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Paraquedas para avião (uso prático)

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    Paraquedas para avião (uso prático)

    Esta idéia é bem interessante. Fico a imaginar se seria possível adaptar esta idéia a aviões comerciais (ou algo semelhante que pelo menos reduzisse a velocidade de uma queda a baixa altitude, pelo menos). Ainda que fosse possível, o custo e o tamanho da obra devia ser astronómico.


    LiveLeak.com - Real Aircraft Loses Wing, Lands Safely (Under Canopy)

    #2
    Já tinha pensado nisso bastantes vezes, mas também não sei se é possivel fazer um para-quedas para suportar uma avião comercial...

    Comentário


      #3
      eu tinha pensado também,

      mas em vez de ser o avião todo, ele "teria" de se libertar das asas, da fuselagem pesada e sair como uma metade de um cilindro ejectado pro ar,

      em que além dos pára-quedas haveria turbinas por baixo do semi-cilindro de forma a reduzir a força exercida nos pára-quedas.

      muito à filme..

      Comentário


        #4
        Mais viavel e' a ideia dos passageiros terem paraquedas e n o aviao. Mas ainda assim, uma ideia mto dificil de implementar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
          Mais viavel e' a ideia dos passageiros terem paraquedas e n o aviao. Mas ainda assim, uma ideia mto dificil de implementar.

          Mas a velocidade que circula um avião seria impossivel fazer um salto de para-quedas ! Para alem do tempo que demoraria 300 pessoas vestir um equipamento desses ...


          A ideia do HPseanpaul é mais viavel.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
            eu tinha pensado também,

            mas em vez de ser o avião todo, ele "teria" de se libertar das asas, da fuselagem pesada e sair como uma metade de um cilindro ejectado pro ar,

            em que além dos pára-quedas haveria turbinas por baixo do semi-cilindro de forma a reduzir a força exercida nos pára-quedas.

            muito à filme..


            Esta tua idéia é bem interessante e penso que perfeitamente possível, já que o peso da cabine sem o resto do avião não é assim tão grande. Tenho quase a certeza de que seria possível implementar algo deste género, mas o custo seria enorme, daí não terem posto em prática até hoje. Talvez não fosse eficaz em grandes quedas, mas certamente evitaria grande parte das mortes nos acidentes que ocorrem próximos aos aeroportos, onde a velocidade do avião é pouca e as fatalidades acabam por acontecer devido ao fogo.
            Editado pela última vez por Porco; 18 August 2010, 12:55.

            Comentário


              #7
              De qualquer maneira esse sistema não teria grande utilidade para acidentes que se dessem durante a descolagem ou aterragem.

              Talvez esteja enganado mas tenho ideia que é nessas alturas que se dão a grande maioria dos acidentes de aviação comercial...

              Comentário


                #8
                Por acaso vi há dias um programa em que demonstraram o sistema de pára-quedas implementado num mono-motor.

                Só que não era como no vídeo apresentado. O pára-quedas fazia com que o avião aterrasse mesmo na horizontal e o sistema pesava apenas 30 kilos.

                Tudo isto com poucos estragos para o avião.

                Um abraço, by Filas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                  De qualquer maneira esse sistema não teria grande utilidade para acidentes que se dessem durante a descolagem ou aterragem.

                  Talvez esteja enganado mas tenho ideia que é nessas alturas que se dão a grande maioria dos acidentes de aviação comercial...


                  Sim, é nessas alturas. Mas porque razão não teria utilidade? Imagina uma cabina de passageiros que se separasse do restante corpo do avião.. já evitava o fogo, que é a causa da maior parte das mortes nos acidentes em descolagens / aterragens. Não sei se te lembras do caso da Spanair por exemplo, mas o acidente deu-se a uma velocidade em que seria possível salvar muita gente caso o avião não tivesse explodido.

                  Comentário


                    #10
                    Existem várias ideias, mas todas elas esbarram num problema... custos.

                    Numa industria em que as margens de lucro estão tão apertadas (e cada vez mais).

                    Não é viável colocar sistemas que iria inflacionar os custos dos aviões, reduzir lotações, aumentar preço das viagens etc. etc.

                    A verdade nua e crua é que o transporte é seguro, e que os acidentes que acontecem são “insignificantes”.


                    Um aparte,

                    Os pára-quedas/acentos injectáveis de salvamento foram aplicados nos aviões de guerra na sua “essência” porque um piloto era muito valioso ($$$$$) e o custo dos sistemas de salvamento compensava o custo de formar um novo piloto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                      Esta tua idéia é bem interessante e penso que perfeitamente possível, já que o peso da cabine sem o resto do avião não é assim tão grande. Tenho quase a certeza de que seria possível implementar algo deste género, mas o custo seria enorme, daí não terem posto em prática até hoje. Talvez não fosse eficaz em grandes quedas, mas certamente evitaria grande parte das mortes nos acidentes que ocorrem próximos aos aeroportos, onde a velocidade do avião é pouca e as fatalidades acabam por acontecer devido ao fogo.
                      claro que isto teria de ser muito bem calculado,

                      em vez de pára-quedas poderia-se colocar balões com azoto onde o sistema de enchimento seria igual ao de um airbag com uma explosão para obrigar a insuflar numa questão de poucos segundos, ou então poderia ser usado como um sistema auxiliar ao pará-quedas,

                      A questão dos custos poderia ser apenas uma questão mas também temos que ver, a necessidade aguça o engenho, e a industria dos polímeros e materiais está a crescer é uma questão de encontrar os materiais ideais para cada situação.

                      Comentário


                        #12
                        Separar a cabine do resto do avião não é uma alternativa, quem estava cá em baixo é que levava com as asas, os motores a bagagem e os tanques a explodir em cima.
                        Só dá para ser executado nos oceanos e os tubarões agradecem, ou em zonas muito remotas no deserto aonde ganham um bronzeado em cinco minutos...
                        Talvez seja mais seguro ou salvar o avião inteiro ou não salvar nada, já que fica tudo numa área muito contida.

                        Comentário


                          #13
                          200+ toneladas a 900 km/h...
                          Duvido que seja possivel fabricar qualquer tipo de paraquedas/cabos que aguentem o esforço necessário.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                            200+ toneladas a 900 km/h...
                            Duvido que seja possivel fabricar qualquer tipo de paraquedas/cabos que aguentem o esforço necessário.

                            a cabine não pesa nem perto disso.. talvez umas 50T... não sei! Mesmo assim era difícil, mas não penso que seria impossível. Se calhar não há é vontade / dinheiro para tal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                              a cabine não pesa nem perto disso.. talvez umas 50T... não sei! Mesmo assim era difícil, mas não penso que seria impossível. Se calhar não há é vontade / dinheiro para tal.
                              então se a cabine que se soltasse fosse feita de "plástico com ligas de carbono, nano-tubos, ou titânio não se conseguia? depois o maior problema seriam os passageiros gordos...

                              limite 80kg.. é um bom limite.. já me incluo nele..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                então se a cabine que se soltasse fosse feita de "plástico com ligas de carbono, nano-tubos, ou titânio não se conseguia? depois o maior problema seriam os passageiros gordos...

                                limite 80kg.. é um bom limite.. já me incluo nele..

                                Boa idéia. Depois os gajos que pesassem mais pagavam 2 bilhetes para não exceder o peso. Bem, temos de patentear esta idéia, não vá alguém copiar

                                Comentário


                                  #17
                                  A parte do cilindro que se injecta, sendo ele uma cabina com todos os passageiros, tem muito que se lhe diga. Nos avioes mais pequenos, tipo jactos, os pilotos usam isso, mas, apesar de terem muito treino especifico, muitos deles ficam com fracturas e traumatismos na coluna e pescoço. Imagem isso numa pessoa normal, ou entao em crianças e idosos. Se calhar o melhor mesmo, era varios para-quedas, abertos em sequencia, de forma a abrandar o aviao. E o aviao ir-se desmantelando, como acontece nas descolagens do vaivem.

                                  Por falar nisso, vi isto hoje nas noticias.
                                  Vídeos Terra TV - Mundo | Avião perde asa e paraquedas evita morte de piloto
                                  Editado pela última vez por Goncaloibiza; 18 August 2010, 18:11.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                    A parte do cilindro que se injecta, sendo ele uma cabina com todos os passageiros, tem muito que se lhe diga. Nos havios mais pequenos, tipo jactos, os pilotos usam isso, mas, apesar de terem muito treino especifico, muitos deles ficam com fracturas e traumatismos na coluna e pescoço. Imagem isso numa pessoa normal, ou entao em crianças e idosos. Se calhar o melhor mesmo, era varios para-quedas, abertos em sequencia, de forma a abrandar o aviao. E o aviao ir-se desmantelando, como acontece nas descolagens do vaivem.

                                    Por falar nisso, vi isto hoje nas noticias.
                                    Vídeos Terra TV - Mundo | Avião perde asa e paraquedas evita morte de piloto

                                    é bem melhor esse risco do que uma morte certa, penso eu.
                                    Já agora, o vídeo é o mesmo do 1º post

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RuiS Ver Post

                                      Os pára-quedas/assentos injectáveis de salvamento foram aplicados
                                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                      A parte do cilindro que se injecta...

                                      mas injectam-se com quê??? heroína?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                        Boa idéia. Depois os gajos que pesassem mais pagavam 2 bilhetes para não exceder o peso. Bem, temos de patentear esta idéia, não vá alguém copiar
                                        acho melhor, e rápido não vá alguém do fórum dizer que já tinha pensado nisto..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                          é bem melhor esse risco do que uma morte certa, penso eu.
                                          Já agora, o vídeo é o mesmo do 1º post
                                          Nao tinha visto o teu link.
                                          Desculpa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            mas injectam-se com quê??? heroína?
                                            OK. ejectar ficava melhor.
                                            Editado pela última vez por Goncaloibiza; 18 August 2010, 22:07.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                              Corrige-me se faz favor. Qual a melhor forma de dizer o que disse?
                                              O verbo que pretendes é "Ejectar". Já agora, o que são havios? (perdão pelo off-topic)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                Esta idéia é bem interessante. Fico a imaginar se seria possível adaptar esta idéia a aviões comerciais (ou algo semelhante que pelo menos reduzisse a velocidade de uma queda a baixa altitude, pelo menos). Ainda que fosse possível, o custo e o tamanho da obra devia ser astronómico.


                                                LiveLeak.com - Real Aircraft Loses Wing, Lands Safely (Under Canopy)
                                                Não é possível adoptar esta ideia a um avião comercial...Tudo por uma questão simples, peso...Esta situação ocorreu com um avião que deve pesar uns meros 700/800 Kg o que a torna difícil aplicar num avião que pese 180 toneladas como o A330...Tudo o resto, são ideias, que da forma que as coisas tão a evoluir, não serão postas em prática...Os aviões querem-se cada vez mais leves, cada vez mais seguros, mas uma segurança que não prejudique a sua eficiência...Não acredito que alguma vez se verão paraquedas num avião comercial...E temos de saber distinguir a aviação comercial dos outros tipos de aviação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  O verbo que pretendes é "Ejectar". Já agora, o que são havios? (perdão pelo off-topic)
                                                  OK. obrigado pela correcção. Sao erros de escrita, por escrever sem ler no final, e com a pressa sai disto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cada caso é um caso ...

                                                    Neste caso foi um pequeno avião tipo "monte voçê mesmo" e o paraquedas funcionou como devia e era suposto funcionar.

                                                    No caso de um avião comercial o uso deste paraquedas será impossivel.

                                                    Ou descola ou cai . Se avaria lá em cima ,vai a planar até encontrar pista ou uma estrada larga para aterrar.

                                                    Estatisticamente continua a ser a maneira mais segura de viajar .

                                                    Mas a ideia era boa ... um filme tipo transformers podia pegar nesse argumento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      isto não é novidade nenhuma nos ultraleves, e o paraquedas em alguns ate ja é de serie

                                                      o que ando a usar para tirar o curso não tem paraquedas

                                                      maior que ultraleve e a vir de serie só conheço os cirrus

                                                      para aviões comerciais esqueçam

                                                      Comentário

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