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Honda Civic MA8 1.4 ::: AQUECIMENTO :::

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    Honda Civic MA8 1.4 ::: AQUECIMENTO :::

    Boas!!
    Resumindo...já subsituí termostáto e válvula da temperatura que aciona a ventoínha do radiador!.

    Com A/C ligado e com o carro bem quente a ventoínha não dispara e o ponteiro da temperatura começa a subir. Isto acontece mais com o carro parado.
    Acho que isto acontece porque perde líquido, já que este passa para o vaso de expansão e sai pela tampa, não regressando ao radiador. Não sai nada pelo escape (logo exclui-se junta da cabeça).

    O que será isto? Desde já muito obrigado...é que isto dá comigo em doido!!!

    PS: em principio se não ligar o ac a ventoinha dispara no tempo certo! existirá ligação entre os dois sistemas?

    #2
    Não é por não saír nada pelo escape que se exclui uma junta queimada. Para que saia vapor de água, o problema tem de estar já bem avançado.

    No entanto, parece-me óbvio que tens um problema, isso sim, no circuito de refrigeração.

    Eu apontaria para algum sensor ou tubagem do sistema de ac.

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      #3
      Se a água está a sair do vaso para fora é porque algo a está a empurrar, o mais provável é ser a compressão do motor (como quem diz: problema na junta, cabeça ou bloco).

      Comentário


        #4
        Pode simplesmente saír por estar a aquecer. A própria tampa do vaso pode não estar a aguentar a pressão.

        Comentário


          #5
          Espero mesmo que não seja nada relacionado com o motor.... tenho é que fazer o despiste, não ligar o AC e ver se o problema persiste. Mas desde já obrigado pelas opiniões...

          Comentário


            #6
            O termoestáto que colocaste estava bom?

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              #7
              Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
              Boas!!
              Resumindo...já subsituí termostáto e válvula da temperatura que aciona a ventoínha do radiador!.

              Com A/C ligado e com o carro bem quente a ventoínha não dispara e o ponteiro da temperatura começa a subir. Isto acontece mais com o carro parado.
              Acho que isto acontece porque perde líquido, já que este passa para o vaso de expansão e sai pela tampa, não regressando ao radiador. Não sai nada pelo escape (logo exclui-se junta da cabeça).
              Há aí qualquer coisa errada.

              Nos Civic, o vaso de expansão serve apenas para fazer pequenos equilíbrios de níveis em função da temperatura.
              No meu, verifico que a quente o líquido estará cerca de 1 cm acima do que está a frio (ao fim de diversas horas parado).

              Ou seja, não podes ter o carro a mandar o líquido fora, e isso é um sintoma de que o líquido fica excessivamente quente e com a pressão é enviado em quantidades anormais para o depósito de expansão, chegando ao cúmulo de mandar fora.

              Esse teste do escape é algo cuja lógica sempre me fez confusão, pois a quantidade de água que consegue passar (eventualmente) pelas juntas dificilmente iria sair pelo escape com o carro quente, já que a temperatura dos colectores de escape, catalizador e toda a linha de escape fazem-na evaporar facilmente.

              Eu diria que isso são diversos sintomas comuns a uma junta da cabeça queimada.

              Comentário


                #8
                Sim, o termostáto está bom, pois o tubo inferior fica quente, o que significa que a água passa...

                RCA, achas? Se for mesmo isso acho que não deve valer a pena mandar arranjar...um carro já com 240k km e 14 anos...

                Comentário


                  #9
                  Assumindo que gostas do carro e que em tudo o resto ele está bom, porque carga de água é que não compensa largar 500 euros (ou nem isso) para ficar novamente operacional?

                  Quando se quer realmente fazer um upgrade ou quando há muito a reparar naquilo que se tem para ficar de acordo com as nossas exigências, ok. Mas assim sendo, sejam honestos e não digam só que não deve valer a pena.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                    Assumindo que gostas do carro e que em tudo o resto ele está bom, porque carga de água é que não compensa largar 500 euros (ou nem isso) para ficar novamente operacional?

                    Quando se quer realmente fazer um upgrade ou quando há muito a reparar naquilo que se tem para ficar de acordo com as nossas exigências, ok. Mas assim sendo, sejam honestos e não digam só que não deve valer a pena.
                    Pois...mas já está na altura de mudar outra vez a correia de distribuição (com esta km terei que mudar tb bomba de água e tensor) a embraiagem é de origem, o escape já está a dar as últimas...esses 500€ já dariam para isto tudo...

                    Mas ainda estou com esperanças que seja algum tubo meio entupido...

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso, acho que não chegavam.

                      Bom, eu disse 500, mas sem cabeças empenadas e afins deve ir para metade ou pouco mais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                        RCA, achas? Se for mesmo isso acho que não deve valer a pena mandar arranjar...um carro já com 240k km e 14 anos...
                        A noção de valer a pena é bastante subjectiva e até pessoal.

                        Se o mal do teu carro for só (eventualmente) uma junta queimada, um escape a necessitar de substituição e a necessidade de mudar distribuição, não vejo como possa "não valer a pena", isto na perspectiva de que pelo valor da reparação não compras um carro igual.

                        O escape é barato na concorrência (a panela traseira custa-te uns 75 euros), a distribuição pode ser mudada com 2xx euros (já com m.o.) e tens a questão da junta (ou não).

                        É claro que se estás a ponderar comprar um carro mais recente e "injectando" mais dinheiro, estarás à partida a falar de algo com menos idade e km, e talvez justifique menos a reparação deste carro, pois eu não sei a que valores se vendem os civic 1.4 com 240.000 km, mas deduzo que já não seja por muito dinheiro.

                        Se for para comprar um usado semelhante ao que tens, vale mais arranjar este, pois no outro ainda poderás ter mais surpresas ocultas.

                        Comentário


                          #13
                          De uma forma resumida é isto: se tens dinheiro para comprar um carro em melhor estado, mais recente e com menos quilómetros, não é descabido encostar este e comprares.

                          Se não tens, arranjas este que já sabes o que a casa gasta.

                          Comentário


                            #14
                            Se é mais com o carro parado, diria junta da cabeça queimada.

                            Mas se fosse a ti trocava primeiro bomba de água (50 euros), confirmava se o radiador estava ok e depois se continuasse levava a um electricista para ver algum problema eléctrico que possa fazer a ventoinha não disparar...só depois é que ponderava abrir motor.

                            Boa sorte
                            Editado pela última vez por Luisitoabreu; 29 August 2010, 00:03.

                            Comentário


                              #15
                              Bem, hoje confirmei, o AC não tem nada a ver! Não o liguei (logo hoje) e acontece na mesma.
                              O que reparo é que em andamento tudo em ordem (o ar que leva pelo andamento deve ajudar a refrescar) e que quando estou parado a ventoinha liga a 1ª vez à temperatura normal (o ponteiro abaixo do meio) mas parece que à 2ª vez só dispara a cerca de 3/4 do máximo da temperatura!!!

                              O vaso de expansão fica completamente cheio!!!! e perde liquido por algum lado!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Luisitoabreu Ver Post
                                Se é mais com o carro parado, diria junta da cabeça queimada.

                                Mas se fosse a ti trocava primeiro bomba de água (50 euros), confirmava se o radiador estava ok e depois se continuasse levava a um electricista para ver algum problema eléctrico que possa fazer a ventoinha não disparar...só depois é que ponderava abrir motor.

                                Boa sorte
                                De facto isto só acontece com o carro parado!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Já se fez uma limpeza do circuito? Pode estar entupido e a água não circular correctamente, fazendo com que o vaso encha, e que a temperatura da água no sensor que vai para centralina seja diferente daquela que está na zona do sensor que envia para o mostrador da temperatura. Isso pode justificar o facto de a temperatura subir mais no ponteiro até ligar a 2ª velocidade. Devem ser 2 sensores em sítios diferentes e que estão a medir temperaturas diferentes por o circuito estar bloqueado..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                    Já se fez uma limpeza do circuito? Pode estar entupido e a água não circular correctamente, fazendo com que o vaso encha, e que a temperatura da água no sensor que vai para centralina seja diferente daquela que está na zona do sensor que envia para o mostrador da temperatura. Isso pode justificar o facto de a temperatura subir mais no ponteiro até ligar a 2ª velocidade. Devem ser 2 sensores em sítios diferentes e que estão a medir temperaturas diferentes por o circuito estar bloqueado..
                                    É mesmo isso que vou começar por fazer...nos 2 últimos dias até tem andado bem e nunca aqueceu!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aconteceu o mesmo ao meu honda e levou uma junta da cabeça nova!
                                      Fez hoje o meu ma8 350 000 kms
                                      uma maquina

                                      Comentário

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