Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Onde estudaram os homens mais ricos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Onde estudaram os homens mais ricos?

    A prestigiada universidade americana de Harvard é a instituição de Ensino Superior que forma mais bilionários, segundo a revista Forbes. Entre os portugueses mais ricos poucos prosseguiram os estudos. Belmiro de Azevedo é uma das excepções, ao licenciar-se em Engenharia Química Industrial. O homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helú, formou-se em Engenharia Civil, na Universidade Nacional do México.

    Tirar o canudo em Harvard pode significar, mais tarde, figurar na lista dos mais ricos do mundo. Segundo a revista Forbes, a universidade americana é a que forma mais bilionários. A instituição de ensino formou 62 actuais bilionários. Entre os que somam maiores fortunas estão o mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ou o banqueiro David Rockefeller.
    Na lista, segue-se a Universidade de Stanford, com 28 bilionários, entre os quais Jerry Yang, co-fundador do Yahoo, e os fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page. Outro alumni da respeitada instituição é Philip Knight, da Nike.
    Entre os ex-alunos mais bem sucedidos em termos económicos refira-se ainda Louis Bacon e Leon Cooperman, do fundo de investimentos Henry Kravis, da Universidade de Columbia, os herdeiros da fortuna do chocolate Mars, Forrest Mars Jr. e John Mars, e os herdeiros da Cargill, Cargill MacMillan Jr. e Whitney MacMillan, de Yale.
    A fechar o ranking estão a Universidade da Pensilvânia (18), Universidade de Chicago (13 bilionários), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (11), Universidade de Nova Iorque e Universidade Northwestern (ambas com 10) e Universidade Cornell (9).


    Os mais ricos de Portugal: Impérios construídos sem canudo
    Em Portugal, entre os mais ricos poucos prosseguiram os estudos. Belmiro de Azevedo (o segundo mais rico do país com uma fortuna avaliada em 1,3 mil milhões de euros) é uma das excepções. Começou a trabalhar cedo para pagar os estudos ainda antes de terminar a formação em Engenharia Química Industrial, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O patrão da Sonae especializou-se ainda em Gestão de Empresas, na Universidade de Harvard, e obteve diplomas no Finantial Management Program da Universidade de Stanford e Strategic Management, na Universidade de Wharton.
    Já o homem mais rico de Portugal, Américo Amorim, com uma fortuna avaliada 2,2 mil milhões de euros, frequentou o curso comercial, na Escola Académica do Porto. Com apenas 19 anos ingressou na empresa de rolhas do avô. O percurso notável do empresário no mundo dos negócios valeu-lhe o grau Honoris Causa, atribuído pela universidade norte-americana de Saint Johns.
    O mesmo título recebeu Rui Nabeiro, pela Universidade de Évora – onde funciona uma cátedra com o seu nome dedicada à investigação no sector da biodiversidade -, premiando desta forma a carreira do empresário português, que construiu um império no sector do café, não tendo ido além do ensino básico. O homem forte da Delta Cafés começou a trabalhar aos 13 anos, ao lado do pai e dos tios na torra do café.
    Também Joe Berardo pouco tempo passou nos bancos da escola. Aos 12 anos já trabalhava com o pai numa companhia de vinhos madeirense. Quando atingiu a maioridade rumou à África do Sul para tentar a sua sorte. Hoje é um dos 10 homens mais ricos do país.
    Um dos milionários que este ano conseguiu aumentar a fortuna, Alexandre Soares dos Santos, patrão da Jerónimo Martins, chegou a frequentar o curso de Direito, na Universidade de Lisboa. Mas uma reprovação e um convite para ingressar na multinacional Unilever levaram-no a abandonar a formação.



    Homem mais rico do mundo licenciou-se em Engenharia Civil
    Carlos Slim Helú, empresário mexicano, proprietário de 90% do mercado de telefones do país, é considerado o homem mais rico do mundo - fortuna avaliada em 53,5 mil milhões de dólares -, segundo o ranking da revista Forbes. No percurso académico conta com uma licenciatura em Engenharia Civil, pela Universidade Autónoma do México, onde leccionou Álgebra Linear e Programação, ainda enquanto estudava.
    Os mais ricos que lhe seguem, construíram impérios sem precisar do canudo. O fundador da Microsoft, que também já ocupou o lugar cimeiro dos mais ricos do mundo, chegou a frequentar a Universidade de Harvard, mas acabaria por não terminar o curso. Bill Gates desistiu para fundar a gigante da informática.
    O único brasileiro a figurar na lista dos 10 mais ricos do mundo teve um percurso idêntico. Eike Batista, proprietário do grupo EBX, ainda estudou três anos na Universidade de Aachen, na Alemanha, terra natal da mãe. Ainda na faculdade começou a vender seguros porta a porta na cidade. Mais tarde dedicou-se ao negócio de produtos estrangeiros com comerciantes da Europa e de África. Aos 22 anos abandonou a universidade, pediu um empréstimo de 500 mil dólares a dois joalheiros judeus. Em apenas um ano, facturou seis mil milhões de dólares.
    Já o presidente da Oracle Corporation, o empresário norte-americano Larry Ellison (sexto mais rico do mundo, com fortuna de 28 mil milhões de euros) foi um aluno brilhante nos tempos de faculdade, obtendo mesmo a melhor nota na disciplina de Ciências do seu ano, na Universidade de Illinois, mas acabaria por desistir. Por falecimento da mãe adoptiva abandonaria o curso, voltando a estudar no ano seguinte, desta feita, na Universidade de Chicago. Ao fim do primeiro semestre desistiu de estudar, mas foram os conhecimentos de Informática adquiridos, que lhe valeram o emprego como programador informático.
    Foi a pulso que Amancio Ortega, proprietário da Inditex - detentora das marcas Zara, Massimo Dutti, Oysho - construiu o império avaliado em 25 mil milhões de dólares. Aos 14 anos foi trabalhar como empregado de duas conhecidas lojas de roupa e nunca chegou a terminar o ensino secundário. Mais tarde, criou a própria empresa de confecções e em 1975 abriu a primeira loja Zara.
    Canal UP - Universidades e Politécnicos

    Para ser um milionário, será que ainda vale tirar o canudo?

    #2
    O Salvador Caetano e Luís Filipe Vieira acho que tem a antiga 4ª classe, assim como muitos outros empresários de sucesso.

    Tirar um curso ou ou doutoramento não significa ter sucesso. Pode ajudar mas não é imprescindível.

    O que é imprescindível é a força e a vontade de trabalhar e vencer e a coragem de arriscar

    Comentário


      #3
      Quase todos os casos de gente que começou do nada e construiu um império têm em comum o facto dos mesmos não terem curso superior, e em alguns casos nem mesmo o secundário. A explicação é simples.. quem começa cedo tem muito mais hipóteses de conseguir sucesso, já que no estudo superior "perde-se" 5 ou 6 anos numa altura crucial da vida, e muitas vezes saimos de lá com uma mentalidade diferente da que é preciso para se tornar um empreendedor de sucesso


      Não quero com isto tirar o mérito do ensino superior, muito pelo contrário. Mas há certas áreas de actividade onde o mesmo é perfeitamente dispensável.

      Comentário


        #4
        Ter nascido e começado a trabalhar na altura certa, no local certo, também ajudaram bastante.

        Mas obviamente ser licenciado/mestrado/doutorado não significa nada.

        Comentário


          #5
          Mais uma coisa: vejo diversos casos de gente que conseguiu estabilidade financeira sem curso superior, mas que agora quer tirar um curso só para dizer que o tem... nunca consegui perceber muito bem a idéia. A mentalidade típica do português valoriza o senhor doutor e o engenheiro, como se o título fosse certificado de inteligência ou capacidade. Há por aí muito doutor que sabe bem menos que alguns bons técnicos que tiraram cursos profissionais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Porco Ver Post
            Mais uma coisa: vejo diversos casos de gente que conseguiu estabilidade financeira sem curso superior, mas que agora quer tirar um curso só para dizer que o tem... nunca consegui perceber muito bem a idéia. A mentalidade típica do português valoriza o senhor doutor e o engenheiro, como se o título fosse certificado de inteligência ou capacidade. Há por aí muito doutor que sabe bem menos que alguns bons técnicos que tiraram cursos profissionais.

            Pode não ser nada disso.
            Basta a pessoa, mesmo tendo sucesso, sentir que em certas áreas não tem conhecimento teórico necessário para enfrentar os novos desafios. Pode ser um objectivo que quando era mais novo não conseguiu concretizar mas que agora pode fazer. Pode ser uma necessidade...


            Mas sim, há muitos que deve ser para aumentar o ego, mas não significa que sejam ricos (pelo menos que se saiba): diria que um certo dirigente sindical que tirou doutoramento à pouco tempo

            Comentário


              #7
              Quantos milionários tiverem as bases suficientes, para ganharem fortunas?

              Acredito que 80/90%.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                Quantos milionários tiverem as bases suficientes, para ganharem fortunas?

                Acredito que 80/90%.
                Também é verdade. Começar do zero é que é mais complicado, mas alguém na família teve de o fazer, independentemente da época.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                  Quantos milionários tiverem as bases suficientes, para ganharem fortunas?

                  Acredito que 80/90%.

                  Por acaso dos que aqui foram referenciados... ou não tinham ou não eram nada de especial

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                    Também é verdade. Começar do zero é que é mais complicado, mas alguém na família teve de o fazer, independentemente da época.
                    Precisamente. O êxito faz-se de gerações de boa gestão, educação e inteligência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                      Também é verdade. Começar do zero é que é mais complicado, mas alguém na família teve de o fazer, independentemente da época.
                      Começar por abrir uma loja pequena e dar de base ao filho para criar um império, sim existe muitos casos desses.

                      Poucos, mas muitos poucos (devem escolher-se pelos dedos), começaram do nada, com nada, sem nada e hoje têm fortunas.

                      Qual destes 2, será rico?

                      - Filho do Bill Gates

                      - Filho de uma família africana, que vive daquilo que semeia

                      (exemplos levados ao extremo, sim é injusto)

                      Também a não esquecer de exemplos como a família Rockefeller´s, assim qualquer um.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                        Por acaso dos que aqui foram referenciados... ou não tinham ou não eram nada de especial
                        As bases eram apenas o conhecimento técnico do seu trabalho do dia á dia.

                        Foram progredindo consoante foi também progredindo o seu negocio.
                        O que destaco aqui é que ambos os citados, tiveram a esperteza de contratar pessoas qualificadas para fazer aquilo que eles não sabiam ou para áreas aonde tinham poucos conhecimentos e foi esta a grande diferença para a maioria dos empresários, que vem os seus negócios crescer e morrer por falta de conhecimento necessário para passar alem das suas capacidades.

                        Comentário


                          #13
                          E há sempre a teoria de que a maioria das Universidades e mesmo os programas de pós-licenciatura (onde incluo, por exemplo, os MBA's) ensinam a ser bons colaboradores, bons funcionários.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            As bases eram apenas o conhecimento técnico do seu trabalho do dia á dia.

                            Foram progredindo consoante foi também progredindo o seu negocio.
                            O que destaco aqui é que ambos os citados, tiveram a esperteza de contratar pessoas qualificadas para fazer aquilo que eles não sabiam ou para áreas aonde tinham poucos conhecimentos e foi esta a grande diferença para a maioria dos empresários, que vem os seus negócios crescer e morrer por falta de conhecimento necessário para passar alem das suas capacidades.

                            Foi o que eu disse. Ao contrário por exemplo da família Espírito Santo, os aqui referidos montaram praticamente do zero os seus impérios.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                              E há sempre a teoria de que a maioria das Universidades e mesmo os programas de pós-licenciatura (onde incluo, por exemplo, os MBA's) ensinam a ser bons colaboradores, bons funcionários.
                              Parece que não é teoria.

                              Por exemplo a Sonae oferece esses cursos à gestão de topo...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                E há sempre a teoria de que a maioria das Universidades e mesmo os programas de pós-licenciatura (onde incluo, por exemplo, os MBA's) ensinam a ser bons colaboradores, bons funcionários.
                                E que é preciso seguir Doutoramento para se ganhar o espírito empreendedor...

                                Comentário


                                  #17
                                  Nem sempre ter estudos superiores é sinónimo de sucesso, ajuda naturalmente, mas isso é só um passo numa longa caminhada.

                                  Há muitos factores a ter em conta, como por exemplo, a "esperteza" de determinada pessoa para os negócios, se herdou já um negócio bom e rentável de familiares, se teve sorte na vida (como por exemplo estar no sitio certo à hora certa), etc...etc...

                                  Ter o canudo é só uma etapa, isso por si só não garante sucesso profissional nem ordenados chorudos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nas J's.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      As bases eram apenas o conhecimento técnico do seu trabalho do dia á dia.

                                      Foram progredindo consoante foi também progredindo o seu negocio.
                                      O que destaco aqui é que ambos os citados, tiveram a esperteza de contratar pessoas qualificadas para fazer aquilo que eles não sabiam ou para áreas aonde tinham poucos conhecimentos e foi esta a grande diferença para a maioria dos empresários, que vem os seus negócios crescer e morrer por falta de conhecimento necessário para passar alem das suas capacidades.


                                      Este para mim é o ponto chave! Ninguém precisa de saber tudo nem de tudo, apenas precisa de perceber onde são os seus limites e manter perto de si as pessoas essenciais!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                        Parece que não é teoria.

                                        Por exemplo a Sonae oferece esses cursos à gestão de topo...
                                        Se pensarmos numa expressão comum à maioria dos percursos académicos possíveis, "inconformismo" não me vem à ideia, bem pelo contrário.

                                        Daí a supracitada teoria.

                                        Ainda que entenda que um percurso académico adequado fornece um conjunto de ferramentas inestimável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os actuais milionários portugueses possuem poucos estudos pois no seu tempo os estudos eram caros e não eram acessíveis a qualquer um.

                                          Daqui a 40 anos, concerteza não será assim.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            O Salvador Caetano e Luís Filipe Vieira acho que tem a antiga 4ª classe, assim como muitos outros empresários de sucesso.

                                            Tirar um curso ou ou doutoramento não significa ter sucesso. Pode ajudar mas não é imprescindível.

                                            O que é imprescindível é a força e a vontade de trabalhar e vencer e a coragem de arriscar

                                            lol

                                            Dizer que o Luis Filipe Viera é um empresário de sucesso é uma afronta aos empresários de sucesso, mas ok...

                                            Quanto ao tópico, acho que é óbvio que não é um curso superior que irá fazer de nós empresários de sucesso, pode ajudar mas em nada nos indica se vamos ter sucesso ou não. Eu próprio já trabalhei com licenciados que eram um atraso de vida, e com outros que apenas tinham o 9º ano possuíam um nível de ambição excepcional...

                                            Mas tb penso que precisava-mos de mais uns quantos Belmiros...
                                            Editado pela última vez por Nero1; 24 August 2010, 16:28.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                              Foi o que eu disse. Ao contrário por exemplo da família Espírito Santo, os aqui referidos montaram praticamente do zero os seus impérios.
                                              Dinheiro é só um dos pontos da "fórmula", dá jeito, mas não é 100% essencial.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                                                lol

                                                Dizer que o Luis Filipe Viera é um empresário de sucesso é uma afronta aos empresários e sucesso, mas ok...

                                                Quanto ao tópico, acho que é óbvio que não é um curso superior que irá fazer de nós empresários de sucesso, pode ajudar mas em nada nos indica se vamos ter sucesso ou não. Eu próprio já trabalhei com licenciados que eram um atraso de vida, e com outros que apenas tinham o 9º ano possuíam um nível de ambição excepcional...

                                                Mas tb penso que precisava-mos de mais uns quantos Belmiros...


                                                Então não é!?! Do nada e sem estudos transformou uma empresa de pneus de beira de estrada numa das maiores fortunas do país... e há até quem jure a pés juntos que foi tudo legal ao contrário da fortuna do Belmiro, por exemplo...

                                                Por isso se isto não é um empresário de sucesso...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                  Então não é!?! Do nada e sem estudos transformou uma empresa de pneus de beira de estrada numa das maiores fortunas do país... e há até quem jure a pés juntos que foi tudo legal ao contrário da fortuna do Belmiro, por exemplo...

                                                  Por isso se isto não é um empresário de sucesso...
                                                  A fortuna do Belmiro também tem as suas historias

                                                  Mas também é um empresário de sucesso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agora ao fim de tudo, podiam aproveitar para tirar umas novas oportunidades...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                      Então não é!?! Do nada e sem estudos transformou uma empresa de pneus de beira de estrada numa das maiores fortunas do país... e há até quem jure a pés juntos que foi tudo legal
                                                      Acho que há muito mais gente a jurar que foi conseguido ilegalmente.

                                                      Quase sempre estas histórias do "começou do zero" estão mal contadas ou foram feitas numa altura muito diferente da actual, um exemplo é esta frase "jerónimo Martins, chegou a frequentar o curso de Direito, na Universidade de Lisboa. Mas uma reprovação e um convite para ingressar na multinacional Unilever levaram-no a abandonar a formação.", um aluno de direito que chumba o ano é convidado assim do nada para uma empresa? acho estranho.

                                                      A maior parte das vezes ou fizeram crescer um negócio de familia, que tem todo o mérito, ou tiveram uma boa oportunidade que souberam aproveitar, caso do Berard. Muitas vezes as grandes fortunas nasceram de pequenas, ou por vezes nao tão pequenas, ilegalidades.

                                                      Um caso que acho que é mesmo sair do nada é o de Sousa Cintra, pelo que tenho ouvido ao longo dos anos. Felizmente conheço um bom exemplo, do meu pai. Se eu melhorasse a minha vida na mesma proporção que ele o fez acho que o resultado era ser um belmiro lol.
                                                      Editado pela última vez por dysplay21; 24 August 2010, 16:40.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        Acho que há muito mais gente a jurar que foi conseguido ilegalmente.
                                                        Ninguem pode afirmar sim ou não, são historias.
                                                        Mas para ser um bom empresário é mais necessário e difícil saber aplicar e gerir o dinheiro que o ganhar ou arranjar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          Ninguem pode afirmar sim ou não, são historias.
                                                          Mas para ser um bom empresário é mais necessário e difícil saber aplicar e gerir o dinheiro que o ganhar ou arranjar
                                                          Não acho que seja mais ou menos dificil. muitas das grandes fortunas nunca teriam sido possiveis sem um bom investimento inicial, caso Bill gates por exemplo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os estudos ajudam, mas o verdadeiro empurrão para o sucesso vem de dentro da própria pessoa.
                                                            É a mesma coisa que dizer-se que foi o Sporting que fez do Ronaldo o jogador que é hoje, acredito que tenha dado uma boa ajuda para lá chegar, mas o verdadeiro caminho foi feito por ele.
                                                            PS para o pessoal que anda de tópico em tópico de isqueiro e pedras em punho: sou Sportinguista.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X