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peugeot 106 de 1996

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    peugeot 106 de 1996

    Boas pessoal,

    Como acho que o tópico que inicei com "seat arosa - opiniões" já não faz sentido, dado que agora estou a obter mais informações sobre um peugeot 106 de 1996, gostava que me ajudassem nas coisas a ter em conta com o carro em questão.

    Pedi informações sobre um anúncio que vi no AUTOSAPO, peugeot 106 de 1996, que segundo a anunciante é do mês de novembro, a gasolina, com 126 mil km e motor 1100.

    Em principio vou combinar com a anunciante ver o veículo, dado que residimos em localidades bastante próximas, mas gostaria que me ajudassem nas coisas que devo ter bastante atenção quando for ver o carro.

    A senhora pede 1000eur pelo carro? é muito caro para o carro em questão? já vai fazer 14 anos em novembro, devo então negociar o preço?

    tendo 126 mil km a correia de distribuição já deveria ter sido mudada? no fraquissimo conhecimento que tenho nestas coisas, acho que é mais ou menos nesta altura de quilometragem que se deve trocar a dita correia, certo? há alguma maneira, algum troque para perceber se a correia foi ou não trocada?

    A senhora diz também que a pintura e interiores estão impecáveis e que tem toda a documentação em dia, ao que me pergunto se será apenas a documentação legal do carro, ou se também se refere aos livros de revisões do carro.


    Acham que vale a pena combinar para ir ver o carro?

    #2
    Vale a pena veres o carro. 126' km nessses motores são trocos! Esse motor é o mesmo do Saxo e do 206, mas no 106 assenta-lhe melhor do que nos outros!
    Cá por casa há um do mesmo ano, versão XR e só peca por não ter direcção assistida.
    Manutenção barata, despachado qb, bom comportamento dinâmico e muito fiável.
    Quanto à correia, esses carros substituem aos 90' km. É conveniente no caso de o comprares, fazeres uma revisão completa e verificação das tubagens.
    Em jeito de conclusão, acho que dentro dos utilitários dessa época é a aposta mais segura!

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      #3
      o meu pai tem um 106 XT de 1993, comprado novinho em folha, e é por já conhecer mais ou menos a condução destes carritos que estou inclinada para este 106 de 1996. Mas os modelos de 1996 ainda não têm direcção assistida?!? é que o do meu pai é mesmo de direcção assistida a braços, lool o que vale é que o carro é maneirinho e uma pessoa faz força, mas não é preciso comer um boi para conseguir estacionar o carro, loool, apesar de deitar os bafos pela boca quando o estaciono como deve de ser, pois basta haver lugar em frente que OBVIAMENTE que fica de frente. loool

      quanto à revisão completa, isso se a proprietária ainda não o tiver feito, mais ou menos ficaria-me por quanto??

      Comentário


        #4
        Acho que foste tudo que abriste um tópico a pedir opiniões para um Saxo diesel, já tens lá muita informação que podes aproveitar.

        A correia já devia ter sido trocada. Se já tens um em casa, já deves ter ideia do carro, apesar do modelo de '96 já ser pós-restyling. O motor não tem problemas crónicos, vê se tem babas de óleo, vê a cor do líquido de refrigeração e do óleo. Se não tiver feito a revisão, tenta baixar o preço, porque se quiseres fazer uma revisão completa ainda te fica por uns 200€.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
          Acho que foste tudo que abriste um tópico a pedir opiniões para um Saxo diesel, já tens lá muita informação que podes aproveitar.

          A correia já devia ter sido trocada. Se já tens um em casa, já deves ter ideia do carro, apesar do modelo de '96 já ser pós-restyling. O motor não tem problemas crónicos, vê se tem babas de óleo, vê a cor do líquido de refrigeração e do óleo. Se não tiver feito a revisão, tenta baixar o preço, porque se quiseres fazer uma revisão completa ainda te fica por uns 200€.

          fui eu sim que abri sim esse tópido do saxo a diesel, e realmente foi graças a esse tópico que fiquei com mais noções do pouco que percebo de carros um muitooo obrigada a todos

          mas o que é que significa o que seleccionei a BOLD ?!? pós-carro de combate?!? loool.

          ahhh, e que cor será normal para o líquido de refrigeração e do óleo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Gnomo Ver Post
            fui eu sim que abri sim esse tópido do saxo a diesel, e realmente foi graças a esse tópico que fiquei com mais noções do pouco que percebo de carros um muitooo obrigada a todos

            mas o que é que significa o que seleccionei a BOLD ?!? pós-carro de combate?!? loool.

            ahhh, e que cor será normal para o líquido de refrigeração e do óleo?
            Brutal!

            O que ele quis sizer é que já era o modelo com "cara lavada".
            O do teu pai é um destes:


            E o de 1996 é destes:

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Brutal!

              O que ele quis sizer é que já era o modelo com "cara lavada".
              O do teu pai é um destes:


              E o de 1996 é destes:

              loooooooool, sou mesmo muita croma, não sou?! looool

              e yah, o do meu pai é como esse primeiro que me mostraste, e o do anúncio será já com esse visual, mas ao que parece verde metalizado.

              Comentário


                #8
                Tenta negociar o valor do carro. E leva o teu pai se ele perceber qualquer coisa de automóveis, nem que seja para ver como está embraiagem, estado do líquido de refrigeração e óleo. A correia já deveria ter sido trocada mas vale sempre a pena conferir isso.

                O custo de revisão vai depender do que o carro precisar, mas numa oficina não oficial não deverá ser muito caro, visto que esse motor tem manutenção barata.

                Comentário


                  #9
                  sim, vou levar alguém comigo e realmente estava a pensar no meu pai, dado que conhece bastante bem o carro que tem.

                  de manhã vi um anúncio de um 106 a diesel no CUSTOJUSTO, e acho que estava com 155 mil km e pediam 1250Eur., se não estou em erro. Vou à procura do anúncio para o postar aqui e vocês me darem a vossa opinião também. é que sempre tive a "mania" que gosto mais de carros a diesel que a gasolina, apesar de saber que a manutenção num a diesel não é tão baratuxa como num a gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    aqui está o anúncio que vi no CUSTOJUSTO:

                    Peugeot 106 comercial - à venda Comerciais / Van, Lisboa - CustoJusto.pt?

                    o que é que acham?? eu realmente estou a achar barato demais!!

                    Comentário


                      #11
                      Estás a pensar fazer muitos km? A questão é que 155mil parecem-me poucos para o carro em questão. Depois um motor diesel, quando avaria, é normalmente para dar factura da pesada (bomba injectora, injectores), se bem que julgo que esse motor 1.5d é muito fiável.

                      edit: e só tem dois lugares...

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                        #12
                        durante a semana não serão muitos, mais ou menos uns 40 km, o que realmente ter um carro a diesel já sei que não compensa, masssss como penso andar a lorear muito a pevide no fim de semana, talvez aí já me compense, mas agradeço a vossa opinião neste aspecto mesmo querendo dar uns passeios ao fim de semana, é preferível optar pelo o gasolina?

                        qualquer das formas pedi informações ao anúnciante do 106 a diesel que vo no CUSTOJUSTO.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gnomo Ver Post
                          durante a semana não serão muitos, mais ou menos uns 40 km, o que realmente ter um carro a diesel já sei que não compensa, masssss como penso andar a lorear muito a pevide no fim de semana, talvez aí já me compense, mas agradeço a vossa opinião neste aspecto mesmo querendo dar uns passeios ao fim de semana, é preferível optar pelo o gasolina?

                          qualquer das formas pedi informações ao anúnciante do 106 a diesel que vo no CUSTOJUSTO.
                          Omotor 1.1 a gasolina PSA é bastante económico nesse carro e sempre tens a vantagem dos 5 lugares.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tinha cuidado com esse...
                            Porque é que os pára-choques da frente são negros (plástico "bruto") e os de trás pintados à cor da chapa?
                            Pode já ter batido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Eu tinha cuidado com esse...
                              Porque é que os pára-choques da frente são negros (plástico "bruto") e os de trás pintados à cor da chapa?
                              Pode já ter batido.

                              olha aí está um grande promenor que me passou completamente ao lado vi as fotos, mas nem vi bem o que é que está a ver! loool e acredito que tenha batido sim, pois porque razão teria um para-choques de cada cor?! que eu saiba não há nenhuma versão do 106 assim, à frente plástico preto, atrás da cor da carroçaria do carro. loooooool se o anunciante responder, acho que quem não dá mais parecer que está interessada sou eu.

                              e pessoal, OBRIGADÃO, estão a ser uns FIXES :D

                              Comentário


                                #16
                                MadDragon, isso não quer dizer nada, pode ter sido simplesmente uma raspadela super simples, e ter tido oportunidade de trocar o para-choques e não querer gastar dinheiro a pinta-lo... aliás, nesse caso é mais caro o para-choques do que pinta-lo mesmo!

                                É como ter uma optica substituida, é fácil estragar uma optica e raspar um guarda lamas, vai-se trocar as duas só para disfarçar?!

                                Não se esqueçam, os carros... batem! Se foi o caso, ao menos não escondeu.

                                Gnomo, atenta num pormenor que pode dar mais alguma indicação: a distancia entre as rodas e a cava da roda (atrás da roda da frente) deve ser igual nos dois lados, estando as rodas direita. Isso significa que em princípio não terá longarinas (parte estrutural) encolhidas, isso sim seria grave.

                                Agora, trocar um para-choques ou uma optica ou até um capot... não tem mal nenhum!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gnomo Ver Post
                                  fui eu sim que abri sim esse tópido do saxo a diesel, e realmente foi graças a esse tópico que fiquei com mais noções do pouco que percebo de carros um muitooo obrigada a todos

                                  mas o que é que significa o que seleccionei a BOLD ?!? pós-carro de combate?!? loool.

                                  ahhh, e que cor será normal para o líquido de refrigeração e do óleo?
                                  EHEH, o MadDragon já fez o favor de explicar.
                                  O líquido de refrigeração convém estar limpo, com bom aspecto (normalmente podem ter várias cores). Se tiver água simples é sinal que não foi muito bem tratado. O óleo não convém ter bolhas, deve estar "limpo", ainda que possa estar queimado. Se tiver feito a revisão há pouco tempo, ainda deve ter uma cor acastanhada, caso contrário já estará preto.
                                  Uma coisa que também deves ver é o estado da embraiagem. Se pegar muito em cima, pode ser sinal de estar gasta, e ainda é um tombo (€) jeitoso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa que também deves ver é o estado da embraiagem. Se pegar muito em cima, pode ser sinal de estar gasta, e ainda é um tombo (€) jeitoso.[/QUOTE]

                                    o meu pai há uns meses atrás teve que trocar a embraiagem, a primeira vez em 17 anos do carro e gastou uns 250eur, mas coisa menos coisa. É verdade que peugeot 106 só conduzi o do meu pai, mas o que sempre curti foi o facto da embraiagem pegar em baixo portanto acho que também noto se a embraiagem pegar muito em cima. por exemplo, uns amigos meus têm um clio de 96 (se não estou em erro) a gasolina, e as vezes que conduzi o carro deles atrofei sempre, porque a embraiagem pega buéeeee em cima! resultado: ou deixo ir o carro abaixo 3500 vezes, ou faço uns arranques que são mesmo do MEDOOOOOOOOOOOOOOOOO. loooooooooool.

                                    vou é estar atenta sim a esse promenor das rodas.

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