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As "revisões na marca" ainda são o que eram?

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    As "revisões na marca" ainda são o que eram?

    Bom dia pessoal,

    Comprei um Civic à umas semanas a um particular. Para me certificar que estava tudo ok com ele decidi fazer a revisão na Santomar (Santogal). Era a revisão dos 120 mil e por isso lá se mudou a correia de distribuição... assim se quimaram 600 euros. Ok mudaram os líquidos também... mas confesso que fiquei insatisfeito. Ao ler a factura vi que o óleo que lá puseram foi o GALP ENERGY PREMIUM 10w40... quando a HONDA aconselha SHELL HELIX 5w50 (está um autocolante no interior do capôt a dizer isto...). Óleo da GALP?? Sinceramente...
    Tudo bem, se é a SANTOMAR - SANTOGAL (representantes da HONDA) a usar esse óleo para o carro é porque sabem... ou então é porque as chamadas revisões na marca já não são o que eram, infelizmente. É o que eu acho. Com estas absorções entre empresas, cada vez mais há a procura de poupança em tudo... e quem acaba por sofrer as consequências é quem lá leva os carros. As consequências de um mau óleo não aparecem no início... vão surgindo... não digo que o óleo seja mau, mas se a HONDA aconselha um óleo porque é que a assistência da HONDA me coloca outro mais barato?

    Porém, embora um pouco desconfiado, senti-me mais seguro, dado que o carro foi assitido "na marca"...
    Quando me entregaram o carro, os tipos disseram-me que dentro em breve necessitaria de um kit de embreagem novo. Tive a CORAGEM de perguntar em quanto ficava... e lá ouvi o que não queria ouvir "ora... fica-lhe em 550 euros já com a mão de obra".
    Só o kit, sem montagem fica em 270 euros.

    Falei com um amigo que me disse que existe um importador de peças Honda perto de Odivelas. Liguei para lá e perguntei em quanto ficava este kit, disse-lhes que queria as peças ORIGINAIS. A resposta foi: o kit completo custa 110 euros mais IVA, ou seja, uns 140 euros... perguntei se era original, e disseram que sim, e que as peças eram da JAPANPARTS... (isto é alguma coisa de jeito...? já tinha ouvido falar mas não sei o que fazem estes tipos no mercado... as peças são boas?). Na Santomar disseram-me que o kit era da HONDA e não da JAPANPARTS.

    Estou com algum receio, não sei bem onde comprar... precisava de opiniões, já que na Santomar, apesar de andarem a reduzir a qualidade das "revisões", irão aconselhar-me a fazer a mudança lá... óbvio. Mas o meu receio é que me coloquem lá uma embreagem "da GALP" em vez de "SHELL", se é que me faço entender... já não confio na Santomar, além de ser extremamente caro.

    Cumps!
    Editado pela última vez por LEMF; 22 June 2011, 08:36.

    #2
    Quanto aos óleos, é tudo uma questão de acordos comerciais entre as marcas e as petrolíferas. Quem der melhores condições é que vende, por isso não penses que é por ser melhor ou pior.

    Quanto á embraiagem, as marcas não fazem componentes, logo está tudo dito. Convém é que sejam de marcas minimamente conhecidas e reputadas
    Mas como em tudo, o que para quem conhece é uma marca boa, para outros pode ser uma autentica desconhecida.

    Agora as revisões das marcas já não são o que eram

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      #3
      O óleo para o teu carro tÊm uma especificação, e esta é que têm que ser cumprida. Quer seja fabricado/vendido pela Galp, BP, Petronas, Esso, Cipol ou carrefour.
      A única diferença é que a Shell têm um acordo comercial com a Honda Europa e o importador da Honda para Portugal ou esse grupo de concessionários têm um contrato comercial com a Galp. Não sei qual é que é o espanto. Achas que um concessionário colocava óleo fora de especificação? E já agora, porque achas que o da Galp é mais barato?


      E porque um revendedor de peças vende mais barato o que queres fazer? Se é mais barato compra lá.
      Queres que a Honda venda mais barato?
      Se a tua entidade patronal te disesse que há uma outra pessoa disposta a fazer o teu trabalho por metade do salário, também eras obrigado a baixar o teu?

      Comentário


        #4
        Acho que ainda estas na secção old-school.

        Isso do óleo podes ter diferentes Stand´s oficias com várias marcas espalhadas por portugal, eles têm contratos com marcas de óleo. Claro que a especificação do óleo ou seja uma das coisas mais importantes é adequada.

        Eu já meti vários óleos no meu carro é o que me dou melhor é o shell Helix, mas o que o concessionário Ford daqui da zona usa é BP.


        Agora os preços, as peças podem ser melhor ou pior. É Honda tem sempre muitas peças vindas lá de fora, agora os importadores de peças as vezes conseguem é uns truques na alfândega dizendo que é material em bruto, em vez de ser produto acabado. Conheço um gajo que conseguia mandar vir material mais barata com essa manha.

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          #5
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          O óleo para o teu carro tÊm uma especificação, e esta é que têm que ser cumprida. Quer seja fabricado/vendido pela Galp, BP, Petronas, Esso, Cipol ou carrefour.
          A única diferença é que a Shell têm um acordo comercial com a Honda Europa e o importador da Honda para Portugal ou esse grupo de concessionários têm um contrato comercial com a Galp. Não sei qual é que é o espanto. Achas que um concessionário colocava óleo fora de especificação? E já agora, porque achas que o da Galp é mais barato?


          E porque um revendedor de peças vende mais barato o que queres fazer? Se é mais barato compra lá.
          Queres que a Honda venda mais barato?
          Se a tua entidade patronal te disesse que há uma outra pessoa disposta a fazer o teu trabalho por metade do salário, também eras obrigado a baixar o teu?
          Não estou à espera que a Honda baixe os preços, eles lá sabem das políticas comerciais deles. No meio disto tudo o que gostava de saber era se esta JAPANPARTS tem peças de qualidade já que nunca ouvi falar muito da empresa. Caso não tenham qualidade, irei comprar na Santomar só o kit e peço para me montarem noutro sítio qualquer...

          Em relação ao óleo, está explicado... mas confesso que no que toca a carros ainda sou um bocado "old school", tal como o Dano disse
          Prefiro as marcas "premium" de consumíveis e de peças da "marca" ou com renome às restantes marcas. No fundo acaba por ser reflexo de querer que os carros se mantenham perfeitos como se do stand tivessem saído, lol.

          Cumps!

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            #6
            As revisões na marca são uma treta, mudam óleos e penduram peças, e às vezes mal. Ninguém arranja nada.

            Os bons profissionais na maioria dos casos ganham o dobro a trabalhar por conta própria.

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              #7
              A Honda recomendava 15w50 no início dos anos 90. Podes ver aqui um dos cadernos que vinha com o meu Honda Concerto 1.6i-16:



              Apesar disso, já há muito que usava 10w40, começou ainda antes do final dos anos 90. E a muda de óleo passou a ser cada ano ou 10.000 kms; antes era a cada 5.000 kms ou 6 meses.

              O que eu acho particularmente importante é usar material de origem. Um amigo meu colocou uma correia da concorrência está agora a fazer um ano e vai trocá-la agora porque está a desfazer-se. Se colocares material da concorrência pode até calhar de ficares com peças com qualidade semelhante ao original... ou pode ficar abaixo disso, o que pode ser grave, por exemplo, numa correia de distribuição.

              Não sei qual é o motor que tens, presumo que seja um série D. Deve ter uma manutenção acessível à maioria dos mecânicos; mais importante que ser na marca, importa que seja um mecânico competente. Se não souberes onde ir, informa-te sobre preços numa Bosch Car Service.

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                #8
                Bom dia Gustavo,

                Esta revisão a que fui dos 120 000 (embora o carro tenha 114000 e qqr coisa), foi feita na Santomar precisamente por causa das correias de destribuição, para me dar alguma segurança de que foi bem feita e foi com peças de origem. E foi a primeira revisão que fiz desde que o comprei... embora tenha ficado frustrado com a história do óleo. Porém, tendo em conta que é um carro que quero para a vida (B16A2) porque sempre fui completamente louco por ele e agora consegui o "sonho", acho que foi a melhor opção ter levado o carro à Santomar... é a tal história: até podem colocar consumíveis da treta, mas as peças são as de "origem" suponho eu.

                Eu no fundo pondero comprar o tal kit de embreagem na Santomar, mas só no caso de não encontrar algo melhor fora. Só para se perceber o que estou para aqui a dizer - aconselharam-me a ligar para a Ondatec (oficina que não da Santogal mas especialista em Hondas). Liguei para lá e sei que o Sr. Carlos é expert na matéria, ao que ele me disse: pode colocar as peças de origem, mas já existem kits de embreagem muito melhores, com discos mais reforçados para esse carro e muito bons mesmo. Acredito nele, o homem só trabalha naquilo...
                O que eu quero neste carro é basicamente... tudo do melhor que houver por aí desde que não seja um exagero, em última análise as peças de origem. Não faço questão de estar a colocar peças da Spoon ou Muguen... mas se forem ao mesmo preço que as originais e eventualmente melhores até aceito, mas só porque conheço o nome destas marcas no mercado. A minha dúvida residia naquela JAPAN PARTS... já ouvi falar mas não tanto com a Muguen ou Spoon.

                Quero peças muito boas para o carro, se não encontrar um kit de embreagem com provas dadas de ser do melhor que aí há, opto então por ir à Santomar buscar o kit, e peço para montarem numa oficina particular. Mas antes desta opção terei que ver com a Ondatec o que me arranjam...

                Ps: além do B16A2, tenho um D15Z6.

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                  #9
                  Eu diria que nunca as revisões nas marcas foram boas, mas isso sou eu...

                  As marcas de óleos têm equivalências, o facto de ser de marca diferente não quer dizer que não seja o ideal para o teu carro, vês as normas, etc. do tal óleo Shell recomendado pela Honda, se o galp corresponder, então está tudo bem.

                  Quanto à embraiagem, vou dar-te um exemplo, os amortecedores do meu e46 são Sach mas depois têm o logo da BMW impresso por baixo de Sach, por isso a unica diferença entre comprar um Sach recomendado para o meu carro ou ir directamente à BMW é o preço...

                  Comentário


                    #10
                    É que a Honda, a Mercedes, a Fiat, têm fábricas de pastilhas, embraiagens, farois, correias...

                    Comentário


                      #11
                      Se queres marcas de embraiagem conhecidas, então compra Sachs ou LUK.

                      Como alternativas tens a Nipponparts, Blueprint e a Japanparts

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                        #12
                        Vou desenterrar aqui este tópico para perguntar se conhecem lojas onde vendam Japanparts, preciso de uma bomba de gasolina (ref. PB-998) e até agora só encontrei duas empresas, a Ambroauto que não atende telefones e já deve ter fechado e a Vielpeças que estive agora à conversa e talvez consigam importar da fábrica demorando uns dias a chegar. Conhecem mais algum representante? Japanparts ou Ashika, que é exactamente a mesma coisa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                          Vou desenterrar aqui este tópico para perguntar se conhecem lojas onde vendam Japanparts, preciso de uma bomba de gasolina (ref. PB-998) e até agora só encontrei duas empresas, a Ambroauto que não atende telefones e já deve ter fechado e a Vielpeças que estive agora à conversa e talvez consigam importar da fábrica demorando uns dias a chegar. Conhecem mais algum representante? Japanparts ou Ashika, que é exactamente a mesma coisa.
                          Experimenta procurar uma empresa que se chama MenaPeças ou ManaPeças, mas fica em Famões. Se és do Porto é um bocado difícil a menos que te enviem...

                          Cumps e boa sorte!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                            Experimenta procurar uma empresa que se chama MenaPeças ou ManaPeças, mas fica em Famões. Se és do Porto é um bocado difícil a menos que te enviem...

                            Cumps e boa sorte!
                            Obrigado, vou tentar! Pode ser que enviem, também é mesmo só o motor da bomba de gasolina

                            Comentário


                              #15
                              15w50 ???? fonix isso é grosso demais nao ??

                              No meu civic uso 5w40 bp 7000 sport

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