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Outro acidente com um saxo :(

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    [Acidente] Outro acidente com um saxo :(

    Boas,
    vinha eu na estrada que liga a aldeia do meco a fernão ferro e subitamente, numa das 1ªs curvas à esquerda, perco a tracção do carro, começa com a traseira a dançar para a direita, esquerda, até que dou um peão e acabo virado com o carro como se viesse do sentido contrário
    Felizmente vinha eu sozinho e também não estava mais ninguém na estrada, pelo que fui parar a uma especie de monte de terra que havia no lado direito da estrada Veio uma nuvem de pó que me sujou o interior todo Parece que tive a fazer rally.
    Felizmente também, bati mesmo de lado, pelo que à primeira vista só o tampão da jante estava meio de fora.

    O acidente deveu-se principalmente à minha inexperiencia, aliado a alguma terra na estrada e a pneus precisarem de serem trocados.

    As minhas questões:
    1. Quando o carro começa a dançar, o que é que se pode fazer para tentar recuperar o controlo? Eu acelerei um bocado menos, não travei, mas parece que não foi suficiente. Trabalho de caixa? Meter uma abaixo?

    2. Pneus para o saxo 1.1? Quanto é que iria ficar o conjunto completo? Mais alinhamento de direcção, porque parece que ficou a fugir ligeiramente para a esquerda?

    3. O para choques da frente deve-se ter soltado, quando é que deve custar também só meter a coisa minimamente no sitio?

    Obrigado!

    #2
    podias ter ido mais devagar...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
      Boas,
      vinha eu na estrada que liga a aldeia do meco a fernão ferro e subitamente, numa das 1ªs curvas à esquerda, perco a tracção do carro, começa com a traseira a dançar para a direita, esquerda, até que dou um peão e acabo virado com o carro como se viesse do sentido contrário
      Felizmente vinha eu sozinho e também não estava mais ninguém na estrada, pelo que fui parar a uma especie de monte de terra que havia no lado direito da estrada Veio uma nuvem de pó que me sujou o interior todo Parece que tive a fazer rally.
      Felizmente também, bati mesmo de lado, pelo que à primeira vista só o tampão da jante estava meio de fora.

      O acidente deveu-se principalmente à minha inexperiencia, aliado a alguma terra na estrada e a pneus precisarem de serem trocados.

      As minhas questões:
      1. Quando o carro começa a dançar, o que é que se pode fazer para tentar recuperar o controlo? Eu acelerei um bocado menos, não travei, mas parece que não foi suficiente. Trabalho de caixa? Meter uma abaixo?

      2. Pneus para o saxo 1.1? Quanto é que iria ficar o conjunto completo? Mais alinhamento de direcção, porque parece que ficou a fugir ligeiramente para a esquerda?

      3. O para choques da frente deve-se ter soltado, quando é que deve custar também só meter a coisa minimamente no sitio?

      Obrigado!


      Esqueceste-te de dizer que ias depressa...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
        Boas,
        vinha eu na estrada que liga a aldeia do meco a fernão ferro e subitamente, numa das 1ªs curvas à esquerda, perco a tracção do carro, começa com a traseira a dançar para a direita, esquerda, até que dou um peão e acabo virado com o carro como se viesse do sentido contrário
        Felizmente vinha eu sozinho e também não estava mais ninguém na estrada, pelo que fui parar a uma especie de monte de terra que havia no lado direito da estrada Veio uma nuvem de pó que me sujou o interior todo Parece que tive a fazer rally.
        Felizmente também, bati mesmo de lado, pelo que à primeira vista só o tampão da jante estava meio de fora.

        O acidente deveu-se principalmente à minha inexperiencia, aliado a alguma terra na estrada e a pneus precisarem de serem trocados.

        As minhas questões:
        1. Quando o carro começa a dançar, o que é que se pode fazer para tentar recuperar o controlo? Eu acelerei um bocado menos, não travei, mas parece que não foi suficiente. Trabalho de caixa? Meter uma abaixo?

        2. Pneus para o saxo 1.1? Quanto é que iria ficar o conjunto completo? Mais alinhamento de direcção, porque parece que ficou a fugir ligeiramente para a esquerda?

        3. O para choques da frente deve-se ter soltado, quando é que deve custar também só meter a coisa minimamente no sitio?

        Obrigado!
        Bem, eu não sou nenhum piloto de raly, mas até agora sempre consegui controlar o meu, uma vez foi porque ia mesmo acelerado e tinha chovido, quando é em piso seco viro para o lado contrario que a "rabeira" está se conseguir meter uma abaixo meto e depois acelero, travar nunca travo, e depois so resta esperar que não bata...

        Nessa do piso molhado vi a coisa um pouco negra. Agora está o meu a arranjar (do outro topico do "acidente do meu saxo"), mas não foi por inexperiência, foi mais por estrada estreita numa curva sem visibilidade, simplesmente os 2 não cabiam lá...
        Cumpts e boas curvas em drift.

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          #5
          Com um Civic já não te acontecia isso.

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            #6
            eu uma vez ia a uns 140, na altura em que ia a experimentar o carro quasse novo. apanho uma zona de obras perto da maia e chego a um sítio onde já ia a uns 120, 130 e aquilo fez uma curva mesmo ondulada. guinei o volante para me desviar, ele foi com o lanço para um dos lados, puxei o volante para o outro e voltei a puxar para o lado contrário, agora já mais soft. agradeço ter ido no carro em que ia, se fosse outro mais velho ou mais fraco a esta hora já o carro não existia e eu tinha ido para o hospital. assim foi só um susto, praticamente o único que tive com este carro.

            vai muito do instinto, capacidade de reacção e do que o teu cérebro te manda fazer durante a acção,

            no teu caso se ele começa a fugir para um lado, viras o volante para o outro e vais tentando controlar com mais uma ou duas viragens mais ligeiras. pelo menos ao virares para o outro lado já crias uma força contrária e vais nivelando com mais 1 ou 2 manobras para ambos os lados.

            Comentário


              #7
              Eu não ia depressa para a curva que era! Ia a 60-65
              Qualquer das maneiras, foi isso que tentei fazer, virar para o lado contrário, mas simplesmente não consegui.
              Pneus para o bicho? $$?

              Comentário


                #8
                A ideia é contra-brecar o movimento da traseira e quando o carro ganha de novo tracção na traseira tens que corrigir de novo a direcção se não voltas a seguir o caminho que marcaste ao contra-brecar e começa tudo de novo.. Tens que ser rápido a fazer tudo, incluindo a redução de caixa mais certa para a situação.

                Metes duas ou três abaixo e partes a caixa e esse meio de travagem perde-se.

                Comentário


                  #9
                  Estarei a dizer alguma bacorada se disser que não se deve deixar desacelerar o carro, sob pena de a traseira se soltar ainda mais, mas sim manter a velocidade, ou até acelerar ligeiramente, para tentar que sejam sempre as rodas da frente a puxar o carro, invertendo assim a vontade própria da traseira?


                  ( Claro que estou a falar de teoria, na prática não sei sequer se eu numa situação inesperada o conseguiria fazer... )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                    Estarei a dizer alguma bacorada se disser que não se deve deixar desacelerar o carro, sob pena de a traseira se soltar ainda mais, mas sim manter a velocidade, ou até acelerar ligeiramente, para tentar que sejam sempre as rodas da frente a puxar o carro, invertendo assim a vontade própria da traseira?


                    ( Claro que estou a falar de teoria, na prática não sei sequer se eu numa situação inesperada o conseguiria fazer... )
                    Não é bacorada, é um bom principio, principalmente em carros com tracção à frente.

                    Comentário


                      #11
                      O problema é fazer isso tudo (contra brecar, acelerar, etc) ao mesmo tempo, com rapidez, quando NAO se está a contar.

                      Comentário


                        #12
                        Já que isto fala de acidentes.. e é uma dúvida que tenho.. acho que fica bem aqui..

                        Em caso de acidente, com responsabilidade do outro condutor, do qual resulte a sua morte, de quem é a responsabilidade?

                        Isto é, sou acusado de homicídio? Pergunto isto pois todos os dias, sem excepção, passo num cruzamento no qual tenho prioridade, os outros apresentam-se pela direita com STOP e todo o santo condutor teima em meter-se sem olhar ou parar. Já por diversas vezes parei em cima, outras buzino para avisar do erro crasso.. Mas vai haver um dia em que não consigo parar a tempo e cá vai disto, e tendo em conta que a acertar-lhe é do lado do condutor o desgraçado não iria ficar em grandes condições..

                        Eu tento por tudo evitar embates, mas a ter que ser um dia, já me bastaria o peso na consciência.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                          Estarei a dizer alguma bacorada se disser que não se deve deixar desacelerar o carro, sob pena de a traseira se soltar ainda mais, mas sim manter a velocidade, ou até acelerar ligeiramente, para tentar que sejam sempre as rodas da frente a puxar o carro, invertendo assim a vontade própria da traseira?


                          ( Claro que estou a falar de teoria, na prática não sei sequer se eu numa situação inesperada o conseguiria fazer... )
                          na teoria, e em carro de traccao a frente o melhor é carregar a fundo no acelerador, pois ajuda a que a traseira volte a entrar em sintonia com a frente. Quanto ao volante, é preciso contrabrecar, ou seja, virar o volante para o lado que queremos ir, mesmo que a traseira queira apontar o carro para outro lado qq.

                          Claro que isto no papel é tudo muito bonito, mas acontecendo de surpresa é muito dificil de executar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                            Eu não ia depressa para a curva que era! Ia a 60-65
                            Qualquer das maneiras, foi isso que tentei fazer, virar para o lado contrário, mas simplesmente não consegui.
                            Pneus para o bicho? $$?
                            Em vez dos linglong ou nankang, metes uns decentes. Mas isso é caro....

                            Comentário


                              #15
                              Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" Os da frente então estão lisinhos

                              Comentário


                                #16
                                Não sou qualquer expert, mas num curso de condução que fiz aprendi que, em FWD em caso de oversteer/sobreviragem, deve-se contrabrecar, meter embraiagem a fundo até o carro recuperar tracção e, logo que este recupera, largar embraiagem, retomar acelerador e endireitar com volante.

                                Mas os experts que se pronunciem.

                                Em RWD em rotundas molhadas, após provocar o oversteer fiz algumas vezes o uso moderado do acelerador conjugado com a direcção para fazer pequenos drifts (mas muito soft que tenho pouca prática... )

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                  Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" Os da frente então estão lisinhos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu também tive um saxo, mas 1.5D comercial e o que te aconcelho é verificares o estado dos amortecedores antes de gastares guito em pneus, visto que os amortecedores podem já não estar em condições de controlar bem os movimentos da carroçaria pondo assim os pneus em muito mais esforço.

                                    O saxo é um carro sensível a golpes de volante demasiado violentos e ao chamado "lift-off oversteer", e a melhor maneira de saber controlá-lo é treinar os teus reflexos perante a reacção do carro. Infelizmente é dificil encontrar estradas sem trânsito e obstáculos onde se possam por em prática esses exercícios.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                      Eu não ia depressa para a curva que era! Ia a 60-65
                                      Qualquer das maneiras, foi isso que tentei fazer, virar para o lado contrário, mas simplesmente não consegui.
                                      Pneus para o bicho? $$?
                                      Até 50 pode ser depressa... já fiquei com o carro virado ao contrário por causa de liquido que saía de um camião do lixo, e ia a 40...

                                      Tu despistaste-te por velocidade excessiva, que existe quando não se tem em conta as condições da via e do veículo (neste caso dos pneus).

                                      Felizmente ias sozinho porque podias apanhar um peão ou mais, apanhar um motociclista, um ciclista, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        Já que isto fala de acidentes.. e é uma dúvida que tenho.. acho que fica bem aqui..

                                        Em caso de acidente, com responsabilidade do outro condutor, do qual resulte a sua morte, de quem é a responsabilidade?

                                        Isto é, sou acusado de homicídio? Pergunto isto pois todos os dias, sem excepção, passo num cruzamento no qual tenho prioridade, os outros apresentam-se pela direita com STOP e todo o santo condutor teima em meter-se sem olhar ou parar. Já por diversas vezes parei em cima, outras buzino para avisar do erro crasso.. Mas vai haver um dia em que não consigo parar a tempo e cá vai disto, e tendo em conta que a acertar-lhe é do lado do condutor o desgraçado não iria ficar em grandes condições..

                                        Eu tento por tudo evitar embates, mas a ter que ser um dia, já me bastaria o peso na consciência.
                                        Nos acidentes de viação com vítimas mortais , só se puderá condenar um condutor após a investigação das causas do acidente , ou seja, a PSP / GNR no local participam e investigam as eventuias causas do acidente, fazem o inquerito do mesmo e remetem todo o processo para o tribunal . Nos caos de acidente em que um condutor provoca a morte de outra pessoa por sua culpa, será acusado pelo tribunal de um crime de homicídio por negligencia com pena de prisão até três anos ou se a negligencia for grosseira até cinco anos de prisão- artigo 137 do Código Penal. Por norma o condutor culpado é condenado a uma pena suspensa , com pagamento da respectiva indemnização. Agora se numa situação em que tu bates por erro de outro e causas a morte a outro , o processo será igual , contudo , após o inquerito feito pela PSP/GNR ser enviado para o Ministério Público, a este cabe analisá-lo e se entender haver matéria para julgamento, envia para tribunal onde terás de te defender isto porque da outra parte ( familia ou outros), poderam apresentar queixa contra ti, ou então manda arquivar o processo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                          Até 50 pode ser depressa... já fiquei com o carro virado ao contrário por causa de liquido que saía de um camião do lixo, e ia a 40...

                                          Tu despistaste-te por velocidade excessiva, que existe quando não se tem em conta as condições da via e do veículo (neste caso dos pneus).

                                          Felizmente ias sozinho porque podias apanhar um peão ou mais, apanhar um motociclista, um ciclista, etc.
                                          Não é por numa estrada estar limitada a 90 que vamos ali a todo o gas. Deve se adequar a velocidade as condições da via e atmosféricas, em certos sítios que é a 90 vai se a 40... Mas eu não sou nenhum exemplo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                            Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" Os da frente então estão lisinhos
                                            então vai-te habituando a bater. quando te magoares ou matares alguém vai ser pior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Outro acidente com um Saxo? Está complicado isto.

                                              Eu quando ia para comprar o meu Corsa vi dois carros antes num stand, um deles era um Saxo 1.1(ou um 1000, já não me lembro) só tinha de dar mais 400 € que dei pelo meu Corsa e mesmo assim não me meti, preferi antigo e em bom estado do que mais recente e em pior estado...

                                              Desejo-te Boa Sorte, as peças para esse carro são, teoricamente, baratas!
                                              Editado pela última vez por Fahrenheit; 29 September 2010, 11:44.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                então vai-te habituando a bater. quando te magoares ou matares alguém vai ser pior.
                                                O carro não é meu, e só comecei a prestar atenção ao bichano há relativamente pouco tempo.

                                                A curva não estava sinalizada como perigosa e não era a primeira vez que fazia a curva.

                                                Qualquer das maneiras, já tive a ver preços de calçado e do arranjo do parachoques, 140 e uns cento e tal, respectivamente.

                                                Amanha já vai ao sapateiro e o resto fica para segunda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Essa imagem está mesmo porreira

                                                  Se sabias que os pneus estão nas lonas, devias ter abrandado ao aproximares da curva. Mas o que está feito está.

                                                  O Saxo por natureza é pandeireta, e já comprovei várias vezes isso no meu ao deixar o telemóvel em cima do banco do pendura e em curvas mais apertadas a 35-40 kmh, o telemóvel sair facilmente do banco (quando por vezes não bate contra a porta do lado do pendura) e depois de estacionar o carro andar à procura dele debaixo dos bancos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                    Essa imagem está mesmo porreira

                                                    Se sabias que os pneus estão nas lonas, devias ter abrandado ao aproximares da curva. Mas o que está feito está.

                                                    O Saxo por natureza é pandeireta, e já comprovei várias vezes isso no meu ao deixar o telemóvel em cima do banco do pendura e em curvas mais apertadas a 35-40 kmh, o telemóvel sair facilmente do banco (quando por vezes não bate contra a porta do lado do pendura) e depois de estacionar o carro andar à procura dele debaixo dos bancos.

                                                    E ainda assim não tens pena do teu telemovel?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                                      Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" Os da frente então estão lisinhos

                                                      Não quero ser moralista, pois também faço das minhas....

                                                      Mas não te parece que será (sei lá) assim uma boa ideia trocares de pneus?

                                                      Eu tenho os pneus de tras da minha carrinha gastos, ainda fazem mais 2 ou 3000 kms e já faz tempo que tenho cuidado para precisamente não ter surpresas! Agora pneus lisos.... ui ui para isso preferia parar o carro, arranjar uns euronios, trocar os pneus e só depois continuar a andar com o carro

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kokas Ver Post
                                                        E ainda assim não tens pena do teu telemovel?
                                                        Tenho, mas das vezes que foi contra a porta, não ia com força. As quedas no chão são piores, e telemóvel que se preze é para aguentar com essas intempéries, não para tratar como peça de museu.
                                                        Muitas vezes é onde deixo o telemóvel quando não levo ninguém no carro.

                                                        ON-TOPIC: O que quis demonstrar por escrito é que o Saxo adorna bastante em situações normais. Por isso com piões e pneus nas lonas é para passar a ferro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sabendo a estrada que é, os teus 60, 65 em piso molhado, são poucas as curvas em que deves superar essa velocidade.
                                                          Por isso não te admires.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu nao sou nenhum expert nestas situaçoes e por um lado ainda bem. Mas pelo que sei de Drift vejo um erro que muitos podem fazer e dar-se mal. Corrigam se tiver enganado.

                                                            Devemos virar o volante ao nivel da saida de traseira e nunca mal a traseira sai virar tudo ate porque pode ser algo pouco e com isso agrave-se a situaçao, ou seja, se notarmos que a traseira estar a começar a ganhar vida mas é algo pouco deve-se meter uma acima nao acelerar e virar o volante o minimo possivel para se perder o maximo de velocidade mas sem perder em demasia a tracçao. Se for o ''efeito chicote'', ou seja, a traseira sai violentamente é virar o volante todo para o lado da traseira (falando de tracçao dianteira), ou seja, a traseira sai para o lado esquerdo viramos o volante para o lado esquerdo, acelerador a fundo e quando a traseira voltar a situo desacelerar, continuar a acelerar o carro vai perder a frente.


                                                            Tracçao traseira, se for leve utilizar pouco a direcçao e usar a aceleraçao. Se for novamente ''efeito chicote'' é virar aqui para o lado oposto e acelerar para mantermos o controlo da traseira pela direcçao, depois é ir acelerando lentamente ate a traseira voltar ao lugar, antes de voltar convem largar tambem o acelerador ligeiramente para as rodas de tras nao patinarem em demasia.


                                                            A minha ideia é esta, posso estar errado tambem nunca a vivi e ainda bem. Temos tambem de contar com o factor panico que naquela altura nao sabemos o que fazer e entrar em choque pode prejudicar muito. Travar nestas situaçoes nunca, porque simplesmente ou da-se o piao ou entao o carro ''arrasta-se'' atravessado ate parar ou algo o parar.
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 30 September 2010, 03:07.

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