Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor rachado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor rachado?

    Quais são os sintomas de um motor ou cabeça do motor rachados? O que se pode esperar desta situação? Alguma luz avisadora se acende?

    Passou-se algo de esquisito no carro de um amigo, motor 1.9 TDI 105 cv. Depois de ele ter andado a puxar por ele em 4ª, andando uma distãncia considerável (aí uns 30/40 km) sempre a 4000 rpm (ou mais), fez um barulho esquisito e só isso. Abrandou e aparentemente tudo está bem. Não fez mais nenhum barulho até agora. Estará mesmo bem? Nesta situação tenho ouvido dizer que o motor ou a cabeça pode rachar.
    (Por outro lado, também não entendi bem porque ele fez isto. Disse-me que era para ver a resistência do motor[:0][:0])

    #2
    Se calhar, já viu...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ClioII

      Se calhar, já viu...
      :D há com cada 1...

      Comentário


        #4
        Se tivesse rachado já tinha dado conta...

        O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

        Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..

        Comentário


          #5
          Sinceramente não entendo. Viva o dinheiro! Qualquer dia a malta espeta-se nos postes de electricidade, só para ver se os airbags estão a funcionar correctamente.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por ClioII

            Se calhar, já viu...
            pois[8]
            mas nao é suposto um motor rachar por andar 40 km as 4000 rpm...
            e se continua tudo bem sem perdas de agua nem de oleo nem de compressao é porque nao ta rachado!
            quanto a esse barulho, nao tera batido nada por baixo do carro?

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Andrade

              Quais são os sintomas de um motor ou cabeça do motor rachados? O que se pode esperar desta situação? Alguma luz avisadora se acende?

              Passou-se algo de esquisito no carro de um amigo, motor 1.9 TDI 105 cv. Depois de ele ter andado a puxar por ele em 4ª, andando uma distãncia considerável (aí uns 30/40 km) sempre a 4000 rpm (ou mais), fez um barulho esquisito e só isso. Abrandou e aparentemente tudo está bem. Não fez mais nenhum barulho até agora. Estará mesmo bem? Nesta situação tenho ouvido dizer que o motor ou a cabeça pode rachar.
              (Por outro lado, também não entendi bem porque ele fez isto. Disse-me que era para ver a resistência do motor[:0][:0])
              Gostou do resultado?
              Se fez isso duvido que seja algo tão probelmático. O motor, desde que não comece a sobre-aquecer demasiado aguenta até mais quilometros ao máximo das rotações. Pelo menos tem obrigação disso. Acho eu. Há aqui quem te saiba dizer muito melhor que eu. ;)
              Eu diria para ele ver o nivel do óleo..da àgua...e deixar de testar a resistência, senão qualquer dia testa o reboque.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por mundano

                Se tivesse rachado já tinha dado conta...

                O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

                Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..
                Eu também tenho um diesel (DCI). Qual é o regime máximo de rotação permitido, sem estragar o motor? Algumas vezes já fui às 3500/3600 rpm

                Comentário


                  #9
                  O teu amigo q n diga a mais ninguem q foi pra ver a resistencia do mtor, senao ouve o q nao quer. Q parvoice, a sorte é q mto provavelmente nada aconteceu.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Andrade

                    citação:Originalmente colocada por mundano

                    Se tivesse rachado já tinha dado conta...

                    O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

                    Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..
                    Eu também tenho um diesel (DCI). Qual é o regime máximo de rotação permitido, sem estragar o motor?
                    O corte. Quando tem :D

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Andrade


                      Eu também tenho um diesel (DCI). Qual é o regime máximo de rotação permitido, sem estragar o motor? Algumas vezes já fui às 3500/3600 rpm
                      Basta ter bom senso... E se fores a altas velocidades, em 5ª, ele também recebe mais ar pelo que ajuda a arrefecer..

                      Agora andar em 3ª ou 4ª a fazer estas experiencias, está sujeito..

                      Comentário


                        #12
                        Há com cada pancada

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Andrade

                          Quais são os sintomas de um motor ou cabeça do motor rachados? O que se pode esperar desta situação? Alguma luz avisadora se acende?

                          Passou-se algo de esquisito no carro de um amigo, motor 1.9 TDI 105 cv. Depois de ele ter andado a puxar por ele em 4ª, andando uma distãncia considerável (aí uns 30/40 km) sempre a 4000 rpm (ou mais), fez um barulho esquisito e só isso. Abrandou e aparentemente tudo está bem. Não fez mais nenhum barulho até agora. Estará mesmo bem? Nesta situação tenho ouvido dizer que o motor ou a cabeça pode rachar.
                          (Por outro lado, também não entendi bem porque ele fez isto. Disse-me que era para ver a resistência do motor[:0][:0])
                          O teu amigo é cá um bronco...:D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                            citação:Originalmente colocada por Andrade

                            Quais são os sintomas de um motor ou cabeça do motor rachados? O que se pode esperar desta situação? Alguma luz avisadora se acende?

                            Passou-se algo de esquisito no carro de um amigo, motor 1.9 TDI 105 cv. Depois de ele ter andado a puxar por ele em 4ª, andando uma distãncia considerável (aí uns 30/40 km) sempre a 4000 rpm (ou mais), fez um barulho esquisito e só isso. Abrandou e aparentemente tudo está bem. Não fez mais nenhum barulho até agora. Estará mesmo bem? Nesta situação tenho ouvido dizer que o motor ou a cabeça pode rachar.
                            (Por outro lado, também não entendi bem porque ele fez isto. Disse-me que era para ver a resistência do motor[:0][:0])
                            O teu amigo é cá um bronco...:D
                            :D

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por ClioII

                              Se calhar, já viu...
                              Pois...:D:D

                              Comentário


                                #16
                                Diz ao teu amigo para controlar o nível da água, do óleo, a temperatura, e para ganhar juízo. Se tiver dinheiro a mais eu dou-lhe o NIB.

                                Comentário


                                  #17

                                  Ai pa ver a resistência.. se não restisse era do género: "Que chato, venha outro.. " :D lolol..

                                  Um motor rachado, ou bloco rachado, pode ser caracterizado pela diminuição da compressão do motor, um significativo aumento da pressão no sistema de refrigeração (tubos inchados, etc), devido à possivel passagem de compressão para aí. Possivel existência de água no óleo. Entre outras. ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mundano

                                    Se tivesse rachado já tinha dado conta...

                                    O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

                                    Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..
                                    Tive a falar com ele agora. O barulho foi do tipo pancada.
                                    O que mais me espantou é que ele anda a fazer esta experiência, pois o carro está ainda está na garantia.
                                    Eu perguntei-lhe se ele estava com febre! Nem sei o que pensar:

                                    Se ou se [}]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Grande pancada que o homem tem... Que conclusoes tirou dai?

                                      J agora os mais entendidos na materia, digam (pois eu tambem nao sei) qual o prblema de um motor diesel andar na ordem das 4000 rpm.

                                      Segundo sei o redline so começa nas 5000rpm e em muitos caso entra no redline é o caso do meu hdi. pois ja teve nas 5200 rpm (uns segunditos apenas).

                                      Pelo pouco que sei, a explicacao de os motores diesel nao gostarem tanto de alta rotacao tem a ver quem a taxa de compresao dentro da camara de combustao ser muito maior pois o diesel prescisa ser muito comprimido para explodir ao contrario da gasolina que é simplesmente incendiada pelas velas.

                                      Sei que andado perto do red line (leia-se 5000rpm) o motor sofre um desgaste mais prematuro, mas apenas isso.

                                      Ja tive um 106 1.5d e diga-se que fazia muita AE com ele e o ponteiro das rpm ia quase sempre nas 5000 ou la perto, ja nao tenho o carro mas um colega meu que ficou com ele, so me diz maravilhas do motor, gasta pouco nao consome uma gosta de oleo e ja tem 270 mil KM ....

                                      E esta??? Sera o bloco 1.5 atmosferico um super resistente, os motores turbinados nao aguentam andar perto das mesmas 5000?? Alguem sabe explicar?

                                      Afinal de contas um diesel so ja tem 5000 rpm marca, pleo efeito psicologico, pois se tivesse os contra rotacoes dos gasolina, ninguem ficaria sastifeito enquanto nao visse o ponteiro nas 8500rpm, pra ir ao café contar aos amigos. A continuar assim o conta rotacoes dos diesel vai ser dos 0 as 2000rpm.

                                      A diferenca que eu encontro é que devido aos turbo diesel terem mais binario e cavalos do que os diesel atmosfericos de igual cilindrada este nao prescisao de uma rotacao muito alta, até porque a "força" ta nas baixas rpm, o meu carro nao passa de 4500rpm em quinta pois nao tem força para mais mas se passa-se qual seria o problema?? Excluindo amulta claro pois a 5 velocidade se esgotasse seriam uns belos 230km/h...

                                      Se alguem quizer dar explicassoes plausiveis baseadas em factos , façam o favor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

                                        Grande pancada que o homem tem... Que conclusoes tirou dai?

                                        J agora os mais entendidos na materia, digam (pois eu tambem nao sei) qual o prblema de um motor diesel andar na ordem das 4000 rpm.

                                        Segundo sei o redline so começa nas 5000rpm e em muitos caso entra no redline é o caso do meu hdi. pois ja teve nas 5200 rpm (uns segunditos apenas).

                                        Pelo pouco que sei, a explicacao de os motores diesel nao gostarem tanto de alta rotacao tem a ver quem a taxa de compresao dentro da camara de combustao ser muito maior pois o diesel prescisa ser muito comprimido para explodir ao contrario da gasolina que é simplesmente incendiada pelas velas.

                                        Sei que andado perto do red line (leia-se 5000rpm) o motor sofre um desgaste mais prematuro, mas apenas isso.

                                        Ja tive um 106 1.5d e diga-se que fazia muita AE com ele e o ponteiro das rpm ia quase sempre nas 5000 ou la perto, ja nao tenho o carro mas um colega meu que ficou com ele, so me diz maravilhas do motor, gasta pouco nao consome uma gosta de oleo e ja tem 270 mil KM ....

                                        E esta??? Sera o bloco 1.5 atmosferico um super resistente, os motores turbinados nao aguentam andar perto das mesmas 5000?? Alguem sabe explicar?

                                        Afinal de contas um diesel so ja tem 5000 rpm marca, pleo efeito psicologico, pois se tivesse os contra rotacoes dos gasolina, ninguem ficaria sastifeito enquanto nao visse o ponteiro nas 8500rpm, pra ir ao café contar aos amigos. A continuar assim o conta rotacoes dos diesel vai ser dos 0 as 2000rpm.

                                        A diferenca que eu encontro é que devido aos turbo diesel terem mais binario e cavalos do que os diesel atmosfericos de igual cilindrada este nao prescisao de uma rotacao muito alta, até porque a "força" ta nas baixas rpm, o meu carro nao passa de 4500rpm em quinta pois nao tem força para mais mas se passa-se qual seria o problema?? Excluindo amulta claro pois a 5 velocidade se esgotasse seriam uns belos 230km/h...

                                        Se alguem quizer dar explicassoes plausiveis baseadas em factos , façam o favor.
                                        Vamos cá ver...Andas em 4ª durante 40 Km com um gasolina ás 6000 RPM´s(ou mais)? Eu não...[xx(]

                                        Transpões para diesel e ainda por cima,são carros geralmente bem mais "sensíveis"...[8)]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nao tou a dizer que atitudo do amigo do Andrade foi sensata, anda a "queimar" uma 4ª nao tem qualquer explicacao logica, a minha questao é porque a barreira psicologica das 4000rpm se os diesel tem o red line nas 5000rpm, no caso dos gasoline esse problema poes-se nas 6500rpm na grande maioria, excluindo os honda.

                                          Eu queria saber os porque de essa sensibilidade dos diesel. Sei que fui um pouco extencoe em cima, mas acho que ta la tudo para fazer passar a minha ideia. Basicamente quem tem um caro a gasolina usa todos os regimes de rotacao num diesel nao pq?

                                          Apenas mencionei um exmplo em primeira mao, conheço bem as diferenca de disponibilidade dos diesel / gasolina em alta rotacao, ai que saudades do 305 sr 1.6 duplo carburador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

                                            Eu nao tou a dizer que atitudo do amigo do Andrade foi sensata, anda a "queimar" uma 4ª nao tem qualquer explicacao logica, a minha questao é porque a barreira psicologica das 4000rpm se os diesel tem o red line nas 5000rpm, no caso dos gasoline esse problema poes-se nas 6500rpm na grande maioria, excluindo os honda.

                                            Eu queria saber os porque de essa sensibilidade dos diesel. Sei que fui um pouco extencoe em cima, mas acho que ta la tudo para fazer passar a minha ideia. Basicamente quem tem um caro a gasolina usa todos os regimes de rotacao num diesel nao pq?

                                            Apenas mencionei um exmplo em primeira mao, conheço bem as diferenca de disponibilidade dos diesel / gasolina em alta rotacao, ai que saudades do 305 sr 1.6 duplo carburador.
                                            Os "blocos" diesel são tão ou mais fiáveis que os gasolina!
                                            O probelma poêm-se é com a sensibilidade/"fragilidade" de alguns orgãos periféricos ao bloco ou seus integrantes, como injectores, turbos, common-rail, sensores, MAF´s, etc etc etc...

                                            Comentário


                                              #23
                                              assassino de carros.
                                              devia era a andar pé.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ele que veja se o barulho/pancada que ouviu não terá sido a protecção inferior do motor solta e a bater na estrada (Golf é mato).

                                                De resto é como o maxOr disse... ter atenção a barulhos esquisitos amanhã. Se não aquecer nem tiver nada estranho, tá bom.

                                                E porque é que não havia de estar? 4 mil rpm num tdi de 105cv? Acho que até o Tata Indica 1.4 diesel brincava com esse regime. 40 km? Mas isso é alguma coisa?

                                                Se ele quer mesmo ver a resistência desse motor, então que faça uns 70 km seguidos às 5.000-5.200 rpm. Ou em 4ª ou em 3ª, agora isso de 4 mil rpm nem é para os Tatas. ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por HDi_1.6



                                                  Ja tive um 106 1.5d e diga-se que fazia muita AE com ele e o ponteiro das rpm ia quase sempre nas 5000 ou la perto, ja nao tenho o carro mas um colega meu que ficou com ele, so me diz maravilhas do motor, gasta pouco nao consome uma gosta de oleo e ja tem 270 mil KM ....

                                                  E esta??? Sera o bloco 1.5 atmosferico um super resistente, os motores turbinados nao aguentam andar perto das mesmas 5000?? Alguem sabe explicar?
                                                  Depois da barracada do 1.4d a PSA para limpar a sua imagem não poupou esforços e substituiu o maldito 1.4d por esse 1.5 também atmosférico. Trata-se de um motor pensado praticamente apenas para ser fiável, económico e nada mais.
                                                  O facto de não ter turbo também ajuda a obter uma fiabilidade acima da média, para alem do próprio motor ser menos esforçado tem menos um componente (que pode ser considerado "frágil") a avariar. O resultado é que o meu mecânico que dá assistência a bastantes Saxo 1.5d diz que o motor é EXCELENTE. Na mão de vendedores que andam sempre a puxar (mas a puxar a sério) fazem mais de 200 mil km sem qualquer problema no motor, para o que sofrem é mesmo muito bom.;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eh pá. Isto é de loucos. [:0]
                                                    Qual é o carro do teu amigo?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu já andei mt mais km com o mesmo motor a 4000rpm... mas obviamente n foi em 4ª!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        4000rpm... n dava mais? Fraco!

                                                        Tenham juizo mase! Se foxem 5000rpm ainda va k n va... mas mesmo assim...

                                                        Qt ao diesel mais sensivel... conta outra!

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ora deixa-me cá ver o que sucede num motor rachado. O óleo perde as propriedades lubrificantes e escapa-se, queimando-se ou escorrendo; o mesmo sucede com o líquido refrigerante. Logo, como tem turbo, é o primeiro elemento a sofrer com a perda de propriedades do óleo e mesmo a perda deste. Tudo isto porque ambos os circuitos são invadidos quer com o líquido refrigerante, quer com o óleo. Além disto, estes podem desaparecer. Logo, dá-se pela rachadela com muita facilidade. Se não não se deu, é porque não está rachado. E manda o tipo ter juízo.
                                                          Estarei certo pessoal?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Andrade

                                                            citação:Originalmente colocada por mundano

                                                            Se tivesse rachado já tinha dado conta...

                                                            O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

                                                            Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..
                                                            Eu também tenho um diesel (DCI). Qual é o regime máximo de rotação permitido, sem estragar o motor? Algumas vezes já fui às 3500/3600 rpm
                                                            Andas-lhe a fazer festas
                                                            O meu já foi às 5500rpm numa redução mas o corte é perto das 5000rpm.
                                                            Podes puxar por ele até às 4300rpm sem qualquer problema.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X