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Reanault Clio II 1.5DCI 2001 - só pega à 2ª... RESOLVIDO - post 25.

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    Reanault Clio II 1.5DCI 2001 - só pega à 2ª... RESOLVIDO - post 25.

    Boas

    O meu pai tem um Renault Clio II 1.5 DCI de 2001 e anda com um problema.

    O carro raramente pega à 1ª, roda bem mas pode estar lá os segundos que quiser que o carro não pega.

    Depois desliga a chave e volta a ligar a ignição e pega que é uma maravilha.

    Já experimentei ligar a resistência 2x antes de dar à chave mas é a mesma coisa.

    Entretanto ele levou-o a um mecânico e este diz-lhe que é do "software"...

    Ah, da chave também não é visto que faz o mesmo com ambas.

    Alguém sabe o que poderá ser?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
    Boas

    O meu pai tem um Renault Clio II 1.5 DCI de 2001 e anda com um problema.

    O carro raramente pega à 1ª, roda bem mas pode estar lá os segundos que quiser que o carro não pega.

    Depois desliga a chave e volta a ligar a ignição e pega que é uma maravilha.

    Já experimentei ligar a resistência 2x antes de dar à chave mas é a mesma coisa.

    Entretanto ele levou-o a um mecânico e este diz-lhe que é do "software"...

    Ah, da chave também não é visto que faz o mesmo com ambas.

    Alguém sabe o que poderá ser?

    Obrigado.
    palpita-me que será o relé da ignição ou da injecção.

    Comentário


      #3
      Pois, não sei.

      Mesmo à primeira, aquilo roda como se não houvesse amanhã mas nunca chega a "fazer-se luz"!

      O meu pai disse-me que lhe tinham dito que era necessária uma "atualização de software"...

      O que deduzi foi que houvesse algum problema com o reconhecimento das chaves mas não entendo o facto de à 1ª ser raro pegar e à 2ª fazê-lo muito bem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
        Pois, não sei.

        Mesmo à primeira, aquilo roda como se não houvesse amanhã mas nunca chega a "fazer-se luz"!

        O meu pai disse-me que lhe tinham dito que era necessária uma "atualização de software"...

        O que deduzi foi que houvesse algum problema com o reconhecimento das chaves mas não entendo o facto de à 1ª ser raro pegar e à 2ª fazê-lo muito bem.
        Não há problema nenhum de software. É o relé de certeza. Leva-o á Renault que eles ligam á máquina e logo te dizem o que é.

        Comentário


          #5
          Se fosse do relé, nem sequer dava sinal de vida, nomeadamente do motor de arranque...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Se fosse do relé, nem sequer dava sinal de vida, nomeadamente do motor de arranque...
            Errado. O meu já teve o problema do relé e o motor de arranque umas vezes dava outra não.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              Errado. O meu já teve o problema do relé e o motor de arranque umas vezes dava outra não.
              Não percebeste ou expliquei-me mal. O motor de arranque dá SEMPRE e sempre com bastante força.

              Mas à 1ª, apesar do motor de arranque funcionar, este pode estar o tempo que for necessário a rodar que o motor nunca irá pegar. Depois à 2ª pega lindamente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                Não percebeste ou expliquei-me mal. O motor de arranque dá SEMPRE e sempre com bastante força.

                Mas à 1ª, apesar do motor de arranque funcionar, este pode estar o tempo que for necessário a rodar que o motor nunca irá pegar. Depois à 2ª pega lindamente.
                Lá está pode ser o relé da injecção. Ou então as velas. Mas inclino-me para o relé.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Lá está pode ser o relé da injecção. Ou então as velas. Mas inclino-me para o relé.
                  E tens ideia de quanto será o "prejuízo"?

                  É que o carro é do meu pai mas estou a pensar em comprá-lo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                    E tens ideia de quanto será o "prejuízo"?

                    É que o carro é do meu pai mas estou a pensar em comprá-lo...
                    Se fôr o Relé é coisa para 30 e poucos euros. Mas o melhor que podes fazer é levar á renault para eles ligarem á máquina. É a única forma de saberes o que se passa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Errado. O meu já teve o problema do relé e o motor de arranque umas vezes dava outra não.
                      O relé alimenta o motor de arranque.

                      Ora, se o relé não permitir a passagem de corrente para o motor de arranque, o motor de arranque nunca poderá dar "sinal de vida"...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        O relé alimenta o motor de arranque.

                        Ora, se o relé não permitir a passagem de corrente para o motor de arranque, o motor de arranque nunca poderá dar "sinal de vida"...
                        Há falhas intermitentes. Tive 2 tipos de problemas. no 1º o carro pegava normalmente e depois ia-se abaixo logo a seguir. Resolvido com troca de relé.
                        no 2º problema dava a chave mas o carro umas vezes nem sinal de motor de arranque outra dava sinal mas parecia que o motor estava descomandado. Aconteceu muito esporádicamente. Resolvido na última revisão com a limpeza de uma peça (não sei qual foi).

                        Comentário


                          #13
                          Pode tambem ser fuga de gasoleo no circuito de alimentação, nos carros a gasoleo qualquer fuga de gasoleo é chato e ate "ferrar" o sistema de gasoleo não pega.

                          Este tipo de problemas e comum no grupo VAG e OPEL pelo menos que eu tenha conhecimento, no caso do OPEL é mais nos vedantes dos injectores.

                          Comentário


                            #14
                            Do lado drt do motor acima da tampa da correia de distribuição tem uma sonda com encaixe rapido, vê se é isso, no meu acontecia exactamente a mesma coisa e era essa sonda que estava mal encaixada

                            Comentário


                              #15
                              Mais problemas...

                              Com a "falta de tempo" para ir resolver esta situação, quase que ficava apeado no meio do nada.

                              Fui passar uns dias ao Gerês e ontem aventurei-me numa estrada de areia à procura dum ponto de interesse.

                              Já depois de andar 4 kms na estrada de areia, o carro dá 2 soluços e desliga-se. Acendeu a luz vermelha parecida com uma torneira e a amarela da resistência/imobilizador ficou a piscar.

                              Dei à chave 1, 2, 3 vezes e apesar do motor de arranque rodar bem, o carro não pegou.

                              Abri o capot e reparei que o tubo do gasoleo que vai ter aquele balão para ferrar a bomba estava sem combustivel e que os outros tubos tinham bastantes bolhas.

                              Mandei umas bombadas nesse balão e tentei novamente ligar o carro. Nada na mesma.

                              Experimentei então dar à chave dando umas pisadelas no acelerador e lá pegou mas voltou a ir-se abaixo passado uns segundos.

                              Repeti o processo e ligou outra vez. Foi só o tempo de fazer inversão de marcha e morreu outra vez.

                              Mais uma vez tentei ligá-lo, o que aconteceu, e a partir daí começou a trabalhar mais ou menos normalmente. Já não se desligou, apenas continua a pegar normalmente só à segunda.

                              Ah e hoje de manhã, ao pegar ficou com um relantim muito instável e ouvia um tchhh tchhh tchhh.

                              Depois de aquecer ficou normal...

                              Amanhã já vou tentar levá-lo à renault. Entretanto se estas pistas forem suficientes para darem mais algumas sugestões, agradeço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                Mais problemas...

                                Com a "falta de tempo" para ir resolver esta situação, quase que ficava apeado no meio do nada.

                                Fui passar uns dias ao Gerês e ontem aventurei-me numa estrada de areia à procura dum ponto de interesse.

                                Já depois de andar 4 kms na estrada de areia, o carro dá 2 soluços e desliga-se. Acendeu a luz vermelha parecida com uma torneira e a amarela da resistência/imobilizador ficou a piscar.

                                Dei à chave 1, 2, 3 vezes e apesar do motor de arranque rodar bem, o carro não pegou.

                                Abri o capot e reparei que o tubo do gasoleo que vai ter aquele balão para ferrar a bomba estava sem combustivel e que os outros tubos tinham bastantes bolhas.

                                Mandei umas bombadas nesse balão e tentei novamente ligar o carro. Nada na mesma.

                                Experimentei então dar à chave dando umas pisadelas no acelerador e lá pegou mas voltou a ir-se abaixo passado uns segundos.

                                Repeti o processo e ligou outra vez. Foi só o tempo de fazer inversão de marcha e morreu outra vez.

                                Mais uma vez tentei ligá-lo, o que aconteceu, e a partir daí começou a trabalhar mais ou menos normalmente. Já não se desligou, apenas continua a pegar normalmente só à segunda.

                                Ah e hoje de manhã, ao pegar ficou com um relantim muito instável e ouvia um tchhh tchhh tchhh.

                                Depois de aquecer ficou normal...

                                Amanhã já vou tentar levá-lo à renault. Entretanto se estas pistas forem suficientes para darem mais algumas sugestões, agradeço.
                                Algo leva a crer, de que tens ar no circuito.

                                Daí que tenhas dificuldade em colocar o motor a trabalhar, visto que não chegará combustivel suficiente.

                                Parece-me, mas nada como levar o carro à oficina.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                  Mais problemas...

                                  Ah e hoje de manhã, ao pegar ficou com um relantim muito instável e ouvia um tchhh tchhh tchhh.

                                  Depois de aquecer ficou normal...

                                  Amanhã já vou tentar levá-lo à renault. Entretanto se estas pistas forem suficientes para darem mais algumas sugestões, agradeço.
                                  Esse barulho deve ser uma das anilhas dos injectores que foi á vida, se for isso 4 anilhas novas são cerca de €6 na Renault.

                                  Em relação ao resto na Renault devem-te resolver isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa sorte!

                                    Cá em casa (Clio também de 2001) tinha exactamente os mesmo sintomas e pegava sempre só à segunda, fosse a quente ou a frio, mas não chegava a ir abaixo!

                                    Como ainda estava na garantia, insisti com os gajos e trocaram os 4 injectores! O carro ainda hoje anda a circular sem problemas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tinha uma Scenic que fazia o mesmo.

                                      Era uma "ficha" tipo USB que existe no motor, que estava mal ligada.
                                      Penso que era algo que tinha a ver com o motor de arranque, quando foi á oficina levou um aperto com uma fita plástica e passou a pegar á 1º.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                        ...

                                        quase que ficava apeado no meio do nada.

                                        Fui passar uns dias ao Gerês e ontem aventurei-me numa estrada de areia à procura dum ponto de interesse.

                                        Já depois de andar 4 kms na estrada de areia, o carro dá 2 soluços e desliga-se. Acendeu a luz vermelha parecida com uma torneira e a amarela da resistência/imobilizador ficou a piscar.

                                        ...
                                        Ganda maluco!

                                        Com um problemazito no carro e aventurares-te assim é obra!

                                        Boa sorte na resolução disso!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Ganda maluco!

                                          Com um problemazito no carro e aventurares-te assim é obra!

                                          Boa sorte na resolução disso!
                                          O problema era apenas pegar à segunda...

                                          O que é certo é que ontem, depois de ter acontecido aquela história, fez mais de 400 kms sem descanso e nem se queixou.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                            Eu tinha uma Scenic que fazia o mesmo.

                                            Era uma "ficha" tipo USB que existe no motor, que estava mal ligada.
                                            Penso que era algo que tinha a ver com o motor de arranque, quando foi á oficina levou um aperto com uma fita plástica e passou a pegar á 1º.
                                            Pois, mas o meu ganha ar nos tubos do gasoleo... Deve ser outra coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Boa sorte!

                                              Cá em casa (Clio também de 2001) tinha exactamente os mesmo sintomas e pegava sempre só à segunda, fosse a quente ou a frio, mas não chegava a ir abaixo!

                                              Como ainda estava na garantia, insisti com os gajos e trocaram os 4 injectores! O carro ainda hoje anda a circular sem problemas!
                                              Isso é que já sai fora do orçamento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por o9p0 Ver Post
                                                Esse barulho deve ser uma das anilhas dos injectores que foi á vida, se for isso 4 anilhas novas são cerca de €6 na Renault.

                                                Em relação ao resto na Renault devem-te resolver isso.
                                                Ora aqui está um orçamento bom.

                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Algo leva a crer, de que tens ar no circuito.

                                                Daí que tenhas dificuldade em colocar o motor a trabalhar, visto que não chegará combustivel suficiente.

                                                Parece-me, mas nada como levar o carro à oficina.
                                                Já marquei na oficina.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A situação de só pegar à 2ª parece que ficou resolvida. Era mesmo o sensor de árvore de cames...

                                                  Quanto ao ar nas tubagens, o mecânico disse que andou de volta do carro e não conseguiu detectar qualquer problema. Disse-me que é habitual nestes carros o respirador do depósito não abrir e este ficar em vacuo fazendo com que a bomba não tenha força suficiente para fazer chegar o gasoleo ao motor.

                                                  Aconselhou-me que se me parasse mais alguma vez para experimentar abrir a tampa do depósito e escutar se faz alguma barulho do ar a entrar ou não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                                    A situação de só pegar à 2ª parece que ficou resolvida. Era mesmo o sensor de árvore de cames...

                                                    Quanto ao ar nas tubagens, o mecânico disse que andou de volta do carro e não conseguiu detectar qualquer problema. Disse-me que é habitual nestes carros o respirador do depósito não abrir e este ficar em vacuo fazendo com que a bomba não tenha força suficiente para fazer chegar o gasoleo ao motor.

                                                    Aconselhou-me que se me parasse mais alguma vez para experimentar abrir a tampa do depósito e escutar se faz alguma barulho do ar a entrar ou não.
                                                    Ainda bem que já está resolvido.

                                                    Por curiosidade, em quanto te ficou a brincadeira?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                                                      Ainda bem que já está resolvido.

                                                      Por curiosidade, em quanto te ficou a brincadeira?

                                                      105€. Só respondi agora porque tenho estado ausente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado pelas dicas, ajudaram me. No meu caso era a ficha do sensor de cima ao lado da distribuição, desengatada.

                                                        Comentário

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