Caros colegas,
Gostava de ouvir a vossa opinião quanto a uma compra de carro novo dentro de 3/4 meses. Vou ser pai dentro em breve pelo que se colocou o problema de compra de um carro novo utilitário seguro, com capacidade de levar na mala o carrinho de bebé e respectivos atranquilhos e poupado. A utilização vai ser quase exclusivamente citadina (se calhar a altura em que vai fazer mais kms seguidos vai ser quando o comprar!) e num percurso que deverá rondar os 10/15km por dia. Actualmente tenho um clio II Phase I 1.2 8v que chega e sobra para os 2 kms (4km com o regresso) que faço diariamente para o meu trabalho. No entanto, e apesar de ter menos de 100kkm, o facto de ser 3 portas e ter uma mala relativamente pequena leva-me a querer substituí-lo. Com o rebento, apenas vou ter de o levar aos avós (parte indispensável!) mas que, felizmente, também moram a 2km de mim. Daí os tais 10/15km por dia que mencionei no início.
Após alguma análise, cheguei as seguintes conclusões:
- o carro tem de ser o mais seguro possível no segmento, seja de série seja com a possibilidade de colocar opcionais de segurança (que nem todos dão)
- Como comprei em Março uma 308sw 1.6hdi sport que servirá para realizar viagens maiores, em princípio será do segmento B, mas tudo dependerá de eventuais propostas que possam existir no segmento C.
- em função dos kms previstos (deverão ser entre 6000-10000/ano), a melhor opção será um motor a gasolina, tanto mais que os actuais DFP nos motores diesel dão asneira para tão poucos kms.
- à partida, se calhar, seria melhor um motor a gasolina não turbinado, uma vez que os meus percursos serão curtos e o carro quase não aquece. Tenho algum receio que o liga/desliga a frio possa fazer aos turbos. Aqui estou a pensar nos 1.2 tsi da VAG que poderiam ser propostas, mas que tenho algum receio. Gosta de ouvir opiniões sobre isto.
- deverá ter bastante espaço na bagageira e permitir um fácil acesso à cadeira de bébé nos bancos traseiros.
- deverá ser um carro económico quer na utilização quer na manutenção. Tendo em conta os percursos que vou fazer, não necessito de grandes performances (velocidade máxima, 0-100, etc.) mas que não seja um guloso para fazer meia dúzia de kms por dia.
- Novamente, deverá ser um carro seguro.
Andei a ver pela net e encontrei estas propostas:
- renault clio break (1.2 75cv): parece-me bastante interessante, com uma mala jeitosa, mas um pouco guloso para o motor que tem (7.6 segundo a marca).
- renault grand modus (1.2 75cv): igual ao clio break (mas se calhar sem tanta bagageira), sendo que o motor também me parece guloso (consumo igual ao clio break).
- Peugeot 207sw (1.4 95cv ou 1.6hd 92cv): sim, repararam que meti motores de cilindrada superior e um diesel. É que fui ao site e encontrei uma promoção bastante aliciante para uam versão 200 anos... O 1.4 vti fica mais barato que os renault e o 1.6hdi fica quase ao mesmo preço do clio break. No entanto, julgo que não tem airbags nos lugares traseiros... Os motores a gaolina são demasiado gulosos (7.9/l em circuito citadino!!!), e o diesel bastante poupado (mas com o problema do DFP...)
- Honda jazz (1.2 90cv elegance top): confesso que o vi com alguma curiosidade. Há uns tempos uns amigos compraram um e estão bastante satisfeitos e na altura tinham os mesmos requisitos que eu tenho agora: uma filhota. Ao nível da segurança parece-me o melhor de todos com airbags por tudo quanto é lado e dá para colocar o ESP (ou o equivalente da honda) como opcional. o motor 1.2 é o mais poupado de todos, indicando um consumo de 6.5 em cidade (menos 1 l que os renault e 1.4 que o peugeot). Já estive sentado num em exposição e pareceu-me bastante espaçoso, mas claro que tinha de o analisar melhor. Não sei como é a assistência da Honda em termos de custos, mas os 5 anos de garantia são um factor a pesar positivamente.
Até agora a pesquisa foi feita toda na net, pelo que o contacto com os carros foi reduzido ou nenhum, pelo que será a próxima etapa. Os preços que estão nos sites apontam para valores entre os €16000-€18000, mas claro que não incluem descontos (no caso da renault costumam ser normais). Não sei como são os preços na Honda. São os tabelados, fazem ajustamentos?
Mandem os vossos palpites!
PS: também vi o meriva mas acho que está demasiado caro para um glorified Corsa. Para além disso já tive um corsa D que ficou comigo durante 1 ano e pouco (troquei-o na compra da 308) e não gostei muito da qualidade de construção (para além do DFP ter-me levado a trocar de óleo aos 8000km quando poderia fazer 30000km)
Gostava de ouvir a vossa opinião quanto a uma compra de carro novo dentro de 3/4 meses. Vou ser pai dentro em breve pelo que se colocou o problema de compra de um carro novo utilitário seguro, com capacidade de levar na mala o carrinho de bebé e respectivos atranquilhos e poupado. A utilização vai ser quase exclusivamente citadina (se calhar a altura em que vai fazer mais kms seguidos vai ser quando o comprar!) e num percurso que deverá rondar os 10/15km por dia. Actualmente tenho um clio II Phase I 1.2 8v que chega e sobra para os 2 kms (4km com o regresso) que faço diariamente para o meu trabalho. No entanto, e apesar de ter menos de 100kkm, o facto de ser 3 portas e ter uma mala relativamente pequena leva-me a querer substituí-lo. Com o rebento, apenas vou ter de o levar aos avós (parte indispensável!) mas que, felizmente, também moram a 2km de mim. Daí os tais 10/15km por dia que mencionei no início.
Após alguma análise, cheguei as seguintes conclusões:
- o carro tem de ser o mais seguro possível no segmento, seja de série seja com a possibilidade de colocar opcionais de segurança (que nem todos dão)
- Como comprei em Março uma 308sw 1.6hdi sport que servirá para realizar viagens maiores, em princípio será do segmento B, mas tudo dependerá de eventuais propostas que possam existir no segmento C.
- em função dos kms previstos (deverão ser entre 6000-10000/ano), a melhor opção será um motor a gasolina, tanto mais que os actuais DFP nos motores diesel dão asneira para tão poucos kms.
- à partida, se calhar, seria melhor um motor a gasolina não turbinado, uma vez que os meus percursos serão curtos e o carro quase não aquece. Tenho algum receio que o liga/desliga a frio possa fazer aos turbos. Aqui estou a pensar nos 1.2 tsi da VAG que poderiam ser propostas, mas que tenho algum receio. Gosta de ouvir opiniões sobre isto.
- deverá ter bastante espaço na bagageira e permitir um fácil acesso à cadeira de bébé nos bancos traseiros.
- deverá ser um carro económico quer na utilização quer na manutenção. Tendo em conta os percursos que vou fazer, não necessito de grandes performances (velocidade máxima, 0-100, etc.) mas que não seja um guloso para fazer meia dúzia de kms por dia.
- Novamente, deverá ser um carro seguro.
Andei a ver pela net e encontrei estas propostas:
- renault clio break (1.2 75cv): parece-me bastante interessante, com uma mala jeitosa, mas um pouco guloso para o motor que tem (7.6 segundo a marca).
- renault grand modus (1.2 75cv): igual ao clio break (mas se calhar sem tanta bagageira), sendo que o motor também me parece guloso (consumo igual ao clio break).
- Peugeot 207sw (1.4 95cv ou 1.6hd 92cv): sim, repararam que meti motores de cilindrada superior e um diesel. É que fui ao site e encontrei uma promoção bastante aliciante para uam versão 200 anos... O 1.4 vti fica mais barato que os renault e o 1.6hdi fica quase ao mesmo preço do clio break. No entanto, julgo que não tem airbags nos lugares traseiros... Os motores a gaolina são demasiado gulosos (7.9/l em circuito citadino!!!), e o diesel bastante poupado (mas com o problema do DFP...)
- Honda jazz (1.2 90cv elegance top): confesso que o vi com alguma curiosidade. Há uns tempos uns amigos compraram um e estão bastante satisfeitos e na altura tinham os mesmos requisitos que eu tenho agora: uma filhota. Ao nível da segurança parece-me o melhor de todos com airbags por tudo quanto é lado e dá para colocar o ESP (ou o equivalente da honda) como opcional. o motor 1.2 é o mais poupado de todos, indicando um consumo de 6.5 em cidade (menos 1 l que os renault e 1.4 que o peugeot). Já estive sentado num em exposição e pareceu-me bastante espaçoso, mas claro que tinha de o analisar melhor. Não sei como é a assistência da Honda em termos de custos, mas os 5 anos de garantia são um factor a pesar positivamente.
Até agora a pesquisa foi feita toda na net, pelo que o contacto com os carros foi reduzido ou nenhum, pelo que será a próxima etapa. Os preços que estão nos sites apontam para valores entre os €16000-€18000, mas claro que não incluem descontos (no caso da renault costumam ser normais). Não sei como são os preços na Honda. São os tabelados, fazem ajustamentos?
Mandem os vossos palpites!
PS: também vi o meriva mas acho que está demasiado caro para um glorified Corsa. Para além disso já tive um corsa D que ficou comigo durante 1 ano e pouco (troquei-o na compra da 308) e não gostei muito da qualidade de construção (para além do DFP ter-me levado a trocar de óleo aos 8000km quando poderia fazer 30000km)
Comentário