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Astra GTC 1.6 Turbo - Alinhamento direcção.

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    Astra GTC 1.6 Turbo - Alinhamento direcção.

    Olá.

    Tenho um Astra GTC 1.6 Turbo de 2008 que comprei em 2ª mão há 3 meses. Acho que foi uma boa compra, no geral o carro está muito muito estimado.

    Substitui os pneus da frente há dois dias porque o pneu da direita ficou danificado devido a um buraco na estrada. O serviço de substituição de pneus não correu da melhor forma, o volante a alguma velocidade tremia um pouco e o alinhamento foi mal feito. Há uns dias fui a outra casa da especialidade, realinhou-se a direcção e as 4 rodas foram equilibradas. A vibração da direcção a curvar desapareceu, no entanto, acho que o alinhamento da direcção ainda não está "perfeito". O carro continua a fugir para a direita. Antes de ter realizado este serviço desloquei-me a um reparador Opel, subiram o carro num elevador e indicaram que não detectaram nada.

    Solicitei novamente que fosse efectuado novo alinhamento, foi utilizado como referência outro modelo Astra H e o problema mantem-se. A partir dos 50/60 o carro tem tendencia a ir para a direita se colocar o volante direito. Ou seja, em auto-estrada tenho de estar sempre com o volante virado ligeiramente para a esquerda para ele ir a direito.

    Nos serviços de alinhamento as pressões dos pneus estavam correctas. Os pneus não me parecem ter sido mal armazenados mas é sempre dificil ter certezas quanto a isso. Será normal nas três tentativas de alinhamento a direcção ao ser afinada desajustar o alinhamento do volante?

    Gostava que opinassem sobre o assunto. Em baixo estão os dois relatórios de alinhamento.

    Agradeço desde já a V. constribuição.

    Cumprimentos.




    #2
    Permite-me a questão, compraste o carro na zona do Porto/ Maia?

    Quanto aos valores não te sei ajudar, sorry

    Comentário


      #3
      Não, zona de Lisboa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por samb Ver Post
        Não, zona de Lisboa.
        É que é um carro raro e conheço uma pessoa que vendeu um precisamente na mesma altura

        Porque não contactas o anterior dono? Pode ser que já tenha passado por isso e possa ajudar

        Comentário


          #5
          O carro era de uma Senhora, duvido que ela ligasse a esses pormenores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por samb Ver Post
            O carro era de uma Senhora, duvido que ela ligasse a esses pormenores.
            Isso é que é pior

            Oficina da Opel não?

            Comentário


              #7
              Não será chassis?

              Comentário


                #8
                Cahib, não queria ainda especular por aí...

                O carro teve um pequeno sinistro na frente mas foi apenas parachoques e farol esquerdo. Eu tive acesso ao historial da viatura...

                A primeira coisa que fiz mal o comprei, foi efectuar a revisão na Opel e solicitei que verificassem se existiam indicios de acidentes graves para o carro. Disseram-me que não e congratularam-me pela compra, estava tudo impecável.

                topspeed, eu penso que essa folha do relatório de alinhamento poderá ser util na despistagem do problema, a questão é que não a sei interpretar correctamente. Já passei numa oficina da Opel e dizem-me que não há danos visiveis mas que também não conseguem interpretar a folha. Pediram-me para fazer novo alinhamento numa casa da cofiança deles.

                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  Se antes de colocares os pneus o carro andava bem, não tem nada a ver com o chassis.

                  Eu insistia na casa que te colocou os pneus pois podem ter vindo com problemas na sua estrutura. Eles que te troquem por outros, nem que estejam gastos, para começarem a tirar "teimas".

                  Comentário


                    #10
                    Experimenta trocar os pneus de eixo (mandas os que estão atrás para a frente e os da frente para trás). Isso parece-me ser dos pneus.

                    As jantes estão fixes? Não tiveram que levar com muitos "chumbos do equilíbrio" quando alinhaste a direcção?

                    Comentário


                      #11
                      @Cessna & ciber007, acho que vou tentar isso. Passar os pneus para trás. Mas isso também não terá influencia? Ou se estiverem atrás sente-se menos os defeitos e a tendência de direcção?

                      @ciber007, pelo que me disseram as jantes estão ok. Levaram alguns mas nada de significativo. Pelo menos a jante que levou o impacto, foi testada sem pneu e não tinha nada relevante.

                      Entretanto, há alguém que possa dar um auxílio na interpretação dos relatórios?

                      Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por samb Ver Post
                        @Cessna & ciber007, acho que vou tentar isso. Passar os pneus para trás. Mas isso também não terá influencia? Ou se estiverem atrás sente-se menos os defeitos e a tendência de direcção?

                        @ciber007, pelo que me disseram as jantes estão ok. Levaram alguns mas nada de significativo. Pelo menos a jante que levou o impacto, foi testada sem pneu e não tinha nada relevante.

                        Entretanto, há alguém que possa dar um auxílio na interpretação dos relatórios?

                        Obrigado.
                        O que eu sugeri não é para esconder ou minimizar nada. É para que possas verificar se o comportamento é o mesmo trocando os pneus de eixo. Caso continue na mesma pedes para trocar os pneus supostamente novos por uns em condições. Já agora, vê a idade dos pneus que tens na frente e os de trás. Sabes fazer isso?

                        Qual é a marca e modelo dos pneus novos?

                        Comentário


                          #13
                          @Cessna, eu percebi que o objectivo é realizar um teste. O que queria saber é se colocando os pneus atrás e tiverem defeito, se posso esperar que tenham o mesmo comportamento do que à frente, ou seja, se continuam a fugir ou se essa tendência deixa de existir e permite-me assim efectuar um teste conclusivo.
                          Na frente tenho uns Goodyear Eagle F1 Asymetric 225/45/17 91Y e atrás uns Continental SportContact 2 225/45/17 91V com 30000 kms neste momento. Não sei ver a idade dos pneus, como posso averiguar isso?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por samb Ver Post
                            @Cessna, eu percebi que o objectivo é realizar um teste. O que queria saber é se colocando os pneus atrás e tiverem defeito, se posso esperar que tenham o mesmo comportamento do que à frente, ou seja, se continuam a fugir ou se essa tendência deixa de existir e permite-me assim efectuar um teste conclusivo.
                            Na frente tenho uns Goodyear Eagle F1 Asymetric 225/45/17 91Y e atrás uns Continental SportContact 2 225/45/17 91V com 30000 kms neste momento. Não sei ver a idade dos pneus, como posso averiguar isso?
                            Em princípio se o defeito for dos pneus que estão à frente dá logo para ver.
                            Para veres a idade dos pneus, de lado, tem lá um número dentro de uma "caixa". Tipo 3809. Significa que foram fabricados na semana 38 do ano de 2009. Está de lado no pneu e junto ao rebordo da jante. Só tens de procurar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por samb Ver Post
                              @Cessna, eu percebi que o objectivo é realizar um teste. O que queria saber é se colocando os pneus atrás e tiverem defeito, se posso esperar que tenham o mesmo comportamento do que à frente, ou seja, se continuam a fugir ou se essa tendência deixa de existir e permite-me assim efectuar um teste conclusivo.
                              Na frente tenho uns Goodyear Eagle F1 Asymetric 225/45/17 91Y e atrás uns Continental SportContact 2 225/45/17 91V com 30000 kms neste momento. Não sei ver a idade dos pneus, como posso averiguar isso?
                              Penus novos, tantos alinhamentos, não sera um garfo da roda empenado ou algo que se lhe pareça? É que as pancadas têm disto

                              Comentário


                                #16
                                @Cessna, o carro por acaso está na Opel a pintar um risco que me fizeram na porta. Acho engraçado que o reparador em questão não consegue interpretar os relatórios do primeiro post. Quando tiver a data comunico aqui.

                                @MonteiroRibas, eu coloco qualquer hipótese na mesa. Como sou leigo na matéria e não encontro uma resposta para o problema no reparador Opel que consultei, preciso de alguma ajuda nos despistes que eu poderei ser eu a realizar. Estou farto de perder tempo e dinheiro em amadorismo...

                                Comentário


                                  #17
                                  boas olhando para os relatorios parece estar tudo bem só estou com duvidas numa coisa,é que normalmente os valores de fabrica são unicos,mas vendo por ai parece que tem de ser o valor entremédio,se for isso estão bem.(na parte da convergencia que é o principal).
                                  pelo que percebi o carro não foge,apenas tem o volante torto!não é grave :-)
                                  nesse caso voltas e pedes para te darem um toque nisso,até podes pedir para seres tu a centrar o volante.
                                  o alinhamento perfeito é sempre dificil porque tem de se centrar o volante a olhoás vezes parace estar bem,mas quando vamos a andar nota-se mais.
                                  alguns carros ligando na maquina de diagnostico tem lá a opção para centrar o volante,e assim acabam-se as duvidas,mas não sei se é o caso do teu carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    @capitaorobi, obrigado pelo esclarecimento. Sim, os valores de fábrica são intervalos de tolerância, deste que sejas dentro deles supostamente estará correctamente alinhado, o ideal será sempre ficar na mediana dos intervalos. Amanhã vou recolher o carro, posso tentar saber se o Opel tem a possibilidade de através da electrónica ajustar algo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso é deveras estranho, mas se houvesse algo de chassis haveria problemas no alinhamento, certo?

                                      @Cessna, referiste a quantidade de peso nas jantes. A tempos equilibraram as rodas no meu carro e 3 delas levaram aquelas tiras que colam às jantes, em alguma quantidade (referiram-me que as jantes estavam a pedir peso). Isto pressupõe empeno, defeito, ou poderá ser normal?

                                      O meu carro tem tendência a comer pneus por fora do lado direito da frente (só), mesmo estando alinhado, o que me parece muito estranho...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A mim aconteceu-me exactamente a mesma situação, mas numa Opel Vectra. O problema no meu caso foi a escolha errada do tipo de suspensão do carro na máquina de alinhamento. Por exemplo, para a Opel Vectra existem cerca de 3 configurações de suspensões, e o homem que fez o alinhamento escolheu a opção errada ( suspensão normal ), e o volante ficou torto.

                                        Esse problema pode ser resolvido escolhendo a opção certa na máquina de alinhamento, ou corrigindo o alinhamento. Se o técnico souber o que esta a fazer, com alguns ajustes corrige essa diferença.
                                        Editado pela última vez por pedroamg; 18 September 2010, 14:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gastar mais à frente do lado direito é normal, no meu acontece o mesmo e em outros carros também. Provavelmente tem a ver com releve da estrada, rotundas, etc.

                                          As jantes levam sempre algum peso porque há sempre pequenas deformações com o uso. É normalissímo.
                                          Quando tiveres que colocar mesmo muuuuuitos pesos, aí já terás de pensar em recondicionar a jante. Até lá, os pesos existem precisamente para equilibrar a jante com o pneu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas chamou-me à atenção, porque normalmente têm que por na jante uma tira daquela cena que se cola. Em 3 rodas do meu puseram 2 tiras, uma encostada a extremidade de fora da jante (mas escondida na face de dentro), e outra encostada à extremidade de dentro, fora o peso que se mete entre a jante e o pneu no final.

                                            E a direcção ali nos 50-60 km/h vibra ao virar ligeiramente. Mas nem ando por maus caminhos e conduzo com muito cuidado, custa-me a crer que ande com jantes empenadas.

                                            Somando a isto um saltitão a baixa velocidade (tipo até aos 10 a hora) que me leva a crer que haja algum pneu deformado (mas à vista o desgaste é regular excepto por fora, não vejo deformações nem diferenças notórias de piso).

                                            Estou quase a mudar de pneus por isso ainda não vi isto em detalhe, mas quando mudar vou equilibrar tudo e alinhar na marca pois lá têm os parâmetros certos, leva pneus novos, tiram-se as teimas todas.

                                            Estas situações são sempre uma dor de cabeça...

                                            Comentário


                                              #23
                                              boas amigo SAMB não precisas de ir á opel pode ser por ex numa norauto,perguntas se é possivel ligar o carro na maquina para ver se aparece a opccão centrar o volante.claro que se for na opel eles devem saber de cór...

                                              o amigo CYBER007 falou bem :-)

                                              agora para o amigo NOGUEIRARIBEIRO os pesos normalmente são postos nesses mesmos sitios que referiu,até 40gr de cada lado é aceitavel,cada quadradinho pequeno equivale a 5gr.
                                              os pesos variam derivado a empenos,distribuição de peso no fabrico da jante,assim como a qualidade da matéria prima,o mesmo acontece com os pneus...
                                              ...quanto ao carro tremer se tiverem bem calibradas,ou é deformação nos pneus,ou empeno nalguma jante.

                                              amigo PEDROAMG quem faz os alinhamentos nas oficinas multimarcas,muitas vezes não sabe tudo sobre cada veiculo,assim como os seus proprietarios,então escolhe-se a opção standart como deve compreender...

                                              cumprimentos
                                              Editado pela última vez por capitaorobi; 19 September 2010, 09:11.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alinhamentos

                                                Boas,

                                                Tambem tenho o mesmo problema no meu vectra c 2006.

                                                Tinha os pneus no lixo e coloquei 4 novos e alinhei a direçao e ficou OK, depois de efectuar uma manobra com a roda do lado direito encostado ao passeio ficou a fugir outra vez!

                                                Ja alinhei o carro mais 2 vezes e ficou sempre a fugir!


                                                Mas o que da para ver no teu carro e nos prints que colocas te vesse que cada casa utilizou modelos diferentes para o alinhamento, e acho que esse deve ser o grande problema!

                                                Abraço

                                                Comentário

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