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Corsas, Clios, Fiestas, Ibizas Tdi's VS Ford Focus TDDI

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    Corsas, Clios, Fiestas, Ibizas Tdi's VS Ford Focus TDDI

    Viva

    Registei-me no Fórum para poder ler mais algumas opiniões de um assunto que me anda a ocupar o pensamento nos últimos meses.

    Procuro um carro comercial, económico, seguro e confortável que não me leve mais do que 5000 euros.

    Já vi 2 ou 3 tópicos com este "pedido de ajuda" e as vossas sugestões acabam quase sempre na gama de veículos: Corsas, Clios, Fiestas, Ibizas.. e nunca vi nenhuma referência às Focus TDDI Sport Van.
    Porquê?
    Pergunto isto inocentemente, porque é o modelo que tenho debaixo de olho e que me parece reunir as características que procuro, dentro do meu orçamento.
    Há algum motivo para não incluírem este modelo nas vossas sugestões?

    Até que ponto um Focus 1.8 TDDI não será uma melhor opção que um Corsa 1.3CDTI, por exemplo?

    Procuro um carro para fazer semanalmente 700km, sendo que metade deles são no sinuoso IP3.


    Obrigado desde já pelo vosso contributo

    #2
    Acho que nao ha duvida nenhuma , o focus e bem melhor em tudo em relaçao a esses , e tambem de segmento superior

    Comentário


      #3
      Um Focus é de um segmento superior aos que falaste, globalmente é melhor em praticamente tudo.

      O valor dele por norma também é mais alto, logo por 5000 euros acabas por ter de comprar um Focus mais velho, ou com mais km, etc.

      O concorrente da Ford em relação aos que falaste é o Fiesta, o Focus concorre com Astras, Meganes, Leon's etc

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
        Um Focus é de um segmento superior aos que falaste, globalmente é melhor em praticamente tudo.

        O valor dele por norma também é mais alto, logo por 5000 euros acabas por ter de comprar um Focus mais velho, ou com mais km, etc.

        O concorrente da Ford em relação aos que falaste é o Fiesta, o Focus concorre com Astras, Meganes, Leon's etc
        É exactamente isso. No ano passado também comprei carro por mais ou menos esse valor e também tinha preferido um segmento C, mas só se encontravam carros até 2000 e com muitos kms.

        Acabei por trazer um Fiesta Sportvan de 2003 com AC. Já fiz cerca de 30 mil kms com ele e estou bastante satisfeito.

        É muito bom a curvar e resiste muito bem ao desgaste. Tem sido fiável e gasta pouco.

        Por outro lado é um carrito lento... serve para os gastos, mas podia ter outra alma, até porque o chassis assim o merecia.

        Comentário


          #5
          Digam-me o que acham deste negócio:

          h**p://www.standvirtual.com/comerciais/Ford/Focus-TDDi-Sport-Van/K358338/

          Já vi o interior e está impecável. Falta agora a visita ao mecânico.
          A pintura deixa-me de pé atrás.. tem uns riscos nos retrovisores e o para-choques da frente já não está em muito bom estado.

          Até que ponto 185.000km são um problema para um carro destes? Grande parte deles foram feitos em auto-estrada.

          E até que ponto será mais sensato optar por um modelo de gama inferior (o Fiesta), com menos Km, mas pelo mesmo preço ou até mais caro?

          Por um lado, a paixão puxa-me para o Focus.. por outro lado, a razão diz-me que deveria optar por um segmento inferior..

          Comentário


            #6
            Não é que sejam muitos kms para o carro... a questão é saber se tem a manutenção bem feita e quantos kms fazes tu por ano. Porque se fizeres muitos acabas com ele num instante. E convém preparar sempre para gastos frequentes com material de desgaste... com esses kms é normal teres que trocar embraiagem, amortecedores, etc

            Comentário


              #7
              Mesmo olhando para as gamas inferiores, e de um modo geral, por menos de 5000€ só encontro carros com mais de 150.000km, apesar de terem metade da idade do Focus (5 anos).

              Faço cerca de 25.000km/ano, sendo que todas as semanas faço duas viagens de 250km, cada.
              Procuro conforto e segurança num carro que se aguente, no mínimo, mais uns 5 anos..

              O Focus é uma boa opção?

              Comentário


                #8
                O Focus é uma boa opção! Tens é de averiguar o estado do motor e que manutenção foi ou não feita, pois é um carro com 10 anos...

                Mas eu preferia comprar um Fiesta com menos kms e idade provavelmente.

                Comentário


                  #9
                  Este tópico tb me interessa visto que ando a ver um carro do mesmo género.

                  Sempre ouvi dizer que o TDCI era bem melhor e mais fiável que o TDDI. Essa afirmação é valida? Quais as diferenças de ambos?

                  Comentário


                    #10
                    O tdci é mais potente que o tddi, em termos de fiabilidade há opiniões para todos os gostos, eu compraria um tdci.

                    Comentário


                      #11
                      Mas é só a potencia que muda? E a nivel de tecnologia não é melhor e mais recente?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por civicEJ9 Ver Post
                        Este tópico tb me interessa visto que ando a ver um carro do mesmo género.

                        Sempre ouvi dizer que o TDCI era bem melhor e mais fiável que o TDDI. Essa afirmação é valida? Quais as diferenças de ambos?

                        Curioso, que eu sempre ouvi dizer o contrário.
                        O TDCI anda bem.



                        O TDDI tem uma coisa má. A insonorização.
                        Pergunta se a bomba injectora desse já deu o berro. Se não deu existem hipóteses de vir a dar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por civicEJ9 Ver Post
                          Mas é só a potencia que muda? E a nivel de tecnologia não é melhor e mais recente?
                          Não e sim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            Pergunta se a bomba injectora desse já deu o berro. Se não deu existem hipóteses de vir a dar.
                            Andei a pesquisar e a bomba injectora é um problema algo recorrente nos Focus.

                            Isso é coisa para custar quanto?
                            Devo mudar logo que possa ou só se der problemas? Isso é daquele tipo de coisas que quando se estraga é logo uma tragédia no orçamento?

                            Peço desculpa pela azelhice.. não percebo mesmo nada de mecânica.

                            Comentário


                              #15
                              A Transit cá de casa (TDdi Sport Van de 2002) ainda só tem aprox 125k km mas já passou por algumas aventuras. Exteriomente, levou uma porta nova quando ainda só tinha 4 meses de vida . O choques frontal, capot, e um painel lateral tiveram direito a "consulta" de desempeno + pintura ehehe.
                              De resto, acerca da mecânica, só muito recentemente deu problemas - o colector de escape rachou e como não me apeteceu dar as centenas largas de euros por um novo, acabei por mandar solda-lo.
                              O turbo começou recentemente a assobiar com mais fulgor - parece um silvo irritante. Espero que ainda aguente mais alguns milhares de km's.

                              Os discos d'origem foram trocados aos 115k km e até à data, só levou dois pares de calços aka pastilhas. A bomba injectora continua a d'origem.

                              À excepção do volante que descascou um pouco, os interiores continuam impecáveis. Os consumos podiam ser melhores, mas para isso é que apareceu o TDCi - mais potência e menor consumos.
                              Em relação ao comportamente em estrada, penso que já todos conhecem ou já ouviram falar: é muito bom, uma boa referência na classe
                              Foi o unico carro a diesel que consegui levar, conduzir e divertir-me num track day


                              Esse que aparece no anuncio é de 2000. Se não me engano os pneus ainda eram 185 com jante 14' certo?
                              Se o carro (ou carrinha) estiver em boas condições, na minha opinião, o preço é bastante simpatico.

                              Comentário


                                #16
                                Boas

                                Tenho uma carrinha TDdI que está agora a fazer 200k (comprei em 2ª mão com 160k anunciados, a realidade é sempre uma incógnita) e até agora não tenho nada a dizer contra.

                                Apenas me deixou mal uma vez (e andava, apenas não desenvolvia) pois tinha a EGR entupida, mas isso é mal geral dos diesel.

                                O que te posso dizer do carro, sendo carrinha no meu caso:
                                - faz 80% auto-estrada entre 120-140kmh por vezes um pouco mais
                                - 20% cidade mas pouco pára-arranca (Bendita cidade de Aveiro )
                                - Consumos: 6.3L/100 média feita à mão. Se começas a puxar, ele bebe bem mas até aos 170/180 não se nega.
                                - Segura-se como uma lapa à estrada. O chassis do Focus é considerado dos melhores da época, para não dizer o melhor do segmento. Aliado a uns F1-GSD3 dá gozo fazer curvas. Não faço mais senão não ganho para pneus. Actualmente os da frente, que rodaram 8k atrás estão com quase 30k. Devem durar mais uns 2-4k
                                - Abaixo das 2000rpm é amorfo(nota-se bem em algumas situações) como todos os carros diesel antes de entrar o turbo. A partir daí é sempre a abrir.
                                - A suspensão não é das mais macias mas o comportamento do carro agradece.
                                - manutenção até ver nada de especial. Até agora, além da EGR, é só óleo e filtros.
                                - Correia de distribuição muda a cada 150k km.
                                - Segurança... Felizmente nunca precisei de pôr à prova. A travar agarra bem, mesmo criticando os tambores atrás (que travam bem na mesma e a manutenção é bem mais barata).

                                Do ano 2000 é a minha e trás jante 16"
                                Há também jante 15" e 14". Verifica isso para teres em conta o orçamento de pneus. O meu caso já sabes em quanto fica

                                Comentário


                                  #17
                                  Aí está uma coisa que me passou completamente despercebida quando vi a carrinha. Para mim um pneu.. é um pneu. Só me lembrei de ver o estado deles e estão ambos a precisar de ser trocados, mas nada de urgente.

                                  Que dimensões de jante e pneu são aconselháveis para um carro deste tipo?

                                  E que relação há entre as dimensões e o preço?


                                  Obrigado pelas vossas respostas! Têm sido uma mais valia!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Joaosilva Ver Post
                                    Andei a pesquisar e a bomba injectora é um problema algo recorrente nos Focus.

                                    Isso é coisa para custar quanto?
                                    Devo mudar logo que possa ou só se der problemas? Isso é daquele tipo de coisas que quando se estraga é logo uma tragédia no orçamento?

                                    Peço desculpa pela azelhice.. não percebo mesmo nada de mecânica.
                                    Disse aquilo pelo seguinte.
                                    O meu pai tem uma Focus SW TDDi, comprada nova em 2001. Está com 186.000 mil km e até hoje o único problema que deu foi a bomba injectora. Estava tudo bem, até que certo dia não pegou mais.

                                    Teve que ir de reboque para uma casa especializada no arranjo de bombas injectoras. Lá o homem disse que era normal estes focus berrarem todos por volta daquela quilometragem ( estava com 160 mil km ). Estou a vender o peixe como mo venderam, atenção. O arranjo foram 800€. Uma nova eram 1200€. Optámos pelo arranjo e até hoje nunca mais deu problemas.
                                    Mais de anormal, foram os rolamentos terem pifado aos 75 mil km.
                                    É até hoje, o carro mais fiável, com que tive contacto diariamente, ainda que o problema da bomba injectora tenha "manchado" a ficha.

                                    Ah...é normal largar um bocado de fumo. Antes e depois do arranjo da bomba injectora continua a fumar um pouco. Noto isso também em alguns Tddi mas não em todos. Daí suponho que seja normal.
                                    Não bebe óleo, não nada, 5 estrelas o motor. Pena que seja um bocado ruidoso e que não tenha mais uma mudança para baixar a rotação em A.E..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em princípio tens as seguintes medidas averbadas (podes não ter todas, eu tenho no DUA a 16" e as 14"):
                                      175/70R14
                                      185/65R14
                                      195/60R15
                                      205/50R16

                                      Só posso comentar a medida que uso: 205/50R16

                                      É durinha mas cola-se à estrada

                                      Espera por preços a rondar 110 a 130€ para pneus premium tipo Bridgestone ER300 - 119€ na pneucity

                                      Há opções a ter em conta a rondar os 100, como os Hankook e os Nokian

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                        - Correia de distribuição muda a cada 150k km.

                                        - Segurança... Felizmente nunca precisei de pôr à prova. A travar agarra bem, mesmo criticando os tambores atrás (que travam bem na mesma e a manutenção é bem mais barata).
                                        A correia não se troca a cada 120k km?

                                        Em relação à segurança, posso afirmar que o Focus mkI tem a melhor frente para...bater!
                                        A patroa já desfez por completo a traseira de um Colt e a única mossa no Focus, foi a chapa da matricula .
                                        Também já enfiou a frente do carro por baixo de uma pickup. Apenas amolgou o capot - é rijo como os chifres

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não

                                          150k ou 10 anos.

                                          Nada como ir ao etis e verificar

                                          Eu também tinha essa dúvida e estava lá. Depois o meu mecânico confirmou .

                                          Comentário


                                            #22
                                            A diferença entre o TDDI e o TDCI não são só os 25 cavalos de potência?

                                            Comentário


                                              #23
                                              - Diferenças no turbo (geometria fixa - TDdI Vs geometria variável - TDCI)
                                              - Gestão electrónica

                                              Não sei se há algo mais mas julgo que o volante do motor nos TDCI já é bimassa. Deram problemas no início e houve malta a trocar pelos monomassa das Transit Connect.

                                              Quando pifava era volante do motor e se a malta esticava um pouco levava também embraiagem . Ficou conhecido na altura o bater de tachos. Não foi mal exclusivo Ford.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E a injecção também é bastante diferente, o tdci é common rail 2ª geração enquanto o tddi é bomba injectora.Mudam bastantes coisas ainda, claro que por esse preço já um tddi em condições é difícil quanto mais um tdci.

                                                Com esse orçamento se fosse a ti baixava o segmento e procurava algo mais recente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas eu quero mesmo um Focus. Gosto do raio do carro.
                                                  Trocar um AX por um Corsa.. meeh.
                                                  Editado pela última vez por Joaosilva; 23 September 2010, 23:21.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se queres um Focus a gasóleo avança de olhos fechados e seja o que Deus quiser

                                                    Vai com um mecânico de tua confiança a vê o estado do mesmo antes de comprares. Se estiver minimamente bem tens carro para durar.

                                                    É um bom carro para a altura em que foi feito.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ok, era o que eu precisava de ouvir.
                                                      O carro vai ser visto por um mecânico ainda este fim de semana.

                                                      Se mais tarde me arrepender do negócio, venho cá e processo-vos a todos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olha ainda ontem vi um Sportvan à venda com 240 mil km. Motor de guerra pá ( pelo menos assim espero ).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Posso dizer apenas que a minha carrinha fez 40kkm em menos de dois anos e só teve o problema da EGR, coisa resolvida sem problemas.

                                                          Médias rondam os 6.3L. A menor foi de 5.7 e a maior foi de 7.2 mas carregada a caminho do Algarve e sempre entre os 140-150 e ainda umas voltas ainda carregada pela serra de Monchique que era o meu destino.

                                                          Nunca tentei fazer condução para os consumos mas com um pouco de cuidado, não muito, facilmente fazes médias a rondar os 6L/100

                                                          Uma coisa. Na direcção vais sentir uma pancadas secas. Para quem não está habituado pensa que há algo com folga mas isso não é defeito, é feitio . Mal crónico nos Focus mas que em nada afecta a segurança e o andar do carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por chicolaranja Ver Post
                                                            Uma coisa. Na direcção vais sentir uma pancadas secas. Para quem não está habituado pensa que há algo com folga mas isso não é defeito, é feitio . Mal crónico nos Focus mas que em nada afecta a segurança e o andar do carro.
                                                            Verdade. Nem imaginas a inquietação que isso inicialmente nos deu. A carrinha ia todos os meses à Ford para tentarem resolver o "barulho" na direcção mas nunca conseguiram.
                                                            Entretanto, com o passar dos km's, a coisa foi amenizando e deixamos de ligar.

                                                            @ Joaosilv, já tiveste "ordem" por parte do mecânico para avançares com a compra?

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