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preciso saber quais as pressões mais correctas de turbo

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    preciso saber quais as pressões mais correctas de turbo

    desmontei egr , colector de admissão , intercooler e toda a tubagem e parece que uma vaca tinha cagado lá dentro ...
    não imaginava que estava assim ... Bem ... tenho quase 400 mil rodados ...
    o que me levou a desmontar toda a admissão ???
    Foi algum fumo preto quando piso o pé e falta de força em arranque.
    fui vêr por baixo do carro e dei conta do afinador da hastgate todo desapertado, estranho ...
    apertei o dito afinador a olho com medo de fazer asneira
    mas o facto é que ficou bem melhor , mas não como estava ...
    Daí meto-o na garagem e desmonto a egr ... o que fui fazer ... pena não ter maneira de filmar para postar aqui
    A egr tinha bosta de tirar á pá , colector tinha carvão que dava para assar sardinha , o intercooler tava borrado de oleo ...
    Tudo limpo lavado e bem seco , vai de montar ... trabalheira dos diabos
    valeu o esforço ... ficou com um trabalhar de motor mais suave.
    mas algum fumo ainda se vê quando piso o pé e a pouca força de arranque manteve.
    Coloquei agora manometro para medir pressão de turbo ... e vêr se posso apertar mais o dito afinador da hastgate , sem fazer asneira .
    Aqui preciso da vossa ajuda ...
    pois não sei quais as pressões correctas para um turbodiesel 2.2 com 102 cv de geometria fixa ...
    Aguardo que me elucidem ...

    #2
    Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
    desmontei egr , colector de admissão , intercooler e toda a tubagem e parece que uma vaca tinha cagado lá dentro ...
    não imaginava que estava assim ... Bem ... tenho quase 400 mil rodados ...
    o que me levou a desmontar toda a admissão ???
    Foi algum fumo preto quando piso o pé e falta de força em arranque.
    fui vêr por baixo do carro e dei conta do afinador da hastgate todo desapertado, estranho ...
    apertei o dito afinador a olho com medo de fazer asneira
    mas o facto é que ficou bem melhor , mas não como estava ...
    Daí meto-o na garagem e desmonto a egr ... o que fui fazer ... pena não ter maneira de filmar para postar aqui
    A egr tinha bosta de tirar á pá , colector tinha carvão que dava para assar sardinha , o intercooler tava borrado de oleo ...
    Tudo limpo lavado e bem seco , vai de montar ... trabalheira dos diabos
    valeu o esforço ... ficou com um trabalhar de motor mais suave.
    mas algum fumo ainda se vê quando piso o pé e a pouca força de arranque manteve.
    Coloquei agora manometro para medir pressão de turbo ... e vêr se posso apertar mais o dito afinador da hastgate , sem fazer asneira .
    Aqui preciso da vossa ajuda ...
    pois não sei quais as pressões correctas para um turbodiesel 2.2 com 102 cv de geometria fixa ...
    Aguardo que me elucidem ...

    Sem dizeres qual a viatura em questão, é um pouco dificil.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Sem dizeres qual a viatura em questão, é um pouco dificil.
      Bem ...
      Não disse qual a viatura em questão pelo motivo de já antes ter "postado" a questão dos problemas do veiculo e dos que leram o post só tive 2 comentarios ...
      Caro "nto"
      desde já agradeço sua resposta , pelo menos o colega teve a dignidade de comentar um pedido de ajuda ...
      Mas com o respeito que todos merecem
      O veiculo em causa é uma mercedes vito 110 cdi do ano de 2000 com 400 mil Kilometros feitos por mim.
      Motor 2.2 , injecção common rail , turbo geometria fixa com hastgate e valvula de controlo da mesma ...
      O problema é que o afinador da hastgate desapertou ...
      Ao aperta-lo a olho notei logo a diferença ... mas não sei se posso dar mais aperto sem fazer asneira ...
      liguei manometro para lêr pressão de turbo no colector de admissão junto com o sensor de pressão do veiculo ...
      acontece que tenho 1 bar às 3800 RPM e 160 Kh ...
      mas no dia a dia citadino as pressões são na ordem de 0.5 , 0.7 , 0.9 só quando em altas vai a 1.0 ...
      Será normal para um veiculo que pesa 2 toneladas ?
      Já li que o sistema de hastegate e valvula de controlo da mesma permite ultrapassar pressão maxima de turbo ... mas o que é isso ???
      Quais as pressões que devo ter ???

      Comentário


        #4
        Para saberes exactamente a pressão normal desse turbo é necessário que alguém conheça bem esse motor, algo que seria mais fácil de encontrares em fóruns dedicados à marca, eventualmente a nível internacional.

        Como calculas, cada turbo tem a sua pressão máxima recomendada, e ainda se tem de ter em linha de conta o motor onde está montado.

        Uma pressão máxima de 1 bar até é pouco se considerarmos que a pressão de origem de um 1.9 TDI de 130cv anda um bocado acima disso.

        No entanto essa pressão nesse carro pode ser normal, ou não...


        Quanto ao trânsito citadino, tu até podes ter pressões quase "inexistentes", pois podes ir às 2000 rpm numa situação em que mal vais a acelerar e a carrinha vai a deslizar, mal usando o turbo.
        Noutra situação de cidade, poderás ir a pisar muito para ir às 2000 rpm (a subir muito, por exemplo), e terás pressões bastante elevadas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Para saberes exactamente a pressão normal desse turbo é necessário que alguém conheça bem esse motor, algo que seria mais fácil de encontrares em fóruns dedicados à marca, eventualmente a nível internacional.

          Como calculas, cada turbo tem a sua pressão máxima recomendada, e ainda se tem de ter em linha de conta o motor onde está montado.

          Uma pressão máxima de 1 bar até é pouco se considerarmos que a pressão de origem de um 1.9 TDI de 130cv anda um bocado acima disso.

          No entanto essa pressão nesse carro pode ser normal, ou não...


          Quanto ao trânsito citadino, tu até podes ter pressões quase "inexistentes", pois podes ir às 2000 rpm numa situação em que mal vais a acelerar e a carrinha vai a deslizar, mal usando o turbo.
          Noutra situação de cidade, poderás ir a pisar muito para ir às 2000 rpm (a subir muito, por exemplo), e terás pressões bastante elevadas.
          OK... pois é claro ... cada turbo deve ser calculado para o motor aonde é aplicado ...
          Mas estou farto de procurar na net e não encontro nada que possa tirar como referência para o veiculo em causa ...
          Quanto a andar em cidade é tal qual como o colega diz , por vezes tenho muito baixa pressão e por vezes inexistente .

          O problema é quando quero passar para mais velocidade dentro da mesma mudança , não responde de imediato e vai largando algum fumo preto até subirem as rotações ...
          Vendo agora pelo manometro é até subir a pressão turbo para 1 bar ...
          Se primeiro , com meio acelarador fizer subir as rotações/pressão e pisar de seguida o pé , desenvolve e não vai largando fumaça ...
          Quando estou numa mudança alta e tenho pressão de 1 bar... posso puxar á vontade que não fumega , mas passando para uma baixa e querendo fazer subir velocidade , lá vêm a fumaça ... até voltar a subir a pressão .

          Uma vez que problema surgiu com o afinador da hastgate , Pergunto se a valvula desviadora dos gases tem de estar meio aberta
          ou só abre quando há excesso de pressão ???
          por vezes parece que tenho som de escape diferente.

          Bem ... lá terei de parar na boxe ...
          O problema é o mês de Julho e Agosto ... mecanicos de ferias oficinas a meio gás ...

          Mas existe o forum AutoHoje ...

          Comentário


            #6
            Ok ... vim aqui para dizer que dei mais uma volta na porca do afinador da hastgate e a pressão de pico manteve em 1 Bar
            Mas as mais baixas subiram e estão mais estáveis ... sem quedas abruptas como estavam .
            Quando piso o pé de repente responde um pouco mais rápido e sem tanta fumaça ...
            Tenho receio de dar mais aperto ...
            Por agora vai ficar assim até parar na boxe ...

            Estou receptivo a comentários

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