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Ajuda - Mégane, 308 ou C4

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    Ajuda - Mégane, 308 ou C4

    Caros amigos

    é a primeira vez que me dirijo a esta comunidade e estou a precisar bastante da ajuda de pessoas conhecedoras ou com experìência própria sobre o assunto.
    Acontece que pela primeira vez na minha vida estou para comprar um carro novo (os outros têm sido usados) e estou em dúvida relativamente a 3 escolhas. Os modelos em causa são:
    - Novo Mégane Berlina, Dynamique 1.5 dCi 90cv FAP ECO2 - 20.370,00 €;
    - Peugeot 308 Executive 1.6 HDI 92cv FAP 5p - 22.544,13 €;
    - Citroen C4 1.6 HDI VTR Pack 92cv - 17.000,00 €;
    Atenção: o valor do Peugeot ainda não tem o desconto da retoma.
    Neste momento o carro de familia é um Golf Confort Line de 2001, a gasolina, 1.4i 16V, e preciso de o trocar, mais por questões de saúde da minha esposa. Ela precisa de um carro confortável, onde não se sintam tanto os "embates" nos buracos das nossas estradas, e os próprios médicos (e também alguns amigos) aconselharam-nos as marcas francesas, em especial a Citroen.
    Também tenho que ter em consideração o factor preço, que não pode ultrapassar os 20.000,00 € (valor final a pagar após o desconto da retoma).
    Bem sei que neste momento, se fosse a olhar só ao factor preço, o negócio fazia-se já com o C4, mas neste fórum tenho visto tanta gente a queixar-se com problemas e a ter má assistência, que fiquei completamente de pé atrás. Sei também que este modelo está para ser substituido, mas como pretendo ficar com o carro alguns seis ou mais anos, esse parece-me um pormenor menor. Tenho medo mesmo é do carro. Queixam-se muito de problemas no turbo, ruídos nos plásticos, etc, etc.
    Desculpem o texto ser tão longo mas quis expor o melhor possivel o meu problema.

    Por favor ajudem-me.

    Um abraço a todos, e desde já o meu obrigado.

    José

    #2
    O C4 é um carro muito equilibrado, confortável, com uma boa habitabilidade, bonito q.b.

    Quanto à assistência, tenho um familiar e um amigo com a versão 92Cv e 110cv e nunca se queixaram da assistência ou de problemas relacionados com as viaturas. Claro que vai de cada carro e sua utilização.

    Desses 3 era a minha escolha, mas de 110Cv. Diferenças notórias em consumos, andamento, recuperações... E tem uma coisa que eu invejo muito, o ar condicionado eléctrico que não interfere na performance do motor.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Qual o valor que dão pela retoma na Renault para o carro ficar a esse preço?

      Podes por aí a foto do modelo exacto?
      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Eu tenho um C4 com quase 5 anos (perto de 100.000 km) e não me posso queixar de problemas do carro.
        De facto troquei uns amortecedores traseiros em garantia, mas fora isso nunca tive nenhuma avaria ou sequer de pedir para ver alguma coisa nas revisões.

        Quanto a barulhos de plásticos, não concordo muito com isso, pois o único barulho que tenho (e é em empedrado) é a chapeleira, algo que diria ser impossível de evitar, especialmente com os km e anos.

        Se fosse comprar hoje, iria para o Megane, pois é um modelo mais recente que tem menos 5 anos de concepção do que o C4, e isto nota-se.

        Eu andei 2 dias com uma Megane III 1.5 DCI (carrinha), e ao passar para uma Ford Focus com 2 anos parecia estar a conduzir um carro "antigo", e o C4 não é melhor em quase nada do que a Focus.

        Basicamente, o C4 abaixo das 1500 rpm faz alguma ressonância de motor que nos outros 2 pura e simplesmente não existe.
        Em AE, também é o mais barulhento de todos (principalmente pela 5ª mais curta que obriga o motor a fazer mais rotação).

        Adicionalmente, e sendo um VTR Pack (tal como o que mencionas), tem jante 17 - algo que para além de bonito torna o carro extremamente eficaz e divertido a curvar no meio de uma serra, mas que leva a que se sintam muito mais os buracos, particularmente atrás - onde a suspensão dá pancadas secas fruto de um defeito de concepção do modelo.

        Convém aqui teres a noção de que os carros Franceses fofinhos "já eram"!
        Um C4 não é um Xantia, e mesmo o Renault também ficou mais duro com o tempo.

        Tenta ir para um modelo com jante mais pequena (penso que no Megane será 16). Jantes grandes (como as do C4 VTR Pack) são para quem está disposto a pagar isso no conforto.
        Eu estou, mas parece que infelizmente a tua esposa nem o pode fazer, pelo que a minha sugestão seria procurar as versões com jantes mais pequenas e talvez não olhar muito para o C4, que até tem uns excelentes bancos à frente, mas por serem mais ergonómicos do que moles.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Eu tenho um C4 com quase 5 anos (perto de 100.000 km) e não me posso queixar de problemas do carro.
          De facto troquei uns amortecedores traseiros em garantia, mas fora isso nunca tive nenhuma avaria ou sequer de pedir para ver alguma coisa nas revisões.

          Quanto a barulhos de plásticos, não concordo muito com isso, pois o único barulho que tenho (e é em empedrado) é a chapeleira, algo que diria ser impossível de evitar, especialmente com os km e anos.

          Se fosse comprar hoje, iria para o Megane, pois é um modelo mais recente que tem menos 5 anos de concepção do que o C4, e isto nota-se.

          Eu andei 2 dias com uma Megane III 1.5 DCI (carrinha), e ao passar para uma Ford Focus com 2 anos parecia estar a conduzir um carro "antigo", e o C4 não é melhor em quase nada do que a Focus.

          Basicamente, o C4 abaixo das 1500 rpm faz alguma ressonância de motor que nos outros 2 pura e simplesmente não existe.
          Em AE, também é o mais barulhento de todos (principalmente pela 5ª mais curta que obriga o motor a fazer mais rotação).

          Adicionalmente, e sendo um VTR Pack (tal como o que mencionas), tem jante 17 - algo que para além de bonito torna o carro extremamente eficaz e divertido a curvar no meio de uma serra, mas que leva a que se sintam muito mais os buracos, particularmente atrás - onde a suspensão dá pancadas secas fruto de um defeito de concepção do modelo.

          Convém aqui teres a noção de que os carros Franceses fofinhos "já eram"!
          Um C4 não é um Xantia, e mesmo o Renault também ficou mais duro com o tempo.

          Tenta ir para um modelo com jante mais pequena (penso que no Megane será 16). Jantes grandes (como as do C4 VTR Pack) são para quem está disposto a pagar isso no conforto.
          Eu estou, mas parece que infelizmente a tua esposa nem o pode fazer, pelo que a minha sugestão seria procurar as versões com jantes mais pequenas e talvez não olhar muito para o C4, que até tem uns excelentes bancos à frente, mas por serem mais ergonómicos do que moles.
          Pegando na opinião do RCA, concordo no geral e se eu fosse a ti, optaria nesta altura por um carro de concepção mais recente, optando portanto pelo 308 ou Megane.
          A título pessoal viria mesmo o 308 por gostar mais do seu interior.

          Depois, o conforto sem dúvida que é melhor com as jantes mais pequenas, 15" ou 16".

          O Megane III, como já referi por várias vezes, é muito confortável com as jantes 15" (temos cá um na empresa, versão básica do dci 85cv 5 lugares), por oposição ao meu C4 Coupé VTR Pack que tenho, que conta com roda 17".
          Por outro lado, os bancos do C4 são bem melhores que os do Megane (na minha opinião).

          Depois, quanto à questão das ressonâncias, é curioso o RCA referir aquilo porque eu no C4 não noto isso, ao invés do MEgane! Eu até coloquei um post sobre isso logo no 1º dia que andei com o Megane lá no tópico deles, é que aquilo faz uma ressonância esquisita mesmo, ali nas baixas rotações!

          Novamente, e sem nunca ter experimentado, para mim e se fosse comigo, optaria por um 308 c/ jante 16".

          Comentário


            #6
            quanto a esses modelos não conheço bem todos, por isso vou apenas falar da assistência, a qualidade de uma assistência não se deve generalizar, pois varia de concessionário para concessionário, lembro-me à uns tempos que aqui por viseu quem tinha um peugeot ia à citro fazer a manutenção, era bem mais barata e muito melhor, hoje em dia existem por cá dois concesionários citro e um peugeot e acho que estão ao mesmo nivel. por isso verifica na tua zona como é a assitência da marca que comprares.

            Comentário


              #7
              Nenhum desses. Ford Focus!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por snitramm Ver Post
                Nenhum desses. Ford Focus!


                então o homem já decidiu que seria um daqueles 3 e vens aqui falar no Focus para quê??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post


                  então o homem já decidiu que seria um daqueles 3 e vens aqui falar no Focus para quê??


                  Porque é um exemplo em conforto! Devido a sua suspensão mol

                  Agora a falar a sério, eu decidia-me entre o C4 ou o Megane, pelo menos no 307 que andei não notei que a suspensão fosse assim tão mol, estava mais num equilíbrio entre o desportivo e mol
                  Como nunca andei num 308, dei o outro como referência.

                  Comentário


                    #10
                    Eu ainda ontem entrei num 308, e aquilo mete medo, os plásticos, são muito fracos.

                    Quanto à opção escolhia o C4, mas como queres conforto, escolhia o megane com jantes de 16

                    P.S. Também existe jantes de 15

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Diogoo Ver Post
                      Eu ainda ontem entrei num 308, e aquilo mete medo, os plásticos, são muito fracos.

                      Quanto à opção escolhia o C4, mas como queres conforto, escolhia o megane com jantes de 16

                      P.S. Também existe jantes de 15


                      fogo,eu nem quero imaginar o carro em que andas!! deve ser algum Rolls Royce

                      Toda a crítica foi unânime em dizer que a qualidade geral do 308 foi um grande salto qualitativo relativamente ao 307, e que estava no topo do segmento, à data de lançamento...

                      Lá que digas que ALGUNS plásticos são maus é uma coisa.... pois isso é comum a muitas, muitas marcas! BMW inclusivé, conforme todas as críticas ao Série 1, por exemplo (digo isto pelo teu avatar mostrar o símbolo da BMW), e a Mercedes também, com o seu 1º ML...

                      Comentário


                        #12
                        Experimenta um Octavia, que está dentro desses preços na versão greenline e não é duro de suspensão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Diogoo Ver Post
                          Eu ainda ontem entrei num 308, e aquilo mete medo, os plásticos, são muito fracos.

                          Quanto à opção escolhia o C4, mas como queres conforto, escolhia o megane com jantes de 16

                          P.S. Também existe jantes de 15
                          Tens mesmo a certeza q entraste num 308 ou gostas de usar hipérboles apenas por usar
                          Até me podem acusar de faccioso, mas um gajo de vez em quando lê com cada coisa q até fica com os olhos esbugalhados Havias de dizer o q achaste de fraco no 308 pq nesse, sei eu onde estão os defeitos...

                          Acabando com o off-topic e respondendo ao autor, entre o 308 e o Megane, são modelos muito homogéneos dentro do segmento. O 308 já não segue os padrões de conforto q a marca tinha há uns anos atrás, mas o meu tem jante de 17" e é bastante confortável, pois o conforto não se revela apenas pelo esquema de suspensão! Motor com provas mais q dadas, comportamento honesto e um interior muito espaçoso, desafogado e luminoso.
                          O Megane é um carro q me desilude a partir do momento em q olho para ele, pois acho-o perfeitamente banal no exterior e demasiado suavizado no interior. Mas aqui já entramos nos gostos subjectivos. Não conheço o carro de forma profunda, apenas o q vi quando sondei os modelos na altura de comprar, mas conheço uma pessoa q tem um, já teve um trato forçado devido à profissão da dona, e tirando um ou outro problema q já deu (devido ao trato, não sei especificamente o q foi mas não acho q não foi nada do outro mundo) a pessoa está bastante satisfeita com ele.

                          Portanto é questão de experimentar, fazer contas ao equipamento, aos preços, e decidir sem medo pois com qualquer um deles se vai bem servido.

                          Quanto ao C4, já não o aconselho pois ainda q tenha sido uma grande evolução para a Citroen, já não acompanha os standards do segmento. Foi um óptimo carro, e se a decisão se basear unicamente no preço é sem dúvida a melhor escolha, mas de todas as pessoas q conheço q têm um, não há sequer uma q não se queixe da qualidade de montagem e dos barulhos q o carro faz. Mas de resto não conheço falhas ou defeitos no modelo em si.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                            Qual o valor que dão pela retoma na Renault para o carro ficar a esse preço?

                            Podes por aí a foto do modelo exacto?
                            Obrigado.
                            Caro Hugo

                            O valor que me oferecem na retoma é de 3.500,00 €. Mas além disso fazem-me mais um desconto, por isso o preço final é aquele. É muito ou é bom?
                            Não possuo imagens exactas do modelo que vi, e na net aparece quase sempre as de topo de gama. No entanto o modelo é aquele que coloquei no meu 1º post (Mégane Berlina, Dynamique 1.5 dCi 90cv FAP ECO2) e que se consultares o site da Renault facilmente consegues ver qual é.
                            Messmo assim coloco aqui 2 imagens que se aplicam ao meu caso.
                            Ficheiros anexados

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Se fosse comprar hoje, iria para o Megane, pois é um modelo mais recente que tem menos 5 anos de concepção do que o C4, e isto nota-se.

                              Adicionalmente, e sendo um VTR Pack (tal como o que mencionas), tem jante 17 - algo que para além de bonito torna o carro extremamente eficaz e divertido a curvar no meio de uma serra, mas que leva a que se sintam muito mais os buracos, particularmente atrás - onde a suspensão dá pancadas secas fruto de um defeito de concepção do modelo.

                              Convém aqui teres a noção de que os carros Franceses fofinhos "já eram"!
                              Um C4 não é um Xantia, e mesmo o Renault também ficou mais duro com o tempo.

                              .
                              Obrigado pela tua opinião e partilha de experiência.

                              Realmente, sendo 5 anos de diferença da concepção entre o Mégane e o C4, as diferenças devem-se notar pois a tecnologia está sempre a evoluir, como não conheço nenhum só experimentando.

                              Esclareço que o VTR Pack trás de série jantes de 16" , tal como os outros 2 modelos que aqui falei.
                              O pormenor que falas da suspensão atrás dar pancadas secas já é mais um ponto negativo para o C4.

                              Apesar dos carros franceses se terem tornado mais duros, do que antigamente, continuam a ser os mais confortáveis do mercado, ou não? Claro falando do segmento C e com valores € aproximados a estes.

                              Abraço

                              Comentário


                                #16
                                só por curiosidade, chegaste a perguntar nesses casos todos, qual o custo da manutenção\substituição do fap?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  quanto a esses modelos não conheço bem todos, por isso vou apenas falar da assistência, a qualidade de uma assistência não se deve generalizar, pois varia de concessionário para concessionário, lembro-me à uns tempos que aqui por viseu quem tinha um peugeot ia à citro fazer a manutenção, era bem mais barata e muito melhor, hoje em dia existem por cá dois concesionários citro e um peugeot e acho que estão ao mesmo nivel. por isso verifica na tua zona como é a assitência da marca que comprares.
                                  Olá

                                  Relativamente ao concessionário Peugeout onde fui, tenho boas referências de um amigo que comprou lá uma carrinha 308 há 2 anos e tem feito lá as revisões. Os concessionários da Renault e da Citroen não tenho qualquer referência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    pois se calhar deves verificar melhor é esse item, pois na minha opinião esse seria um factor de peso na escolha de uma marca.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      só por curiosidade, chegaste a perguntar nesses casos todos, qual o custo da manutenção\substituição do fap?
                                      Não, em nenhum stand perguntei custos de manutenção/revisões.
                                      Mas, correndo o risco de estar errado, a ideia que tenho é que entre estas 3 marcas os custos são bastante semelhantes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        pois, mas acho que devias saber os montantes, pois ouve-se falar entre 1000 a 1500€ em cada 100 000 km's +\-.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                          pois se calhar deves verificar melhor é esse item, pois na minha opinião esse seria um factor de peso na escolha de uma marca.
                                          Acabei agora mesmo de falar com um amigo que tem um amigo mecânico na Citroen.
                                          Obviamente pedi-lhe para falar com ele e saber mais pormenores sobre o C4. Nada melhor do que falar com a pessoa que dá assistência ao carro na marca.
                                          Assim que tiver noticias digo alguma coisa.

                                          Fica a faltar alguém conhecido na Renault.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            pois, mas acho que devias saber os montantes, pois ouve-se falar entre 1000 a 1500€ em cada 100 000 km's +\-.
                                            Esses valores são para mudar o FAP? Já tiveste essa experiência?
                                            De qualquer maneira até chegar aos 100.000 km's devo demorar alguns 5 anos, ou perto disso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gemini Ver Post


                                              fogo,eu nem quero imaginar o carro em que andas!! deve ser algum Rolls Royce

                                              Toda a crítica foi unânime em dizer que a qualidade geral do 308 foi um grande salto qualitativo relativamente ao 307, e que estava no topo do segmento, à data de lançamento...

                                              Lá que digas que ALGUNS plásticos são maus é uma coisa.... pois isso é comum a muitas, muitas marcas! BMW inclusivé, conforme todas as críticas ao Série 1, por exemplo (digo isto pelo teu avatar mostrar o símbolo da BMW), e a Mercedes também, com o seu 1º ML...
                                              Eu achei que eram fracos, em relação à concorrência, por exemplo mexi nos botões do ar condicionado, e eram duros, e a rodar faziam barulho, o que para mim, é bastante irritante
                                              Editado pela última vez por Diogoo; 05 August 2010, 17:27.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JoseCC Ver Post
                                                Esses valores são para mudar o FAP? Já tiveste essa experiência?
                                                De qualquer maneira até chegar aos 100.000 km's devo demorar alguns 5 anos, ou perto disso.
                                                o unico que vi mudar foi de um taxi (vizinho), num peugeot 407 hdi e pagou cerca de 1200€, á um ou dois anos atrás. nestes motores mais pequenos não sei bem, já ouvi por aqui rumores desses valores por isso a minha curiosidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Afcivic, esse valor de 1200€ não foi, seguramente, apenas para a troca do FAP. Cá pra mim isso meteu mais alguma peça ao barulho

                                                  O 407 mudava, quando saiu, aos 145.000kms, e desde aí o motor já evoluiu e acima de tudo o prazo prolongou-se - não sei precisar, pq não encontro a quilometragem para troca actual, mas acho q já terá subido para os 170.000kms. Também não tenho o 308 ao pé de mim para ver no manual de manutenção...
                                                  Para o 407 q tenho em casa, propuseram-me (numa oficina oficial) trocar não o FAP em si, mas apenas o miolo por um novo, mantendo a carcaça q não se degrada em casos normais. E a peça acaba por ficar mais na casa dos 500€. Um FAP completo, novo, andava à volta dos 800€ há uns anos atrás.
                                                  Mas talvez não seja uma solução proposta em todas as oficinas, afinal de contas o negócio das peças de substituição ainda faz grande parte dos lucros das marcas.
                                                  Editado pela última vez por Edge; 05 August 2010, 17:46.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pois, ele mudou porque acendeu a luz da centralina, e esse foi o valor que pagou se levou mais alguma coisa....... até porque o carro nunca mais ficou igual, volta e meia acendia a luz, ficou mais sensivel ao tipo de trajecto citadino.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mesmo com o FAP novo? Estranho. O do 407 já chateou duas ou três vezes, quando andava em zonas mais húmidas, mas assim q mudava de ares e secava (suponho ), o aviso desaparecia. Também depende do trato q se lhe dá, para entupir mais ou menos o filtro, o meu faz muita AE e isso serve para se regenerar.

                                                      Mas se o teu vizinho trocou o filtro e continua a dar erros no computador de bordo, toca a refilar na oficina

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pois, por isso já disse mais atrás, a assistência é muito importante aquando da compra, e no caso dele desistiu e comprou um mercedes, apenas disse que se tiver problemas com o fap, o taxi seguinte será a gpl.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por snitramm Ver Post
                                                          Nenhum desses. Ford Focus!
                                                          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                          Experimenta um Octavia, que está dentro desses preços na versão greenline e não é duro de suspensão.
                                                          Bem, já só falta o Kia Cee'd

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                                                            #30
                                                            A peugeot tem (ou teve até ao fim de Julho) a decorrer uma campanha em que anuncia o preço de 19.880€ (se não me engano!) para esse 308. Somando mais 1000 ou 1200€ para a pintura metalizada e despesas de legalização e transporte, seria suposto o preço final ficar mto perto dos 21.000€. Esses preços foram obtidos quando? A peugeot anuncia preços "fantásticos" e depois na realidade.. ha e tal.. são mais 2500€ do que o anunciado.


                                                            Correcção: Lembrei-me que o preço anunciado inclui abate de veículo com mais de 15 anos, que o user não tem!
                                                            Editado pela última vez por figon; 05 August 2010, 20:01.

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