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Peugeot 206 1.6 Gti - Dúvidas e Questões

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    Peugeot 206 1.6 Gti - Dúvidas e Questões

    Pessoal, então é o seguinte: Precisava que me esclarecessem acerca deste carro (Peugeot 206 1.6 GTI) usado. Já estou mais ou menos a par dos prós, na minha opinião nem consome muito tendo em conta o tipo de motor, é bem equipado, etc.

    Queria mesmo saber era os contras, se existem problemas crónicos ou a ter em atenção na compra dum usado com cerca de 100.000 kms. Quem tem/teve contacto com este carro, toda a informação é bem vinda (Scuderia, anda cá! ).

    Obrigado.

    #2
    Pontos Fracos:

    - braços suspenção com esses kms os casquilhos ja devem estar gastos, basta conduzir o carro para perceber , 120 € compras da concorrençia o conjunto do 206 CC que são mais reforçados.

    - Podes aproveitar trocar pendurais suspenção , barato 30€ da concorrençia...


    - Problemas cronicos que mais tarde ou mais cedo acabam por aconteçer é o problema do eixo traseiro , no meu caso nunca troquei , teste simples é olhares para o carro e ver se tem camber abusado ou levantar o mesmo e tentares abanar a roda.

    Mais de resto deves saber que plano faz entre 200 / 205 km/h , dependendo do ano do teu carro e do sistema electronico, o meu é não multiplexado ( os motores 2000/2001 quando sairam perdiam agua num dos cantos da cabeça a pug (recall) corrigiu em todos esse problema voltando a facear a cabeça do motor e uma junta de correcção, com essa situação compressão fica um bocado mais alta ficando a puxar melhor).

    O proprio sistema do acelerador num não multiplexado reage mais rapido que o acelerador electronico (Drive by wire) de um multiplexado.

    Carros Não Multiplexados acabaram 2001/09 , todos apartir dessa data ja são multiplexados.

    Diferenças de um Não Multiplexado para um Mux , reside na electronica com uma redução drastica de cablagens e fios , no caso do 206 um multiplexado traz PC de Bordo com medias etc , e sensor de luz.

    A nivel de erros um Multiplexado é um bocado mais sensivel , cada passo dá um aviso de anomalia poluição ( por norma são avarias temporarias / fugidias).

    Desde que tenho o meu carro nunca tive qualquer stress , sempre tratei de andar em cima dele e trocando algumas peças desgaste, nunca deixou-me ficar mal , maiores gastos nele foi meter uma linha de escape nova na interscapes e panela do 2.0 Gti...

    O meu conselho seria passares no Club 206 onde sou administrador ( Clube Peugeot 206 • Índice ) , por lá podes ver alguns tuturiais que faço com o meu carro, e conheçer mais alguns users com 206 Gti artilhados e stocks...

    Se fores habilidoso, podes sempre fazer muitas coisas em casa trocar velas ( pode ser de 60 a 60 mil kms , apesar que Pug só troca qdo o carro fica a soluçar) , como é um motor recente não tem cabos de velas nem nada só uma bobine de ignição , ( existe montes delas na sucatas).

    Map (Sensor de Pressão e Caudal do ar) é barato 50 € arranjas na pug eu tenho uma de reserva.

    A vantagem do 1.6 16v é que saiu em varios carros do grupo PSA , logo material é as toneladas.

    Posso dizer-te que para vergar as bielas , isso aconteçe por volta dos 200 a 220 cvs , sei disto porque tenho um grande amigo com 1.6 16v alterado com turbo e afins e durante estes anos com mecanica interna stock o motor berra por volta dessa potençia, logo é um motor que aguenta um bom par de anos e kms.

    Qualquer duvida apita...

    Não posso ser mais honesto , mas fica com o meu msn: deathfear1@hotmail.com
    Editado pela última vez por Scuderia; 29 September 2010, 13:06.

    Comentário


      #3
      Wow! Melhor que isto, só um espião infiltrado na Peugeot! Scuderia, muito obrigado pela paciência e pelos esclarecimentos.

      A verdade é que tenho um carro a diesel, nunca tive nenhum a gasolina, daí se calhar existirem dúvidas básicas da minha parte. Os Gti's que tenho andado a ver são todos de 2001, só um ou outro que vejo com sensores chuva/luminosidade (portanto, os MUX) e são já de 2002.

      Pretendo comprar algo a partir de 2000 ou 2001, 5 lugares e até 6000€ e diesel com este plafond a escolha é reduzida e a elevada quilometragem não me inspira grande confiança. Daí ter-me virado para os a gasolina e chegado ao 206 Gti, visto que acho que em relação a um outro qualquer modelo do mesmo segmento, mas 1.2/1.4, tendo em conta o motor superior e o equipamento de origem compensa bem os supostos 1.0/1.5 lts que consome a mais que um 1.2 ou 1.4.

      Vou também passar no fórum que indicaste

      Obrigado, cumps.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
        Wow! Melhor que isto, só um espião infiltrado na Peugeot! Scuderia, muito obrigado pela paciência e pelos esclarecimentos.

        A verdade é que tenho um carro a diesel, nunca tive nenhum a gasolina, daí se calhar existirem dúvidas básicas da minha parte. Os Gti's que tenho andado a ver são todos de 2001, só um ou outro que vejo com sensores chuva/luminosidade (portanto, os MUX) e são já de 2002.

        Pretendo comprar algo a partir de 2000 ou 2001, 5 lugares e até 6000€ e diesel com este plafond a escolha é reduzida e a elevada quilometragem não me inspira grande confiança. Daí ter-me virado para os a gasolina e chegado ao 206 Gti, visto que acho que em relação a um outro qualquer modelo do mesmo segmento, mas 1.2/1.4, tendo em conta o motor superior e o equipamento de origem compensa bem os supostos 1.0/1.5 lts que consome a mais que um 1.2 ou 1.4.

        Vou também passar no fórum que indicaste

        Obrigado, cumps.
        Se não andares em cidade no para arranca , o 206 1.6 chega consumir menos que o lento 1.1 60cvs , tenho e conheço montes de casos, mesmo se passa com 1.4 de 75 cvs que gastam sempre um bom bocado e com andamentos mais lentos.

        Opcção logica é mesmo o 1.6 para regimes inter-urbanos com AE´s a velocidades controladas faz medias porreiras.

        Um diesel por esses valores tem de ser um carro acima de 150 mil kms para sermos realistas , optava por um 2.0 Hdi mas mesmo assim tinha de saber de antemão o historico do carro.

        Gosto e tenho uma carrinha com esse motor , bastante fiavel , ja levo 342 mil kms todas as semanas faço 1000 kms sem qualquer problema, mas como é obvio comprei nova e fiz ate aos 300 mil kms revisões na marca , agora deixei de ir pois o chefe de oficina deixou peugeot e montou a sua oficina.

        Passa no forum para leres alguns testemunhos e alguns tuturais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
          Se não andares em cidade no para arranca , o 206 1.6 chega consumir menos que o lento 1.1 60cvs , tenho e conheço montes de casos, mesmo se passa com 1.4 de 75 cvs que gastam sempre um bom bocado e com andamentos mais lentos.

          Opcção logica é mesmo o 1.6 para regimes inter-urbanos com AE´s a velocidades controladas faz medias porreiras.
          Era, de facto, o que pensava. E como tou no Alentejo, mesmo em cidade apanho muito pouco pára-arranca.


          Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
          Um diesel por esses valores tem de ser um carro acima de 150 mil kms para sermos realistas , optava por um 2.0 Hdi mas mesmo assim tinha de saber de antemão o historico do carro.

          Gosto e tenho uma carrinha com esse motor , bastante fiavel , ja levo 342 mil kms todas as semanas faço 1000 kms sem qualquer problema, mas como é obvio comprei nova e fiz ate aos 300 mil kms revisões na marca , agora deixei de ir pois o chefe de oficina deixou peugeot e montou a sua oficina.
          Acredito que seja um motor fiável e capaz, aliás ainda andei a pesquisar uns quantos, mas torna-se mais difícil encontrar um 2.0 hdi 90 cv 5 lugares até aos 6.000€. O que me assusta na elevada quilometragem é as despesas maiores dos material de desgaste (o meu actual carro tem 188.000kms).

          Obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
            Era, de facto, o que pensava. E como tou no Alentejo, mesmo em cidade apanho muito pouco pára-arranca.




            Acredito que seja um motor fiável e capaz, aliás ainda andei a pesquisar uns quantos, mas torna-se mais difícil encontrar um 2.0 hdi 90 cv 5 lugares até aos 6.000€. O que me assusta na elevada quilometragem é as despesas maiores dos material de desgaste (o meu actual carro tem 188.000kms).

            Obrigado
            De nada

            Se precisares de algo avisa.

            Apesar que no forum que falei tem lá muitos topicos nos artigos tecnicos que criei sobre o 206 .

            Cumpts

            Comentário


              #7
              Obrigado Scuderia, pela informação!
              Já aprendi bastante neste tópico!

              Comentário


                #8
                Aproveitando o tópico, quanto custa substituir uma embraiagem neste carro, da marca?

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