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Qual a veracidade disto:Não ligue o ar condicionado logo que entrar no veículo...

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    Qual a veracidade disto:Não ligue o ar condicionado logo que entrar no veículo...

    Recebi este mail :
    Não ligue o ar condicionado logo que entrar no veículo. Por favor,
    abra as janelas assim que entrar no veículo, e não ligue logo o ar
    condicionado. De acordo com pesquisas, o painel de instrumentos,
    assentos e tubagens de refrigeração emitem 'benzeno', uma toxina
    causadora de cancro. (Note o cheiro de plástico quente dentro do
    veículo). Além disso, envenena os ossos, causa anemia e reduz os
    glóbulos brancos. O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr.
    por cm2.

    O interior de um veículo estacionado com as janelas fechadas contém
    de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma
    temperatura superior a 16ºC, o ní*vel de benzeno sobe para 1,84-3,68
    mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma
    quantidade enorme de toxinas.

    Recomenda-se abrir as janelas e portas para que o ar quente possa
    sair, antes de ligar o ar condicionado. O benzeno é uma toxina que
    também afecta os rins e o fí*gado. É uma substância tóxica muito
    difí*cil de ser expelida pelo organismo.

    Qual é a veracidade disto?

    #2
    Bom, eu sempre pensei nisto do ponto de vista do carro. Ter um interior a 50º e ligar logo um AC a fazer 4º há-de fazer alguma coisa aos plásticos e fixações.

    É óbvio que também para nós um choque tão grande de temperatura não será bom. Desconhecia era a questão do benzeno...mas faz sentido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      Recebi este mail :



      Qual é a veracidade disto?
      Tem a mesma veracidade que aqueles emails vindos da Nigéria que te prometem milhões de uma herança de um ricaço qualquer que morreu.

      Comentário


        #4
        O pessoal do Minuto Verde (acho que é assim o programa que dá na RTP1 de manhã), também dizem o mesmo, mas pelas quantidades de energia desperdiçada, já que o AC vai demorar muito mais tempo até fazer efeito.

        Comentário


          #5
          A veracidade disso não sei, o que sei é que nos carros mais recentes vejo as marcas darem bastante ênfase nos seus catálogos e manuais de instrução à utilização de materiais interiores verdes (ecológicos, recicláveis, etc.) e sem substâncias nocivas ou alergénicas (falando inclusivé de normas que cumprem como a Oeko-Tex Standard).
          Ora se eles nos últimos anos publicitam isto é porque os modelos anteriores eram piores no que a isto diz respeito... senão não faz sentido usarem isto como publicidade agora.

          Comentário


            #6
            Faz todo o sentido, pois quando se liga o A/C, é expelido todo o pó e lixo acumulado nas tubagens.
            Se tivermos os vidros fechados, esse pó e lixo ficará durante muito tempo no ar e a ser respirado.

            Alem disso, quando se entre no carro, normalmente a temperatura interior é superior á temperatura no interior.

            O mesmo se aplica no inverno, excepto o caso da temperatura

            Comentário


              #7
              Mandaste o mail para 15 pessoas para que te saia o euromilhões?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                Bom, eu sempre pensei nisto do ponto de vista do carro. Ter um interior a 50º e ligar logo um AC a fazer 4º há-de fazer alguma coisa aos plásticos e fixações.

                É óbvio que também para nós um choque tão grande de temperatura não será bom. Desconhecia era a questão do benzeno...mas faz sentido.

                Epá, um a/c a fazer 4º, dá para levar ursos polares no carro

                Eu por norma abro os vidros, e só depois ligo o a/c.

                Ainda acrescentava outra questão, deve ligar-se o carro com o a/c já ligado? Muita gente faz isto...


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                  Epá, um a/c a fazer 4º, dá para levar ursos polares no carro

                  Eu por norma abro os vidros, e só depois ligo o a/c.

                  Ainda acrescentava outra questão, deve ligar-se o carro com o a/c já ligado? Muita gente faz isto...


                  Cump.
                  Sim, diz-se que não convêm para não esforçar o motor de arranque e a bateria.

                  Tambem há quem aconselhe a não ligar o A/C em velocidade, para não danificar a embraiagem do compressor, devido á velocidade da correia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Epá, um a/c a fazer 4º, dá para levar ursos polares no carro

                    Eu por norma abro os vidros, e só depois ligo o a/c.

                    Ainda acrescentava outra questão, deve ligar-se o carro com o a/c já ligado? Muita gente faz isto...


                    Cump.
                    Não sei se há pessoal a fazer isso (), mas não vejo espanto nenhum em um AC conseguir fazer tanto frio.

                    De outro modo, como é que conseguias arrefecer em poucos minutos o ar de um habitáculo que estaria quentíssimo?

                    Comentário


                      #11
                      eu por sensatez quando entro no carro e se esta no sol o primeiro que faço é abrir as janelas todas as que puder para haver corrente de ar e para que saia o ar quente ( acumulado na exposição ao sol) imediatamente ligo o ar e deixo funcionar 1 minuto com as janelas abertas quando vejo que já esta sair ar frio fecho as janelas e ando normalmente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                        Epá, um a/c a fazer 4º, dá para levar ursos polares no carro

                        Eu por norma abro os vidros, e só depois ligo o a/c.

                        Ainda acrescentava outra questão, deve ligar-se o carro com o a/c já ligado? Muita gente faz isto...


                        Cump.
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Sim, diz-se que não convêm para não esforçar o motor de arranque e a bateria.

                        Tambem há quem aconselhe a não ligar o A/C em velocidade, para não danificar a embraiagem do compressor, devido á velocidade da correia.
                        Fora alguns sistemas electricos, o sistema só liga com o motor em funcionamento. Até já pode estar ligado no painel, mas o compressor só liga quando o motor estiver a funcionar.


                        Abrir vidros assim que se entra num carro exposto ao sol em pleno Verão, é algo que parece que que lógico e evidente de se fazer, para que o habitáculo respire e saia a maior parte do calor acumulado. Mas há quem não o faça!!


                        Tb não duvido que possa existir alguma toxicidade proveniente dos materiais. Mas isso pouco me alarma, a não ser que se tratem de plásticos manhoso made in china, desses que até frios mandam cheiro tóxico!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                          Não sei se há pessoal a fazer isso (), mas não vejo espanto nenhum em um AC conseguir fazer tanto frio.

                          De outro modo, como é que conseguias arrefecer em poucos minutos o ar de um habitáculo que estaria quentíssimo?

                          Os a/c que tenho tido e visto, fazem (ou pelo menos marcam...) cerca de 16/15 graus.

                          Num habitáculo a pelo menos o dobro da temperatura, faz fresco.

                          Se fazem na realidade menos graus, não sei


                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Até 1994, salvo erro, os carros também usavam e abusavam do amianto nas embraiagens, pastilhas de travões, etc. e depois deixaram de ter. Porquê? Porque se chegou à conclusão que era prejudicial à saúde e a indústria deixou de usar.
                            Muitas outras substâncias perigosas tem sido retiradas dos mais variados produtos, a Apple agora faz publicidade sobre ter deixado de usar mercúrio, arsénio e mais não sei quê nos seus produtos.

                            Isto para dizer que se actualmente não acredito que os materiais emitam benzeno ou outra qualquer substância nociva, visto que toda a indústria está mais sensibilizada para evitar isso de há 10 ou 15 anos para cá.
                            E há 20 ou 30 anos atrás? Isso é que me faz pensar...

                            Comentário


                              #15
                              Eu ando sempre com o AC ligado.

                              Normalmente abro os vidros quando chego ao carro e está muito abafado lá dentro, até porque dessa maneira acaba por expelir os calor mais depressa lá de dentro, bem como ao pó acumulado nas condutas.


                              Quanto ao dar ao arranque com o AC já ligado no botão, pelo menos nos carros não muito antigos não tem problema, o compressor do AC só é activado uns segundos após o motor já estar em funcionamento.

                              Isto até é fácil de perceber, basta estar atento ao "click" que o compressor faz quando a embraeagem "engrena" o mesmo.


                              Quanto aos plásticos expelirem ou não gases tóxicos com o calor não sei, mas gostava de ouvir uma opinião técnica de quem estivésse por dentro do assunto...

                              Comentário


                                #16
                                Um amigo meu tambem me falou nisto dos plasticos.

                                Foi um prof da facul dele que lhe disse, na altura ele até falou sobre o cheiro a novo do carro conter toxinas.

                                Se é verdade ou não, não sei.De qualquer forma e até por outros motivos como até já foram ditos deve abrir-se as janelas primeiro.

                                E já agora por curiosidade, quando o carro está muito tempo ao sol, quando se abre as portas deve ter-se cuidado, pois as borrachas podem ter ficado coladas à chapa e isto com o tempo pode trazer problemas..

                                Li esta semana na AH.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se calhar o melhor é mesmo perguntar a quem vende carros...

                                  Na Audi, na altura em que o meu pai comprou lá o carro, a explicação foi muito simples, nada de plásticos tóxicos, tubagens com pó, e-mails da Nigéria...

                                  Quando entras num carro fechado durante várias horas, a temperatura interior é sempre superior à exterior, mesmo em garagem (a não ser que deixes os vidros abertos). Ora se entras logo no carro e ligas o AC, o sensor de temperatura interior do AC, vai detectar a Temp elevada e colocar o AC no máximo (ou perto dele).
                                  Se colocares o carro a andar com as 4 janelas abertas durante uns segundos e depois fechares e ligares o AC, ele já não vai trabalhar com tanta "pujança".

                                  Lá na Audi diziam 20 a 30 segs a andar com as janelas abertas (no Verão, sem chuva...), e dp fechar e ligar o AC. É uma questão de poupança de energia, e do próprio sistema AC, pois quanto mais os equipamentos trabalham e maior é o esforço, maior é o degaste.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    (...)

                                    Li esta semana na AH.
                                    Sabes que essa revista não é muito credível! É cheia de basófia

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Os a/c que tenho tido e visto, fazem (ou pelo menos marcam...) cerca de 16/15 graus.

                                      Num habitáculo a pelo menos o dobro da temperatura, faz fresco.

                                      Se fazem na realidade menos graus, não sei


                                      Cump.
                                      Estás a confundir a temperatura pretendida no habitáculo, a tal que é marcada, com a do ar que refresca o interior, para se chegar a esse mesmo valor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                        Não sei se há pessoal a fazer isso (), mas não vejo espanto nenhum em um AC conseguir fazer tanto frio.

                                        De outro modo, como é que conseguias arrefecer em poucos minutos o ar de um habitáculo que estaria quentíssimo?
                                        Ha AC's que fazem 4º! Logicamente que o interior do carro nunca chega a esse valor. Quando fui carregar o da A4, a temperatura de saída do difusor de ar esq. era de 5º.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luciosantos Ver Post
                                          Se calhar o melhor é mesmo perguntar a quem vende carros...

                                          Na Audi, na altura em que o meu pai comprou lá o carro, a explicação foi muito simples, nada de plásticos tóxicos, tubagens com pó, e-mails da Nigéria...

                                          Quando entras num carro fechado durante várias horas, a temperatura interior é sempre superior à exterior, mesmo em garagem (a não ser que deixes os vidros abertos). Ora se entras logo no carro e ligas o AC, o sensor de temperatura interior do AC, vai detectar a Temp elevada e colocar o AC no máximo (ou perto dele).
                                          Se colocares o carro a andar com as 4 janelas abertas durante uns segundos e depois fechares e ligares o AC, ele já não vai trabalhar com tanta "pujança".

                                          Lá na Audi diziam 20 a 30 segs a andar com as janelas abertas (no Verão, sem chuva...), e dp fechar e ligar o AC. É uma questão de poupança de energia, e do próprio sistema AC, pois quanto mais os equipamentos trabalham e maior é o esforço, maior é o degaste.
                                          A solução que tenho para isso é não por em Auto

                                          Comentário


                                            #22
                                            Benzeno? Isso não me parece verdade...

                                            Mas, para poupar combustível, é verdade que não se deve ligar logo o A/C, deve abrir-se os vidros até a temperatura interior ficar igual à exterior e só aí ligar o A/C.

                                            Também não se deve desligar o motor com o A/C ligado. Deve desligar-se o A/C uns 30 segundos antes de se desligar o motor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              Recebi este mail :



                                              Qual é a veracidade disto?
                                              Não tem ponta por onde se lhe pegue!

                                              Qualquer dia não se pode fazer nada (nem com carros nem fora deles) porque provoca cancro ou frita o planeta.

                                              De facto acredito que essa questão possa ajudar a causar cancro...

                                              ...se a pessoa entrar dentro do carro, fechar os vidros, ligar o ar condicionado e fumar um maço de cigarros inteiro dentro do carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Sim, diz-se que não convêm para não esforçar o motor de arranque e a bateria.

                                                Tambem há quem aconselhe a não ligar o A/C em velocidade, para não danificar a embraiagem do compressor, devido á velocidade da correia.
                                                Quando se liga o carro, o AC nao tem temporizador ou algo do genero? O meu carro actual tem AC AUTO e já tive um com AC MANUAL, e ambos ligo com o AC activo, e fazem o seguinte, liga o motor normal, à rotação normal, um ou dois segundos depois de estabilizar ouço o estalinho e sobe ligeiramente a rotação...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luciosantos Ver Post
                                                  Se calhar o melhor é mesmo perguntar a quem vende carros...

                                                  (..)
                                                  Seria a ultima pessoa em quem eu confiaria para me dar a resposta a esta questão.


                                                  Maior parte deles nem sequer sabem falar daquilo que vendem, quanto mais pormenores técnicos desses...





                                                  Bem, sinceramente é uma questão que me continua a fazer espécie, e não é pela marca dizer que não ha perigo que eu acredito piamente sem sequer pensar um bocado sobre o assunto, ou pesquisar mais um pouco...


                                                  Quando as marcas dizem que "não ha nada de toxico" naqueles plásticos, e eu os derreto um pouco, e o meu nariz entra em contacto com os vapores que saiem, e até as lágrimas me vêm aos olhos, isso faz-me pensar e questionar se será bem assim...

                                                  Claro que apenas muito calor não é suficiente para derreter o plástico, um exemplo levado ao extremo para mostrar um ponto, mas temperaturas interiores a atingirem os 50º ou mais de que maneira afectam os plásticos e outros materiais existentes?



                                                  Também existiam pessoas que acreditavam piamente que as petroliferas tinham tudo controlado em caso de acidentes, porque elas próprias diziam que sim, mas ali com o recente "incidente BP", algumas devem ter mudado de opinião...

                                                  Enfim, fabricantes de automóveis também são grandes corporações viradas para fazer lucro, e só isso para mim é razão para não aceitar de bandeja o que me dizem sem analisar sequer...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
                                                    Tem a mesma veracidade que aqueles emails vindos da Nigéria que te prometem milhões de uma herança de um ricaço qualquer que morreu.
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Não tem ponta por onde se lhe pegue!

                                                    (...)
                                                    Mas como é que vocês têm tanta certeza sobre isto não ser verdadeiro?


                                                    Tẽm certeza que é falso, ou acreditam piamente que é falso?


                                                    Se têm a certeza, como têm certeza disso? Em que factos é que baseam essa vossa certeza?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                      Fora alguns sistemas electricos, o sistema só liga com o motor em funcionamento. Até já pode estar ligado no painel, mas o compressor só liga quando o motor estiver a funcionar.
                                                      AMR, o Primera cá de casa, se alguém desligar o carro com o ac ligado, quando voltas a pegar no carro, mal ligas a chave até à posição antes de por o carro a trabalhar, sentes logo o compressor a ligar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Recebi esse mail e a partir daí é o que se tem feito quando chegamos ao carro e este está ao sol. Além de não custar nada, poupa-se combustível e o AC não faz tanto esforço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Mas como é que vocês têm tanta certeza sobre isto não ser verdadeiro?


                                                          Tẽm certeza que é falso, ou acreditam piamente que é falso?


                                                          Se têm a certeza, como têm certeza disso? Em que factos é que baseam essa vossa certeza?
                                                          Eu falei de algo que eu considero já bastante ridículo na nossa sociedade, que é são estas tretas que se lembram de "estudar".

                                                          Se olhamos para trás, mesmo na alimentação, houve períodos em que se defendia a ingestão de um determinado alimento por ser excelente para a saúde, e mais tarde virem (a comunidade científica) dizer que afinal faz mal (e vice-versa).

                                                          Se formos prestar atenção a todos os estudos que dizem que isto e aquilo provocam cancro, o melhor é dar um tiro na cabeça para termos a certeza de que não vamos ter um cancro.

                                                          Acho bastante mais questionável o efeito dos telemóveis (que andam colados às pessoas durante a maior parte do dia, e muitas vezes em quantidade), ou mesmo à enorme quantidade de redes wireless do que de coisas como esta.

                                                          Há coisas que são comportamentos de risco e estão perfeitamente identificadas (como fumar), mas há também muitos exageros de estudos de quem não tem mais nada para fazer.

                                                          Tentem colocar aqui todos os estudos de coisas / comportamentos que possam causar o cancro, e este tópico torna-se no tópico mais longo que o aho já viu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                            Estás a confundir a temperatura pretendida no habitáculo, a tal que é marcada, com a do ar que refresca o interior, para se chegar a esse mesmo valor.
                                                            Pois, faz sentido.

                                                            Pensei que nunca chegasse a fazer temperaturas tão baixas...

                                                            Obrigado pelo alerta

                                                            O que disse acima sobre ligar o ac antes do carro, foi um aviso que disseram a um familiar, em virtude do compressor do seu golf V ter dado o berro.

                                                            Eu acho que embora seja sensato por algumas razões, primeiro ligar o carro e só depois os seus "periféricos", que não tem muito a ver com a avaria do compressor, certo?


                                                            Cump.

                                                            Comentário

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