está impecável. Levou na revisão foi o Mobil Super S (10w40 penso eu de que...pelo menos só vejo disto à venda online no RU). É normal este "consumo"?

    Já agora o consumo de gasolina varia entre 8,3-8,6L/100.

    #2
    Normal não parece que seja.

    tenta mudar por exemplo de marca de óleo.

    Vai por exemplo para o BP Visco 5000 10W40

    Comentário


      #3
      Que idade é o carro? É normal os carros consumirem algum óleo no início mas não tanto nem dessa graduação

      Comentário


        #4
        Parece-me que não seja normal em 7000 km, o óleo ir à vida. A não ser que o carro, esteja a queimar óleo.

        Comentário


          #5
          E não há problema em misturar óleos?De qualquer das maneiras encomendei ontem 5L Mobil ss

          Não percebendo muito do assunto se o carro estiver a queimar óleo não seria de esperar fumarada dos escapes?

          O carro é de Setembro 2006 e conta com ~147000Km

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            #6
            Já usei esse óleo e consumiu mais que o normal.

            Muda o óleo e filtro, e coloca de outra marca, shell helix hx7 é a minha sugestão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
              Já usei esse óleo e consumiu mais que o normal.

              Muda o óleo e filtro, e coloca de outra marca, shell helix hx7 é a minha sugestão.



              Para mim e sem ter grande conhecimento aprovo o elf 5w 40 e o bp visco 7000 também 5w 40

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                Para mim e sem ter grande conhecimento aprovo o elf 5w 40 e o bp visco 7000 também 5w 40
                Dentro dos 10w40 semi-sintéticos, já usei vários e foi o que mais gostei.

                Comentário


                  #9
                  No manual de instruções do teu carro, certamente virá lá indicado o consumo médio de óleo por quilómetros.
                  Até deve de vir o consumo máximo referido.
                  Tens de ter em atenção tambem ao tipo de utilização que dás ao carro.
                  Se ele gastar 0.3 litros de óleo por cada 2000 km, parece-me perfeitamente normal a situação que descreves.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho de ler o manual...entretanto ando com 5L de óleo no carro para os atestos.

                    Comentário


                      #11
                      Só por curiosidade, viste o nível quando o foste buscar à oficina?


                      Não confio muito nas oficinas... debitam a quantidade necessária, mas nem sempre a colocam...


                      De qualquer forma, acho que um carro tão recente, podia e devia levar um óleo melhor do que o que está a levar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                        Só por curiosidade, viste o nível quando o foste buscar à oficina?


                        Não confio muito nas oficinas... debitam a quantidade necessária, mas nem sempre a colocam...


                        De qualquer forma, acho que um carro tão recente, podia e devia levar um óleo melhor do que o que está a levar...
                        Vi o óleo no início e estava perto do máximo.

                        O óleo que tem é o óleo que levou na Mazda. Se é bom ou mau n sei. Como disseram acima, para mudar de óleo convem mudar de filtro, certo? O filtro foi mudado (espero) em Fevereiro e só fez +/- 7000kms até agora. Acho que trocar agora outra vez é asneira.

                        EDIT: Apesar de "recente" a carrinha levou muita "porrada" do anterior dono. Jantes esquerdas todas lambidas (tive de mudar um rolamento da ronda da frente do lado esquerdo), portas e pintura todas marcadas, o motor no ínicio estava muito preso e consumia mais que agora. Para além disso e sem nunca ter conduzido outra Mazda 6 algo me diz que a embraiagem já teve dias mais saudáveis e as molas da suspensão já precisavam de descanso.
                        Editado pela última vez por ; 30 July 2010, 18:57.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                          Vi o óleo no início e estava perto do máximo.

                          O óleo que tem é o óleo que levou na Mazda. Se é bom ou mau n sei. Como disseram acima, para mudar de óleo convem mudar de filtro, certo? O filtro foi mudado (espero) em Fevereiro e só fez +/- 7000kms até agora. Acho que trocar agora outra vez é asneira.

                          EDIT: Apesar de "recente" a carrinha levou muita "porrada" do anterior dono. Jantes esquerdas todas lambidas (tive de mudar um rolamento da ronda da frente do lado esquerdo), portas e pintura todas marcadas, o motor no ínicio estava muito preso e consumia mais que agora. Para além disso e sem nunca ter conduzido outra Mazda 6 algo me diz que a embraiagem já teve dias mais saudáveis e as molas da suspensão já precisavam de descanso.
                          Ora vamos lá ver se entendo...
                          quantos em quantos kilometros muda o oleo a esse carro ?
                          Diz que só fez 7000 ?... não são assim tão poucos ... para mais diz que o carro estava preso ... portanto se o esticou e está mais solto é natural que até lhe coma um pouco mais de oleo que o habitual nesse processo ...
                          Em vez de andar a acrescentar oleo , sugiro que o tire fora pelo carter para limpar tudo , e coloque novo oleo ...
                          quanto a marcas ... bem ... eu pessoalmente gosto do Helix da shell ... mas há mais marcas igualmente boas ... deve utilizar 10/40 .
                          Não esqueça da vital importancia em mudar o filtro de oleo ...
                          Deve fazer a muda do filtro sempre que muda o oleo ... não é por causa de meia duzia de euros que se deixa lá o filtro ...
                          Muitas vezes poupa-se no filtro e gasta-se em combustivel a fazer arranques a patinar ... o motor agradece ...
                          Não se deve misturar oleos de especificação diferente ... mesmo que sejam da mesma marca ...

                          Comentário


                            #14
                            Pelo que descreves, deve ter gasto 0.5l em 7000Km... Perfeitamente aceitavel...

                            Comentário


                              #15
                              Estive a ler o manual. Deve mudar óleo/filtro cada 12meses ou 20.000km.
                              O consumo nos motores a gasolina pode ir até um máximo de 0.8L/1000km ou 1L por cada 800milhas.

                              Pelos vistos é normal...eu é que estava habituado a um hdi que nunca precisava de atestos

                              Comentário


                                #16
                                Tudo depende um pouco da forma como conduzes e do tratamento do carro, e alguns óleos são mais propícios a se gastarem.


                                No meu carro ate agora o óleo que conseguiu gastar menos entre revisões foi o Helix H7X ou q é 10w40.


                                Neste momento meti BP Visco 3000 (se ñ estou em erro) e já gastou mais um pouco.

                                Comentário


                                  #17
                                  1 litro por cada 1000kms vem em quase todos os manuais dos carros mas convenhamos que é de doidos andar de 1000 em 1000 quilómetros a despejar 1 litro de óleo no motor. Bela maneira dos fabricantes tentarem sacudir água do capote.

                                  Não conhecendo o motor em causa, sugiro que acertes o nível de óleo com um igual e na próxima mudança já podes controlar melhor o consumo dado que agora andaste a puxar mais por ele, a fazer testes, etc.

                                  Comentário


                                    #18
                                    o meu bebe 0.33l a cada mil a andar normalmente. Ou seja, nesses 7000km que fizeste, no meu ja teria bebido (e bebeu) ~2,3L

                                    Tambem vim de um turbo diesel para o meu actual stilo abarth e ha coisas que vem com o territorio. Neste caso vem incluido com o carro um sorriso de orelha a orelha quando puxas por ele, e o consumo de oleo. lol

                                    Mesmo com este consumo estou a fazer as mudas de 8 em 8mil km.
                                    Sensivelmente 40€ de 7 em 7 meses mais ~2.5L que bebe entre cada muda, que são mais 20€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                      o meu bebe 0.33l a cada mil a andar normalmente. Ou seja, nesses 7000km que fizeste, no meu ja teria bebido (e bebeu) ~2,3L

                                      Tambem vim de um turbo diesel para o meu actual stilo abarth e ha coisas que vem com o territorio. Neste caso vem incluido com o carro um sorriso de orelha a orelha quando puxas por ele, e o consumo de oleo. lol

                                      Mesmo com este consumo estou a fazer as mudas de 8 em 8mil km.
                                      Sensivelmente 40€ de 7 em 7 meses mais ~2.5L que bebe entre cada muda, que são mais 20€.
                                      e a taxa de compressão desse motor?? deve andar nas lonas não?

                                      ja deve ter perdido prai 20 cavalos xD 1 litro a cada 3 mil kilometros é abusivamente muito

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse motor, dos que eu já vi, o consumo de óleo anda todo mais ou menos pelo mesmo.

                                        Ao menos nesse pode-se dizer que é "normal" pois todos consomem. É mais algum dinheiro a sair mas também é mais 1 cilindro e bastantes cavalos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O manual menciona que até 0.65L / mil km é ok


                                          A compressão não a sei, mas posso vir a testar um dia testes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não me parece que 1 litro para 7000 km's seja assim tão mau.

                                            Vários factores podem influenciar, como o estilo de condução, etc...

                                            O ideal é ires controlando e verificar se o consumo se mantém mais ou menos constante ou se vai aumentando com o passar dos km's...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                              Não me parece que 1 litro para 7000 km's seja assim tão mau.

                                              Vários factores podem influenciar, como o estilo de condução, etc...

                                              O ideal é ires controlando e verificar se o consumo se mantém mais ou menos constante ou se vai aumentando com o passar dos km's...
                                              Foi mais de um litro. Não sei quanto leva de óleo, mas para o atestar quase até ao máximo foi cerca de meia garrafa de 5L de óleo. Por isso atestei com 2L-2.5L.

                                              Como fiz uma viagem no domingo para fora fiz a média em 100% AE/estrada nacional sem preocupações e deu-me 7L aos 100. A média geral andava andava nos 8 e picos.

                                              E sim o meu pé é um bocado pesado e gosto de ver as rotações subir, mas como nunca tinha tido um carro a gasolina a gastar óleo assim estranhei. Mas sendo normal nada que uma garrafita na mala não resolva para fazer os atestos

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Mazda6 com esse motor, leva 4,3 litros de óleo (incluindo a mudança do filtro do óleo)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Com o motor frio, coloca o dedo dentro do escape e vê se sai muito gorduroso depois de "limpares" ou pouco da fuligem que sai por lá!

                                                  Podes também experimentar colocar o carro a trabalhar, dar umas gazadas e pedir a alguém que coloque um lenço de papel perto da saída do escape. Deves fazer isto a frio e a quente. O estado da sujidade no lenço pode ser um bom indicador.

                                                  Com o tempo vais avaliando, mas 2,5 litros em 7000 km parece-me exagerado e palpito que haja um problema de estanquecidade nos segmentos ou nas válvulas. Também pode ser culpa do óleo pouco adequado ou dos abusos do dono, sobretudo com o motor a frio!

                                                  Vai estando atento. Quando o motor está a queimar óleo a tendência é para agudizar e não o contrário!

                                                  Comentário

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