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Aprender a andar de mota

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    Aprender a andar de mota

    Bem, depois de uns tempos com esse pensamento, resolvi meter na cabeça para tirar a carta de mota.

    Bem, o meu primeiro contacto com uma mota, foi uma casal boss do meu primo na terra, mas já foi há imensos anos, uns 10, e foi a primeira e única mota com mudanças que "conduzi", fiz apenas uma recta bem grande, e o que é certo é que me safei. Depois passado mais uns anos, conduz muito esporadicamente uma acelera, que não tem nada a ver. O que eu agora quero mesmo, é tirar carta e futuramente comprar uma mota.

    O que gostaria de saber, quais os cuidados básicos a ter ao pegar numa "burra". Ok que me vão dar explicações na escola e tal, mas gostava já de ir com uma ideia.

    Obrigado e parece que me vou juntar à turma dos que beijam o alcatrão

    #2
    A 1ª coisa, é ter a perfeita noção do controlo de acelarador e travão, no 1º contacto ainda pode fazer alguma confusão, mas depois passa.

    O melhor sítio para praticar é mesmo na escola, se cais, têm seguro, se caíres na moto de um amigo, ou mesmo uma que compras-te, pode-te sair bem caro.

    Depois é como tudo, com o tempo e caso gostes andar de moto, torna-se fácil.

    Tens ideia em comprar qual?

    Comentário


      #3
      O arrancar e trocar de mudanças é idêntico aos automóveis.

      -Cuidado com o travão da frente. É meio caminha andado para experimentares o alcatrão.

      -Cuidado com as travagens em curva. Nos carros são de evitar a todo custo, numa mota são proíbidas.

      -Muito cuidado com os carros com que te cruzas. Quem se aleija é sempre o da mota.

      -Desvia-te sempre das tampas de esgoto. Nunca se sabe se falta lá a tampa.

      -Muitíssimo cuidado com o piso molhado. É 10x pior que um carro.

      _o mesmo se aplica a estradas de areia.

      Devo ter-me esquecido de algumas coisas mas se fôr o caso acrescento.

      Ando de mota todos os dias úteis há cerca de 11 anos e faço uma média de 50 kms diários. Tenho portanto alguma experiência se bem que nunca é demais.

      Já caí 2 vezes, uma numa estrada de areia (culpa inteiramente minha), ainda fiz a curva mas a contracurva já a fiz de arrojo. A outra voei por cima do capot dum mercedes que não parou num stop.

      Ou seja, em ambas poderá se aplicar as coisas que te disse acima.

      Só te posso desejar sorte e juízo. Mesmo motas "pequenas" dão um certo gozo esticar...

      Mas continuo a preferir 500x um automóvel.

      Comentário


        #4
        Tens que estar muito mais atento e mesmo assim por vezes não chega... pois passas a não ser respeitado por NINGUÉM na estrada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
          Tens que estar muito mais atento e mesmo assim por vezes não chega... pois passas a não ser respeitado por NINGUÉM na estrada.
          Não generalizes. Se há pessoal ao qual facilito sempre são os motociclistas. Seja nas ultrapassagens (encosto sempre à direita), seja nas filas (sei que há quem se incomode que o motociclista esteja a ser mais "esperto")...

          Comentário


            #6
            Aprender a andar de moto para tirar a carta é fácil, até mais do que de carro, se já conduziste uma Casal Boss e safaste-te bem, com uma maior é a mesma coisa, apenas é mais pesada e sensível no acelerador. Agora saber conduzir uma moto como deve de ser isso é muito complicado, só se adquire com o tempo, muita experiência, conhecimento da moto, sangue frio e até talento.

            Eu ando de moto há 6 anos, nos ultimos tempos mais esporadicamente, mas ainda não me sinto à vontade quando começo a explorar as potencialidades daqueles bichos, a partir de certo ponto é tudo muito mais exigente que nas 4 rodas, por outro lado para tirar muito gozo de uma moto basta simplesmente... andar nela, não importa se é depressa ou devagar, é sempre uma sensação de liberdade muito diferente da proporcionada automóvel.

            P.S: Para começar a dica que te dou é se tiveres oportunidade senta-te numa moto, mesmo estando parada e decora a posição de todos os comandos imitando os movimentos que vais ter de fazer, quando tiver tudo mecanizado podes focar a tua atenção no teu equilibrio, controle do motor e nos que te rodeiam, agora se não fizeres ideia disto vais sentir que tens de fazer muita coisa ao mesmo tempo e vai ser mais complicado. A outra dica é tem sempre a certeza de que os outros te estão a ver, cuidado com os cruzamentos em que o campo de visão do outro condutor fica escondido por arbustos, postes, sinais de transito etc. A pequena dimensão das moto pode faz com que facilmente se escondam atrás destes elementos.
            Editado pela última vez por FernandoAc; 06 September 2010, 19:20.

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              #7
              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
              A 1ª coisa, é ter a perfeita noção do controlo de acelarador e travão, no 1º contacto ainda pode fazer alguma confusão, mas depois passa.

              O melhor sítio para praticar é mesmo na escola, se cais, têm seguro, se caíres na moto de um amigo, ou mesmo uma que compras-te, pode-te sair bem caro.

              Depois é como tudo, com o tempo e caso gostes andar de moto, torna-se fácil.

              Tens ideia em comprar qual?
              Ainda não sei bem ao certo, mas estava virado para uma Suzuki gsxr600, se bem que sou um apaixonado da Ninja.

              Relativamente aos comandos, tenho uma ideia básica dos comandos.


              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
              O arrancar e trocar de mudanças é idêntico aos automóveis.

              -Cuidado com o travão da frente. É meio caminha andado para experimentares o alcatrão.

              -Cuidado com as travagens em curva. Nos carros são de evitar a todo custo, numa mota são proíbidas.

              -Muito cuidado com os carros com que te cruzas. Quem se aleija é sempre o da mota.

              -Desvia-te sempre das tampas de esgoto. Nunca se sabe se falta lá a tampa.

              -Muitíssimo cuidado com o piso molhado. É 10x pior que um carro.

              _o mesmo se aplica a estradas de areia.

              Devo ter-me esquecido de algumas coisas mas se fôr o caso acrescento.

              Ando de mota todos os dias úteis há cerca de 11 anos e faço uma média de 50 kms diários. Tenho portanto alguma experiência se bem que nunca é demais.

              Já caí 2 vezes, uma numa estrada de areia (culpa inteiramente minha), ainda fiz a curva mas a contracurva já a fiz de arrojo. A outra voei por cima do capot dum mercedes que não parou num stop.

              Ou seja, em ambas poderá se aplicar as coisas que te disse acima.

              Só te posso desejar sorte e juízo. Mesmo motas "pequenas" dão um certo gozo esticar...

              Mas continuo a preferir 500x um automóvel.
              O meu medo mesmo, é fruto da parca experiência, ao arrancar, eu ficar para trás e ficar a ver a mota a andar
              Depois em andamento, espero ir ganhando mais experiência. Sempre gostei de motas, mas quando era mais novo, sentia que não tinha qualquer maturidade para estar em cima de uma burra. Agora com 28 anos, julgo ter mais cabeça e não me meter em maluqueiras, que se calhar quando era mais novo, iria meter.

              Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
              Tens que estar muito mais atento e mesmo assim por vezes não chega... pois passas a não ser respeitado por NINGUÉM na estrada.
              Sei que muitos automobilistas não respeitam os motociclistas e esse também é um dos meus receios.

              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
              Aprender a andar de moto para tirar a carta é fácil, até mais do que de carro, se já conduziste uma Casal Boss e safaste-te bem, com uma maior é a mesma coisa, apenas é mais pesada e sensível no acelerador. Agora saber conduzir uma moto como deve de ser isso é muito complicado, só se adquire com o tempo, muita experiência, conhecimento da moto, sangue frio e até talento.

              Eu ando de moto há 6 anos, nos ultimos tempos mais esporadicamente, mas ainda não me sinto à vontade quando começo a explorar as potencialidades daqueles bichos, a partir de certo ponto é tudo muito mais exigente que nas 4 rodas, por outro lado para tirar muito gozo de uma moto basta simplesmente... andar nela, não importa se é depressa ou devagar, é sempre uma sensação de liberdade muito diferente da proporcionada automóvel.

              P.S: Para começar a dica que te dou é se tiveres oportunidade senta-te numa moto, mesmo estando parada e decora a posição de todos os comandos imitando os movimentos que vais ter de fazer, quando tiver tudo mecanizado podes focar a tua atenção no teu equilibrio, controle do motor e nos que te rodeiam, agora se não fizeres ideia disto vais sentir que tens de fazer muita coisa ao mesmo tempo e vai ser mais complicado. A outra dica é tem sempre a certeza de que os outros te estão a ver, cuidado com os cruzamentos em que o campo de visão do outro condutor fica escondido por arbustos, postes, sinais de transito etc. A pequena dimensão das moto pode faz com que facilmente se escondam atrás destes elementos.
              Vou seguir este teu conselho.

              A ver vamos como corre a coisa

              Comentário


                #8
                FUNDAMENTAL:

                Bom equipamento de protecção.

                Para mim o indispensável:

                -Luvas
                -Casaco com protecções

                Para além do obrigatório capacete! De preferencia integral!

                Este equipamento pode fazer (e faz!!) toda a diferença num azar!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  FUNDAMENTAL:

                  Bom equipamento de protecção.

                  Para mim o indispensável:

                  -Luvas
                  -Casaco com protecções

                  Para além do obrigatório capacete! De preferencia integral!

                  Este equipamento pode fazer (e faz!!) toda a diferença num azar!
                  Isso vai ser a primeira coisa. Até porque me faz confusão ver pessoal que anda em grandes motões apenas de tshirt.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                    Ainda não sei bem ao certo, mas estava virado para uma Suzuki gsxr600, se bem que sou um apaixonado da Ninja.

                    Vou seguir este teu conselho.

                    A ver vamos como corre a coisa
                    Isso já são uns motões!
                    Para primeira moto é muito, se neste forum conduzir um Cup como primeiro carro dizem que é muito, o que diriam de uma GSXR.
                    De qualquer forma há quem tenha até as versões 1000cc como primeiras motos e tenham-se dado bem, a mota anda o nós quisermos que ela ande, necessário é ter auto controle.

                    Outra dica, cuidado com as faixas brancas das passadeiras e os carris de ferro, escorregam mesmo muito. Ah e calças ou atacadores muito largas na zona dos poisa pés tendem a prender nestes com o resultado que imaginas.

                    Comentário


                      #11
                      Falta uma dica também convêm teres cuidado em travar em cima de locais com tinta, como passadeiras, sinais contínuos e por aí fora.

                      Comentário


                        #12
                        Muita atenção aos cruzamentos, pois se ao verem um carro já se metem à nossa frente, imagina uma mota...

                        Ah e não te admires se alguém resolver virar à esquerda ou ultrapassar quando tu vens sossegadinho na tua mão...

                        Comentário


                          #13
                          Basicamente estás como eu. Também ando a tirar a carta de moto. Para a semana começo as aulas práticas e pedi a marcação do exame teórico que deve acontecer lá para início/meados de Outubro (pelo IMTT leva mais tempo).

                          Só experimentei conduzir uma moto já lá vão uns anitos e a Macal do meu avô que tenho para praticar deve ter o carburador sujo/entupido, por isso ainda não consegui fazê-la deitar fumo branco.

                          Comentário


                            #14
                            A mim deram-me uma V5 para as mãos e só disseram:

                            Primeira para baixo, outras quatro para cima, embraiagem á esquerda e punho a fundo.



                            Como já andava de carro ao fim de 10 minutos dominava completamente a cena

                            É espectacular

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                              Ainda não sei bem ao certo, mas estava virado para uma Suzuki gsxr600, se bem que sou um apaixonado da Ninja.


                              Epah se existe algum bom conselho que alguém te pode dar é: tem calma!

                              A situação em termos de experiência que descreves ter e as motas que referes são incompatíveis. Sem te querer assustar é a receita para o desastre!

                              Desde os 13 anos que ando de mota e tenho 23, considero que tenho alguma prática em motas e acho que bichos desse género, que já tive algumas oportunidades de experimentar, levam muito tempo e prática para controlar. Não é tanto o saber andar nem o controlar a mota mas o andar com ela na estrada em situações reais.

                              Resumindo, eu sei que pode ser complicado principalmente por motivos financeiros e de vontade de passar logo para um nível acima, mas considera a possibilidade de andares algum tempo com algo "mais pequeno"!

                              Claro que, e como alguém bem o disse aí em cima, a mota anda o que queremos pelo que uma mota grande pode não ser perigo nenhum, o problema é que normalmente a auto-contenção nestes casos apresenta grandes falhas!
                              Editado pela última vez por Visitante; 06 September 2010, 21:55.

                              Comentário


                                #16
                                Querendo ser teu amigo, não compres uma superdesportiva como primeira mota.

                                Se não sabes sequer o básico de andar de mota, não é com essas que vais aprender facilmente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Antes dizia que para primeira mota, iria ter uma dtr (e sim, tinha e tenho receio de ter como primeira mota um bicho destes). E com uma dtr, possa então ambientar-me.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                    Antes dizia que para primeira mota, iria ter uma dtr (e sim, tinha e tenho receio de ter como primeira mota um bicho destes). E com uma dtr, possa então ambientar-me.

                                    a minha dtr

                                    deve estar quase com 7 aninhos, ja me acompanha desde os 16

                                    coisa mai linda e serve para tudo(desde que nao andes muito em estrada)

                                    boa para a cidade

                                    razoavel na estrada e razoavel no campo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Trintolhos a tudo na estrada. És tu quem se aleija mais, portanto, pensar antes se pode dar cagada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A primeira mota que conduzi foi uma Hornet 600, se bem, que na 1ª vez não passei dos 20 .

                                        Hoje, tive o exame prático, ao qual fui aprovado .

                                        Agora é passear com cuidadinho e ir ganhando experiência

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                          A primeira mota que conduzi foi uma Hornet 600, se bem, que na 1ª vez não passei dos 20 .

                                          Hoje, tive o exame prático, ao qual fui aprovado .

                                          Agora é passear com cuidadinho e ir ganhando experiência
                                          Parabéns!

                                          -------

                                          Aproveitando que anda aqui o pessoal das motas, se puderem, deixem as vossas opinioes sobre a Yamaha TDM 850 aqui neste tópico:

                                          http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1063743814

                                          Obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                            A primeira mota que conduzi foi uma Hornet 600, se bem, que na 1ª vez não passei dos 20 .

                                            Hoje, tive o exame prático, ao qual fui aprovado .

                                            Agora é passear com cuidadinho e ir ganhando experiência
                                            Parabéns!
                                            E já sabes qual será a primeira montada?

                                            Cumprimentos em "v".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Parabéns!
                                              E já sabes qual será a primeira montada?

                                              Cumprimentos em "v".

                                              É a Hornet 600 . Sou fã das naked . é bom, levo com muito vento para cortar a "tesão" . Já andei um pouco numa Gsxr 600 e a história é outra

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post

                                                por outro lado para tirar muito gozo de uma moto basta simplesmente... andar nela, não importa se é depressa ou devagar, é sempre uma sensação de liberdade muito diferente da proporcionada automóvel.
                                                Nem mais . Foi exactamente isso que me cativou

                                                Ainda hoje dei uma volta à chuva e gostei imenso, liberdade e aquela chuvinha no capacete enfim..pancas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                  É a Hornet 600 . Sou fã das naked . é bom, levo com muito vento para cortar a "tesão" . Já andei um pouco numa Gsxr 600 e a história é outra
                                                  Humm tou a ver que tiveste a montada antes da carta (tal como eu).

                                                  Também gosto muito de nakeds, e gosto muito da Hornet, excelente escolha mas isso para um recem encartado já voa e muito.
                                                  Actualmente só me via a ter uma naked se fosse uma moto clássica, ja estou um bocado farto da ventania.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                    Humm tou a ver que tiveste a montada antes da carta (tal como eu).

                                                    Também gosto muito de nakeds, e gosto muito da Hornet, excelente escolha mas isso para um recem encartado já voa e muito.
                                                    Actualmente só me via a ter uma naked se fosse uma moto clássica, ja estou um bocado farto da ventania.

                                                    Ya..uns 2 meses antes .

                                                    Sim..anda bastante bem. Já impõe bastante respeito, ainda mais para mim que sou novato. No entanto, creio que é melhor opção que uma estilo pista para começar.

                                                    Qual é a tua moto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tou mais ou menos na mesma situação que tu!! Tirei a carta em fim de julho fui logo no dia seguinte buscar a minha 1º mota uma Honda Hornet.
                                                      Também lia que era muito perigoso pra primeira mota, mas até agora tenho tido uma boa evolução a mota é bastante segura. Acho que nisto das motas o que conta é o juizo que temos. Também dizia que não ia passar dos 80kmh, mas a verdade é que puxar pela máquina dá um gozo brutal. De qualquer maneira temos de ter sempre a noçao dos nossos limites e nunca perder o medo. Agora é assim isto é um vício parece que o andar de mota se torna uma necessidade diária .
                                                      Para 1º mota acho uma naked 600 uma boa opção, já uma desportiva 600 acho um bocado mais complicado.

                                                      cumps em V
                                                      Editado pela última vez por iandrec; 07 September 2010, 01:52.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já foi tudo dito

                                                        O resto só quando começares a andar.

                                                        Para iniciar, eu começava pelas 500/600 utilitárias, mais mansas que as desportivas.


                                                        Cump.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          se achas que vais gostar de conduzir motas força.. eu antes de tirar a carta (B) tirei a de A1 mas agora que tenho carro nao penso tirar a de categoria A, gosto mais de carros do que de motas e as motas têm muitas desvantagens em relação ao carro, tens que andar sempre com o capece, só podes levar uma pessoa nela (e se tiver capacete), nao tem um porta bagagem como os dos carros, nao é tao seguro, etc.
                                                          mas por outro lado é optima nas grandes cidades (por causa do transito, podes furar aquilo tudo ) e para estacionar tambem é melhor que os carros

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ricardo109 Ver Post
                                                            se achas que vais gostar de conduzir motas força.. eu antes de tirar a carta (B) tirei a de A1 mas agora que tenho carro nao penso tirar a de categoria A, gosto mais de carros do que de motas e as motas têm muitas desvantagens em relação ao carro, tens que andar sempre com o capece, só podes levar uma pessoa nela (e se tiver capacete), nao tem um porta bagagem como os dos carros, nao é tao seguro, etc.
                                                            mas por outro lado é optima nas grandes cidades (por causa do transito, podes furar aquilo tudo ) e para estacionar tambem é melhor que os carros
                                                            Eu tenho carro, por isso, quando quiser levar o carro, levo, quando quiser levar mota, sempre tenho essa opção. Se bem que a mim o trânsito não me faz diferença, pois nunca apanho transito!

                                                            Comentário

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