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Monovolume para os sogros: FIAT Multipla 1.6 de 1999?

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    Monovolume para os sogros: FIAT Multipla 1.6 de 1999?

    Os meus sogros têm presentemente um FIAT Brava 1.4 que usam para as voltas na cidade, mas quando vão à terra, o carro torna-se apertado para andarem com a familia atrás e mais a mala cheia de produtos lá da horta. Eles pensam então adquirir um monovolume usado, que transporte a familia mais à vontade e tenha mala suficientemente grande para trazer as verduras e a vinhaça e o presunto. Como o sogro está muito satisfeito com o seu FIAT e não gosta de mudar de marca, sugeri-lhe um FIAT Multipla que vi à venda com o 1.6 a gasolina de 1999 igual a este, pára-choques incluidos:



    Queria saber os prós e contras deste carro em particular, a nivel de mecânica, motor, avarias mais frequentes, etc.

    #2
    Não conheco a fundo o modelo, mas tem um interior porreiro e muito espaço.

    Quem sabe há-de passar aqui para ajudar mais.

    Comentário


      #3
      Foi exactamente pelo espaço interior que recomendei o Multipla aos sogros. E também por ser mais pequeno do que os outros monovolumes, assim torna-se mais fácil de conduzir e estacionar.

      Comentário


        #4
        Pode ser pratico e tal ...

        Mas este é um dos carros mais feios que já vi.

        Comentário


          #5
          Pois a questão é mesmo saber se ele "aguenta" a estética do veículo!

          Comentário


            #6
            Para quem consegue ver além da estética ou até o acha engraçado, é uma boa opção. Tem um design funcional fabuloso. Incrivelmente é do comprimento aprox. de um Grand Punto...

            O espaço na mala é mais em altura do que em comprimento mas consegue levar um bom volume de tralha. Além disso os bancos traseiros rebatem facilmente as costas bem como se levanta facilmente o banco todo. Atenção que tirar mesmo os bancos pode ser um filme: são pesados mesmo e atinar com a forma de tirar e pôr pode ser um filme ao princípio.

            O motor 1.6 desconheço, mas vai beber um bom pedaço. A minha é uma JTD já com a frente nova que até parece mais aerodinâmica e raramente baixa dos 7,5 ou 8.

            Verifica casquilhos, ponteiras de direcção e braços, à frente claro: é muito pesada na frente. Se possível testa amortecedores.

            Cuidado com os interiores, são à moda da antiga Fiat: os plásticos das pegas das portas esfarelam e todos os outros plásticos são foleiros. Os tecidos aguentam-se bem e se estiverem em mau estado há conjuntos completos de forros a vender na net.

            Ver também funcionamento dos cintos traseiros: como são de 2 pontos destacáveis há tendência para os atirar, dobrar, colocar mal, bater as portas em cima deles, entala-los em plásticos... Convém andar sempre com um dos pontos colocados de forma a ser só preciso colocar o outro, caso contrário o pessoal não sabe colocar dois pontos.

            Problemas mecânicos para já não tive, a não ser ter que trocar uma embraiagem. A minha conta com aprox. 80mil kms.

            Negoceia bem isso porque "ninguém" quer esse carro. No entanto conheço mais uma pessoa com outra e a satisfação pelo carro é grande. Quem tem (coragem para o ter) dificilmente troca...

            O que puder ajudar pergunta.
            Editado pela última vez por PDCouto; 02 September 2010, 10:15.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
              Pode ser pratico e tal ...

              Mas este é um dos carros mais feios que já vi.
              Bom ponto de vista...


              Respondendo ao tópico, dentro desse preço tens a Scénic, que, em questões de design interior e exterior, principalmente, é muito MELHOR!
              Vê se os convences a mudar de marca, porque de facto, vão melhor servidos com a Scénic.

              Já agora, foi esta Multipla que viste?

              Fiat Multipla 1.6, 3.000 EUR, Messejana - Standvirtual

              Tens aqui algumas opções:

              Renault Scénic 1.4 Rxt, 3.000 EUR, Amadora - Standvirtual

              Renault Scénic , 2.500 EUR, Feijó - Standvirtual


              Fiz a procura com um preço máximo de 3000€, uma vez que é esse o preço da Multipla.


              Se precisares de mais alguma coisa dispõe.


              Cumprimentos,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                Para quem consegue ver além da estética ou até o acha engraçado, é uma boa opção. Tem um design funcional fabuloso. Incrivelmente é do comprimento aprox. de um Grand Punto...

                O espaço na mala é mais em altura do que em comprimento mas consegue levar um bom volume de tralha. Além disso os bancos traseiros rebatem facilmente as costas bem como se levanta facilmente o banco todo. Atenção que tirar mesmo os bancos pode ser um filme: são pesados mesmo e atinar com a forma de tirar e pôr pode ser um filme ao princípio.

                O motor 1.6 desconheço, mas vai beber um bom pedaço. A minha é uma JTD já com a frente nova que até parece mais aerodinâmica e raramente baixa dos 7,5 ou 8.

                Verifica casquilhos, ponteiras de direcção e braços, à frente claro: é muito pesada na frente. Se possível testa amortecedores.

                Cuidado com os interiores, são à moda da antiga Fiat: os plásticos das pegas das portas esfarelam e todos os outros plásticos são foleiros. Os tecidos aguentam-se bem e se estiverem em mau estado há conjuntos completos de forros a vender na net.

                Ver também funcionamento dos cintos traseiros: como são de 2 pontos destacáveis há tendência para os atirar, dobrar, colocar mal, bater as portas em cima deles, entala-los em plásticos... Convém andar sempre com um dos pontos colocados de forma a ser só preciso colocar o outro, caso contrário o pessoal não sabe colocar dois pontos.

                Problemas mecânicos para já não tive, a não ser ter que trocar uma embraiagem. A minha conta com aprox. 80mil kms.

                Negoceia bem isso porque "ninguém" quer esse carro. No entanto conheço mais uma pessoa com outra e a satisfação pelo carro é grande. Quem tem (coragem para o ter) dificilmente troca...

                O que puder ajudar pergunta.
                Já deste uma grande ajuda, obrigado.

                Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                Bom ponto de vista...


                Respondendo ao tópico, dentro desse preço tens a Scénic, que, em questões de design interior e exterior, principalmente, é muito MELHOR!
                Vê se os convences a mudar de marca, porque de facto, vão melhor servidos com a Scénic.

                Já agora, foi esta Multipla que viste?

                Fiat Multipla 1.6, 3.000 EUR, Messejana - Standvirtual
                Sim, foi exactamente essa que vi e recomendei. O que vos parece o preço pedido e o estado em que se encontra?

                Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                Tens aqui algumas opções:

                Renault Scénic 1.4 Rxt, 3.000 EUR, Amadora - Standvirtual

                Renault Scénic , 2.500 EUR, Feijó - Standvirtual


                Fiz a procura com um preço máximo de 3000€, uma vez que é esse o preço da Multipla.


                Se precisares de mais alguma coisa dispõe.


                Cumprimentos,
                O meu sogro não liga ao desenho do carro, por isso o facto da Multipla ser feia ou diferente não lhe diz nada. Para ele conta mais o conforto e o espaço interiores. Ele também não gosta de mudar de marcas, sempre teve FIATs e, desde que esteja satisfeito, é capaz de ficar com o mesmo carro até apodrecer ou precisar de um completamente diferente. A primeira coisa que pensei foi numa Scénic também, mas ele torceu logo o nariz a ter que mudar de marca.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso essa Multipla está mais bonita do que o normal, com os para-choques pintados e esse kit. O estado parece razoável mas as fotos são mazinhas...

                  Essas jantes ficavam era bem na minha, se quiseres trocar ganhas em conforto! (mais uma razão para verificares orgãos de direcção e suspensão, devido aos pneus baixos).

                  A minha é igual a esta, tem estas jantes:

                  Editado pela última vez por PDCouto; 02 September 2010, 10:34.

                  Comentário


                    #10
                    Um Fiat Brava é, no máximo, de 1996 e tu queres aconselhar a compra de um carro de 1999 ?

                    Eu acho que os teus sogros até merecem melhor, não ?

                    Algo já mais do Séc XXI...


                    Basicamente, procura algo mais recente. E se ele gosta de Italianos, Alfa Romeo e Lancia não são de descurar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                      Por acaso essa Multipla está mais bonita do que o normal, com os para-choques pintados e esse kit. O estado parece razoável mas as fotos são mazinhas...

                      Essas jantes ficavam era bem na minha, se quiseres trocar ganhas em conforto! (mais uma razão para verificares orgãos de direcção e suspensão, devido aos pneus baixos).

                      A minha é igual a esta, tem estas jantes:

                      Também adorava ter uma Multipla dessas!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Um Fiat Brava é, no máximo, de 1996 e tu queres aconselhar a compra de um carro de 1999 ?

                        Eu acho que os teus sogros até merecem melhor, não ?

                        Algo já mais do Séc XXI...


                        Basicamente, procura algo mais recente. E se ele gosta de Italianos, Alfa Romeo e Lancia não são de descurar.
                        O meu sogro é uma pessoa modesta, faz poucos quilómetros, só anda mais quando vai à terra, o Brava dele está impecável, parece que foi comprado ontem e ele não quer gastar muito dinheiro noutro carro.

                        Comentário


                          #13
                          Para não fugir do grupo tens a Lancia Phedra.

                          Por acaso é um monovolume que até gosto.

                          (não lhe digas que é FIAT/PSA)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                            Para não fugir do grupo tens a Lancia Phedra.

                            Por acaso é um monovolume que até gosto.

                            (não lhe digas que é FIAT/PSA)
                            Para isso, então, tens o Fiat Ulysse. Mas duvido que os encontre à venda para o orçamento de que dispõe. Além disso, muito provavelmente já o irá considerar grande demais.

                            Comentário


                              #15
                              Também é feio como o Multipla...



                              Mas sempre é mais conservador e também trás muito, muito espaço.

                              Comentário


                                #16
                                Se ele descurar a 100% o design do carro, e colocar como prioridade o espaço, e só conseguir ver Fiat à frente e não conseguir gastar mais de 3000 mil euros...

                                ... então creio que não tem mais nenhuma hipótese além da Multipla.

                                Sendo um Fiat de 99, aconselho vivamente a que testes todos os sistemas electricos para teres a certeza que nesse aspecto ta tudo bem.. aconselho ligares à máquina e ver que problemas terá.

                                De resto é como diz o PDCouto, cuidado com os interiores nomeadamente os plásticos.

                                P.S.: Acho que é o primeiro cliente Fiat 100% satisfeito que eu conheci. É o exacto oposto de mim :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                  Se ele descurar a 100% o design do carro, e colocar como prioridade o espaço, e só conseguir ver Fiat à frente e não conseguir gastar mais de 3000 mil euros...

                                  ... então creio que não tem mais nenhuma hipótese além da Multipla.

                                  Sendo um Fiat de 99, aconselho vivamente a que testes todos os sistemas electricos para teres a certeza que nesse aspecto ta tudo bem.. aconselho ligares à máquina e ver que problemas terá.

                                  De resto é como diz o PDCouto, cuidado com os interiores nomeadamente os plásticos.

                                  P.S.: Acho que é o primeiro cliente Fiat 100% satisfeito que eu conheci. É o exacto oposto de mim :D
                                  pego apenas neste, mas serve para outros ...

                                  só mesmo para corrigir algumas imprecisões.
                                  O design deste carro foi um dos pontos altos da década de 90. Soluções inteligentes para a função familiar do mesmo, óptima visibilidade, compacto, e o soluções originais a um nivel mais estrutural, iniciando a construção por módulos na industria automóvel, já adoptado por diversos grupos.
                                  A decisão de envolver um pacote muito bem concebido com roupagens bizarras foi uma decisão posterior, já que o a proposta inicial, apesar de original, acabava por ser bastante mais consensual do ponto de vista estilistico.

                                  O uso da palavra design não se refere apenas a uma questão de estilo.
                                  O styling é apenas uma das etapas no processo de design, e logo, também uma das mais mutáveis.

                                  Só como exemplo, compare-se um A3, um Golf e um Leon.
                                  O design entre os 3 é basicamente o mesmo. Muda apenas as roupagens.
                                  E a definição do estilo de cada um, não implicou novos processos, novos materiais, optimização aerodinâmica ou de acessibilidade.
                                  Falamos de praticamente do mesmo design base, apenas adaptado a gostos diferentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Também adorava ter uma Multipla dessas!
                                    Porra! Então de manhã o link mostra uma Multipla e agora mostra esse "charuto"?! Bem que estranhei a tua piada!

                                    São estas jantes que digo:



                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Também é feio como o Multipla...

                                    ...

                                    Mas sempre é mais conservador e também trás muito, muito espaço.
                                    Andei a ver disso na altura que comprei a carrinha... conclusão: não conseguia ter uma coisa anónima desse género, com uns interiores negros e deprimentes. Na Multipla ao menos quem anda fica a gostar, então se forem crianças adoram!
                                    Editado pela última vez por PDCouto; 02 September 2010, 14:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                                      Pode ser pratico e tal ...

                                      Mas este é um dos carros mais feios que já vi.
                                      ^

                                      I agree

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não conhecia o 2º modelo do Multipla ...

                                        Muito agradável ... cairam aqueles farois de Boga acima do capot

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          pego apenas neste, mas serve para outros ...

                                          só mesmo para corrigir algumas imprecisões.
                                          O design deste carro foi um dos pontos altos da década de 90. Soluções inteligentes para a função familiar do mesmo, óptima visibilidade, compacto, e o soluções originais a um nivel mais estrutural, iniciando a construção por módulos na industria automóvel, já adoptado por diversos grupos.
                                          A decisão de envolver um pacote muito bem concebido com roupagens bizarras foi uma decisão posterior, já que o a proposta inicial, apesar de original, acabava por ser bastante mais consensual do ponto de vista estilistico.

                                          O uso da palavra design não se refere apenas a uma questão de estilo.
                                          O styling é apenas uma das etapas no processo de design, e logo, também uma das mais mutáveis.

                                          Só como exemplo, compare-se um A3, um Golf e um Leon.
                                          O design entre os 3 é basicamente o mesmo. Muda apenas as roupagens.
                                          E a definição do estilo de cada um, não implicou novos processos, novos materiais, optimização aerodinâmica ou de acessibilidade.
                                          Falamos de praticamente do mesmo design base, apenas adaptado a gostos diferentes.
                                          Muito bem.
                                          Acrescento que muitas pessoas no mundo acham o Múltipla o carro mais feio da FIAT.
                                          Portanto temos que respeitar essa opinião.
                                          Gente fã da marca muitas vezes chega a dizer que é o pior carro da FIAT (sem terem entrado num).


                                          Eu nem acho tanto assim porque de uma forma geral detesto o desenho mono volúmico em carros, logo como não gosto de nenhum, o Múltipla (MK1) sendo tão diferente até foge um pouco ao habitual.

                                          Mas assumindo que é feio, mesmo que se ache que é horrível; é importante dizer que o Múltipla é um carro espectacular a nível de Engenharia e tecnologia.

                                          Para já pouca gente sabe que foi o 1º carro do mundo com um motor híbrido (eléctrico e combustão).
                                          Depois o Múltipla tem um método de construção revolucionário, o chamado Spaceframe (se quiserem estrutura de espaço ou esqueleto de espaço).
                                          Ou seja, um conjunto de secções de aço que se ligam para formar o esqueleto do veículo. A chapa que compreende a carroçaria, que pode ser de diferentes espessuras; é então soldada a este esqueleto.
                                          A forma convencional de fabrico é toda a estrutura do carro ser feita partindo de uma única peça de aço sujeita a diversas pressões.

                                          O Spaceframe está a ser um sucesso e será a forma corrente de produzir automóveis no futuro.
                                          Isto porque as vantagens são muitas:
                                          - menores custos de produção;
                                          - maior flexibilidade quando se produzem derivados, logo menos investimento, logo reduzindo custos;
                                          - possibilidade de mudança de produção em linha de forma muito rápida;
                                          - muito menos desperdícios de chapa (novamente redução dos custos);
                                          - capacidade para usar a alta resistência do aço com menos problemas de modelação do mesmo, reduzindo assim o peso do veículo, melhorando o seu desempenho, tornando-o mais seguro e permitindo reforçar a dirigibilidade do veículo.

                                          Por tudo isto e porque tem um espaço verdadeiramente fantástico para as suas dimensões (já andei num e até eu fiquei espantado) o Múltipla ganhou muitos prémios, como o "Top Gear's Car of the Year" em 2000, ou de "Best MPV" durante mais 2 anos.
                                          Para além disso esteve exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York, por ser considerada uma obra de arte extraordinária.

                                          Eu apesar de não gostar da beleza do Múltipla sei ler nele as suas extraordinárias capacidades; e depois tem um espaço excelente para 6 pessoas, mesmo grandes.
                                          Para além disso tem a condução e comportamento de um carro e não de um furgão.
                                          Mas tem um espaço enorme e pode satisfazer uma família numerosa.
                                          Para táxi por exemplo é um carro excelente, talvez do melhor que já se fabricou.
                                          Em Itália existem bastantes... cá nunca vi.

                                          Só teria um se tivesse mesmo necessidade de transportar 6 pessoas habitualmente.

                                          Confesso que acho giro ver um carro tão diferente.

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                                            #22
                                            Boa contribuição para o tópico.

                                            Nem toda a gente nega à partida uma ciência que desconhece.

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                                              #23
                                              Mais um belo post do gtabarth, são coisas destas que dão gosto ler.

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                                                #24
                                                Qual a razão para os faróis terem sido colocados junto ao vidro na primeira versão? e houve alguma razão para na segunda razão os terem colocado outra vez no sitio dito "tradicional"?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                  Qual a razão para os faróis terem sido colocados junto ao vidro na primeira versão? e houve alguma razão para na segunda razão os terem colocado outra vez no sitio dito "tradicional"?
                                                  Design: são os máximos e iluminam com mais eficácia se estiverem em cima. É como usares uma lanterna quase paralela ao chão ou junto à cabeça.

                                                  A razão para a mudança foi tornar a estética mais consensual. Os faróis adoptados são os da Idea. Obviamente a alteração chegou tarde de mais.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                    Design: são os máximos e iluminam com mais eficácia se estiverem em cima. É como usares uma lanterna quase paralela ao chão ou junto à cabeça.

                                                    A razão para a mudança foi tornar a estética mais consensual. Os faróis adoptados são os da Idea. Obviamente a alteração chegou tarde de mais.
                                                    Ok. Mas provavelmente um gajo que venha de frente para um Multipla nem repara assim na diferença de altura, deverá ser como um Jipe... digo eu.

                                                    Pois a frente da versao dois parece um Idea...

                                                    Dirão entao que terá sido design a mais para a altura, ou que veio demasiado cedo...? se calhar hoje já não chocava tanto... não sei...

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                                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                      Muito bem.
                                                      Acrescento que muitas pessoas no mundo acham o Múltipla o carro mais feio da FIAT.
                                                      Portanto temos que respeitar essa opinião.
                                                      Gente fã da marca muitas vezes chega a dizer que é o pior carro da FIAT (sem terem entrado num).


                                                      Eu nem acho tanto assim porque de uma forma geral detesto o desenho mono volúmico em carros, logo como não gosto de nenhum, o Múltipla (MK1) sendo tão diferente até foge um pouco ao habitual.

                                                      Mas assumindo que é feio, mesmo que se ache que é horrível; é importante dizer que o Múltipla é um carro espectacular a nível de Engenharia e tecnologia.

                                                      Para já pouca gente sabe que foi o 1º carro do mundo com um motor híbrido (eléctrico e combustão).
                                                      Depois o Múltipla tem um método de construção revolucionário, o chamado Spaceframe (se quiserem estrutura de espaço ou esqueleto de espaço).
                                                      Ou seja, um conjunto de secções de aço que se ligam para formar o esqueleto do veículo. A chapa que compreende a carroçaria, que pode ser de diferentes espessuras; é então soldada a este esqueleto.
                                                      A forma convencional de fabrico é toda a estrutura do carro ser feita partindo de uma única peça de aço sujeita a diversas pressões.

                                                      O Spaceframe está a ser um sucesso e será a forma corrente de produzir automóveis no futuro.
                                                      Isto porque as vantagens são muitas:
                                                      - menores custos de produção;
                                                      - maior flexibilidade quando se produzem derivados, logo menos investimento, logo reduzindo custos;
                                                      - possibilidade de mudança de produção em linha de forma muito rápida;
                                                      - muito menos desperdícios de chapa (novamente redução dos custos);
                                                      - capacidade para usar a alta resistência do aço com menos problemas de modelação do mesmo, reduzindo assim o peso do veículo, melhorando o seu desempenho, tornando-o mais seguro e permitindo reforçar a dirigibilidade do veículo.

                                                      Por tudo isto e porque tem um espaço verdadeiramente fantástico para as suas dimensões (já andei num e até eu fiquei espantado) o Múltipla ganhou muitos prémios, como o "Top Gear's Car of the Year" em 2000, ou de "Best MPV" durante mais 2 anos.
                                                      Para além disso esteve exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York, por ser considerada uma obra de arte extraordinária.

                                                      Eu apesar de não gostar da beleza do Múltipla sei ler nele as suas extraordinárias capacidades; e depois tem um espaço excelente para 6 pessoas, mesmo grandes.
                                                      Para além disso tem a condução e comportamento de um carro e não de um furgão.
                                                      Mas tem um espaço enorme e pode satisfazer uma família numerosa.
                                                      Para táxi por exemplo é um carro excelente, talvez do melhor que já se fabricou.
                                                      Em Itália existem bastantes... cá nunca vi.

                                                      Só teria um se tivesse mesmo necessidade de transportar 6 pessoas habitualmente.

                                                      Confesso que acho giro ver um carro tão diferente.
                                                      Apesar do entusiasmo, mas bem argumentado, estão por aí coisas que não são as mais correctas.

                                                      Permite-me corrigir...
                                                      A questão do hibrido. Apesar de ter existido um Multipla hibrido (apenas existindo em poucas unidades, disponiveis para testes) não foi o primeiro.
                                                      Isto porque o hibrido como o definimos hoje (motor de combustão interna mais motor eléctrico), é algo praticamente tão antigo como o automóvel em si.
                                                      Ferdinand Porsche criou um hibrido em 1899. No que toca a formas de pôr em movimento o automóvel, maior parte das soluções já foram todas inventadas, havendo apenas até agora processos de optimização dos mesmos.

                                                      A questão da obra de arte.
                                                      O Multipla não é uma obra de arte.
                                                      Nem de perto nem de longe.
                                                      Não se pode considerar obra de arte algo criado à luz de um processo que condiciona de tal forma a concepção do objecto, focada À volta dos seus utilizadores e que tem de respeitar cadernos de encargos, normas, regulamentos, etc...

                                                      O facto de ter sido exposto no MoMA, não significa que seja automaticamente uma obra de arte.
                                                      Em 99, o MoMA criou uma exposição com o tema "Different Roads - Automobiles for the next century", onde se exibia possibilidades automóveis para o futuro. Sendo um dos grandes do packaging automóvel, e tendo em conta todos os avanços industriais trazidos pelo mesmo, sem dúvida que o Multipla foi uma acertada adição a essa exposição.

                                                      O Multipla não era o único presente. Estavam lá outros que abriam caminhos para o futuro automóvel, como o Toyota Prius (o primeiro) ou o GM EV1.

                                                      Ou seja, apesar de exibida num museu de arte moderna, a exposição reflectia mais sobre a problemática automóvel, com os desafios que ainda procuram solução, como questões relacionadas com o ambiente, tráfego, mobilidade urbana, tecnologia, etc...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                        Ok. Mas provavelmente um gajo que venha de frente para um Multipla nem repara assim na diferença de altura, deverá ser como um Jipe... digo eu.

                                                        Pois a frente da versao dois parece um Idea...

                                                        Dirão entao que terá sido design a mais para a altura, ou que veio demasiado cedo...? se calhar hoje já não chocava tanto... não sei...
                                                        Não foi design a mais, foi design do bom
                                                        O factor bizarro advém da estética, apenas e só.
                                                        Da mesma forma que lhe colocaram uma frente nova, bastante diferente da original, a pele é das coisas mais mutáveis.

                                                        Mas a essência do excelente design do Multipla continua lá.
                                                        Dividindo os grupos ópticos em niveis, o que originava uma estética bizarra, o que é certo é que era uma solução bastante eficiente à função que se destinava.

                                                        A mudança estilistica operada na frente, de modo a dar-lhe uma roupagem mais consensual, acaba por ser uma solução de design inferior, perdendo todas as excelentes caracteristicas de iluminação providenciadas pela solução anterior

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          Apesar do entusiasmo, mas bem argumentado, estão por aí coisas que não são as mais correctas.

                                                          Permite-me corrigir...
                                                          A questão do hibrido. Apesar de ter existido um Multipla hibrido (apenas existindo em poucas unidades, disponiveis para testes) não foi o primeiro.
                                                          Isto porque o hibrido como o definimos hoje (motor de combustão interna mais motor eléctrico), é algo praticamente tão antigo como o automóvel em si.
                                                          Ferdinand Porsche criou um hibrido em 1899. No que toca a formas de pôr em movimento o automóvel, maior parte das soluções já foram todas inventadas, havendo apenas até agora processos de optimização dos mesmos.

                                                          A questão da obra de arte.
                                                          O Multipla não é uma obra de arte.
                                                          Nem de perto nem de longe.
                                                          Não se pode considerar obra de arte algo criado à luz de um processo que condiciona de tal forma a concepção do objecto, focada À volta dos seus utilizadores e que tem de respeitar cadernos de encargos, normas, regulamentos, etc...

                                                          O facto de ter sido exposto no MoMA, não significa que seja automaticamente uma obra de arte.
                                                          Em 99, o MoMA criou uma exposição com o tema "Different Roads - Automobiles for the next century", onde se exibia possibilidades automóveis para o futuro. Sendo um dos grandes do packaging automóvel, e tendo em conta todos os avanços industriais trazidos pelo mesmo, sem dúvida que o Multipla foi uma acertada adição a essa exposição.

                                                          O Multipla não era o único presente. Estavam lá outros que abriam caminhos para o futuro automóvel, como o Toyota Prius (o primeiro) ou o GM EV1.

                                                          Ou seja, apesar de exibida num museu de arte moderna, a exposição reflectia mais sobre a problemática automóvel, com os desafios que ainda procuram solução, como questões relacionadas com o ambiente, tráfego, mobilidade urbana, tecnologia, etc...
                                                          Desmistificando ainda mais um pouco a Deusa Multipla, o space frame já havia sido introduzido pela Audi 5 anos antes, através do seu A8.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Desmistificando ainda mais um pouco a Deusa Multipla, o space frame já havia sido introduzido pela Audi 5 anos antes, através do seu A8.
                                                            Sobre isso tenho informações contraditórias:

                                                            Audi A8 - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                            Unlike its predecessor, the Audi V8 model, which was built on an existing steelplatform, the A8 debuted on the then-new Volkswagen Group D2 platform, an all aluminium monocoque, tagged as the "Audi Space Frame" (ASF), which helped to significantly reduce weight, without sacrificing structural rigidity.

                                                            Ou seja, chamaram-lhe Audi Space Frame mas era monocoque em alumínio. Em estrutura space frame era o A2:

                                                            http://www.3daycar.com/mainframe/pub...efrexbrief.pdf

                                                            Lino, quando metade da malta vem ao tópico de uma pessoa quem quer comprar só para dizer apenas "é feio e tal" não há crise; quando estamos a ter uma conversa que tem alguma informação sobre o modelo já estão a endeusa-la. Pode haver uma imprecisão ou outra e certamente não é uma revolução no mundo automóvel, mas acho que finalmente se está a ver além da estética (pessoalmente não ligo nada se é space frame ou monocoque, é um carro normal para mim).

                                                            Quanto a ser híbrida, penso que foi bem mais importante a opção de ser bi-fuel de origem. No caso da minha ainda tem lá a borracha a tapar a entrada ao lado do bocal do gasóleo. Também para esta 1.6 é uma boa ideia coloca-la a GPL.

                                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                            Ok. Mas provavelmente um gajo que venha de frente para um Multipla nem repara assim na diferença de altura, deverá ser como um Jipe... digo eu.

                                                            Pois a frente da versao dois parece um Idea...

                                                            Dirão entao que terá sido design a mais para a altura, ou que veio demasiado cedo...? se calhar hoje já não chocava tanto... não sei...
                                                            Sim, mas se vem alguém de frente o condutor da Multipla não vai de máximos!


                                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                            Não se pode considerar obra de arte algo criado à luz de um processo que condiciona de tal forma a concepção do objecto, focada À volta dos seus utilizadores e que tem de respeitar cadernos de encargos, normas, regulamentos, etc...
                                                            Não é por aí. Um escultor quando lhe encomendam uma obra tem que obedecer ao espaço, custo, material. Há sempre limitações na arte, quanto mais não seja o tamanho da tela, o volume da pedra, a quantidade de tinta...


                                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                            O facto de ter sido exposto no MoMA, não significa que seja automaticamente uma obra de arte.
                                                            Em 99, o MoMA criou uma exposição com o tema "Different Roads - Automobiles for the next century", onde se exibia possibilidades automóveis para o futuro. Sendo um dos grandes do packaging automóvel, e tendo em conta todos os avanços industriais trazidos pelo mesmo, sem dúvida que o Multipla foi uma acertada adição a essa exposição.

                                                            O Multipla não era o único presente. Estavam lá outros que abriam caminhos para o futuro automóvel, como o Toyota Prius (o primeiro) ou o GM EV1.

                                                            Ou seja, apesar de exibida num museu de arte moderna, a exposição reflectia mais sobre a problemática automóvel, com os desafios que ainda procuram solução, como questões relacionadas com o ambiente, tráfego, mobilidade urbana, tecnologia, etc...
                                                            Exactamente, é mais por esta perspectiva. O Multipla pode ser interessante na perspectiva de design industrial mas não passa disso.
                                                            Editado pela última vez por PDCouto; 03 September 2010, 11:10.

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