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Tive de pôr óleo a poucos kms da revisão...

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    Tive de pôr óleo a poucos kms da revisão...

    Boas,

    Fiz outro dia uma viagem Porto-Palmela, parei na ES de Aveiras e eis que o indicador de óleo acendeu...

    Verifiquei o nível e estava um pouco acima do mínimo, como tenho um pouco de receio e ainda ia fazer uns bons 400kms comprei óleo (30 e tal euros !) e coloquei cerca de meio litro..

    A questão é, deveria ter aguentado e assim que voltasse ao Porto fazia a revisão, ou fiz bem em abastecer de óleo?

    Já agora sabem dizer-me o que é verificado na revisão? Óleo e filtros?

    Obrigado

    #2
    Claro que fizeste bem !
    Isto se compraste oleo com as mesmas especificações do oleo que ja esta no motor! Caso contrario sugeria mudar o oleo todo o mais rapido possivel.

    A revisão varia conforme o numero de Km's do carro , fabricante ....e vontade do mecanico.

    São trocados normalmente , Oleo, filtros de : Ar, Combustivel, Oleo, Habitaculo . Niveis de liquido refrigeração, pastilhas de travão etc...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Discovery Ver Post
      Claro que fizeste bem !
      Isto se compraste oleo com as mesmas especificações do oleo que ja esta no motor! Caso contrario sugeria mudar o oleo todo o mais rapido possivel.

      A revisão varia conforme o numero de Km's do carro , fabricante ....e vontade do mecanico.

      São trocados normalmente , Oleo, filtros de : Ar, Combustivel, Oleo, Habitaculo . Niveis de liquido refrigeração, pastilhas de travão etc...
      Sim, comprei o mesmo que estava escrito no papel da última mudança de óleo, acho que era 5w-20, como não percebo nada, não sei se basta essa indicação..

      Comentário


        #4
        Se compras-te o mesmo entao nao tem problema...

        Que carro é ? e quantos km's tem ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nsb Ver Post
          Boas,

          Fiz outro dia uma viagem Porto-Palmela, parei na ES de Aveiras e eis que o indicador de óleo acendeu...

          Verifiquei o nível e estava um pouco acima do mínimo, como tenho um pouco de receio e ainda ia fazer uns bons 400kms comprei óleo (30 e tal euros !) e coloquei cerca de meio litro..

          A questão é, deveria ter aguentado e assim que voltasse ao Porto fazia a revisão, ou fiz bem em abastecer de óleo?
          Mal não fizeste, porque tava a chegar ao mínimo mas também ele com certeza que aguentava mais um pouco

          Já agora sabem dizer-me o que é verificado na revisão? Óleo e filtros?
          Mudança de óleo e filtro do óleo, depois depende da quilometragem em que o carro se encontra

          Obrigado

          Só uma coisa quando fizeres atestos, certifica-te que usas sempre a mesma graduação e a mesma marca

          Outra coisa os intervalos de manutenção são estipulados pela condução normal de clientes, ou então em casos mais avançados pela qualidade do óleo, já existem carros com esses sensores.

          Logo se fizeres uma viagem sempre com velocidades proibitivas, ou muita serra é normal que o óleo acabe por ser deteriorar mais rapidamente.
          E também existe marcas mais propícias a "gastar" óleo.

          Comentário


            #6
            Discovery: o carro é um Golf V 1.9tdi, cerca de 50000km..

            Dano: Bem, graduação e marca anterior é que já não sei.. o melhor é levar o carro à revisão e dizer o que fiz..

            Quanto à minha condução não é muito económica, nesta viagem por exemplo, andei em média nos 150. A marca que comprei foi Galp, comprei a primeira que me apareceu à frente pois não percebo grande coisa eheh..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dano Ver Post
              Só uma coisa quando fizeres atestos, certifica-te que usas sempre a mesma graduação e a mesma marca
              Onde é que foste buscar isso?

              Já que até falamos de um TDI, devo dizer-te que o manual de instruções não só não diz nada disso, como ainda prevê que o cliente possa misturar o óleo com a norma 505.01 (sem ser long-life) com o 506.01 (long life), desde que dentro de determinados valores de acréscimo.


              Para o autor do tópico, eu aconselharia a olhar para o que diz a embalagem desse óleo.
              Se é um Golf V tdi, suponho que seja o 2.0 que leva óleo 507.01, que está preparado para veículos com filtro de partículas, e neste caso podes ter misturado com um óleo que não tem nada a ver, e isso não será o ideal.

              Comentário


                #8
                Cada marca tem as suas propriedades dentro da mesma norma, e podem reagir com as outras tornando um óleo pior.


                Foi isto que sempre me disseram, e foi dito por pessoal que dá formação a mecânicos.

                Comentário


                  #9
                  amigo fizeste muitissimo bem, atenção que em vez de gastares 30€ em oleo poderias ter que gastar muito muito muito mais, por experiencia propria uma vez fui andar com o meu carro e o oleo estava no minimo, e la se foi a cambota etc etc, ou seja, cambota nova, bronzeamento etc etc... por isso minimo nunca mais...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Onde é que foste buscar isso?

                    Já que até falamos de um TDI, devo dizer-te que o manual de instruções não só não diz nada disso, como ainda prevê que o cliente possa misturar o óleo com a norma 505.01 (sem ser long-life) com o 506.01 (long life), desde que dentro de determinados valores de acréscimo.


                    Para o autor do tópico, eu aconselharia a olhar para o que diz a embalagem desse óleo.
                    Se é um Golf V tdi, suponho que seja o 2.0 que leva óleo 507.01, que está preparado para veículos com filtro de partículas, e neste caso podes ter misturado com um óleo que não tem nada a ver, e isso não será o ideal.
                    É o Golf com o 1.9 TDI.

                    Ele referiu no post anterior ao teu.

                    Comentário


                      #11
                      Segundo o que já me responderam noutro forum (de Golfs) a denominação 5w-30 (e não 5w-20, como referi anteriormente) já indica a viscosidade, portanto devo ter feito bem.. apenas a marca se calhar não foi a mesma pois não sabia a anterior.

                      Comentário


                        #12
                        Golf V 1.9TDi, salvo erro, leva óleo com norma 505.01 (506.01 se long-life) e é 5W40!
                        Existem vários óleos 5W40 mas com a norma 505.01 não são muitos, há que ter atenção a esse pormenor, se bem que se o carro vai brevemente para revisão não será por ai que se vai "partir".
                        Só um aparte, o nível não deve ser visto imediatamente após desligar o motor, como dizes que viste na ES esperaste uns minutos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                          Golf V 1.9TDi, salvo erro, leva óleo com norma 505.01 (506.01 se long-life) e é 5W40!
                          Existem vários óleos 5W40 mas com a norma 505.01 não são muitos, há que ter atenção a esse pormenor, se bem que se o carro vai brevemente para revisão não será por ai que se vai "partir".
                          Só um aparte, o nível não deve ser visto imediatamente após desligar o motor, como dizes que viste na ES esperaste uns minutos?

                          Bem, eu guiei-me pelo que estava escrito no tal papel da revisão 5w-30!!..

                          Quanto ao nível do óleo verifiquei apenas meia hora depois.. ainda fui tomar um café

                          Comentário


                            #14
                            5w30 deve ser o long-life 506.01... mas nestes casos não vás por papeis porque até na marca fazem asneira, vê o manual do carro que ai é o certo.

                            Eu já me aconteceu ver o nível sem esperar e estava muito baixo, fui feito urso comprar óleo e quando voltei ao carro nem 1/3 do óleo que comprei precisava! À noite numa bomba de gasolina ficou-me cara a brincadeira!

                            Comentário


                              #15
                              Fizeste muito bem fica descansado. O meu Auris vai com 39 mil kms (fez a revisão a 9 mil, faltam 6 mil para a próxima) e acrescentei ontem cerca de 0.3L (ainda leva mais um sibo, vai para 0.5L a vontade). Mas prefiro assim, no meu caso 1L = 13€ mas ando mais descansado!

                              Faço alguma cidade e em AE geralmente entre os 140 e os 150 (e o meu tem caixa curta e é 1.4). Acredito que seja um consumo de óleo normal, concordam?

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                                #16
                                Originalmente Colocado por nsb Ver Post
                                Segundo o que já me responderam noutro forum (de Golfs) a denominação 5w-30 (e não 5w-20, como referi anteriormente) já indica a viscosidade, portanto devo ter feito bem.. apenas a marca se calhar não foi a mesma pois não sabia a anterior.
                                Neste caso específico, é mais importante a norma VW 50x.xx do que a viscosidade (que acaba por estar dentro dos valores correctos desde que obedeça à norma).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nsb Ver Post
                                  Boas,

                                  Fiz outro dia uma viagem Porto-Palmela, parei na ES de Aveiras e eis que o indicador de óleo acendeu...

                                  Verifiquei o nível e estava um pouco acima do mínimo, como tenho um pouco de receio e ainda ia fazer uns bons 400kms comprei óleo (30 e tal euros !) e coloquei cerca de meio litro..

                                  A questão é, deveria ter aguentado e assim que voltasse ao Porto fazia a revisão, ou fiz bem em abastecer de óleo?

                                  Já agora sabem dizer-me o que é verificado na revisão? Óleo e filtros?

                                  Obrigado
                                  Fizes te tu muito bem. tambem fiz o mesmo a faltar 1.000 klm para a revisao, nao me importei de gastar 30 euros para depois o deitar fora, primeiro esta a "saude" do carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Neste caso específico, é mais importante a norma VW 50x.xx do que a viscosidade (que acaba por estar dentro dos valores correctos desde que obedeça à norma).
                                    No entanto a garrafa não menciona nada de 50x.xx...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com a viscosidade 5w30, a garrafa de óleo a comprar deveria mencionar as normas VW504.00 (gasolina) e VW507.00 (diesel).

                                      Agora por dedução:
                                      - Como paraste na ES de Aveiras, provavelmente a garrafa de óleo que compraste foi da Galp,
                                      - se é realmente 5w30, mas não aparecem as normas que referi, possivelmente compraste Galp Formula G ou Galp Formula MZ 5w30 ou Galp Formula F 5w30
                                      -deverias ter comprado Galp Formula Loglife III.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JNuno Ver Post
                                        Com a viscosidade 5w30, a garrafa de óleo a comprar deveria mencionar as normas VW504.00 (gasolina) e VW507.00 (diesel).

                                        Agora por dedução:
                                        - Como paraste na ES de Aveiras, provavelmente a garrafa de óleo que compraste foi da Galp,
                                        - se é realmente 5w30, mas não aparecem as normas que referi, possivelmente compraste Galp Formula G ou Galp Formula MZ 5w30 ou Galp Formula F 5w30
                                        -deverias ter comprado Galp Formula Loglife III.


                                        Meaning...

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                                          #21
                                          Eu devo ser cá um sortudo...

                                          30.000 km sem acrescentos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            [Joke]És o maior DeceIi [/Joke]

                                            Confirmo que o meu levou no total 0.5L de acrescento (em 9 mil kms, BP Visco 5000 semi-sintético), faltam 6 mil para a mudança. Pareceu-me prudente regularizar o nível

                                            Comentário


                                              #23



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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Eu devo ser cá um sortudo...

                                                30.000 km sem acrescentos.
                                                Um renault a fazer 30k sem acrescentos! Que espetáculo de carro...

                                                Comentário

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