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Diesel: Escalada de potência e consumo/fiabilidade

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    Diesel: Escalada de potência e consumo/fiabilidade

    Ontem estava a ler, em diagonal, um artigo de uma publicação do ramo (sinceramente não me recordo qual) e o jornalista abordava exactamente uma questão que me tem feito pensar: a escalada de potência nos diesel que temos vinda a verificar, nomeadamente nos motores à volta dos 2 litros, mas podemos subir ou descer a cilindrada!:D

    Assim, de uma assentada só, lembro-me do DCI que agora saiu com 150 e 175 cv, do TDI com 170, do 2.2 HDI (2 turbos) com 170, do 220 CDI com 170, do 2.2 d4d com 180, do 2.4 JTD com 200cv e por aí adiante!

    Será que esta escalada não vai parar? A própria BM que lançou há 2 anos o 2.0 com 163 está a ficar para trás e já se fala no mesmo motor (biturbo) com 200 cv, isto antes de qualquer repro que a malta tanto gosta...[}]

    E, pergunto eu, onde é que isto vai parar? Mais parece que as marcas são como miúdos a discutir quem a tem maior (a potência e não a ****) e usar isso como argumento para vender mais![8)]

    Por outro lado um dos argumentos do diesel de há uns anos atrás está a cair por terra: o consumo! Apesar de toda a evolução tecnológica (em termos de injectores, bombas, pressões, controle de poluição), o facto é que o aumento brutal de equídeos significa um aumento significativo dos consumos, sobretudo se a malta apertar com eles, o que levanta também outra questão: a fiabilidade![8]

    Todos sabemos que os diesel hoje conseguem óptimas performances e consumos razoáveis, mas a fiabilidade, a avaliar pelo que se ouve e vê por aí, já viu melhores dias![)]

    Atenção que isto não é uma cruzada a favor ou contra o diesel (eu até tenho um e tudo), ou em relação à evolução tecnológica, é apenas uma constatação!;)

    E vocês, que pensam disto tudo?

    #2
    em relação à potencia sem dúvida que houve um grande progresso,agora como tudo o progresso tem picos,actualmente os consumos tão estagnados mas a fiabilidade já foi melhor!

    Comentário


      #3
      Onde é que vai parar?

      Ao ponto em que o diesel perdeu toda a sua vantagem e o pessoal voltar-se outra vez para a gasolina.

      Comentário


        #4
        Pois.. com esse grande aumento da potencia, os consumos vao aumentar cada vez ser mais altos e pelo preço que se paga por um motor a diesel, mais vale ter um a gasolina

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

          Onde é que vai parar?

          Ao ponto em que o diesel perdeu toda a sua vantagem e o pessoal voltar-se outra vez para a gasolina.

          Curiosamente tenho um carro que é de baixa cilindrada, diesel, anda q.b. para mim (180Kms/h) e agora que passou a fasquia dos 60.000Kms feitos, anda a gastar, em média 4,4 lts/100Kms. Portanto não concordo que reducação de clindrada, aumento de potência seja assim tão linear e generalizável. Há casos e casos.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Domination

            Pois.. com esse grande aumento da potencia, os consumos vao aumentar cada vez ser mais altos e pelo preço que se paga por um motor a diesel, mais vale ter um a gasolina
            Para a mesma potência e mantendo os Kms e tipo de condução, há dois anos atrás gastava 500 euros em gasolina, por mês. Agora, com um diesel de baixa cilindrada gasto 175 euros/mês.

            É é preciso saber escolher o que se compra.

            Comentário


              #7
              Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

              Cumps.


              Comentário


                #8
                Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?

                Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

                Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Vanquish

                  Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?

                  Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

                  Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".
                  num caso de um segmento C os 105 cv mexem bem o carro... agora, noutros segmentos a diesel é que justifica o aumento de potencia!

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                    #10
                    Eu ainda tenho lá em casa dois ensaios ao 80 tdi c/ 90cv.
                    E ttos elogios q lhe fizeram, 6l/100 e 178 de velocidade, e diziam eles, q se mexia sem sentir o peso da carroçaria alemã!

                    Comentário


                      #11
                      Pois, é que com mais cv´s passas melhor a 2ª circular em hora de ponta, mas como nem todos andamos na 2ª circular...., por mim limitava era a velocidade nos carros, tipo 120Km´s/h, já q é a velocidade máxima permitida por lei

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                        Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

                        Cumps.


                        Eu não tenho provas que mostrem que a fiablidade de algumas marcas e /ou modelos diminuiram. Penso que os problemas pertencem às marcas que sempre deram problemas: facilmente é obnservável pelos posts que aqui andam, todos os dias.

                        Comentário


                          #13
                          parece-me que a este ritmo de evoluçao qualquer dia ha motores diesel com 1000cc a debitar o mesmo que um actual 2.0 a gasolina...
                          é de facto um abuso esta dis**** para ver quem tem os motores mais potentes a diesel.
                          porém parece-me que a questao dos consumos tenha melhorado, já que, de facto, so quando se puxa bem pelo motor ha um grande disparo no custo por quilómetro...
                          o consumo dos diesel antigos nao era assim nada de especial (em particular dos primeiros td).
                          a questao mais pertinente será mesmo em termos de fiabilidade... mas se pensarmos um pouco talvez apenas as peças anexas ao motor corram o risco de pifar... já que é do conhecimento geral que um bloco diesel é mais robusto que um a gasolina, e se num s2000 se tiram 240cv dum 2ltrs a fazer 9000rpm...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Vanquish

                            Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?


                            Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

                            Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

                            Em primeiro há uma coisa que é tipica deste Portugal moderno é que o status que as coisas têm de dar. Sao as cassas novas, os telemóveis, as roupas, etc. O pessoal anda a viver para as aparÊnias. Pena é que não ganhe vergonha quando faz os pedidos de crédito para as torradeiras. Tenho viajado bastante e apenas em Portugal vejo carros dos 40.000 euros para cima, com a frequência que vejo e com as quantidades de extras, como gps. Lá fora (europa) ninguém liga a extras nem a jantes de ll nem gps nem nada. É como os portáteis: sao mais caros, menos potentes, menos expansíveis e muito mais caros de manter e de ter assistência, mas anda tudo a comprar portáteis, porque em 90% dos casos os portáteis dão status. É como os telemóveis.... E olha que todos estes exemplos que dou, acredita que sei do que estou a falar. Mas isso sao outras coisas... ehehe

                            Comentário


                              #15
                              A potência tb é sinonimo de segurança!
                              Disso é k tb muita gente se esquece, em especial os tipos do Estado.
                              Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Gugul

                                A potência tb é sinonimo de segurança!
                                Disso é k tb muita gente se esquece, em especial os tipos do Estado.
                                Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!
                                Nao achas que um carro com 90 cvs que dá 180 e vais aos 200 a direito, faz 13 seg 0 aos 100 e que faz médias de 4,4 valores que põem em causa a segurança? Esse é um motivo um bocado "gasto", por assim dizer. [|)]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Gugul


                                  Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!
                                  Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                    citação:Originalmente colocada por Gugul


                                    Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!
                                    Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]
                                    Concordo plenamente... cada um é que tem de saber se tem condições de segurança para fazer uma ultrapassagem ou não, que também é determinada pela situação/carro que tem... e não é o carro a determinar as ultrapassagens que podemos fazer (uma ultrapassagem demasiado apertada ou mal calculada pode acontecer tanto com um carro de 50cv como de 400cv...")

                                    Comentário


                                      #19
                                      A nível de fiabilidade não tenho info, mas admito que continuem a dar os problemas habituais, mas os consumos aumentaram claramente com o aumento da potência.

                                      Penso que as marcas vão evoluir os motores a gasolina e a escalada de potência vai rapidamente atingir os motores a gasolina, vejam o exemplo do 1.4TSI com 170cv's

                                      De qualquer maneira com o engordar dos carros (maiores + pesados) é necessário que a potência acompanhe.

                                      Uma das coisas que ouvi à pouco tempo é que alguns motores diesel usam neste momento gasóleo para melhor a insonorização do mesmo, e que tb isso ajuda ao aumento dos consumos, confirmam?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por norma para o mesmo peso total de um veículo onde o motor é aplicado, quanto maior for a cilindrada, menor a rotação de funcionamento, menor for a potência, maior será fiabilidade e duração máxima da mecânica de um motor. Também por norma para a mesma potência será sempre mais fiável um motor de maior cilindrada sem turbo do que um motor de cilindrada mais baixa que recorre a turbo para aumentar a sua potência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estava a ler o ensaio da laguna 175 cv, e olhei pakeles consumos e pensei!
                                          Poxa, isto já n é grande economia!
                                          Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
                                          Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
                                          E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por fernas

                                            citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                            citação:Originalmente colocada por Gugul


                                            Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!
                                            Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]
                                            Concordo plenamente... cada um é que tem de saber se tem condições de segurança para fazer uma ultrapassagem ou não, que também é determinada pela situação/carro que tem... e não é o carro a determinar as ultrapassagens que podemos fazer (uma ultrapassagem demasiado apertada ou mal calculada pode acontecer tanto com um carro de 50cv como de 400cv...")
                                            sim mas em situações semelhantes um carro com 400cv tem maior facilidade de fazer uma ultrapassagem do que um de 50cv, desde que o carro de 400cv não tem modificar a física

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais cavalos = mais confiança = mais riscos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                Estava a ler o ensaio da laguna 175 cv, e olhei pakeles consumos e pensei!
                                                Poxa, isto já n é grande economia!
                                                Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
                                                Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
                                                E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.
                                                tens razão o meu "simples" 2.0d de 143cv e 360nm (ainda uma referência) pqrece que sabe a pouco, mas eu continuo a achar um bom motor heheh claro que preferia o 535d ou E400cdi... melhor ainda, prefiro um Cayman S[B)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por conde

                                                  citação:Originalmente colocada por Vanquish

                                                  Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?


                                                  Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

                                                  Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

                                                  Em primeiro há uma coisa que é tipica deste Portugal moderno é que o status que as coisas têm de dar. Sao as cassas novas, os telemóveis, as roupas, etc. O pessoal anda a viver para as aparÊnias. Pena é que não ganhe vergonha quando faz os pedidos de crédito para as torradeiras. Tenho viajado bastante e apenas em Portugal vejo carros dos 40.000 euros para cima, com a frequência que vejo e com as quantidades de extras, como gps. Lá fora (europa) ninguém liga a extras nem a jantes de ll nem gps nem nada. É como os portáteis: sao mais caros, menos potentes, menos expansíveis e muito mais caros de manter e de ter assistência, mas anda tudo a comprar portáteis, porque em 90% dos casos os portáteis dão status. É como os telemóveis.... E olha que todos estes exemplos que dou, acredita que sei do que estou a falar. Mas isso sao outras coisas... ehehe
                                                  Subscrevo e acrescento:

                                                  qd estive no Erasmus na Alemanha vi grandes charutos à beira das grandes máquinas. No politécnico onde estive o pessoal ía a pé ou de bicicleta trabalhar e os poucos alunos que tinham carro tinham charutos tipo ibiza system porsche.
                                                  Como já alguém disse e bem, os Alemães só têm o que têm pq souberam e sabem poupar.

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                    Estava a ler o ensaio da laguna 175 cv, e olhei pakeles consumos e pensei!
                                                    Poxa, isto já n é grande economia!
                                                    Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
                                                    Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
                                                    E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.
                                                    Concordo plenamente[^][^][^]
                                                    Penso que as marcas se deveriam ocupar mais com novos motores hidrogénio e essas coisas todas novas, para se desenvolver tudo mais rapidamente....mas eles querem é "sacar" o mais que podem ao pessoal.
                                                    E o pessoal, claro, cai nos golpes de marketing além de viver numa sociedade em que tudo apela a "ter melhor que o do outro".[8D]

                                                    Penso que motores a diesel acima dos 120/130 cavalos não compensam a nível de consumos....é claro que mesmo que gastanto o mesmo que os a gasolina continua a ser mais barato, pois o gasóleo ainda está mais barato que a gasolina...é pouco é certo mas é um facto.

                                                    Ainda ontem numa conversa que estava a ter com um conhecido fiquei surpreendido...ele tem um fiat punto 1.2 de 82cvs ou lá o que é...virou-se para mim e perguntou-me quandos cavalos tinha o meu carro que é diesel...e e disse-lhe 67, e ele " O quê? Mas a Opel tinha motores com tão pouca cavalagem?" Isto é um exemplo.
                                                    Disse-lhe que me chegavam perfeitamente e pensei cá para mim " isto de ponta deve andar tanto como o teu, é certo que chega lá mais devagar, mas os consumos são pela metade..."

                                                    Óbvio que se podesse ter melhor, teria não sou hipócrita, mas a nível de racionalidade tudo o que é para cima de 130 cvs a diesel, já começam a gastar em cidade 8litros ou mais...

                                                    Mas até ao último barril de petróleo as marcas vão continuar a escalada dos diesel, que mais parece o comércio informático em que a cada mês sai uma placa nova, neste caso um motor....[8D];)

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

                                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                      Estava a ler o ensaio da laguna 175 cv, e olhei pakeles consumos e pensei!
                                                      Poxa, isto já n é grande economia!
                                                      Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
                                                      Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
                                                      E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.
                                                      tens razão o meu "simples" 2.0d de 143cv e 360nm (ainda uma referência) pqrece que sabe a pouco, mas eu continuo a achar um bom motor heheh claro que preferia o 535d ou E400cdi... melhor ainda, prefiro um Cayman S[B)]
                                                      É óbvio q o ter potência suficiente, depende do gosto de cada um, mas há limites!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        basta retirar o turbos aos turbo diesel para perder toda a essencia..

                                                        a mim n me fascinam.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O estranho, é cmo é q se denmorou tto tempo a associá-los (bem, se repararmos bem n foi assim tto tempo!
                                                          Separá-los é q n faz sentido, pq o principio de funcionamento do ciclo Diesel, parece q está a pedir um Turbo, conheci um engº q sempre q falavam de motores ciclo diesel dizia sempre, olha q os motores diesel funcionam a ar n a gasóleo, acho q perceberam o q quero dizer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por conde

                                                            citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                                                            Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

                                                            Cumps.


                                                            Eu não tenho provas que mostrem que a fiablidade de algumas marcas e /ou modelos diminuiram. Penso que os problemas pertencem às marcas que sempre deram problemas: facilmente é obnservável pelos posts que aqui andam, todos os dias.

                                                            A meu ver, na generalidade dos diesel a longevidade mas também um pouco a fiabilidade desceram. Para mim esta afirmação é quase indiscutível.;)

                                                            Cumps.

                                                            Comentário

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