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Mazda 5 - Problema de travões

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    Mazda 5 - Problema de travões

    Boas pessoal,

    Deixo-vos aqui o relato de algo que me tem dado dores de cabeça no ultimo mês e ao mesmo tempo um pedido de ajuda.

    Tenho uma M5 de janeiro de 2007 com 97000 km, que inexplicavelmente de à 2 meses as esta parte começou a ficar com o pedal duro (travões), a baixa rotação e à segunda travagem. Ou seja, o servofreio já não tem vácuo para fazer a segunda travagem ao relanti (normamente em manobras de estacionamento, etc...). Acima das 2000 rpm os travões funcionam normalmente.
    Pensei desde logo que seria um problema na válvula anti retorno que existe no tubo entre o depressor (também chamado de bomba de vácuo) e o servofreio.
    Porque a carrinha também tem vindo a comer óleo (o famosíssimo problema das anilhas) mandei a carrinha para o concessionário para fazer o diagnóstico das avarias.
    O resultado do diagnóstico foi que tinha que substituir o depressor (que custava mais de 800 euros s/iva e demorava 5 dias uteis a chegar) e que o serviço da substituição do depressor mais as anilhas ultrapassava os 1400 euros. Isto 6 meses depois de acabar a garantia e com todas as revisões feitas na marca e pagas principescamente.
    Escusado será dizer que me mandei ao ar, e me reservei ao direito de pedir uma segunda opinião (nunca tive problemas com depressores nem servofreios e tenho cerca de 2 milhões de km em carros diesel). Paguei o que tinha a pagar de MO e tirei a carrinha que deu entrada em seguida numa oficina multimarcas da qual tinha boas referencias de pessoas próximas.
    Após 2 dias de lá estar o diagnóstico apresentado foi exactamente o mesmo, ou seja, o problema era o depressor que não há em aftermarket e que custa mais de 800 euros e que demorava agora 7 dias uteis a chegar.
    Após me mentalizar de que tinha que fazer o trabalho dei ordem de execução para que a oficina mandasse vir o famosso depressor.
    Após 8 dias uteis o depressor lá chegou e foi para o sítio mas o problema manteve-se, para grande espanto nosso.
    Da parte da oficina disseram-me então que deveria ser o servo-freio, que provavelmente o depressor estaria a danificar o servofreio ou viceversa.
    Após constatar que o referido servo custava mais de 600 euros na marca, lá se conseguiu descobri uma M5 acidentada numa sucata (agora chamam-se centros de abate ) do Picoto.
    Trouxe o servofreio à consignação (paguei 175 euros que supostamente me serão devolvidos), meteram o dito ao sitio e tudo na mesma.
    Resumindo, já se trocou a bomba de vácuo, já se trocou o servofreio, já testou manualmente a tubagem que aparenta estar em boas condições e o problema mantêm-se.
    Estou a ver se consigo uma M6 de um amigo meu (têm exactamente o mesmo depressor) para ligar a tubagem da minha ao depressor da dele para experimentar e ver se é criado o vácuo suficiente.
    Estou completamente desesperado porque após 4 semanas ainda não se identificou concretamente o problema.
    Pelo meio desta história toda a oficina onde a carrinha está levou-a a um centro Bosch que a meteu à máquina e diz que no sistema de travagem está tudo normal.

    À partida sempre encarei isto como um problema antes da bomba dos travões (cilindro principal) porque os sintomas são de falta de vácuo a baixa rotação. Não há fugas de oleo e a media rotação os travões funcionam normalmente.
    Para grande desespero meu o mecânico já veio com a possibilidade de ser falta de pressão de oleo que não garante a correcta lubrificação da bomba. Não acredito nesta tese porque falta de pressão de oleo traria problemas mais graves ao nivel da arvore de cames e já haveria ruídos.
    Posto isto coloco as seguintes questões:
    Alguém faz ideia do que possa ser?
    Alguém conhece um problema identico?
    Quais a probabilidades de uma peça nova vir defeituosa? É que um depressor por estar acoplado directamente ao motor e ter lubrificação pelo oleo do motor, não dá para testar fora.

    Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar

    Zunda

    #2
    Bom dia!

    Tenho uma Mazda 5 de 12/2006 e neste mmomento estou exatamente com o mesmo problema. Já mudei anilhas e limpei o tubo que supostamente entope e não deixa que o oleo flua normalmente.

    Consegui resolver o seu problema? Como o resolveu?

    Comentário


      #3
      Tenho um (2006) com o mesmo problema, surgiu à cerca de dois anos quando tinha +- 100.00km meti num servo freio novo mas ficou igual.
      Como não gosto de deitar dinheiro fora em experiências deixei estar assim, basta carregar no travão 3 vezes seguidas que o pedal fica logo "duro" e deixa de travar por isso evito ao máximo fazer isso.
      Tenho a sorte de ter outro carro, quando puder a primeira cosa que vou fazer é despachar o Mazda 5.
      Foram os pneus, a coluna de direção o DPF e agora isto para mim basta!!

      Comentário


        #4
        Essa Mazda 5 é o 'cancro' da Mazda.

        Isto é que era Mazda:

        Comentário


          #5
          Greetings!

          Manda ver bem o tubo de vácuo que vai do motor ao servo-freio.

          Por vezes a fuga não se vê.
          Pode até ser o aperto nas extremidades.

          O que descreves é vácuo a fugir por algum lado.

          HowStuffWorks "How Power Brakes Work"

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Obrigado, vou mandar ver isso para ver se melhora.
            O problema é que ando com 3 crianças lá dentro e uma caravana de 1200 Kg atrás!
            Se não melhorar só vejo uma soluçao: S-MAX.

            cumps

            Comentário


              #7
              Duvidas na compra de uma Mazda 5.

              Boa tarde estou para comprar um monovolume e vi a Mazda 5 sport de 07.
              Será que me podem ajudar com a vossa experiência para que eu possa saber no que me vou meter.
              Desde já obrigado pela vossa atenção.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maikpires Ver Post
                Boa tarde estou para comprar um monovolume e vi a Mazda 5 sport de 07.
                Será que me podem ajudar com a vossa experiência para que eu possa saber no que me vou meter.
                Desde já obrigado pela vossa atenção.
                Eu dou-te uma 1ª ajuda... Cria um tópico no zona correta do fórum.

                Comentário


                  #9
                  Sou novo por aqui e pelo jeito cometi um erro mas obrigado na mesma.

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                    #10
                    Não tem nada a haver com os problemas de travões, mas, um amigo meu que tem uma Mazda 5, tinha a algum tempo no painel de instrumentos a luz de indicação do controlo de tração ligada. O que acontecia era que não dava para ligar ou desligar este através do botão, e provavelmente o controlo de tração não estaria a trabalhar.

                    Até aqui tudo bem, a parte estranha é que a bateria já tinha mais de 7 anos e tinha alguns vazos "quase mortos", porque deixou secalos, outros ainda estavam bons. Comprou uma bateria nova, e a luz do controlo de tracção desligou-se e já o consegue ligar e desligar através do botão.

                    Pergunto, o que é que a bateria (teoricamente cansada) influência isto?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por folguer Ver Post
                      Não tem nada a haver com os problemas de travões, mas, um amigo meu que tem uma Mazda 5, tinha a algum tempo no painel de instrumentos a luz de indicação do controlo de tração ligada. O que acontecia era que não dava para ligar ou desligar este através do botão, e provavelmente o controlo de tração não estaria a trabalhar.

                      Até aqui tudo bem, a parte estranha é que a bateria já tinha mais de 7 anos e tinha alguns vazos "quase mortos", porque deixou secalos, outros ainda estavam bons. Comprou uma bateria nova, e a luz do controlo de tracção desligou-se e já o consegue ligar e desligar através do botão.

                      Pergunto, o que é que a bateria (teoricamente cansada) influência isto?
                      Cuspindo para o ar, diria que o facto de ser um componente electrónico (a luz do quadrante), pode ter sido influenciado pela pouca carga da bateria.

                      Comentário


                        #12
                        Na Mazda a luz do DSC é mais do que luz de controlo de tracção

                        Tinha a luz de motor também activa?

                        Já levaram o carro à máquina para ver o que diz?

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                          #13
                          Falei agora com o propriatário, e ele primeiro foi a um electricista (fora da marca) e o carro ligado à maquina não acusou nada. Depois foi à marca e o resultado foi igual, ou seja nada!

                          A unica luz que estava acesa era a do DSC. Agora pelo facto de ter colocado uma bateria nova (de 95 AH), a luz ter apagado e o botão começar a ligar/desligar o DSC, é que é estranho, mas pronto.

                          Já vi que a Mazda 5 é um bocado manhosa...

                          Comentário

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