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Clio II 1.2 99 - Não pega! "Anel de arranque" ou "Sensor do ponto morto superior"??

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    Clio II 1.2 99 - Não pega! "Anel de arranque" ou "Sensor do ponto morto superior"??

    Boas!

    Já vi aqui tópicos idênticos, mas além de já serem um pouco antigos nenhum refere em concreto a minha situação, pelo que criei este.

    O carro não pega!

    a) Colocando a chave na iginição funciona tudo.

    b) Dando à chave o motor de arranque funciona, com bastante força até.

    c) A luz vermelha que fica a piscar com o carro desligado e trancado, pisca constante e rapidamente enquanto dou à chave.

    d) Este sintoma acontecia de vez em quando (quando acontecia, lá tirava e metia a chave e tal até que acabava por pegar), mas nos últimos dias agravou-se até que hoje não pegou mesmo, apesar de várias tentativas.

    c) A chave está boa, tem pilha, e o fecho central responde prontamente sempre que uso o botão da chave.

    Pelo que li em outros tópicos, pode ser ou do sistema imobilizador ou do sensor/captor do ponto morto superior.

    Alguém, pelos sintomas apresentados, me pode dizer qual é a causa (ou outra possível que não estas duas)?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por Pinifarina Ver Post
    Boas!


    c) A luz vermelha que fica a piscar com o carro desligado e trancado, pisca constante e rapidamente enquanto dou à chave.

    Obrigado.
    Experimenta a chave suplente, a mim parece-me que nao devia acontecer isto, aluz piscar rapidamente em quanto das a chave, pode ser a chave desprogramada

    Comentário


      #3
      Se a luz vermelha do painel pisca é a ECU do carro que não está a reconhecer a chave.
      Tenta reprogama-la de novo, pode ser que resolva, embora não acredite que seja assim tão fácil.

      Comentário


        #4
        Isso é um problema no imobilizador. Por algum motivo bloqueou. Acho que só vais por isso a trabalhar depois de ir à marca.

        A chave tem pilha. Mas já trocaste a pilha? Já experimentaste pegar o carro de empurrão?

        Comentário


          #5
          Ia dizer a mesma coisa, tens que ir à Renault, a centralina não está a conhecer o código. Quando comprei o Clio, o dono disse-me que isso lhe aconteceu e que foi à Renault, mas levavam-lhe uma fortuna. Disse-me que foi a uma casa de chaves, em Gondomar, cujo nome não me recordo e que lhe resolveram o problema por muito menos. Existe apenas um problema, o comando da chave fica sem funcionar. Caso não sejas cá do Porto, possivelmente haverão outras casas de chaves que façam o mesmo serviço, mas vê no que te metes, não vás a uma qualquer.

          Cumps e espero ter ajudado

          Comentário


            #6
            Isso não tem nada a ver com sensor de pontos-mortos ou o diabo a quatro... Nem é nenhum problema mecânico.

            Enquanto a luz vermelha piscar bem que podes tentar pô-lo a trabalhar e rezar ao sete estrelo que... ele NUNCA vai pegar.
            Essa é a luz do imobilizador. Faz o seguinte:

            - Se a tua chave tem comando integrado, tranca as portas e volta a destrancar COM O COMANDO. Entra no carro. A luz deverá estar apagada e podes pôr o motor em marcha. Tenta com os comandos das duas chaves (se tiveres).

            - Se a tua chave não tem comando integrado tranca as portas e volta a destrancar com a chave. Entra no carro. A luz deverá estar apagada. Motor em marcha.

            Quando trancares\destrancares e se a luz não apagar... acho que há um método para contornar mas não tenho a certeza... se houver está no Google. Se não houver, prepara-te para gastar uns cobres como dizem no post anterior.

            Tenho um Mégane e isso também acontece. Quando deixo as portas destrancadas, passado um tempo o imobilizador liga e é preciso trancar o carro e voltar a destrancar... com o comando.

            P.S.: O comando do teu carro é de infra-vermelho ou radio-frequência?
            Editado pela última vez por patareco; 13 September 2010, 19:47.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
              Experimenta a chave suplente, a mim parece-me que nao devia acontecer isto, aluz piscar rapidamente em quanto das a chave, pode ser a chave desprogramada
              Obrigado.

              Não sei porquê, mas a chave suplente nunca funcionou (desde que o carro veio parar às minhas mãos) pelo mesmíssimo motivo.
              Mas com esta foi dando até hoje.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Isso é um problema no imobilizador. Por algum motivo bloqueou. Acho que só vais por isso a trabalhar depois de ir à marca.

                A chave tem pilha. Mas já trocaste a pilha? Já experimentaste pegar o carro de empurrão?
                Obrigado.

                Não, nunca me lembrei de tentar. Dado que é um problema de ignição e não de potência para o pôr a trabalhar. (O motor de arranque funciona muito bem).

                Quando dizes que o imobilizador bloqueou, é mais o caso de "tem vindo a bloquear cada vez mais frequentemente, lol".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                  Ia dizer a mesma coisa, tens que ir à Renault, a centralina não está a conhecer o código. Quando comprei o Clio, o dono disse-me que isso lhe aconteceu e que foi à Renault, mas levavam-lhe uma fortuna. Disse-me que foi a uma casa de chaves, em Gondomar, cujo nome não me recordo e que lhe resolveram o problema por muito menos. Existe apenas um problema, o comando da chave fica sem funcionar. Caso não sejas cá do Porto, possivelmente haverão outras casas de chaves que façam o mesmo serviço, mas vê no que te metes, não vás a uma qualquer.

                  Cumps e espero ter ajudado
                  Obrigado.

                  Sim, depois de ler aqui mais umas opiniões vou ver se descubro algum chaveiro/electricista e colocar-lhe o problema e possíveis causas aqui postadas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                    Isso não tem nada a ver com sensor de pontos-mortos ou o diabo a quatro... Nem é nenhum problema mecânico.

                    Enquanto a luz vermelha piscar bem que podes tentar pô-lo a trabalhar e rezar ao sete estrelo que... ele NUNCA vai pegar.
                    Essa é a luz do imobilizador. Faz o seguinte:

                    - Se a tua chave tem comando integrado, tranca as portas e volta a destrancar COM O COMANDO. Entra no carro. A luz deverá estar apagada e podes pôr o motor em marcha. Tenta com os comandos das duas chaves (se tiveres).

                    - Se a tua chave não tem comando integrado tranca as portas e volta a destrancar com a chave. Entra no carro. A luz deverá estar apagada. Motor em marcha.

                    Quando trancares\destrancares e se a luz não apagar... acho que há um método para contornar mas não tenho a certeza... se houver está no Google. Se não houver, prepara-te para gastar uns cobres como dizem no post anterior.

                    Tenho um Mégane e isso também acontece. Quando deixo as portas destrancadas, passado um tempo o imobilizador liga e é preciso trancar o carro e voltar a destrancar... com o comando.

                    P.S.: O comando do teu carro é de infra-vermelho ou radio-frequência?
                    Obrigado.

                    Depois de jantar vou testar isso de trancar e destrancar as portas.
                    Não faço a mínima ideia se é rádio ou IV.
                    Atenção que às vezes não dá, mas logo na tentativa seguinte, SEM SEQUER TIRAR A CHAVE, já dá! O problema é que a frequência de vezes que não dá aumentou muito, até que hoje acabei por desistir.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pinifarina Ver Post
                      Obrigado.

                      Não, nunca me lembrei de tentar. Dado que é um problema de ignição e não de potência para o pôr a trabalhar. (O motor de arranque funciona muito bem).

                      Quando dizes que o imobilizador bloqueou, é mais o caso de "tem vindo a bloquear cada vez mais frequentemente, lol".
                      O meu Megane por vezes fazia semelhante. Começava a piscar a luz e não pegava por nada. E pegava de empurrão. E a pilha tinha força suficiente para abrir e fechar o carro. Quando a pilha foi mudada, ficou impecável. Por isso perguntei se já tinhas tentado pegá-lo assim.

                      De qualquer das formas, parece-me que o teu problema é mesmo no imobilizador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pinifarina Ver Post
                        Boas!

                        Já vi aqui tópicos idênticos, mas além de já serem um pouco antigos nenhum refere em concreto a minha situação, pelo que criei este.

                        O carro não pega!

                        a) Colocando a chave na iginição funciona tudo.

                        b) Dando à chave o motor de arranque funciona, com bastante força até.

                        c) A luz vermelha que fica a piscar com o carro desligado e trancado, pisca constante e rapidamente enquanto dou à chave.

                        d) Este sintoma acontecia de vez em quando (quando acontecia, lá tirava e metia a chave e tal até que acabava por pegar), mas nos últimos dias agravou-se até que hoje não pegou mesmo, apesar de várias tentativas.

                        c) A chave está boa, tem pilha, e o fecho central responde prontamente sempre que uso o botão da chave.

                        Pelo que li em outros tópicos, pode ser ou do sistema imobilizador ou do sensor/captor do ponto morto superior.

                        Alguém, pelos sintomas apresentados, me pode dizer qual é a causa (ou outra possível que não estas duas)?

                        Obrigado.
                        se for de chip soldado no comando,poe a chave ate ligar o painel e o imobilizador a piscar sistematicamente.prime o botao da chave do centralizado,volta atras sempre a premir o botao e volta a acender o painel.o imobilizador deve acender e apagar logo.deve dar no meu clioII de 99 tambem era assim que fazia e durou varios meses ate perder mm o codigo.abraço e da noticias

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pinifarina Ver Post
                          Boas!

                          Já vi aqui tópicos idênticos, mas além de já serem um pouco antigos nenhum refere em concreto a minha situação, pelo que criei este.

                          O carro não pega!

                          a) Colocando a chave na iginição funciona tudo.

                          b) Dando à chave o motor de arranque funciona, com bastante força até.

                          c) A luz vermelha que fica a piscar com o carro desligado e trancado, pisca constante e rapidamente enquanto dou à chave.

                          d) Este sintoma acontecia de vez em quando (quando acontecia, lá tirava e metia a chave e tal até que acabava por pegar), mas nos últimos dias agravou-se até que hoje não pegou mesmo, apesar de várias tentativas.

                          c) A chave está boa, tem pilha, e o fecho central responde prontamente sempre que uso o botão da chave.

                          Pelo que li em outros tópicos, pode ser ou do sistema imobilizador ou do sensor/captor do ponto morto superior.

                          Alguém, pelos sintomas apresentados, me pode dizer qual é a causa (ou outra possível que não estas duas)?

                          Obrigado.

                          Olá,

                          Tenho exatamente o mesmo problema.
                          Passado já muito tempo desde o último post, alguém tem uma sugestão?

                          Eu tenho as duas chaves, acontece o mesmo com as duas: começou mais frequente com uma, passado alguns meses ficaram as duas iguais, mudei a pilha de uma delas e aparentemente "melhorou" mas ainda não funciona a 100%.
                          Ou seja: rodo a chave até aparecerem as luzes vermelhas, se a luz do imobilizador está ligada e fixa, continuo a rodar a chave e o Clio (II de 99 a gasolina) pega à primeira, mas se a luz estiver a piscar muito rápido nem tento rodar porque sei que não vai pegar, rodo para trás e repito até a tal luz deixar de piscar - isto tanto pode acontecer com 2, 3 vezes, como pode acontecer 10, 20 ou 30 vezes (não as conto mas são muitas).

                          Se alguém puder ajudar...

                          Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunguel Ver Post
                            Olá,

                            Tenho exatamente o mesmo problema.
                            Passado já muito tempo desde o último post, alguém tem uma sugestão?

                            Eu tenho as duas chaves, acontece o mesmo com as duas: começou mais frequente com uma, passado alguns meses ficaram as duas iguais, mudei a pilha de uma delas e aparentemente "melhorou" mas ainda não funciona a 100%.
                            Ou seja: rodo a chave até aparecerem as luzes vermelhas, se a luz do imobilizador está ligada e fixa, continuo a rodar a chave e o Clio (II de 99 a gasolina) pega à primeira, mas se a luz estiver a piscar muito rápido nem tento rodar porque sei que não vai pegar, rodo para trás e repito até a tal luz deixar de piscar - isto tanto pode acontecer com 2, 3 vezes, como pode acontecer 10, 20 ou 30 vezes (não as conto mas são muitas).

                            Se alguém puder ajudar...

                            Obrigado
                            Dei uma dica no post acima!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                              Dei uma dica no post acima!


                              Eu vi o post de cima e todos os outros, experimentei e umas vezes resulta e outras não - é como se não premisse o botão: umas vezes dá logo e outras é necessário fazer várias vezes. Não me parece que faça alguma diferença.

                              Será problema das duas chaves?

                              Comentário


                                #16
                                Para quem tiver um problema semelhante:

                                Fui hoje às "Chaves S. Francisco" na Guarda e por 25€ resolvi o problema numa das chaves, é só rodar e está perfeito. Entretanto tinha ficado sem o comando das portas e continuo sem ele mas pelo menos não ando a pé. Vou aguardar algum tempo e se não der problemas faço o mesmo na outra chave onde ainda dá o fecho central.
                                A chave é a mesma só mudou um chip no interior. (Na renault eram 130€)

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que há muita gente com o mesmo problema. Já vi aqui soluções que não lembram ao diabo... Fechar, abrir, trancar...............

                                  O problema é bastante simples. O chip destas chaves da renault é feito de um material muito fraco. Basta deixar cair a chave ao chão ou uma pancada mais forte e ele deixa de funcionar correctamente e ate sai do sitio.
                                  Quando a luz do imobilizador começa a piscar rapidamente quando damos à chave e o carro não pega é o chip que foi à vida. Se eventualmente abanarmos a chave e ele finalmente pegar é pura sorte, foi porque o chip ficou momentaneamente no sitio outra vez.

                                  Como isto já me aconteceu 2 vezes, a ultima vez mandei fazer uma chave na Renault (para cima de 100€) e outra numa vulgar casa das chaves (Que me ficou por 30€ mas com esta chave não tenho comando para abrir as portas. O chip desta chave é feito de outro material mais resistente que na Renault).

                                  Recomendo a todos que façam uma chave destas, porque alem de barata dificilmente se vai estragar. Podem optar sempre por por um alarme em vez de ir a Renault fazer uma chave, o preço é quase o mesmo e ficam com alarme no carro.

                                  Espero ter ajudado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mandem fazer chip's novos,se os velhos já não dão para ler o codigo para codificar os chips novos,tirem lhe a centralina do imobilizador,e mandem fazer a partir daí.
                                    Quem for de Lisboa,indico uma óptima!
                                    A mim os chips foram se,depois foram-se os comandos.ok,mandei fazer chip's através da centralina,de depois pus alarme.fiquem com tudo bem,e com fecho central com alarme,e corte de combustível quando activo o alarme.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                                      Mandem fazer chip's novos,se os velhos já não dão para ler o codigo para codificar os chips novos,tirem lhe a centralina do imobilizador,e mandem fazer a partir daí.
                                      Quem for de Lisboa,indico uma óptima!
                                      A mim os chips foram se,depois foram-se os comandos.ok,mandei fazer chip's através da centralina,de depois pus alarme.fiquem com tudo bem,e com fecho central com alarme,e corte de combustível quando activo o alarme.
                                      Onde fizeste isso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SLAB Ver Post
                                        Onde fizeste isso?
                                        Aqui:

                                        http://www.chaveslumiar.com.pt/

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post

                                          Boas,

                                          Estou com o mesmo problema na minha renault kangoo 2005.
                                          A luz as vezes pisca constantemente mas ultimamente a luz tem ficado ligada continuamente e a carrinha não pega à mesma...

                                          Vejo muita gente a queixar-se do problema, mas poucos dizem como é que o resolveram.. É que pode não ser da chave..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andremo Ver Post
                                            Boas,

                                            Estou com o mesmo problema na minha renault kangoo 2005.
                                            A luz as vezes pisca constantemente mas ultimamente a luz tem ficado ligada continuamente e a carrinha não pega à mesma...

                                            Vejo muita gente a queixar-se do problema, mas poucos dizem como é que o resolveram.. É que pode não ser da chave..
                                            Pode ser o sistema do imobilizador, para teu bem é bom que seja da chave

                                            Na Renault, por 40€ fazes a festa...que no meu Megane tive de fazer isso recentemente.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Pode ser o sistema do imobilizador, para teu bem é bom que seja da chave

                                              Na Renault, por 40€ fazes a festa...que no meu Megane tive de fazer isso recentemente.

                                              Levei hoje a Kangoo ao Chaves Lumiar como sugerido pelo azegrokas, 5 estrelas o senhor Miguel, ele levou a carrinha à máquina e não acusou erro nenhum...

                                              Não se sabe portanto onde está o problema. Esta semana a carrinha já teve esse tipo de "tosse" três vezes e apesar de nunca ter reiniciado a memória, não há erro nenhum reportado.

                                              Enfim... Não tarda deve estar outra vez a apresentar o problema e não sei do que será.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andremo Ver Post
                                                Levei hoje a Kangoo ao Chaves Lumiar como sugerido pelo azegrokas, 5 estrelas o senhor Miguel, ele levou a carrinha à máquina e não acusou erro nenhum...

                                                Não se sabe portanto onde está o problema. Esta semana a carrinha já teve esse tipo de "tosse" três vezes e apesar de nunca ter reiniciado a memória, não há erro nenhum reportado.

                                                Enfim... Não tarda deve estar outra vez a apresentar o problema e não sei do que será.
                                                Ligaram o carro a que máquina? Ao clip da Renault?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pinifarina Ver Post
                                                  Boas!

                                                  Já vi aqui tópicos idênticos, mas além de já serem um pouco antigos nenhum refere em concreto a minha situação, pelo que criei este.

                                                  O carro não pega!

                                                  a) Colocando a chave na iginição funciona tudo.

                                                  b) Dando à chave o motor de arranque funciona, com bastante força até.

                                                  c) A luz vermelha que fica a piscar com o carro desligado e trancado, pisca constante e rapidamente enquanto dou à chave.

                                                  d) Este sintoma acontecia de vez em quando (quando acontecia, lá tirava e metia a chave e tal até que acabava por pegar), mas nos últimos dias agravou-se até que hoje não pegou mesmo, apesar de várias tentativas.

                                                  c) A chave está boa, tem pilha, e o fecho central responde prontamente sempre que uso o botão da chave.

                                                  Pelo que li em outros tópicos, pode ser ou do sistema imobilizador ou do sensor/captor do ponto morto superior.

                                                  Alguém, pelos sintomas apresentados, me pode dizer qual é a causa (ou outra possível que não estas duas)?

                                                  Obrigado.
                                                  Imobilizador.

                                                  Fácil de resolver:
                                                  - Desmontas o plástico debaixo do volante
                                                  - Localizas o leitor do chip da chave que está junto ao canhão
                                                  - Desliga a ficha
                                                  - Ligas a ignição do carro
                                                  - Desligas a ignição
                                                  - Liga a ficha do leitor do chip e certifica-te que está bem colocado junto ao canhão
                                                  - Deve pegar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Ligaram o carro a que máquina? Ao clip da Renault?

                                                    Não sei bem se é ao clip da renault ou se há outro sitio donde ligar. O Sr. Miguel lá da oficina só disse que ligou à máquina e não encontra erros nenhuns... =/

                                                    Comentário

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