Encontrei hoje um ex-colega que já não via há uns 6 ou 7 anos. Vinha num Megane como o meu, coisa que estranhei porque, sendo filho de um empresário de algum sucesso, costumava andar mais bem montado. Afinal, era um carro de substituição dado pelo seguro, porque o dele, comprado há menos de 6 meses, ainda nem tinha 10 mil kms, avariou. Ia muito bem na estrada, quando de repente começa a ouvir uma série de barulhos metálicos, o carro começa a soluçar e pronto, morreu logo ali. Pelo barulho ele pensou que o motor se tinha partido todo, e pelos vistos não estava muito longe da verdade.
Chamou a assistência em viagem que levou o carro para o concessionário. Ontem os mecânicos disseram-lhe o que se passou:
A correia da distribuição saltou!
O caso é um pouco mais complicado que isto. Ao que parece, havia uma fuga de óleo na árvore de cames (defeito de fabrico) que estava a pingar para cima da correia de distribuição e que, pelos vistos, a fez saltar do sítio. Além disso, a própria correia já estava um bocado carcomida pelo óleo a ferver ali a cair-lhe sempre em cima. Os mecânicos disseram-lhe que, se a correia não saltasse acabava por partir!
Felizmente, o concessionário assumiu e está a reparar a avaria ao abrigo da garantia, porque se assim não fosse tinha ali conserto para mais de 5000 euros.
Isto deixa-me a pensar sobre a complexidade de uma máquina como um automóvel. Há tanta coisa que pode correr mal, que ninguém pode dizer que tem 100% de confiança no seu automóvel!
Chamou a assistência em viagem que levou o carro para o concessionário. Ontem os mecânicos disseram-lhe o que se passou:
A correia da distribuição saltou!
O caso é um pouco mais complicado que isto. Ao que parece, havia uma fuga de óleo na árvore de cames (defeito de fabrico) que estava a pingar para cima da correia de distribuição e que, pelos vistos, a fez saltar do sítio. Além disso, a própria correia já estava um bocado carcomida pelo óleo a ferver ali a cair-lhe sempre em cima. Os mecânicos disseram-lhe que, se a correia não saltasse acabava por partir!
Felizmente, o concessionário assumiu e está a reparar a avaria ao abrigo da garantia, porque se assim não fosse tinha ali conserto para mais de 5000 euros.
Isto deixa-me a pensar sobre a complexidade de uma máquina como um automóvel. Há tanta coisa que pode correr mal, que ninguém pode dizer que tem 100% de confiança no seu automóvel!
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