Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia de produto comprado dentro da UE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia de produto comprado dentro da UE

    Boas,

    À umas semanas atras comprei um produto atraves duma loja online num país dentro da União Europeia.

    A marca do produto que comprei tem representação em Portugal, através duma empresa, e assistência técnica através de outra empresa.

    Ora o que consta é que a marca através da representação portuguesa se recusa a dar assistência a produtos comprados fora de Portugal.
    Como esta existem muitas outras marcas que seguem a mesma politica ao contrario de outras que não têm problemas em dar garantia a produtos comprados la fora, ie Sony Nokia etc...

    Que eu saiba essas empresas assim não estão a seguir a lei portuguesa e comunitária que obriga as empresas darem assistência técnica a produtos comprados dentro da UE e até dois anos após a compra, ou estarei errado??

    Ora o que pretendo saber é se alguém ja esteve na mesma situação e conseguiu resolver esta situação?
    Se sim, que argumentos apresentou para contrariar e obrigar a empresa a cumprir a lei?

    Ainda não me desloquei à assistencia técnica do produto, mas precisava de aconselhamento vosso para a eventualidade de ter q levar algo, algum documento da lei etc, para contra-argumentar a posição deles.

    Se me puderem ajudar agradecia...

    #2
    Se algum importador se recusar a dar assistência técnica ao abrigo da garantia de uma marca por si representada, podes manifestar a tua reclamação por escrito, no tal livro vermelho e ao mesmo tempo enviar uma informação sobre o sucedido directamente á marca, o mais detalhado possível.
    Se tiveres alguma lei nacional ou europeia que regulamente a assistência a produtos em garantia, não esquecer de a mencionar na folha de reclamação.

    Comentário


      #3
      Até parece que compraste uma máquina fotográfica Nikon... Eles também gostam de complicar, mas só mesmo cá em PT...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
        Até parece que compraste uma máquina fotográfica Nikon... Eles também gostam de complicar, mas só mesmo cá em PT...
        É que ia mesmo dar a Nikon como exemplo... cheguei tarde.

        Tive um problema com uma máquina fotográfica Nikon comprada no UK, e quando fui ao J. Matos para a enviar para reparação, foi muito complicado...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
          Até parece que compraste uma máquina fotográfica Nikon... Eles também gostam de complicar, mas só mesmo cá em PT...
          Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
          É que ia mesmo dar a Nikon como exemplo... cheguei tarde.

          Tive um problema com uma máquina fotográfica Nikon comprada no UK, e quando fui ao J. Matos para a enviar para reparação, foi muito complicado...
          Não, não é Nikon mas sim um produto de marca Marantz...
          Mas ja agora, conseguiste que te reparassem o produto?? Com q argumentos?? Apresentaste alguma lei?? Se sim, qual (e levaste mesmo em papel ou foi so de boca)??

          Por acaso tb tou a pensar em comprar uma camera da Nikon, mas tb ja sabia q vou ter os mesmos problemas caso compre la fora...

          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Se algum importador se recusar a dar assistência técnica ao abrigo da garantia de uma marca por si representada, podes manifestar a tua reclamação por escrito, no tal livro vermelho e ao mesmo tempo enviar uma informação sobre o sucedido directamente á marca, o mais detalhado possível.
          Se tiveres alguma lei nacional ou europeia que regulamente a assistência a produtos em garantia, não esquecer de a mencionar na folha de reclamação.
          O problema tambem é esse, tenho visto no google mas é tudo muito escasso.
          Alguem me sabe dizer quais as leis q regulamentam este assunto??

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
            Não, não é Nikon mas sim um produto de marca Marantz...
            Mas ja agora, conseguiste que te reparassem o produto?? Com q argumentos?? Apresentaste alguma lei?? Se sim, qual (e levaste mesmo em papel ou foi so de boca)??
            Confesso que na altura não me tive para chatear... já conhecia a incompetência do J. Matos e muitos Nikonistas se queixavam dessas dificuldades.

            Com 2 viagens a Badajoz entreguei e levantei a máquina num agente da Finicon e resolvi o problema.

            A última Nikon que comprei já foi comprada com garantia europeia dada pela Finicon, pelo que se surgir algum problema (bater 3 vezes na madeira) nem quero saber da representação em Portugal...

            Comentário


              #7
              No meu caso ainda não precisei. O Diabo seja surdo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                Não, não é Nikon mas sim um produto de marca Marantz...
                Mas ja agora, conseguiste que te reparassem o produto?? Com q argumentos?? Apresentaste alguma lei?? Se sim, qual (e levaste mesmo em papel ou foi so de boca)??

                Por acaso tb tou a pensar em comprar uma camera da Nikon, mas tb ja sabia q vou ter os mesmos problemas caso compre la fora...


                O problema tambem é esse, tenho visto no google mas é tudo muito escasso.
                Alguem me sabe dizer quais as leis q regulamentam este assunto??

                O melhor a fazeres é enviarem um mail á Marantz com todos os detalhes do aparelho e a perguntar se a validade da garantia europeia da marca se aplica ao importador em Portugal.
                Se a resposta for positiva, pegas numa copia da resposta e espetas na cara do importador.
                Se depois ele se recusar a assumir uma garantia aceite pela marca que representa, então depois poderá ter que arcar com as consequências

                Comentário


                  #9
                  Já agora, a lei agora obriga a que a reparação seja feita em 30 dias. Mas não específica se são úteis ou de calendário.

                  Eu ia jurar que há uma lei qq que fala de prazos e que diz que prazos abaixo de X dias são considerados úteis e acima disso, de calendário.

                  Mas neste caso das garantias, o prazo é útil ou não?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                    Que eu saiba essas empresas assim não estão a seguir a lei portuguesa e comunitária que obriga as empresas darem assistência técnica a produtos comprados dentro da UE e até dois anos após a compra, ou estarei errado??
                    não há garantias de 2 anos por ter sido comprado na união europeia. tens a garantia internacional (normalmente 1 ano). 2 anos só se comprasses em portugal. ou então se mandares a máquina para o país onde a compraste, se lá a garantia tiver 2 anos.

                    união europeia não é equivalente a 2 anos de garantia.
                    no reino unido a maior parte das coisas é corrida a 1 ano de garantia e já vais com sorte

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Já agora, a lei agora obriga a que a reparação seja feita em 30 dias. Mas não específica se são úteis ou de calendário.
                      dia "30 dias", ou seja são seguidos. o consumidor tem de receber o bem até 30 dias. não é complicado

                      mas no caso em concreto, não há 30 dias para ninguém. quem tem de dar os 30 dias é a loja que vende o produto, mas a loja não é portuguesa por isso não tem de cumprir nenhuma dessas regras. o reparador da marca em portugal não fez parte do processo de venda do aparelho e por isso não tem nenhuma obrigação de reparar um produto comprado no estrangeiro em 30 dias.

                      Comentário


                        #12
                        Só que quem tem que dar garantia ao abrigo da lei é o vendedor do bem, a marca só tem que dar garantia nos termos que quiser desde que se comprometa a tal.
                        Para compras internacionais tens garantia de um ano mediante a lei portuguesa, (não tenho a certeza) só que há um problema a lei portuguesa só é válida em Portugal, resta saber se há alguma convenção internacional de qualquer tipo e se tal convenção já está transcrita e regulado na lei do outro país.
                        Saindo do tema garantia, não se é obrigado a aceitar um serviço que não se quer prestar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                          não há garantias de 2 anos por ter sido comprado na união europeia. tens a garantia internacional (normalmente 1 ano). 2 anos só se comprasses em portugal. ou então se mandares a máquina para o país onde a compraste, se lá a garantia tiver 2 anos.

                          união europeia não é equivalente a 2 anos de garantia.
                          no reino unido a maior parte das coisas é corrida a 1 ano de garantia e já vais com sorte
                          Errado!

                          Ver aqui.

                          Algumas citações:
                          "(...)Na realidade, todos os bens de consumo vendidos na UE têm obrigatoriamente de incluir uma garantia válida por dois anos (Directiva 1999/44/CE). Em alguns países, a validade da garantia pode ser mais alargada e alguns fabricantes optam por oferecer um período de garantia mais longo.(...)"
                          "(...)Quando adquire um bem ou serviço por correio, telefone, fax ou através da Internet, a um comerciante profissional, beneficia dos mesmos direitos em matéria de garantias do que numa loja.(...)"

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X