Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Algures entre o nomadismo e uma roadtrip

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Algures entre o nomadismo e uma roadtrip

    Olá!
    O meu nome é Ricardo e nas últimas semanas tenho lido com muito interesse os tópicos das road trips aqui no fórum, o que me fez repensar todos os planos que tinha para a nossa próxima viagem: voar para >2 dúzias de destinos na Europa.

    O nosso plano é sair em Jan/Fev e passar o máximo de tempo fora. As nossas profissões prestam-se a um estilo de vida nómada e vamos aproveitar para viver essa experiência antes que outras etapas da nossa vida impossibilitem isso.

    Apesar de sermos viajantes experientes e de inclusivamente já termos feito várias roadtrips de carro e autocaravana, nessas viagens nunca saímos da nossa zona de conforto (Portugal, Espanha e Marrocos) nem estivemos fora mais do que 2 ou 3 semanas.
    Como a nossa relação e experiência com carros se resume a por o selo, gasolina e chamar o reboque quando não andam, achei por bem ouvir a opinião de alguém mais experiente antes de nos afastarmos de casa uns milhares de kms ;)

    1 - Que carro?
    Porque neste tipo de viagens é impossível evitar dormir no carro uma vez ou outra, pensei em trocar o meu Fiesta por um monovolume pois apresentam o melhor racio de espaço e conforto vs gastos (principalmente de combustível mas também há questões como ferrys, portagens, etc).
    Recomendam algum modelo em particular? Idealmente seria algo que em 2ª mão consiga trocar pelo meu Fiesta de 2006 (1.2 Trend, 5 portas, +- 50 000km).

    1.1 - Carro - compra alternativa
    Como o Fiesta serve perfeitamente para o nosso dia-a-dia, uma possibilidade seria mantê-lo e comprar um carro na Alemanha, a onde voltaria para o vender depois da viagem.
    É possível fazer isto? Tanto quanto sei não consigo fazer lá um seguro superior a 1 mês.

    2 - Que extras consideram "obrigatórios" para uma viagem assim?
    Já tenho AC e GPS na minha lista por motivos óbvios.

    3 - Que cuidados devo ter regularmente com o carro numa viagem deste tipo?

    3.1 - E dentro do mesmo âmbito, o que recomendam que leve no "kit de emergência" do carro?

    4 - Diferenças nos códigos de estrada entre países
    Existe algum site ou tópico aqui no fórum onde eu possa consultar isto? Refiro-me a coisas como a obrigatoriedade de luzes de dia na Suécia por exemplo.

    Desde já o meu obrigado! =)
    Ricardo

    #2
    que grande aventura que queres fazer!!!

    daqui a bocado vou ver se arranjo alguma coisa que te possa ajudar.

    Comentário


      #3
      1- um carro confort´vel é sempre necessário, seja uma carrinha, um monovolume ou TT. conforme o teu orçamento tens que ver as alternativas e se o fiesta está bom e te satisfaz, porque não mantê-lo e comprar outra coisa? agora não compres algo cheio de kms. aconselho é um motor minimamente capaz, 1900 ou 2000cc, de preferência antes de 2007/07.

      2- os extras a mim não me fazem falta, sendo apenas necessário um bom gps. tens no offtopic um tópico sobre GPS. utiliza a pesquisa avançada se quiseres e faz lá as tuas perguntas.

      3- recomendo uma lanterna, papel higiénico, um kit extra de luzes, como há uns anos se vendia, mapas em papel de algumas das zonas, pelo menos, mp3/mp4, bloco de notas e canetas, 1 transformador de isqueiro para poderes carregar a máquina fotográfica, telemóvel, etc, champô e sabonete, pouca roupa, pois pode lavar-se, basta algo para o frio e para o quente, produtos de higiene pequenos, mochila, sapatilhas, 2 toalhas, canivete ou faca de mato, se for preciso, repelente de insectos, alguns enlatados, pacotes pequenos de leite achocolatado, bolachas e um maço de tabaco para dares 1 cigarro a alguém se precisares, como um arrumador, pedinte ou assim e dinheiro q.b.

      4- nao te posso ajudar muito neste ponto.


      RBL = rebelde??? eh, eh.

      Comentário


        #4
        Olá Caditonuno!
        Obrigado!

        1 - Alguma recomendação de monovolume com essas características?

        3- Estava mais a pensar em coisas que o carro necessita e não nós, como lâmpadas, fusíveis, velas, óleos e esse tipo de coisas.

        Ricardo

        Comentário


          #5
          Um monovolume 1.9tdi made in portugal parece-me boa escolha.. VW Sharan, Seat Alhambra, Ford Galaxy.

          Caso queiras algo mais hype, procura um furgão.

          Tens de dar um orçamento par ao veiculo, mas mantém o teu Fiesta, acho uma asneira vender um carro porreiro para uma aventura já de si insane.

          Comentário


            #6
            1- depende do p+reço. a maioria diz o preço, mas nao o que quer, tu dizes o que queres, mas nao o preço. alhambra/sharan ou c-max/s-max parecem ser boas escolhas, depende do orçamento. são bons produtos.

            3- para o carro convém uma revisão geral (calços, pneus, lâmpadas, fluídos, alinhar a direcção) e levar um kit de luzes, um kit anti-furo, umas luvas para não te sujares a mudar os pneus... sei lá mais o quê!

            Comentário


              #7
              conheço quem tenha feito essa de comprar um carro para depois o vender no fim da viagem e correu bem.

              Comentário


                #8
                o problema é quando não o consegues vender. trá-lo para cá e não o legalizas? deixa-lo lá? pedes um valor muito baixo contando que o comprem em 1 ou 2 dias?

                Comentário


                  #9
                  Kit anti-furo! Nem me ocorreu! Obrigado! =)

                  Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                  Tens de dar um orçamento par ao veiculo, mas mantém o teu Fiesta, acho uma asneira vender um carro porreiro para uma aventura já de si insane.
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  1- depende do p+reço. a maioria diz o preço, mas nao o que quer, tu dizes o que queres, mas nao o preço.
                  Vou ver os modelos sugeridos, obrigado!

                  O meu problema é que não tenho propriamente um orçamento. Quanto mais gastar no carro, menos me sobra para a viagem, por isso é que estou a equacionar trocar o meu cá por um que possa manter depois ou comprar um na Alemanha e para depois o voltar a vender (lá).

                  Para comprar posso dispor cerca de 2000 euros sem desequilibrar o orçamento, montante que não me permite comprar nada cá.

                  Quanto à dificuldade de vender, não me incomoda nada a ideia de o vender por metade do preço se for preciso. O dinheiro que "perco" é muitíssimo inferior ao desgaste que iria causar no meu carro ou ao que me custaria alugar um carro para uma viagem assim.

                  dysplay21: O que me podes contar sobre isso? Sabes se viajaram por mais do que um mês e se foi fácil/possível fazer um seguro?

                  Ricardo

                  Comentário


                    #10
                    2000€??? então boa venda com o fiesta... ou boa viagem com ele. pensei que estávamos a falar de valores bem superiores, para poderes comprar um carro com 4 ou 5 anos. com 2000€ compras pouco mais que um saxo ou 106... é que nem para uma carrinha quase rasca de 1996 dá...

                    Comentário


                      #11
                      Cá não dá para nada! Por isso falei na Alemanha!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X