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    BMW e21

    Quem leu o meu tópico "carro de tracção traseira" sabe o que eu andava à procura! pois bem encontrei um BMW 316 E21 por 500€ e o negócio está bem encaminhado.
    no entanto tenho duas dúvidas! a 1ª é o preço! está bem assim? o carro não está muito bonito mas também é normal dada a idade...mas trabalha perfeitamente!
    a segunda dúvida é descobrir os cavalos do carros! o homem diz ser de 110cv! mas como sei que não é de 90cv?!
    se puderem ajudar agradeço!

    #2
    Segundo a wikipedia é de 90.
    BMW 3 Series (E21) - Wikipedia, the free encyclopedia

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
      Quem leu o meu tópico "carro de tracção traseira" sabe o que eu andava à procura! pois bem encontrei um BMW 316 E21 por 500€ e o negócio está bem encaminhado.
      no entanto tenho duas dúvidas! a 1ª é o preço! está bem assim? o carro não está muito bonito mas também é normal dada a idade...mas trabalha perfeitamente!
      a segunda dúvida é descobrir os cavalos do carros! o homem diz ser de 110cv! mas como sei que não é de 90cv?!
      se puderem ajudar agradeço!
      De que ano é o carro?

      QUanto à cavalagem, duvido que tenha os 110cv, daí perguntar o ano.

      O preço é aquela questão... É um carro que já não terá valor e aí tudo depende do que o vendedor/comprador estejam dispostos a negociar.

      Comentário


        #4
        Tou ansioso por ver a maquina!

        Comentário


          #5
          Já estive a ver e de facto parece que tem é 90cv.


          E21 com caixa de 5v
          1980 BMW 316 E21 specs, specifications, tech specs - 2 door 1.8 litre (1766 cc) S4 91.3 PS, 5 speed manual


          E21 com caixa de 4v
          1975 BMW 316 E21 specs, specifications, tech specs - 2 door 1.6 litre (1574 cc) S4 91.3 PS, 4 speed manual


          Mais estes foruns dedicados ao carro:

          http://www.6enligne.net/html/modeles...oiture=37&id=3

          http://bmwe21.chez.com/html/spec_b79.htm
          Editado pela última vez por nto; 04 October 2010, 17:46.

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            #6
            Model: Engine: Power: Topspeed: Year:

            - 316 - M10 4 cylinder - 90 HP - 160 km/h - 1975-1983


            São 90 cv. Esse motor tem muita força e consegues facilmente incrementar potência!


            Já agora aproveita e visita o forum dos E30, que também consegues aí muita informação e ajuda (e em português), visto que esse motor também foi usado nos modelos E30:


            http://e30ptnort.vndv.com/

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por orion Ver Post

              Assembly Munich, Germany
              Regensburg, Germany
              Rosslyn, South Africa
              Cairo, Egypt
              Torres Vedras, Portugal

              Alguém sabe mais sobre isto?!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                De que ano é o carro?

                QUanto à cavalagem, duvido que tenha os 110cv, daí perguntar o ano.

                O preço é aquela questão... É um carro que já não terá valor e aí tudo depende do que o vendedor/comprador estejam dispostos a negociar.
                pensei que o carro valesse alguma coisa por ser um clássico daí ter perguntado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                  pensei que o carro valesse alguma coisa por ser um clássico daí ter perguntado!

                  Não estando restaurado (que parece ser o caso) é um preço justo.

                  Mas aproveito para alertar: Se queres o carro para perícia (power-slides,...) certifica-te se tem diferencial auto-blocante! Eu penso que não. Por isso tenta descobrir e isso e em caso negativo tenta descobrir se é possível intalar um diferencial auto-blocante. É que sem isso torna-se muito complicado "brincar" com o carro...

                  Penso que os modelos E21 com cilindradas maiores já têm...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                    Não estando restaurado (que parece ser o caso) é um preço justo.

                    Mas aproveito para alertar: Se queres o carro para perícia (power-slides,...) certifica-te se tem diferencial auto-blocante! Eu penso que não. Por isso tenta descobrir e isso e em caso negativo tenta descobrir se é possível intalar um diferencial auto-blocante. É que sem isso torna-se muito complicado "brincar" com o carro...

                    Penso que os modelos E21 com cilindradas maiores já têm...
                    e como posso confirmar isso?
                    qual a diferença entre ter ou não ter? o que se nota?

                    Comentário


                      #11
                      ok. primeiro ponto e respeitante ao carro:
                      levantas o carro (num elevador,pesquisa na net,...) e se ao rodar a roda traseira de um dos lados, a roda do outro lado rodar no sentido contrário é porque tem o diferencial autoblocante.
                      Segundo ponto, parece-me que tens pouca experiência. Logo convém ter a teoria presente e se possível a aplicação da mesma na prática. Existem algumas empresas que dão cursos de condução desportiva. Pode ser uma mais valia....Vê por exemplo a: CR&M - Formação activa de condução ou pesquisa algo mais!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                        e como posso confirmar isso?
                        qual a diferença entre ter ou não ter? o que se nota?
                        Em relação à diferença entre ter e não ter: se não tiver quando entrares em curva com excesso de potência a traseira foge-te de modo descontrolado e tens de fazer com que percas potencia sem transições bruscas de massas.


                        Caso tenha, ao fazer uso da potência em curava,a traseira vai "fugir" e nesse momento controlas tudo com o volante e com o acelerador. Basta contra-brecar e manter o acelerador numa posição de velocidade constante. Aceleras um pouco se quiseres que a traseira "fuja" um pouco mais, ou desaceleras que quiseres "agarre" mais o carro...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagot Ver Post
                          Em relação à diferença entre ter e não ter: se não tiver quando entrares em curva com excesso de potência a traseira foge-te de modo descontrolado e tens de fazer com que percas potencia sem transições bruscas de massas.


                          Caso tenha, ao fazer uso da potência em curava,a traseira vai "fugir" e nesse momento controlas tudo com o volante e com o acelerador. Basta contra-brecar e manter o acelerador numa posição de velocidade constante. Aceleras um pouco se quiseres que a traseira "fuja" um pouco mais, ou desaceleras que quiseres "agarre" mais o carro...
                          mas não há maneira de saber isso sem ter de levantar o bólide! é que não é muito pratico!
                          será que se eu souber o ano consigo ver alguma lista que me diga se tem ou não?
                          obrigado desde já por toda a ajuda prestada!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                            mas não há maneira de saber isso sem ter de levantar o bólide! é que não é muito pratico!
                            será que se eu souber o ano consigo ver alguma lista que me diga se tem ou não?
                            obrigado desde já por toda a ajuda prestada!
                            Que eu saiba. não há outro modo... Nos E21, o diferencial autoblocante não vinham de série, logo tanto pode ter, como pode não ter... Pelo que vi, facilmente compras um diferencial e instalas. O diferencial deverá ter um custo aproximado de 700€, em Portugal. Se calhar, mandando vir de fora é mais barato.

                            Aproveita e vê este site que está muito completo:

                            http://pt.wikilingue.com/es/BMW_E21

                            Comentário


                              #15
                              Um 316 com autoblocante? De origem é praticamente impossível e mesmo "a posteriori" não acho normal já que só o diferencial teria mais valor do que o carro.
                              Não é crime usar um E21 316 para brincar porque não é carro que algum dia venha a ter grande valor de coleccionável. Como tal, também não se justifica pagar caro. Não ficará mais barato um E30? É que dinamicamente é muito superior...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por McReis Ver Post
                                Um 316 com autoblocante? De origem é praticamente impossível e mesmo "a posteriori" não acho normal já que só o diferencial teria mais valor do que o carro.
                                Não é crime usar um E21 316 para brincar porque não é carro que algum dia venha a ter grande valor de coleccionável. Como tal, também não se justifica pagar caro. Não ficará mais barato um E30? É que dinamicamente é muito superior...
                                só ainda não percebi porque é que os e21 não têm valor coleccionavel!
                                não é que me faça diferença isso, fiquei foi curioso! até porque são bastante raros e (na minha opinião) bonitos!

                                EDIT: ah é verdade! o negócio já está feito! 375€! eheheheh

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                  só ainda não percebi porque é que os e21 não têm valor coleccionavel!
                                  não é que me faça diferença isso, fiquei foi curioso! até porque são bastante raros e (na minha opinião) bonitos!

                                  EDIT: ah é verdade! o negócio já está feito! 375€! eheheheh
                                  O modelo até pode ser interessante para coleccionar mas não com esse motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                    só ainda não percebi porque é que os e21 não têm valor coleccionavel!
                                    não é que me faça diferença isso, fiquei foi curioso! até porque são bastante raros e (na minha opinião) bonitos!

                                    EDIT: ah é verdade! o negócio já está feito! 375€! eheheheh
                                    A questão não é ser um E21. É ser um 316, que é modelo que foi produzido em maior número (nunca virá a ser raro) e que não é a variante mais "nobre" do E21. Um 323i terá sempre um valor crescente pelas razões opostas.
                                    Para quem não está preocupado com a valorização ou a potência o 316 não deixa de ser um clássico impecável por ser fiável, bem construído e muito "utilizável". Além disso, sempre é uma escolha mais original do que um 1602. ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                      só ainda não percebi porque é que os e21 não têm valor coleccionavel!
                                      não é que me faça diferença isso, fiquei foi curioso! até porque são bastante raros e (na minha opinião) bonitos!

                                      EDIT: ah é verdade! o negócio já está feito! 375€! eheheheh

                                      Por esse preço fizeste bem!agora curte ao máximo, mas não "desperdices" dinheiro no carro (acho que não vale a pena).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por McReis Ver Post
                                        Um 316 com autoblocante? De origem é praticamente impossível e mesmo "a posteriori" não acho normal já que só o diferencial teria mais valor do que o carro.
                                        Não é crime usar um E21 316 para brincar porque não é carro que algum dia venha a ter grande valor de coleccionável. Como tal, também não se justifica pagar caro. Não ficará mais barato um E30? É que dinamicamente é muito superior...
                                        Os E30 são mais caros e também nem todos traziam diferencial autoblocante de série...logo voltamos à mesma questão.

                                        Um 316i andam à volta dos 1.500€ e quase nenhum tem o autoblocante. Se fores para o 318is ou superior, já não compras por menos de 3.000€...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já que não é para usar em vias públicas, acho que neste caso valeria a pena dar uma olhadela por sites estrangeiros.

                                          Comentário

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