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Alfa Romeo 147 JTD 115cv - Boa compra?!

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    Alfa Romeo 147 JTD 115cv - Boa compra?!

    Ola

    Ando a sondar a compra de um carro a gasoleo em torno dos 8/9000,00 euros e este modelo foi dos que mais me chamou a atençao.
    Gostava de saber se é um carro para fazer 250000klms sem grandes problemas, dado que os que se encontram a venda, ja tem a kilometragem avançada (180000klms), quais as especificaçoes, consumos, se é um bom estradista e confortavel com jante 17, se o motor e bom, etc?
    Qualquer opiniao construtiva (pontos positivos ou negativos) ajuda.

    Obrigado

    PS: Os modelos sao do ano de 2001/2002

    #2
    Esse carro era criticado por ter bons materiais interiores mas com montagem sofrível. No entanto o interior não é fraco, sendo uma grande evolução face ao antecessor e na altura estava ao nível da concorrência (mais coisa menos coisas) . A estética quanto a mim é um dos pontos fortes. Quanto ao motor já tive uma 156 com esse 1.9 M-Jet, mas na versão de 140cv. Enquanto a tivemos não deu problemas e penso que esse também não dará. Os consumos não são muito baixos, talvez 7/8 litros aos cem, mas alguém virá para te ajudar mais.
    O conforto penso não ser uma das suas maiores qualidades, mas acho que não é por ter jante de 17'' que será pior neste aspecto. Em termos de dinâmica, as criticas eram positivas. O ponto mais negativo penso que seria a habitabilidade, principalmente a mala em acesso e capacidade. Já agora terás muita necessidade em termos de espaço? Aqui podes encontrar uma ficha completa do modelo com as virtudes e defeitos e ainda os problemas de fiabilidade mais relevantes. Quanto à pergunta se aguentará chegar aos 250 mil kms não te sei responder.
    Mais alguns ensaios: http://automotor.xl.pt/aut/0501/a16-00-00.shtml /http://automotor.xl.pt/aut/0701/a13-01-00.shtml
    Editado pela última vez por NMMSD; 30 July 2010, 21:42.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por NMMSD Ver Post
      Esse carro era criticado por ter bons materiais interiores mas com montagem sofrível. No entanto o interior não é fraco, sendo uma grande evolução face ao antecessor e na altura estava ao nível da concorrência (mais coisa menos coisas) . A estética quanto a mim é um dos pontos fortes. Quanto ao motor já tive uma 156 com esse 1.9 M-Jet, mas na versão de 140cv. Enquanto a tivemos não deu problemas e penso que esse também não dará. Os consumos não são muito baixos, talvez 7/8 litros aos cem, mas alguém virá para te ajudar mais.
      O conforto penso não ser uma das suas maiores qualidades, mas acho que não é por ter jante de 17'' que será pior neste aspecto. Em termos de dinâmica, as criticas eram positivas. O ponto mais negativo penso que seria a habitabilidade, principalmente a mala em acesso e capacidade. Já agora terás muita necessidade em termos de espaço? Aqui podes encontrar uma ficha completa do modelo com as virtudes e defeitos e ainda os problemas de fiabilidade mais relevantes. Quanto à pergunta se aguentará chegar aos 250 mil kms não te sei responder.
      Mais alguns ensaios: AutoMotor - Alfa 147 1.9 JTD 5P /AutoMotor - Alfa Romeo 147 1.9 JTD Plus

      100% de acordo. é um carro para mim na globalidade bom, agora tudo depende obviamente de valores...

      Comentário


        #4
        Se o motor estiver bom, não te preocupes com os quilómetros. Isso é daqueles que vão até aos 500mil ou mais sem grandes despesas.

        Quanto aos consumos, eu tenho esse motor no meu 156 e faço de média entre os 6 e os 6.5 litros. Não, não ando sempre a pastar! No 147 tem obrigação de fazer consumos iguais pelo menos mas acredito que as médias sejam inferiores às minhas pois é menos peso que o motor tem de puxar.

        Sim, é uma boa compra ;).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NMMSD Ver Post
          Esse carro era criticado por ter bons materiais interiores mas com montagem sofrível. No entanto o interior não é fraco, sendo uma grande evolução face ao antecessor e na altura estava ao nível da concorrência (mais coisa menos coisas) . A estética quanto a mim é um dos pontos fortes. Quanto ao motor já tive uma 156 com esse 1.9 M-Jet, mas na versão de 140cv. Enquanto a tivemos não deu problemas e penso que esse também não dará. Os consumos não são muito baixos, talvez 7/8 litros aos cem, mas alguém virá para te ajudar mais.
          O conforto penso não ser uma das suas maiores qualidades, mas acho que não é por ter jante de 17'' que será pior neste aspecto. Em termos de dinâmica, as criticas eram positivas. O ponto mais negativo penso que seria a habitabilidade, principalmente a mala em acesso e capacidade. Já agora terás muita necessidade em termos de espaço? Aqui podes encontrar uma ficha completa do modelo com as virtudes e defeitos e ainda os problemas de fiabilidade mais relevantes. Quanto à pergunta se aguentará chegar aos 250 mil kms não te sei responder.
          Mais alguns ensaios: AutoMotor - Alfa 147 1.9 JTD 5P /AutoMotor - Alfa Romeo 147 1.9 JTD Plus
          O carro sera para duas pessoas mais uma criança, portanto o espaço nao sera assim mto prioritario.
          Interessante o ensaio da automotor, mesmo apesar de enquadrado no ano de 2001 pareceu-me uma opiniao bastante positiva. Nao pensei que andasse tanto (191km/h e menos de 10segundos nos 0-100) e os consumos nao me parecem assim tao elevados. De certeza que o motor de 140cv gasta mais qualquer coisa que este de 115cv.
          Obrigado pelas informações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver Post
            100% de acordo. é um carro para mim na globalidade bom, agora tudo depende obviamente de valores...
            Os valores andam a volta dos 8/9000,00euros e os kilometros acima dos 180000.

            Comentário


              #7
              Vê como o carro se portou na Euroncap. Já que o carro é para transportar a família, eu pensaria a sério na segurança oferecida.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                Se o motor estiver bom, não te preocupes com os quilómetros. Isso é daqueles que vão até aos 500mil ou mais sem grandes despesas.

                Quanto aos consumos, eu tenho esse motor no meu 156 e faço de média entre os 6 e os 6.5 litros. Não, não ando sempre a pastar! No 147 tem obrigação de fazer consumos iguais pelo menos mas acredito que as médias sejam inferiores às minhas pois é menos peso que o motor tem de puxar.

                Sim, é uma boa compra ;).
                Nao estou a contar fazer tantos kilometros, nao ando assim muito. lol
                Ja agora, o carro consegue manter velocidades estabilizadas de 160km/h em auto estrada com cruise control? como será a estabilidade, insonorização e consumos a essa velocidade?

                Outra duvida... jante 15?



                Jante 16?



                Jante 17?



                Certo?

                De certeza que ha diferenças nos consumos, comportamento e conforto de umas para as outras... talves a melhor opçao sera jante 16?
                Esteticamente nao ha duvidas... jante 17 sempre!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Vê como o carro se portou na Euroncap. Já que o carro é para transportar a família, eu pensaria a sério na segurança oferecida.
                  Alfa Romeo 147 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                  Nao me parece mau. ha melhores certamente ainda para mais ja tem 10 anos quase

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                    Alfa Romeo 147 | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                    Nao me parece mau. ha melhores certamente ainda para mais ja tem 10 anos quase
                    Não te parece mau?



                    Em 1996 já havia carros com 4 estrelas, em 2001 surgiram as 5. Se achas que a segurança passiva não é um parâmetro importante para um carro familiar, é a tua decisão!
                    Editado pela última vez por Movyk; 31 July 2010, 15:23.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Não te parece mau?



                      Em 1996 já havia carros com 4 estrelas, em 2001 surgiram as 5. Se achas que a segurança passiva não é um parâmetro importante para um carro familiar, é a tua decisão!
                      Eu ja tive 2 acidentes, num deles entraram-me pela traseira a dentro e fiquei ferido seriamente no pescoço durante meses. No outro foi um embate frontal contra outro carro a mais de 60km/h (ele estava imobilizado), na altura tinha um renault clio be bop e nem um arranhao tive (apenas o corpo dorido uma semana).
                      Penso que para um acidente se dar nos parametros exactos dos testes da euroncap é algo complicado. sao uma boa referencia e uma boa base para avaliar a segurança global obviamente.

                      E sim é importante, mas dai a poder condicionar a compra de um carro vai um bom bocado. Tento compensar isso com uma boa segurança na estrada (apesar de não saber o que contar dos outros condutores)

                      Comentário


                        #12
                        já que não se sabe o que vem dos outros, ao menos ter o carro mais seguro possível. e os alfas dessa altura, pecam nessa parte.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                          Nao estou a contar fazer tantos kilometros, nao ando assim muito. lol
                          Ja agora, o carro consegue manter velocidades estabilizadas de 160km/h em auto estrada com cruise control? como será a estabilidade, insonorização e consumos a essa velocidade?

                          Outra duvida... jante 15?



                          Jante 16?



                          Jante 17?



                          Certo?

                          De certeza que ha diferenças nos consumos, comportamento e conforto de umas para as outras... talves a melhor opçao sera jante 16?
                          Esteticamente nao ha duvidas... jante 17 sempre!
                          Eu também acho que não vou andar tanto mas é sempre bom ouvir e ver com os próprios olhos motores iguais ao nosso com 400 e 500 mil quilómetros e as folgas dentro das tolerâncias de material novo!

                          Do 147 não te sei dizer muito infelizmente pois nunca experimentei nenhum. Em relação às jantes penso que estás correcto e também concordo contigo no que toca ao tamanho pois 16" é um bom compromisso nesse carro. 17" só mesmo para estética .

                          Pode ser que apareça alguém com um 147 para te falar na insonorização. No meu 156 é muito boa, o carro é muito silencioso mesmo a 140 km/h como velocidade de cruzeiro. Esse motor é perfeitamente capaz de manter 160 km/h sem problemas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Eu também acho que não vou andar tanto mas é sempre bom ouvir e ver com os próprios olhos motores iguais ao nosso com 400 e 500 mil quilómetros e as folgas dentro das tolerâncias de material novo!

                            Do 147 não te sei dizer muito infelizmente pois nunca experimentei nenhum. Em relação às jantes penso que estás correcto e também concordo contigo no que toca ao tamanho pois 16" é um bom compromisso nesse carro. 17" só mesmo para estética .

                            Pode ser que apareça alguém com um 147 para te falar na insonorização. No meu 156 é muito boa, o carro é muito silencioso mesmo a 140 km/h como velocidade de cruzeiro. Esse motor é perfeitamente capaz de manter 160 km/h sem problemas.
                            Houve um lapso da minha parte:

                            Ja agora, o carro consegue manter velocidades estabilizadas de 160km/h em auto estrada com cruise control?
                            Queria dizer: com AC ligado e nao cruise control

                            O 156 tem "obrigaçao" de ser um pouco melhor que o 147 na insonorizaçao e estabilidade, dado que é de um segmento acima (mesmo apesar de ser um projecto mais antigo). Fico à espera da intervençao de quem tenha 1.

                            Um turbo com 180000klms aguentara muitos mais kilometros? É um dos meus principais receios.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Não te parece mau?



                              Em 1996 já havia carros com 4 estrelas, em 2001 surgiram as 5. Se achas que a segurança passiva não é um parâmetro importante para um carro familiar, é a tua decisão!
                              Não é muito diferente do meu Saxo:

                              Comentário


                                #16
                                Eu tive um 147 jTD de 115 cv comprado novo em 2002 e digo-te que foi um carro que me deixou grandes saudades, quer pelo prazer de condução quer pela beleza do carro.
                                Em termos de conforto, não era o melhor, mas também não era nenhuma tábua ! ...mesmo quando tinha as jantes de 17" apresentadas aí em cima.
                                Tinha bons materiais, embora a montagem conforme o dito aqui, não fosse a melhor.
                                Mesmo com as jantes de 17", os ruidos parasitas não eram assinalaveis, talvez pelo cuidado que tinha por onde andava.
                                A critica à suspensão destes carros, sempre foi a do pouco curso do amortecedor, esgotava demasiado cedo.
                                Quanto a consumos, variava sempre na pressão do pé direito. Tanto conseguia consumos a rondar os 6l/100km, como facilmente se atirava para valores dos 9l/100km.
                                Infelizmente, vendi o carro depois de em plena auto-estrada me partir o turbo, tinha o carro 115000 km. Não sei se era um problema crónico deste motor, se foi apenas o azar. Na Alfa, diagnosticaram a avaria como falha na lubrificação do turbo.
                                No computo geral, considero uma boa compra...desde que tenha tido bons tratos !
                                Boa sorte!

                                Comentário


                                  #17
                                  O turbo é um elemento muito sensível aos cuidados do anterior dono.

                                  O que te posso dizer é que não é conhecido qualquer defeito no que toca à fiabilidade deste elemento nesta unidade motora. O meu com 160mil kms está como novo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tanto o 147 como o Alfa 156 são bons carros, com uma qualidade e fiabilidade muito boas.

                                    Os motores JTD dão menos chatices que certos motores de marcas Alemãs, reputadas por serem (supostamente) mais fiáveis.

                                    A sua depreciação torna-os bons negócios na altura de comprar usado.

                                    Dá privilégio a unidades correctamente mantidas e não terás problemas de maior.

                                    E ficas com um carro com um comportamento fabuloso, ainda que à custa do conforto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado pelas opinioes.
                                      Outra questao: as unidades com tecto de abrir costumam dar problemas aí? A nivel de insonorizaçao deve ser pior. como abre o tecto de abri? para dentro ou para cima?

                                      Acho que vou passar ao "campo de batalha" ja que nao tenho assim muito mais duvidas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fores ver um carro com tecto, tem atenção particular à chapa em redor e dos mecanismos do tecto.

                                        Uma má manutenção e sinais evidentes de desleixo, é meio caminho andado para o evitar.

                                        Não te esqueças de o abrir e fechar (e se o faz correctamente), para o ouvires e verificares o seu correcto funcionamento.

                                        E um tecto de abrir, obriga a umas pequenas atenções de manutenção mas nada de dispendioso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Se fores ver um carro com tecto, tem atenção particular à chapa em redor e dos mecanismos do tecto.

                                          Uma má manutenção e sinais evidentes de desleixo, é meio caminho andado para o evitar.

                                          Não te esqueças de o abrir e fechar (e se o faz correctamente), para o ouvires e verificares o seu correcto funcionamento.

                                          E um tecto de abrir, obriga a umas pequenas atenções de manutenção mas nada de dispendioso.

                                          Obrigado

                                          Um tecto de abrir é mais uma coisa para dar despesa e que piora a insonorizaçao de um carro.

                                          Alfa Romeo 147 JTD 5 portas Nacional, 8.500 EUR, Santiago Cacem 969627677 / 91 - Standvirtual

                                          Que vos parece esse modelo? Se calhar vou ve-lo este fim de semana. Esta caro?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas.

                                            Tive um 147 JTD 115 cv durante 7 anos e só me deu alegrias.
                                            Excelente compra, mas tal como aqui falado, atenção aos tratos do anterior dono. Em especial, o interior do carro pode-se ressentir bastante destes.

                                            Cumps.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Vê como o carro se portou na Euroncap. Já que o carro é para transportar a família, eu pensaria a sério na segurança oferecida.
                                              Eu tive um estoiro a 150km/ num 147 ts e ofereceu-me muita segurança, todos os 6 airbags dispararam, sai de lá sem um arranhão!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                                                Eu tive um 147 jTD de 115 cv comprado novo em 2002 e digo-te que foi um carro que me deixou grandes saudades, quer pelo prazer de condução quer pela beleza do carro.
                                                Boas.

                                                Tive um 147 JTD 115 cv durante 7 anos e só me deu alegrias
                                                Como classificariam a insonorizaçao do carro a velocidades em torno dos 150/160km/h? Conseguiam manter bem essa velocidade em auto estrada com o ac ligado?

                                                Obrigado pelas opinioes concretas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                  Eu tive um estoiro a 150km/ num 147 ts e ofereceu-me muita segurança, todos os 6 airbags dispararam, sai de lá sem um arranhão!
                                                  Não estás a querer dizer que o Alfa Romeo 147 é muito seguro, aguentando até choques a 150km/h, e que a versão que foi para a EuronCap devia ter algum erro de fabrico, pois não?

                                                  É que a 150km/h, num choque frontal, não há carro que resista. Agora, o mais provável é não ter sido frontal. Como foi, já agora? Tens fotos?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                                                    Obrigado

                                                    Um tecto de abrir é mais uma coisa para dar despesa e que piora a insonorizaçao de um carro.
                                                    Porque motivo piora a insonorização ?

                                                    As vantagens que este oferece superam largamente os contras. Mas isto sou eu que gosto de andar de cabeça destapada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha 156 com esse motor já vai quase com 201.000 kms .

                                                      Conheço bastantes casos já com mais de 300k...


                                                      Os JTD são motores de guerra, mesmo quando não levam os melhores tratos.


                                                      Conheço um rapaz que trabalha no GC que diz que os comercias FIAT que por lá passam só começam a dar chatisses apartir dos 400 /500k ...



                                                      Quanto a insonorização nem o 147 nem o 156 me enchem as medidas...

                                                      Não se ouve o motor, mas não isolam bem o barulho do exterior, nunca experimentei um novo, por isso não sei se será só da idade...


                                                      Quanto ao tecto de abrir do 147, o qur tive volta e meia bloqueava e tinha de lhe fazer um reset...

                                                      O TA do 147 é automático, basta selecionar a posição de abertura ou fecho, e ele automaticamente abre ou fecha de acordo.

                                                      Mas o meu volta e meia passava-se e bloqueava, deixava de actuar.

                                                      Tinha de se fazer um reset ao sistema, com o proprio botão do mesmo, e voltava ao normal.


                                                      Não sendo um Renault em conforto, também não o acho desconfortavel.


                                                      Consumos na 156 andam na ordem dos 6 com andamento calmo.

                                                      Em EN consegue-se baixar, a vir da costa vicentina sempre por EN cheguei a casa com o CB a marcar 4.9.

                                                      Mas foi uma vez sem exemplo em que vinha muito descontraido mesmo.

                                                      Consigo manter os 160 com o CC ligado na boa!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Porque motivo piora a insonorização ?

                                                        As vantagens que este oferece superam largamente os contras. Mas isto sou eu que gosto de andar de cabeça destapada.
                                                        Piora porque com o avançar dos anos, as borrachas começam a ficar secas e isso faz com que entrem barulhos (vento/ar) por aí provocando um maior barulho no interior do veiculo. Depois serve para sujar mais o interior e mais uma coisa para fazer manutençao e andar de olho. Eu tambem gosto, mas preferia sem tecto de abrir. Á noite é bem bom andar com o tecto de abrir aberto (sem chuva).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          A minha 156 com esse motor já vai quase com 201.000 kms .

                                                          Conheço bastantes casos já com mais de 300k...


                                                          Os JTD são motores de guerra, mesmo quando não levam os melhores tratos.


                                                          Conheço um rapaz que trabalha no GC que diz que os comercias FIAT que por lá passam só começam a dar chatisses apartir dos 400 /500k ...



                                                          Quanto a insonorização nem o 147 nem o 156 me enchem as medidas...

                                                          Não se ouve o motor, mas não isolam bem o barulho do exterior, nunca experimentei um novo, por isso não sei se será só da idade...


                                                          Quanto ao tecto de abrir do 147, o qur tive volta e meia bloqueava e tinha de lhe fazer um reset...

                                                          O TA do 147 é automático, basta selecionar a posição de abertura ou fecho, e ele automaticamente abre ou fecha de acordo.

                                                          Mas o meu volta e meia passava-se e bloqueava, deixava de actuar.

                                                          Tinha de se fazer um reset ao sistema, com o proprio botão do mesmo, e voltava ao normal.


                                                          Não sendo um Renault em conforto, também não o acho desconfortavel.


                                                          Consumos na 156 andam na ordem dos 6 com andamento calmo.

                                                          Em EN consegue-se baixar, a vir da costa vicentina sempre por EN cheguei a casa com o CB a marcar 4.9.

                                                          Mas foi uma vez sem exemplo em que vinha muito descontraido mesmo.

                                                          Consigo manter os 160 com o CC ligado na boa!!
                                                          Obrigado
                                                          Estes carros trocam correia de 6 em 6 anos ou 120000 em 120000 kilometros correcto?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por GoncaloX Ver Post
                                                            Boas.

                                                            Tive um 147 JTD 115 cv durante 7 anos e só me deu alegrias.
                                                            Excelente compra, mas tal como aqui falado, atenção aos tratos do anterior dono. Em especial, o interior do carro pode-se ressentir bastante destes.

                                                            Cumps.
                                                            Obrigado

                                                            Interior a nivel de barulhos ou de desgaste visivel dos materiais?

                                                            Comentário

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