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[DIY] porta + vidro eléctrico (Toyota Carina II)

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    [DIY] porta + vidro eléctrico (Toyota Carina II)

    Boas! Aqui vai um pequeno "como fazer" acerca da reparação de um mecanismo de um vidro eléctrico. O carro em questão é um Toyota Carina II de 1989, mas o precedimento deverá ser semelhante para outros carros, especialmente Toyotas desta geração.

    [u]Antes de mais, um agradecimento sincero a todos aqueles que me foram ajudando e dando dicas, quer no fórum, quer por mensagem privada. Um Obrigado e bem hajam a todos!</u> [^][^][^]


    Agora, um "linkzinho" para uma página onde podem ver uma animação acerca do funcionamento de um vidro eléctrico. Podem carregar nos botões e ver as "entranhas" a funcionar.

    http://auto.howstuffworks.com/power-window1.htm

    É de referir que há mais do que um sistema. Por exemplo, há uns que funcionam com duas calhas verticais com um suporte móvel que sobe e desce por acção de cabos de aço.


    #2

    Nesta imagem observa-se a porta ainda totalmente montada. Há parafusos para desmontar, mas estão escondidos e é preciso desencaixar algumas peças para ter acesso aos mesmos. Neste caso retirar, por simples desencaixe:
    - Moldura do manípulo interior do fecho;
    - Remate do braço da porta;
    As peças saem no sentido indicado pelas setas vermelhas.





    Ficam à vista os parafusos que soltam o braço e desimpedem a cartela. Desapertá-los com uma chave de caixa (todos os parafusos encontrados eram de tamanho 10).





    Já sem braço, é preciso deslizar o manípulo de abertura para a frente por forma a soltá-lo.





    A cartela encontra-se encaixada na porta e presa por vários espigões plásticos. Para retirar a cartela deve-se:
    - Soltá-la dos lados esquerdo, inferior e direito puxando simplesmente pelas margens da cartela, soltando os espigões (setas A);
    - Empurrá-la depois para cima para a soltar da porta (setas B);
    A cartela fica então solta da porta, embora ainda esteja presa pelos fios do comutador dos vidros.

    Comentário


      #3


      Temos aqui uma vista interessante do interior da cartela.
      - As peças rosadas indicadas pelas setas verdes são os espigões que seguram a cartela à porta por encaixe;
      - Para soltar definitivamente a cartela há que deslicar a ficha do comutador dos vidros, premindo a patilha de retenção e puxando-a (seta vermelha);
      - Se se quiser soltar o comutador dos vidros há que entortar as patilhas na direcção do comutador (setas azuis) e retirar o botão;
      É de assinalar de que o botão deve estar montado se quisermos testar o vidro, mesmo que se use o botão no lugar do condutor!
      Do lado esquerdo da foto é observável que esta está forrada por um plástico forte, colado com uma massa pegajosa (muito boa para sujar a roupa). Deve-se retirar o plástico com cuidado (eu nunca o cheguei a soltar no lado inferior) mantendo a massa no lugar para fixação posterior aquando da remontagem.





      Para soltar o manípulo de abertura da vareta deverá soltar-se a pequena peça branca assinalada, rodando para fora (seta verde) com o auxílio de uma pequena chave de fendas. Fica então como na figura seguinte:





      Agora basta puxar para cima o manípulo que este desengata facilmente.

      Comentário


        #4

        Nesta foto temos a porta já totalmente desforrada. Por um dos orifícios (indicado com a seta amarela) podemos ver os braços metálicos cruzados tal como na animação "flash" acima.
        Para soltar o mecanismo devemos:
        - Soltar o ligador do motor eléctrico dos vidros (seta verde);
        - Soltar os parafusos de fixação do mecanismo (setas vermelhas)
        Muito cuidado ao soltar estes parafusos pois o mecanismo terá tendência a cair no fundo da porta com vidro e tudo!
        Os dois parafusos mais à esquerda possibilitam alguma regulação do mecanismo. Para tal, os orifícios onde estão montados têm muita folga. Deverão marcar-se as localizações iniciais dos parafusos para depois remontar nas mesmas condições.





        É necessário soltar o vidro do resto do mecanismo elevador. Note-se que nesta altura o vidro e o mecanismo estão soltos dentro da porta, sendo necessário faser alguma acrobacia até que consigamos, por um buraco na chapa, desapertar parafusos de fixação do vidro (seta vermelha). A seta verde aponta o motor (ou, mais propriamente, a caixa redutora deste) enquanto que a seta amarela aponta os braços do elevador.





        E cá temos finalmente o mecanismo do elevador cá fora! [^]





        Esta é a foto anterior "retocada" no Paint! :D
        - A vermelho: os pontos do mecanismo que se encontram fixados à porta por meio de parafusos;
        - Seta amarela: mola helicoidal que contraria o peso do vidro, auxiliando o motor na subida;
        - Seta azul: serrilhado atacado pelo pinhão do motor;
        - Setas verdes: partes móveis e respectivo sentido de movimento.

        Comentário


          #5

          Nesta foto podemos observar o mecanismo já sem motor. De notar que o mecanismo foi encravado com uma chave de parafusos propositadamente para a mola não "disparatar" quando se retirasse o motor (é o motor que mantém o mecanismo preso numa dada posição).





          Nesta foto podemos observar:
          - A vermelho: orifícios dos parafusos de fixação e, à parte, os três parafusos;
          - A verde: o pinhão de ataque;
          - A azul: parafusos de acesso ao induzido;





          Esta última foto é do induzido do motorzinho.
          - A vermelho: eixo do motor;
          - A azul: chumaceira.
          É de notar que a chumaceira saiu agarrada ao veio, quando deveria estar cravada na caixa do motor! O probelma de o motor não funcionar era exactamente este: o veio colou à chumaceira em virtude de pouco uso e deficiente lubrificação. De qualquer maneira, 17 anos já é uma bonita idade para um motorzeco destes... [:I]

          Depois de solta a chumaceira, recravada no sítio, e tudo bem lubrificado, foi só montar seguindo o procedimento anterior por ordem inversa.

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            #6
            AInda bem que conseguiste! ClioII![^]


            Abraço!

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              #7
              Um Carina II!! O meu pai teve um de '88, o 2.0 GLi [^]
              citação:Originalmente colocada por ClioII


              Ainda tenho cá em casa um elevador igual a esse que compramos numa sucata para substituir um que pensavamos estava avariado. Afinal era apenas um fio que estava com mau contacto...:D

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