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Reclamaçao Renault. Como fazer?

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    Reclamaçao Renault. Como fazer?

    Boas.
    Preciso fazer uma reclamaçao na Renault mas q tenha algum peso tipo "Livro de Reclamaçoes" ou melhor, pois pelo email do contacto cliente eles já me despacharam...

    é o seguinte: tenho uma Laguna q vai fazer 5 anos daqui a 4 meses e tive uma avaria no ESP q custa mais de 1000 euros.A famosa "Verificar Esp".
    Depois de muito pesquisar e perguntar nos concessionarios, fiquei a saber q os Lagunas de 2005 2007 tem um problema no ESP q a RTenault assumiu e quando avariavam eles substituiam mesmo depois da garantia.
    Mas qual n é o meu azar q o meu nao tem nenhuma nota OTS Eles proprios no Concessionario me mostraram o monitor do PC.
    Claro q a Renault cliente na esposta disse o mesmo.

    Ora se isso aconteceu em todos os q sairam naquela data, porque alguns nao tem OTS? Foram postas por "alietoriamente"?...lol Uns tem outros nao?

    A minha reclamaçao seria por esse motivo porque eles porque email já me responderam q como nao esta na garantia, nada feito, mas eu sei q tanto em Port. como Espanha, França ou Inglaterrra eles tem assumido os custos até aos 5 anos e noutros casos p além disso.

    Estou a ficar chateado c isto e nao sei q fazer...
    Cumtos

    #2
    Se o VIN não entra no grupo de VIN's identificados como problemáticos...bem que podes espernear.

    Contudo...e se queres ir para a frente, carta registada para a Renault Portugal será o ideal.

    Para França escusas de enviar, é remetida para o Contacto Cliente da Renault Portugal

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
      Se o VIN não entra no grupo de VIN's identificados como problemáticos...bem que podes espernear.

      Contudo...e se queres ir para a frente, carta registada para a Renault Portugal será o ideal.

      Para França escusas de enviar, é remetida para o Contacto Cliente da Renault Portugal

      Ora aí está, com fotocópias do livro de revisões carimbado, se possível.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
        Se o VIN não entra no grupo de VIN's identificados como problemáticos...bem que podes espernear.

        Contudo...e se queres ir para a frente, carta registada para a Renault Portugal será o ideal.

        Para França escusas de enviar, é remetida para o Contacto Cliente da Renault Portugal
        Não responderam nem à minha, nem à do meu advogado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ASA Ver Post
          Boas.
          Preciso fazer uma reclamaçao na Renault mas q tenha algum peso tipo "Livro de Reclamaçoes" ou melhor, pois pelo email do contacto cliente eles já me despacharam...

          é o seguinte: tenho uma Laguna q vai fazer 5 anos daqui a 4 meses e tive uma avaria no ESP q custa mais de 1000 euros.A famosa "Verificar Esp".
          Depois de muito pesquisar e perguntar nos concessionarios, fiquei a saber q os Lagunas de 2005 2007 tem um problema no ESP q a RTenault assumiu e quando avariavam eles substituiam mesmo depois da garantia.
          Mas qual n é o meu azar q o meu nao tem nenhuma nota OTS Eles proprios no Concessionario me mostraram o monitor do PC.
          Claro q a Renault cliente na esposta disse o mesmo.

          Ora se isso aconteceu em todos os q sairam naquela data, porque alguns nao tem OTS? Foram postas por "alietoriamente"?...lol Uns tem outros nao?

          A minha reclamaçao seria por esse motivo porque eles porque email já me responderam q como nao esta na garantia, nada feito, mas eu sei q tanto em Port. como Espanha, França ou Inglaterrra eles tem assumido os custos até aos 5 anos e noutros casos p além disso.

          Estou a ficar chateado c isto e nao sei q fazer...
          Cumtos

          ............................................
          Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:07.

          Comentário


            #6
            Escreve em primeiro lugar para a Renault portuguesa, se não houver resposta, submete para o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA). Pagas 30€ e eles tentam mediar a resolução do problema. Em simultâneo, carta para a Renault França.

            Se nada disto resultar, é assim, gastas 100€, vais a um advogado e ele que envie uma carta em nome dele. Pode ser que isso crie algum respeito pela tua pessoa.

            Livro de reclamações vale zero é uma autêntica fachada, a maior palhaçada de sempre. Nunca dá em nada, mesmo com razão e provas ninguém quer saber. Só interessa aparecer na comunicação social e quando convém!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              Escreve em primeiro lugar para a Renault portuguesa, se não houver resposta, submete para o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA). Pagas 30€ e eles tentam mediar a resolução do problema. Em simultâneo, carta para a Renault França.

              Se nada disto resultar, é assim, gastas 100€, vais a um advogado e ele que envie uma carta em nome dele. Pode ser que isso crie algum respeito pela tua pessoa.

              Livro de reclamações vale zero é uma autêntica fachada, a maior palhaçada de sempre. Nunca dá em nada, mesmo com razão e provas ninguém quer saber. Só interessa aparecer na comunicação social e quando convém!
              Em 1º lugar agradeço a ajuda q me tem dado.

              Vou entao ao Centro de arbitragem(CASA) porque a Resposta da Renault eu já tive por email pelo contacto cliente.

              Cumptos

              Comentário


                #8
                .................................................. .
                Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:07.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                  A ultima reclamação que efectuei á renault Portuguesa foi pela incrivel assistencia, ou melhor da falta dela, que me deram no concessionario da renault Montijo, numa avaria de regresso a casa..simplesmente se recusaram a ver o carro...o carro em cima do reboque en frente á porta da oficina, quase 300 km de distancia para a minha casa e a ajuda que tive por partes deste concessionario foi esta, nao podemos ver o carro nem para fazer um simples diagnostico...reclamação á renault...resposta..pediram desculpa.
                  Viva a renault.
                  O que mais me arrependo..nao ter pedido o Livro de reclamaçoes naquele "concessionario" no Montijo e nao ter enviado as desculpas da renault portuguesa para França...por isso força com isso temos que reclamar quando se é mal servido
                  Eu como trabalho no ramo, farto-me de ouvir histórias como a tua, depois vai-se esmiuçando a coisa e fica-se a saber que afinal o carro estava em cima do reboque em frente à porta da oficina a 30min desta fechar, ou não havia disponibilidade para a viatura ser vista naquele dia porque há marcações para cumprir...etc etc.

                  Assim de repente quem lê o teu post pensa: gandas animais os gajos da Renault (aqui podia ser qualquer marca) nem para verem o carro do homem que estava à porta da oficina.


                  Espero que o que eu disse não seja verdade e não englobe

                  Comentário


                    #10
                    Espero que o que eu disse não seja verdade e não englobe [/QUOTE]

                    .................................................. ..................
                    Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:07.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                      Se és do ramo provavelmente pertences ao mesmo tipo de pessoas que tiveram o comportamento naquela dita oficina da renault Montijo..porque com resposta como a tua so posso pensar que é por este tipo de raciocinio que os clientes são assim tratados...
                      O carro estava em frente á porta da oficina pelo reboque da assistencia do seguro as 15 horas da tarde, no mes de Agosto e o mes de agosto foi a desculpa que me deram..muito trabalho..contudo tambem tiveram a amabilidade de pedir desculpa ( a renault portuguesa) por nao me terem dado a assistencia que deviam ter dado...
                      Como disse eu estava a 300 km de casa e a minha primeira opção foi levar o carro a um concessionario oficial!! nao nenhuma chafarica no meio da estrada! inclusive quando o recepcionista me disse que nao podiam ver o carro...eu estupefacto ate pedi..mas nao sera possivel ao menos abrir o capot para me dizerem se é grave ou nao??...ao menos isto? outra resposta negativa...infelizmente foi a minha primeira experiencia senao nao tinha lidado com isto desta maneira, tinha pedido o livro de reclamaçoes logo na oficina!não basta vender carros épreciso ter alguma dignidade na assistencia que uma marca da aos seus clientes.
                      Com respostas como a tua não admira o estado em que estamos
                      Tal como previ...a oficina tinha de parar toda, esquecer todos os outros clientes que lá tinham o carro primeiro que tu...para que vissem o teu carro.

                      Comentário


                        #12
                        ..........................................
                        Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:08.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                          Enfim...entao uma oficina oficial nem tempo tem para dar numa situação de emergencia uma ajuda minima que fosse?? pelo menos abrir o capot para dizer se era ou nao grave?? graças a isto o carro demorou-me 4 dias a chegar a casa! Então um concessionario oficial nao tem que ter condiçoes para estar aberto ao publico?? tal como disse com raciocinios destes não é de admirar.
                          Enfim lamentavel
                          Não o teu raciocionio é que está mal...

                          Imagina-te na pele de outro cliente desse mesmo concessionário, tinhas feito a marcação, deixaste lá o carro, disseram-te que o entregavam em X dias.

                          Por causa de uma emergência, como tu lhe chamas, o mecânico que estava a mexer no teu carro assim como outros, perderam horas no outro carro e não despacharam a revisão do teu a tempo e horas...

                          Ligam-te e dão-te esta explicação !

                          Para emergências existe o ACP por exemplo desempanagem 24h...nos Concessionários existem marcações a cumprir, se o teu carro foi para lá rebocado e não havia disponibilidade para o verem das duas uma ou fazias marcação ou levavas a viatura para outro Concessionário que tivesse disponibilidade, se também não tivesse...marcavas.

                          Quando vou às compras e depois me esqueço daquele produto tão importante...não passo à frente das pessoas que já estão na caixa apenas porque é uma emergência.

                          Comentário


                            #14
                            ........................................
                            Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:08.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                              O que estas a dizer é tao disparatado que sinceramente lamento que faças parte do mundo das oficinas...entao o reboque levou-me ao concessionario mais perto da zona da avaria que ja ficava a uns bons kilometros de distancia e depois ia a andar com o carro em cima do reboque de concessionario para concessionario? tem um pouco de lucidez...a propria renault me pediu desculpa e assumiu que o concessionario me devia ter dado a devida assistencia! tambem disse que a culpa é dos concessionarios e que eles é que sao juridicamente responsaveis pelos seus actos...a resposta do concessionario á renault portuguesa foi que era o mes de ferias...se nao têm condiçoes para estarem abertos, deviam estar fechados!!! o carro chegou la em cima do reboque..em cima do reboque foi embora sem ao menos se dignarem a prestar uma ajuda MINIMA a uma pessoa que estava numa situação de emergencia, longe de casa e que escolheu um concessionario oficial para ser ajudado!
                              Tem um pouco de noção dos disparates que estas a dizer.
                              Estás a queres ensinar a missa ao padre.

                              Trabalho num importador de uma marca, sei isso tudo que dizes de trás para a frente...e não tens razão nenhuma.

                              O que te responderam podias tu ter lido nas condições de garantia. O Concessionários são sempre responsáveis pelos seus actos, são entidades independentes à marca. Logo respondem pelos seu actos.

                              E é bom que te acalmes que não fui eu que te disse que não

                              Comentário


                                #16
                                ........................................
                                Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:08.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                  ai deves saber a missa deves. Isso vê-se ao longe
                                  Tanto que sei...que acertei logo no desfecho antes de me contares.

                                  Mas também já percebi que tipo de cliente és...isso é que se vê ao longe e geralmente são os que menos importam para a marca...o que é pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    ...........................................
                                    Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                      Nem merece mais comentario nenhum.
                                      À falta de argumentos o melhor mesmo é o silêncio

                                      Comentário


                                        #20
                                        Compreendo os dois pontos de vista, RuiSoad e JPVNG... e acabam por ter os dois razão. Se de facto é chato apagar todos os fogos que aparecem numa oficina, também é complicado ficar apeado por algo que até poderia ser simples de resolver.

                                        Também existe a possibilidade de, através do tipo de sintoma, saberem que a solução era demorada, e tomaram essa atitude.

                                        De qualquer forma tenho a ideia que a Renault tem um número de assistência 24h, chegaste a ligar para esse número JPVNG?

                                        Comentário


                                          #21
                                          .................................................. .....................
                                          Editado pela última vez por JPVNG; 30 August 2012, 16:09.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não é a minha guerra...não tenho Renault...pensei recentemente em comprar um e por isso passei por aqui...MAS

                                            Nenhuma oficina que usei em "emergencias" (e ja foram umas 4/5 e nenhuma OFICIAL) se recusou a ver o carro quando la cheguei sem marcação. DEPOIS de perder uns 15min A VER O QUE SE PASSAVA é que me disseram SE podiam ou não fazer alguma coisa na hora.
                                            Dependendo do caso fizeram uma destas coisas:
                                            - Colocaram o carro em modo de se poder deslocar e marcaram para mais tarde
                                            - Ficaram la com o carro e arranjaram no dia (tive de voltar ao fim do dia)
                                            - APENAS NUM me indicaram a oficina mais proxima, MAS telefonando primeiro para ver se tinha disponibilidade!

                                            DESCULPEM, mas MESMO que o cliente não se tenha dirigido ao concessionario da melhor forma, não me parece ser justificavel recusar ver o carro NUM CONCESSIONARIO oficial da marca...

                                            Ja estive em oficinas COM MARCAÇÃO e uma das vezes passei la umas horas (resolvi esperar pela reparação) e chegaram VÁRIAS pessoas com "semi-emergencias" e NENHUMA ficou sem que alguém desse uma vista de olhos...e um par de vezes foi o mecanico que estava a mexer no meu carro que foi lá. E acho perfeitamente normal! E isto acontece em todo o tipo de negocios...

                                            E ja agora, dar a "desculpa" de não atrasar outras marcações parece-me um pouco estranho...as marcações atrasam de vez em quando em TODOS os mecanicos que conheço...e geralmente por razões muito menos justificaveis que esta...

                                            E é por coisas como esta (principalmente iutras semelhantes contadas por pessoas conhecidas com Renault) que já nem sequer fiz o test drive numa Grand Scenic...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                                              Não concordo..alias como disse a renault pediu-me desculpa pelo facto.
                                              Não nem pensei nesse numero..na altura o primeiro pensamento que tive foi recorrer a um Concessionario oficial da marca.
                                              Em relação ao outro utilizador é do tipo chico-espertismo que infelizmente alastra neste País. Com este tipo de pessoas não vale a pena continuar a discutir porque somos arrastados para o mesmo nivel de pensamento.
                                              Não cabe ou não cabia na minha cabeça que num concessionario oficial nem sequer se dignassem a abrir o capot perante uma pessoa que esta obviamente aflita e preocupada com a situação de uma avaria longe de casa. Volto a dizer que perguntei directamente ao recepcionista exactamente isto
                                              " mas pelo menos nao podem abrir o capot para me darem uma opiniao que seja?" sem tirar nem pôr...como é obvio se me dissessem que seria de facil resolução optaria por pernoitar na zona em vez do que aconteceu, ter que vir para casa num carro alugado e esperar 4 ou 5 dias ja nem me lembro pois apanhou o fim de semana pelo carro chegar a minha casa.
                                              Disto tudo guardo 2 boas recordaçoes...a simpatia e disponibilidade do motorista do reboque, que tal como eu ficou estupefacto com o que aconteceu na Renalt Montijo (alias foi ele o primeiro a dirigir-se á recepção) e a boa assistencia da Ok teleseguro..tudo por telefone...correu tudo bem sem grandes complicaçoes.
                                              Mas enfim clientes destes realmente pouco devem de interessar ás marcas e em especial á renault...pois.
                                              E se te disessem que não podiam fazer nada que o carro tinha de lá ficar ?

                                              A situação mantinha-se...

                                              Tu queres ter razão, mas o que é facto é que não tens...ainda para mais se utilizaste o reboque da seguradora é porque a tua viatura já nem está em garantia, logo não tem qualquer prioridade para com os demais carros e clientes que têm marcação na oficina primeiro que tu.

                                              Eles não se quiseram foi comprometer por culpa da agenda apertada que tinham...perfeitamente normal.

                                              Quanto à resposta da Renault...sabes o que são respostas tipo ? São aquelas em que não se tira nem se dá a razão ao cliente. Há em todas as marcas, em todas as empresas dentro e fora do ramo automóvel.

                                              Se há aqui alguém que se quis armar em chico-esperto...foste tu.

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                                                #24
                                                Eu cá acho que nem 8 nem 80, e que os nossos caros utilizadores que entraram em diálogo deviam entender melhor os pontos de vista um do outro.

                                                Quanto ao caso:

                                                Nem deviam cag** para o cliente que chega lá aflito e dependente do concessionário, mas também o mesmo cliente não pode esperar que tenham um piquete à espera de avarias de emergência e que se borrifem para os outros que têm já lá o carro.

                                                Penso que não custava nada ir espreitar o carro e ligar o PC de diagnóstico ao menos para dizer "amanhã ou depois de amanhã podemos resolver isto" ou dizer "isto é complicado, só para a semana é que podemos pegar nisso e demora 5 dias".

                                                Já me aconteceu uma situação dessas e ao menos espreitaram para o carro, nem que uma pessoa espere meia hora.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                  Eu cá acho que nem 8 nem 80, e que os nossos caros utilizadores que entraram em diálogo deviam entender melhor os pontos de vista um do outro.

                                                  Quanto ao caso:

                                                  Nem deviam cag** para o cliente que chega lá aflito e dependente do concessionário, mas também o mesmo cliente não pode esperar que tenham um piquete à espera de avarias de emergência e que se borrifem para os outros que têm já lá o carro.

                                                  Penso que não custava nada ir espreitar o carro e ligar o PC de diagnóstico ao menos para dizer "amanhã ou depois de amanhã podemos resolver isto" ou dizer "isto é complicado, só para a semana é que podemos pegar nisso e demora 5 dias".

                                                  Já me aconteceu uma situação dessas e ao menos espreitaram para o carro, nem que uma pessoa espere meia hora.
                                                  Não podia ter escrito melhor, exactamente como eu penso

                                                  Nem os energumenos da antiga Garagem Victoria me fizerem isso com o meu Ibiza, sempre que aquilo "dava raia".

                                                  Temos de respeitar as ordens de trabalho, mas dar uma olhadela não custa nada...

                                                  É claro que não sabemos é como tudo se passou, por isso vou dar o desconto para os dois lados

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                                                    #26
                                                    Mas voçes têm ideia da quantidade de trabalho que existe no mês de Agosto.
                                                    Já pensaram que o mecânico que só vai dar uma olhadela, já leva o serviço demasiado ajustado, e esses 15m(da suposta olhadela) pode significar que sai mais tarde 15-20 minutos. Quem paga???
                                                    Se o concessionario se compromete a verificar a avaria, tem que dar um orçamento, logo mais tempo perdido.
                                                    Isto para um cliente para-quedas, que certamente não volta mais e vai prejudicar outros mais regulares.
                                                    Custa levar um não da assistência, mas gostaria de ver a posição do User JPVNG quando faltassem 5m para sair do trabalho e lhe aparece-se uma emergência que iria demorar 30m, mas era só para ver.

                                                    Já Agora Caro User JPVNG qual a viatura, problema detectado, e se foi reparada num concessionario oficial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O atendimento nas oficinas cada vez é pior, só lhes interessa os € que o cliente lá deixa e como estão sempre cheios pior...

                                                      Rui imagina que te dá uma enorme dor de dentes e vais a uma clinica ou hospital e ninguém te vai ver porque vão atrasar as marcações??

                                                      Também não é um caso de vida ou morte mas se houver boa vontade pode-se dar sempre um olhinho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                                        Mas voçes têm ideia da quantidade de trabalho que existe no mês de Agosto.
                                                        Já pensaram que o mecânico que só vai dar uma olhadela, já leva o serviço demasiado ajustado, e esses 15m(da suposta olhadela) pode significar que sai mais tarde 15-20 minutos. Quem paga???
                                                        Se o concessionario se compromete a verificar a avaria, tem que dar um orçamento, logo mais tempo perdido.
                                                        Isto para um cliente para-quedas, que certamente não volta mais e vai prejudicar outros mais regulares.
                                                        Custa levar um não da assistência, mas gostaria de ver a posição do User JPVNG quando faltassem 5m para sair do trabalho e lhe aparece-se uma emergência que iria demorar 30m, mas era só para ver.

                                                        Já Agora Caro User JPVNG qual a viatura, problema detectado, e se foi reparada num concessionario oficial.
                                                        Claro, e as oficinas também têm todos os anos ideia que Junho Julho e Agosto são meses complicados.

                                                        Quanto ao tempo, 10 ou 15 min. de horas extras é irrelevante, já a imagem do concessionário essa é priceless.

                                                        Aliás, bastava ser apenas um bocadinho político para ir só "olhar" para o carro e ligar / desligar o mesmo de capot aberto, para dar a sensação de diagnóstico.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                          É claro que não sabemos é como tudo se passou, por isso vou dar o desconto para os dois lados
                                                          Pois, falta esta parte muito importante desde o principio.

                                                          Qual a avaria afinal?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mectec Ver Post
                                                            Mas voçes têm ideia da quantidade de trabalho que existe no mês de Agosto.
                                                            Já pensaram que o mecânico que só vai dar uma olhadela, já leva o serviço demasiado ajustado, e esses 15m(da suposta olhadela) pode significar que sai mais tarde 15-20 minutos. Quem paga???
                                                            Err...o cliente...

                                                            Aliás...um cliente que aparece assim de repente até costumava ser "interessante" para as oficinas...algumas "menos correctas" até carregavam bem na fatura...
                                                            O meu pai em tempos teve um acidente no Algarve...e pagou quase tanto para por o carro de forma a poder andar (pois não reparavam em tempo util) do que depois pela reparação propriamente dita...

                                                            Repito o que disse...o que me parece MAU PROFISSIONALISMO é recusar ver um carro...como já disse alguem...nem a mais rasca oficina faz isso...PODE haver uma razão...mas excesso de serviço é para mim inaceitável! Podiam quando muito pedir para esperar até alguém ter uns minutos livres...

                                                            EDIT:
                                                            Mas PODE haver OUTRA razão...obviamente faltava ouvir o "outro lado" da história.

                                                            Comentário

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