Ontem estava a ler, em diagonal, um artigo de uma publicação do ramo (sinceramente não me recordo qual) e o jornalista abordava exactamente uma questão que me tem feito pensar: a escalada de potência nos diesel que temos vinda a verificar, nomeadamente nos motores à volta dos 2 litros, mas podemos subir ou descer a cilindrada!:D
Assim, de uma assentada só, lembro-me do DCI que agora saiu com 150 e 175 cv, do TDI com 170, do 2.2 HDI (2 turbos) com 170, do 220 CDI com 170, do 2.2 d4d com 180, do 2.4 JTD com 200cv e por aí adiante!
Será que esta escalada não vai parar? A própria BM que lançou há 2 anos o 2.0 com 163 está a ficar para trás e já se fala no mesmo motor (biturbo) com 200 cv, isto antes de qualquer repro que a malta tanto gosta...[}]
E, pergunto eu, onde é que isto vai parar? Mais parece que as marcas são como miúdos a discutir quem a tem maior (a potência e não a ****) e usar isso como argumento para vender mais![8)]
Por outro lado um dos argumentos do diesel de há uns anos atrás está a cair por terra: o consumo! Apesar de toda a evolução tecnológica (em termos de injectores, bombas, pressões, controle de poluição), o facto é que o aumento brutal de equídeos significa um aumento significativo dos consumos, sobretudo se a malta apertar com eles, o que levanta também outra questão: a fiabilidade![8]
Todos sabemos que os diesel hoje conseguem óptimas performances e consumos razoáveis, mas a fiabilidade, a avaliar pelo que se ouve e vê por aí, já viu melhores dias![)]
Atenção que isto não é uma cruzada a favor ou contra o diesel (eu até tenho um e tudo), ou em relação à evolução tecnológica, é apenas uma constatação!;)
E vocês, que pensam disto tudo?
Assim, de uma assentada só, lembro-me do DCI que agora saiu com 150 e 175 cv, do TDI com 170, do 2.2 HDI (2 turbos) com 170, do 220 CDI com 170, do 2.2 d4d com 180, do 2.4 JTD com 200cv e por aí adiante!
Será que esta escalada não vai parar? A própria BM que lançou há 2 anos o 2.0 com 163 está a ficar para trás e já se fala no mesmo motor (biturbo) com 200 cv, isto antes de qualquer repro que a malta tanto gosta...[}]
E, pergunto eu, onde é que isto vai parar? Mais parece que as marcas são como miúdos a discutir quem a tem maior (a potência e não a ****) e usar isso como argumento para vender mais![8)]
Por outro lado um dos argumentos do diesel de há uns anos atrás está a cair por terra: o consumo! Apesar de toda a evolução tecnológica (em termos de injectores, bombas, pressões, controle de poluição), o facto é que o aumento brutal de equídeos significa um aumento significativo dos consumos, sobretudo se a malta apertar com eles, o que levanta também outra questão: a fiabilidade![8]
Todos sabemos que os diesel hoje conseguem óptimas performances e consumos razoáveis, mas a fiabilidade, a avaliar pelo que se ouve e vê por aí, já viu melhores dias![)]
Atenção que isto não é uma cruzada a favor ou contra o diesel (eu até tenho um e tudo), ou em relação à evolução tecnológica, é apenas uma constatação!;)
E vocês, que pensam disto tudo?
Comentário