Boas tarde,
Tive um problema este domingo com o meu Golf IV 1.4 gasolina e porque ainda não chegou à oficina vinha consultar a vossa opinião.
Saí da Maia de manhã rumo a Madrid, via Vilar Formoso. Fui num ritmo de 140 na A1 e 120 na A25, sensivelmente. Ao entrar em Espanha na auto-estrada estiquei um pouco mais, terei feito uns 15-20 kms entre os 150 e os 160.
Sem nenhum sinal prévio e cerca de 30 km para lá da fronteira começa o sinal de óleo a piscar intermitente em vermelho. Não parei naquele momento imediato, por não querer encostar de qualquer maneira em curva na auto-estrada, mas percebi que era grave e cerca de 1,5km/2km adiante, numa descida em recta, parei (no momento em que estava praticamente a parar senti a bateria ir abaixo, não sei se é "expectável"). Saco do livro de instruções e vejo que das duas uma ou seria falta de óleo (o que estranhei - o carro fez revisão dos 90.000 na marca há um mês, incluindo obviamente mudança de óleo) ou algo mais grave tendo que ver com a pressão do óleo. Na dúvida coloquei um pouco de óleo apesar de a vareta indicar que tinha óleo q.b..
Ao tentar ligar novamente a bateria lá pegou mas passou a ouvir-se um barulho no motor como se fosse "ferro contra ferro" que se ouve (até aí o motor não fizera esse ruído). Tanto quanto percebo, o motor ficou sem óleo... estava com uma saída a 500 metros e o que fiz foi levar o carro até à saída e parar logo a seguir. Terei feito uns 800 a 1000 metros desde a paragem até imobilizar o carro. O carro estará entre hoje e amanhã a chegar ao Porto.
O carro no momento do problema tinha feito 900 km desde a revisão na VW no início de Julho (dos 90000km), em que entre outras coisas obviamente foi mudado o óleo e o filtro.
Gostava de ter a vossa opinião pois estou preocupado com o que possa ter acontecido. Pedi para o carro ser trazido ao concessionário VW que fez a revisão, a quem já liguei a avisar, e deram a entender que poderá ser um problema de "bomba de óleo"... Só que para além disto tenho obviamente receio do dano que isto possa ter causado ao motor. Em suma, que a factura seja pesada.
Este tipo de situações é mais devido a sorte / azar do que outra coisa, ou será de estranhar ocorrer tendo sido feita uma revisão "grande" tão recentemente ?
Já agora este carro sempre sofreu do problema conhecido dos VW gasolina 1.4 que é o consumo excessivo de óleo.
Obrigado pelo vosso "input",
Tive um problema este domingo com o meu Golf IV 1.4 gasolina e porque ainda não chegou à oficina vinha consultar a vossa opinião.
Saí da Maia de manhã rumo a Madrid, via Vilar Formoso. Fui num ritmo de 140 na A1 e 120 na A25, sensivelmente. Ao entrar em Espanha na auto-estrada estiquei um pouco mais, terei feito uns 15-20 kms entre os 150 e os 160.
Sem nenhum sinal prévio e cerca de 30 km para lá da fronteira começa o sinal de óleo a piscar intermitente em vermelho. Não parei naquele momento imediato, por não querer encostar de qualquer maneira em curva na auto-estrada, mas percebi que era grave e cerca de 1,5km/2km adiante, numa descida em recta, parei (no momento em que estava praticamente a parar senti a bateria ir abaixo, não sei se é "expectável"). Saco do livro de instruções e vejo que das duas uma ou seria falta de óleo (o que estranhei - o carro fez revisão dos 90.000 na marca há um mês, incluindo obviamente mudança de óleo) ou algo mais grave tendo que ver com a pressão do óleo. Na dúvida coloquei um pouco de óleo apesar de a vareta indicar que tinha óleo q.b..
Ao tentar ligar novamente a bateria lá pegou mas passou a ouvir-se um barulho no motor como se fosse "ferro contra ferro" que se ouve (até aí o motor não fizera esse ruído). Tanto quanto percebo, o motor ficou sem óleo... estava com uma saída a 500 metros e o que fiz foi levar o carro até à saída e parar logo a seguir. Terei feito uns 800 a 1000 metros desde a paragem até imobilizar o carro. O carro estará entre hoje e amanhã a chegar ao Porto.
O carro no momento do problema tinha feito 900 km desde a revisão na VW no início de Julho (dos 90000km), em que entre outras coisas obviamente foi mudado o óleo e o filtro.
Gostava de ter a vossa opinião pois estou preocupado com o que possa ter acontecido. Pedi para o carro ser trazido ao concessionário VW que fez a revisão, a quem já liguei a avisar, e deram a entender que poderá ser um problema de "bomba de óleo"... Só que para além disto tenho obviamente receio do dano que isto possa ter causado ao motor. Em suma, que a factura seja pesada.
Este tipo de situações é mais devido a sorte / azar do que outra coisa, ou será de estranhar ocorrer tendo sido feita uma revisão "grande" tão recentemente ?
Já agora este carro sempre sofreu do problema conhecido dos VW gasolina 1.4 que é o consumo excessivo de óleo.
Obrigado pelo vosso "input",
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