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    [Antevisão] Lotus Elite

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    Para um tete-a-tete com Aston Db9
    Comercialização no inicio de 2014.

    Motor em posição frontal, e configuração interior 2+2.
    4.6m de comprimento (+curto que um DB9) e peso previsto de 1680kg(!), mas mesmo assim, mais leve que o Db9.
    Tal como o Db9, será uma gama completa, com coupé, algum tipo de descapotável (a hipotese mais provavel é de que será um CC) e ainda algo nos moldes do Rapide.

    Motor para já é o 5.0 V8 de origem Toyota/Lexus, mas no Lotus terá algum tipo de sobrealimentação., juntamente com uma transmissão hibrida e com potências na casa dos 540hp e uma hipotética versão R com 610hp. Fala-se em 8000rpm para ambas as variantes, mas com emissões na casa dos 215g/km.

    A Lotus quer jogar com os big-players. Será este o caminho certo?

    #2
    Eu não estou muito convencido.

    Se acho que terem feito um carro com as dimensões do Évora até foi bem jogado, aqui acho que se vão mandar para fora de pé.

    A mecânica neste género de carro é fundamental e a toyota apesar de ter uma aura de fiabilidade não cumpre em minha opinião os requesitos para a tornar de facto atractiva.

    Será o Panamera da Lotus, só que com um deficit de imagem em relação à marca porsche, o que poderá constituir outro problema na hora de vender.

    Comentário


      #3
      Eu gosto bastante.

      Arrojado, apesar das linhas clássicas.

      Espero que se safem, que acho que o carro promete.

      Comentário


        #4
        Muito bom! Tem umas linhas fantasticas e em nada deve ao Aston Martin. Pode nao ter glamour e qualidade AM, mas um Lotus é um Lotus.

        Comentário


          #5
          Not feeling it...

          Comentário


            #6
            Ora, cá está o 1º de 4 protótipo, nada mau, mas é mesmo isso, um protótipo, a sair em 2014, ainda falta muito tempo, mas acho que este está longe de ser o "Panamera" da Lotus. Ainda bem que não é um Lotus Cayenne, diesel (o que as marcas fazem às suas filosofias para vender e não morrer )


            Palpites para a concorrência?

            1º Lotus Elite <=> Aston Martin, Ferrari, Maserati
            2º Lotus Esprit (?) <=> ? McLaren, Lamborghini ?
            3º Lotus Emas (?) <=> Toyota IQ, Smart ForTwo (wtf?)
            4º ??? <=> ? Porsche 911 ?


            Desde que isto sirva para manter os Elise's e os Exige's na marca, posso viver com isto
            Editado pela última vez por OrDoS; 20 September 2010, 12:40.

            Comentário


              #7
              Devia era ser eléctrico...

              Comentário


                #8
                1680Kg é muita xixa, especialmente para um Lotus...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  1680Kg é muita xixa, especialmente para um Lotus...
                  E segundo o que li à pouco no site da CAR, são 1680kg... a seco!
                  Ou seja, é acrescentar mais ou menos 100kg para fluidos e combustivel e mais 75kg (normas CE) para condutor para ter uma ideia mais correcta do peso em ordem de marcha. Ou seja, algo à volta dos 1850kg

                  Não admira os valores de potência exageradissimos...

                  Aparentemente, segundo a CAR, o concept é um CC como o California, o que pode explicar em parte o peso generoso.
                  Na AUTOCAR não vinha nada sobre isto, só mesmo que o modelo de produção teria uma versão do género do California

                  Já agora o artigo da CAR

                  Forget everything you know about Lotus. Forget the Elise, the Exige, the Evora. This is the Elite, a Ferrari California rival and a signpost to an all-new Lotus as envisaged by ex-Ferrari man Danny Bahar, CEO of Lotus since October 1st.

                  It looks a bit tight for the engine back there?
                  Ah, yes, here’s a thing: the Elite is front-engined, not mid-engined as is the formula for every other current Lotus. It’s also a folding hard-top 2+2, will cost around £115,000 and will definitely go on sale in 2014. Still, at least it’s rear-wheel drive.

                  Why change the formula?
                  Doesn’t everyone love the Elise and Evora? A dedicated bunch of enthusiasts certainly love the current cars – and CAR nominated the Evora Performance Car Of The Year 2009 – but, as Bahar admits:’the company has been loss-making for 15 years. Something does not work, we are here to change all that.’ So, today’s current 2400 units will swell, it’s hoped, to 5000 units by 2015, before topping out around 8000 not long after. And, promises Bahar, Lotus will still serve its hardcore customer base.

                  Tell me more about the Elite
                  It will be based on an evolution of the VVA architecture that underpins today’s Evora, but the bodyshell and panels will be aluminium, ensuring light weight – 1680kg dry – and a better fit and finish than today’s cars. A continuation of Hethel’s relationship with Toyota means the Elite’s 5.0-litre supercharged V8 will be based on the naturally aspirated engine in the Lexus ISF. However, it will be massively reworked to give 542bhp in base trim, or 612bhp in the range-topping R. There’s also the promise of Lotus’s class-leading steering, the first appearance of Jaguar-style continuously variable dampers on a Lotus, and aluminium double wishbone suspension. If that’s not enough surprises, how about this: there’ll be no manual gearbox, just a seven-speed dual-clutch gearbox and transaxle layout, while a Formula One-style KERS hybrid system will be standard, capturing wasted energy for short bursts of an extra 50bhp (controlled via the steering wheel) while two electric motors help out the petrol powerplant, keeping C02 down to an impressive 215g/km, despite the sub-4sec 0-62mph.

                  They’ll need to shift a lot of Elites to reach 8000 units…
                  Indeed, but there is a bigger range planned. We’ve been catching the Esprit supercar testing for aeons now, and a city car concept has already leaked online. There’ll be another announcement at the Paris Motor Show, and we’ll give you the full details as soon as that happens at 4pm on September 30, 2010.

                  NEED TO KNOW ENGINE
                  5.0-litre 32v V8 with integrated KERS hybrid system -542-612bhp
                  TRANSMISSION Seven-speed dual-clutch gearbox
                  rear-wheel drive
                  SUSPENSION Aluminium double wishbones, continuously variable dampers
                  WEIGHT/MADE FROM 1680kg/aluminium
                  LENGTH/WIDTH/HEIGHT 4600/1900/1320

                  Comentário


                    #10
                    O que virá a seguir?! Um SUV??

                    Comentário


                      #11
                      Já faz tempo que este menino:




                      tivesse um sucessor à altura !

                      Comentário


                        #12
                        Não desgosto. Tem linhas e proporções bastante clássicas que têm garantia de que resultam. Não tem nada fora de lugar. E para um CC, as proporções, principalmente quando visto de perfil, não deixam perceber isso para alguém desatento.

                        Na foto de frente 3/4 fiquei com a sensação de estar a olhar para um Ferrari F430 ou algo parecido...

                        Comentário


                          #13
                          Lembra-me vagamente alguns modelos, na frente uma mistura entre o RX-8 e a nova linguagem Mazda, já de perfil dá uns ares de Laguna Coupé principalmente na zona do pilar C.

                          Overall gosto do carro, no entanto esta nova filosofia da Lotus não me agrada nada, está num campo já muito próximo a uma Aston Martin, é um pena.

                          Comentário


                            #14
                            Eu gosto!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Eu gosto!

                              Nomeadamente todo aquele tecto de vidro escurecido...

                              Very nice indeed..

                              Comentário


                                #16
                                Um lotus com quase 2t é estranho.

                                Comentário


                                  #17
                                  o desenho parece interessante.

                                  e o motor do lexus is-F deve assentar bem.

                                  pena é que seja o fim da lotus "da leveza"



                                  mas continuo com dúvidas sobre a capacidade da Lotus vender carros de 150.000-200-000€ em que caem peças de plastico dos interiores....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Até isso chegar ao mercado - se é que chegará, de todo - ainda vai sofrer muita alteração técnica. Valores como a potência ou o peso do carro estão longe de ser definitivos.

                                    Adorei o desenho do carro.

                                    Comentário


                                      #19


                                      Comentário


                                        #20
                                        o carro está bonito, mas realmente parece um F430 visto na 2ª foto. no entanto, as jantes parecidas com o M6 não ficam nada bonitas no conjunto. gostaria de ver umas mais trabalhadas e outra cor no carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          E segundo o que li à pouco no site da CAR, são 1680kg... a seco!
                                          Ou seja, é acrescentar mais ou menos 100kg para fluidos e combustivel e mais 75kg (normas CE) para condutor para ter uma ideia mais correcta do peso em ordem de marcha. Ou seja, algo à volta dos 1850kg

                                          Não admira os valores de potência exageradissimos...

                                          Aparentemente, segundo a CAR, o concept é um CC como o California, o que pode explicar em parte o peso generoso.
                                          Na AUTOCAR não vinha nada sobre isto, só mesmo que o modelo de produção teria uma versão do género do California

                                          Já agora o artigo da CAR
                                          Ainda pior.

                                          As pessoas deixam-se iludir pelos valores de potência, esquecendo-se do peso, e caem numa ilusão...realmente 1680Kg a seco vão para uns 1900Kg em ordem de marcha, se fizermos as contas os 612cv começam a parecer mais tímidos, uma vez que dá pouco mais que 320cv por tonelada, menos 30 que um 599 e menos 50 que um 458 (ainda para mais, seguindo a tendência da Lotus, será compressor centrífugo que na primeira metade do conta rotações é como se não estivesse lá). A ver a utilidade daqueles 50cv eléctricos, se dá mesmo para utilizar ou se têm carga para durar 2 segundos de cada vez...

                                          Depois há o entrave que a massa extra continua a criar no departamento das travagens e da agilidade, onde um motor enorme de nada serve - afinal de contas não é precisamente por isto que a Lotus defende a redução de peso acima do aumento de potência?!

                                          Depois nem o preço favorece, porque esses valores já andam na ordem dos de um DB9 V12, e pelo mesmo preço eu não me via a escolher o Lotus.

                                          Já agora o DB9 não pesa 1750Kg em ordem de marcha?
                                          Editado pela última vez por SRLA; 20 September 2010, 18:20.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mais de 500cv?Não será muito para um KIA?Oh wait, isto é um Lotus?

                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            A mecânica neste género de carro é fundamental e a toyota apesar de ter uma aura de fiabilidade não cumpre em minha opinião os requesitos para a tornar de facto atractiva.
                                            A sério?Não vais nem sequer abrir um tópico para imortalizar este teu belo post aqui no Fórum?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                              Mais de 500cv?Não será muito para um KIA?Oh wait, isto é um Lotus?



                                              A sério?Não vais nem sequer abrir um tópico para imortalizar este teu belo post aqui no Fórum?
                                              Até percebo o ponto dele, uma coisa é ter um Elise ou um Evora com um motor made in Toyota, o pessoal até agradece face ao anterior motor utilizado no Elise, a Serie K (Rover), não era o que se possa aplidar de fiável apesar de ter boas performances.

                                              Agora um carro deste género a conversa já é outra, tanto a nível de imagem como de preço e ai a origem do motor para muita gente interessa, mesmo tratando-se de um Lotus.

                                              (Claro que se for o V10 da Lexus...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Lol, e quem achas que fez o V10 da Lexus?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                  Lol, e quem achas que fez o V10 da Lexus?
                                                  Para escreveres isso, é porque não percebeste a ideia.

                                                  A não ser que aconteça algo como no caso da Pagani, em que originalmente existiu um fornecimento de motores por parte de AMG e que depois se converteu numa produção mas especifica para o Zonda com afinações próprias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BMerlini Ver Post
                                                    Para escreveres isso, é porque não percebeste a ideia.

                                                    A não ser que aconteça algo como no caso da Pagani, em que originalmente existiu um fornecimento de motores por parte de AMG e que depois se converteu numa produção mas especifica para o Zonda com afinações próprias.
                                                    É dito logo no início que o motor terá - obviamente - afinação própria por parte da Lotus, assim como mais potência, sobrealimentação, etc.

                                                    E a Toyota é perfeitamente capaz de fazer magníficos motores desportivos, como o V10 do LFA o prova.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                      É dito logo no início que o motor terá - obviamente - afinação própria por parte da Lotus, assim como mais potência, sobrealimentação, etc.

                                                      E a Toyota é perfeitamente capaz de fazer magníficos motores desportivos, como o V10 do LFA o prova.
                                                      A questão que o user V7 abordou é muito simples.

                                                      Dentro de determinados segmentos, a partir de determinados valores quem compra exige mais porque obviamente está a pagar mais, neste sentido pode dificultar a venda deste Elite o facto de possuir uma origem quiçá menos nobre apesar de ter pedigree Lotus.

                                                      Que a Toyota tem óptimos motores ninguém dúvida, mas temos que ir para coisas além dos 3.5 V6 modificados pela Lotus como acontece no Evora.

                                                      E o caso do V10 não se põem porque como é referido trata-se de um V8 (Do ISF salvo erro).

                                                      Apenas peguei no exemplo do V10 do LFA por ser um motor Toyota mas com uma vertente extremamente refinada, o que o faz ser digno de estar em qualquer desportivo que se prese.
                                                      Editado pela última vez por BMerlini; 20 September 2010, 20:08.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essa é uma questão diferente. O V7 colocou em causa a capacidade da Toyota fazer motores desportivos de qualidade. Erradamente.

                                                        Tu falas na questão da imagem. Como já disseste, os Pagani têm motores Mercedes. O McLaren F1, provavelmente o mais prestigiado desportivo de sempre, tem motor BMW. E o Bugatti Veyron tem motor VW. Aliás, todo ele é VW.

                                                        Portanto, não acredito que venha a ser problema. A Lotus sabe bem o que faz, e se escolheu esse motor é porque saberá que ele tem tudo aquilo que eles querem. Se as pessoas não o quiserem comprar porque fica mal dizer que o motor tem base Toyota...olha, quem perde são elas.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Eu não estou muito convencido.

                                                          Se acho que terem feito um carro com as dimensões do Évora até foi bem jogado, aqui acho que se vão mandar para fora de pé.

                                                          A mecânica neste género de carro é fundamental e a toyota apesar de ter uma aura de fiabilidade não cumpre em minha opinião os requesitos para a tornar de facto atractiva.

                                                          Será o Panamera da Lotus, só que com um deficit de imagem em relação à marca porsche, o que poderá constituir outro problema na hora de vender.

                                                          Eu não sou o maior fã da mecânica Toyota por ser uma mecânica "comercial", mas a unidade mecânica Toyota já é usada nos Elise há muito e toda os periféricos sendo trabalhados pela Lotus fazem o motor do 1.8 Toyota um motor orgásmico.

                                                          Não me parece que seja por aí.
                                                          A Lotus tem muito know how. O problema é não ter tradição num passado recente para rivalizar com veículos como o DB9.
                                                          Eu acredito que vá sair daqui algo muito interessante.

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                                                            #30
                                                            Até nem está mau de aspecto.

                                                            só não entendo porque a Lotus continua a recorrer aos motores da Toyota em vez de criar um de fabricação própria, até porque ainda recentemente apresentou um motor 1.2 de três cilindros para funcionar como gerador para carros eléctricos.

                                                            Comentário

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