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Panda cross, ou outros?

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    Panda cross, ou outros?

    Venho pedir a vossa ajuda para decidir que viatura comprar para a minha noiva que vai passar a morar a 2km do trabalho e não a consigo convencer que andar a pé faz bem!!!! Ela tem carta desde os 18 anos, mas tem agora 24 e nunca mais conduziu, por isso vai ser carro para reaprender a conduzir.

    Como vamos muito à aldeia e a terras com caminhos onde um carro normal não vai muito bem, somos adeptos do esqui e dar uma escapadinha aquele lugar mais escondido, pensei em algo 4*4. Modelos novos o que mais me agrada é o ASX, mas investir perto de 40000eur num carro para aprender a conduzir, não me parece grande investimento...

    Como a principal utilização até vai ser em cidade, surgiu a ideia de um panda cross. O problema é que as estancias de esqui são todas entre 200 e 300km de casa. Isto quando não é a 900km, em andorra! Será o panda minimamente confortavel para uma viagem destas por ano? Não se torna muito ruidoso a 130km/h que é a velocidade que costumo andar em AE? E já agora, que consumos faz a estas velocidades, sei que o deposito leva pouco mais de 30l... A minha duvida é se o 1.25mjet será suficiente...

    Atendendo a que é para primeiro carro, estou neste momento a pensar comprar usado e gastar até cerca de 12000eur no maximo. Alguma alternativa que não esteja a ver?


    Também pensei no Duster 4*4, mas além de ter que fazer maior investimento, a o tempo que demora, acho que passa o inverno que é quando o carro é mais necessário!

    A quem puder ajudar, o meu muito obrigado
    Editado pela última vez por pato; 07 October 2010, 09:42. Razão: Erro de teclagem :)

    #2
    2km do trabalho?! Mais vale leva-la...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
      2km do trabalho?! Mais vale leva-la...
      Mas temos horarios desencontrados...

      Comentário


        #4
        2km's e ir de carro..

        Bom mas cada um sabe de si, acho o Panda uma excelente opção.

        O "CarlosCross" tem um e tem aqui um DB.Vou ver se ele passa aqui.

        É um carro confortavel, muito facil de conduzir, muito bom para a cidade, com uma dinamica melhor do que se pode pensar.

        Os consumos não são maus, mas tambem não é um poupadinho, em cidade "sempre a abrir" faz 7 e tal, mas ele melhor que ninguem te pode falar nisso.
        Com calma são possiveis consumos de 5 e tal 6 em cidade, acho eu, é que o Carlos nunca anda devagar.

        Em AE as limitações do motor 1.3 70cv aparecem, apesar de, pelo que já andei em corsas 70 e 75 o problema neste caso nem é tanto o motor, o facto de ser 4x4 e o acrescimo de peso que isso implica, juntamente com uma aerodinamica fraca, normal nos Pandas e pior ainda neste caso, acabam por limitar o carro.

        Mas consegue circular bem a 140, acima disso as coisas ficam mais dificeis.

        Mas o Carlos pode falar disso melhor que eu, já que costumo andar com ele é na cidade.

        Qualquer coisa que possa ajudar diz.

        Andorra de Portugal até fica a mais km's que isso.Aquilo é o país dos Pandas.

        Ele recentemente fez uma viagem bastante longa, e apesar das limitações que já disse, se andas a 130 chega.
        Editado pela última vez por JoelM; 07 October 2010, 10:09.

        Comentário


          #5
          Tenho um Panda Multijet mas a versão "normal". Neste caso faz-se bem AE a 130-140 e sem grande ruído. Por ser mais leve, baixo e ser apenas FWD mexe-se melhor que o Cross.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            2km's e ir de carro..

            Bom mas cada um sabe de si, acho o Panda uma excelente opção.

            O "CarlosCross" tem um e tem aqui um DB.Vou ver se ele passa aqui.

            É um carro confortavel, muito facil de conduzir, muito bom para a cidade, com uma dinamica melhor do que se pode pensar.

            Os consumos não são maus, mas tambem não é um poupadinho, em cidade "sempre a abrir" faz 7 e tal, mas ele melhor que ninguem te pode falar nisso.
            Com calma são possiveis consumos de 5 e tal 6 em cidade, acho eu, é que o Carlos nunca anda devagar.

            Em AE as limitações do motor aparecem, juntamente com o facto de ser 4x4 e o acrescimo de peso que isso implica, depois a aerodinamica dos Pandas já é má, mais alto pior fica.

            Mas consegue circular bem a 140, acima disso as coisas ficam mais dificeis.

            Mas o Carlos pode falar disso melhor que eu, já que costumo andar com ele é na cidade.

            Qualquer coisa que possa ajudar diz.
            Ela diz que afinal são mais de 2km até ao trabalho! Mas mesmo assim em dias de bom tempo, eu faço bem a pé. Mas o carro acaba por ser para mais que ela ir para o trabalho, a ideia é depois ir nele para a aldeia ao fim de semana especiammente no inverno e dar descanso ao EOS que anda a ser bastante sacrificado em todo o tipo de voltas e transportes, e era carro que queria estimar mais

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pato Ver Post
              Mas temos horarios desencontrados...
              Pois... é assim, na minha humilde opinião estar nesta altura a comprar um carro para fazer 4kms por dia, e que "tem que ser" 4x4 para ir uma ou duas vezes por anos para a neve, no tempo de crise em que estamos, é, no mínimo, arriscado.

              Eu digo isto mas estou numa situação idêntica, só que nós temos 2 filhos em escolas distanciadas e os trabalhos também são a mais de 10 kms de casa, mas já equacionamos ficar só com um carro para evitar despesas.

              Se um de nós trabalhasse a 2 kms de casa, era logo, um carro chegava. Essa distância são 10 ou no máximo 15 minutos a pé, de Inverno com chuva leva-se ou vai-se buscar a pessoa. E é realmente saudável.

              É que se não chega-se a um ponto que se está a trabalhar para os carros.

              Mas como digo, cada um sabe de si.

              O Panda Cross sendo um carro excelente, e se não és daqueles que a 160 na AE acha que vai devagar, é um carro que se comporta suficientemente bem e é confortável q.b.

              Eu cheguei a fazer muitas centenas de kms seguidos no anterior Panda 4x4 e não morri, claro que às vezes empenava um bocado, mas este Panda está a milhas de distância do anterior em conforto e pouco abaixo em tracção e capacidades todo-terreno. Não sei que bem fará ao motor esse tipo de percursos diários de 2 + 2 kms.

              Realço ainda que não é uma carro "barato", 20.000 compras carro bem melhores, só que não são 4x4...
              Editado pela última vez por PDCouto; 07 October 2010, 10:12.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                Pois... é assim, na minha humilde opinião estar nesta altura a comprar um carro para fazer 4kms por dia, e que "tem que ser" 4x4 para ir uma ou duas vezes por anos para a neve, no tempo de crise em que estamos, é, no mínimo, arriscado.

                Eu digo isto mas estou numa situação idêntica, só que nós temos 2 filhos em escolas distanciadas e os trabalhos também são a mais de 10 kms de casa, mas já equacionamos ficar só com um carro para evitar despesas.

                Se um de nós trabalhasse a 2 kms de casa, era logo, um carro chegava. Essa distância são 10 ou no máximo 15 minutos a pé, de Inverno com chuva leva-se ou vai-se buscar a pessoa. E é realmente saudável.

                É que se não chega-se a um ponto que se está a trabalhar para os carros.

                Mas como digo, cada um sabe de si.

                O Panda Cross sendo um carro excelente, e se não és daqueles que a 160 na AE acha que vai devagar, é um carro que se comporta suficientemente bem e é confortável q.b.

                Eu cheguei a fazer muitas centenas de kms seguidos no anterior Panda 4x4 e não morri, claro que às vezes empenava um bocado, mas este Panda está a milhas de distância do anterior em conforto e pouco abaixo em tracção e capacidades todo-terreno. Não sei que bem fará ao motor esse tipo de percursos diários de 2 + 2 kms.

                Realço ainda que não é uma carro "barato", 20.000 compras carro bem melhores, só que não são 4x4...
                Tas a ver como que compreendes... é que o meu actual carro é um EOS 2.0tdi top dsg que foi um carro que sempre quis ter, e está a ser usado nesses 2+2km para a ir buscar e levar sempre que posso, nos dias que fica em minha casa! E as vezes também acaba por ir para caminhos menos proprios como este fim de semana que fomos colher maças num pomar que fica a 3km por um caminho de terra que já está a ficar com buracos! Ja para não falar que andamos com casa em obras e passo o tempo a ir buscar coisas que nos interiores de cabedal do eos já deixaram marcas .

                A ideia era ter um carro mais para uso diario sempre que possivel dos dois (que eu, desde que esteja bom tempo, vou a pé ou até de bicicleta para o trabalho) , e o eos ficar mais na garagem para viagens maiores sem ser pra neve, que para neve com pneus 235 já vi que não presta!
                Editado pela última vez por pato; 07 October 2010, 10:28.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por pato Ver Post
                  Venho pedir a vossa ajuda para decidir que viatura comprar para a minha noiva que vai passar a morar a 2km do trabalho e não a consigo convencer que andar a pé faz bem!!!! Ela tem carta desde os 18 anos, mas tem agora 24 e nunca mais conduziu, por isso vai ser carro para reaprender a conduzir.

                  Como vamos muito à aldeia e a terras com caminhos onde um carro normal não vai muito bem, somos adeptos do esqui e dar uma escapadinha aquele lugar mais escondido, pensei em algo 4*4. Modelos novos o que mais me agrada é o ASX, mas investir perto de 40000eur num carro para aprender a conduzir, não me parece grande investimento...

                  Como a principal utilização até vai ser em cidade, surgiu a ideia de um panda cross. O problema é que as estancias de esqui são todas entre 200 e 300km de casa. Isto quando não é a 900km, em andorra! Será o panda minimamente confortavel para uma viagem destas por ano? Não se torna muito ruidoso a 130km/h que é a velocidade que costumo andar em AE? E já agora, que consumos faz a estas velocidades, sei que o deposito leva pouco mais de 30l... A minha duvida é se o 1.25mjet será suficiente...

                  Atendendo a que é para primeiro carro, estou neste momento a pensar comprar usado e gastar até cerca de 12000eur no maximo. Alguma alternativa que não esteja a ver?


                  Também pensei no Duster 4*4, mas além de ter que fazer maior investimento, a o tempo que demora, acho que passa o inverno que é quando o carro é mais necessário!

                  A quem puder ajudar, o meu muito obrigado
                  Para essas condições (+/- 4 km por dia, viagens mais longas de vez em quando, 4x4 e diesel), ainda por cima para alguém que vai reaprender a conduzir, eu nunca compraria um carro novo, ainda para mais um Panda, quando há usados muito mais baratos que fazem o mesmo e não ficas com o remorso de estragar um carro novo:

                  Kia Sportage 2.0 DIRECCAO ASSISTIDA, 3.000 EUR, Lagos - Standvirtual

                  Suzuki Samurai 1.9 Turbo diesel, 3.550 EUR, Lisboa - Standvirtual

                  Kia Sportage 2.0 tdi, 3.600 EUR, MAIA - Standvirtual

                  Suzuki Samurai Metal Top, 3.750 EUR, Santa Cruz - Funchal - Madeira - Standvirtual

                  UMM Alter Turbo 6 lugares, 3.750 EUR, Almada - Standvirtual

                  UMM Alter Turbo , 3.750 EUR, Fornos De Algodres - Standvirtual

                  Suzuki Vitara , 3.950 EUR, Lisboa - Standvirtual

                  Comentário


                    #10
                    Viva

                    Como o Joel disse, eu tenho Panda Cross há 3 anos.

                    Se queres um carrinho que desenrasque em montes e vales para brincadeiras fora de estrada, que seja flexível dentro da cidade, fácil de conduzir...então sim é uma boa opção.

                    Em cidade, durante o Inverno (mais trânsito) raramente as médias baixam dos 7 litros, mas como já foi dito pelo Joel, eu tenho o pé bastante pesado. Se andar mais calmo, o que é raro, então sou capaz de baixar aí para os 6-6.2 litros. No Verão, consigo médias de 5.5-6 litros.
                    Como tem uma caixa curtinha e o turbo acorda cedo, torna-se agradável de conduzir em cidade, e se é para alguém que já não pratica há algum tempo, então é ainda mais apropriado. (um amigo meu que tirou carta recentemente disse que o instrutor lhe disse que o melhor carro para aprender a conduzir é o Panda, nas versão normal, mas que para o caso não difere da 4x4)

                    Depois temos o capítulo da segurança, pois 4 rodas motrizes conferem sempre uma segurança adicional, e além disso tem discos às 4 rodas.

                    Na AE, conseguem-se andamentos até aos 130-140...a partir daí é só gastar gasóleo e fazer barulho, porque o andamento não é muito maior, mas o carro vai em esforço. Como disse a caixa é curtinha.
                    No Verão fiz uma viagem a Bilbao, partindo de Lx. Com andamentos às velocidades que referi, tive que atestar 2 vezes pelo caminho tanto para lá como para cá. É quanto a mim, o maior defeito deste carro...tem um depósito minusculo, e sendo o 4x4 mais guloso, o deposito é ainda mais curto.
                    Em termos de conforto, posso-te dizer que iamos 3 marmanjos com 100 kg cada um, e ninguém se queixou de nada, portanto nesse aspecto o Panda não compromete na minha modesta opinião.

                    Portanto, se queres um carro divertido fora de estrada, relativamente confortavel, facil de manobrar, facil de conduzir, seguro e relativamente economico (se for conduzido com mais meiguice), então é uma proposta indicada. Se preferes andamentos mais vivos em autoestrada, um motor mais disponivel, mais espaço...então esquece.

                    Qualquer duvida é so apitares.

                    cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      O panda que estava a pensar também seria usado, pelo que tenho visto, de 2006/inicio de 2007 andam pelos 11/12 mil euros.

                      Também já tinha dado uma vista de olhos nesses mais mais antigos, mas ela não queria uma coisa tão velha, e a nivel de segurança também não devem ser grande coisa. O pandita do que me lembro acho que até fez boa figura no euroNCAP. E depois com essa idade e quilometragens também não inspiram tanta confiança para uma viagem maior...
                      Mas ainda lhe vou mostrar o sportage que é o que tem o design mais actual.
                      De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosCross Ver Post
                        Viva

                        Como o Joel disse, eu tenho Panda Cross há 3 anos.

                        Se queres um carrinho que desenrasque em montes e vales para brincadeiras fora de estrada, que seja flexível dentro da cidade, fácil de conduzir...então sim é uma boa opção.

                        Em cidade, durante o Inverno (mais trânsito) raramente as médias baixam dos 7 litros, mas como já foi dito pelo Joel, eu tenho o pé bastante pesado. Se andar mais calmo, o que é raro, então sou capaz de baixar aí para os 6-6.2 litros. No Verão, consigo médias de 5.5-6 litros.
                        Como tem uma caixa curtinha e o turbo acorda cedo, torna-se agradável de conduzir em cidade, e se é para alguém que já não pratica há algum tempo, então é ainda mais apropriado. (um amigo meu que tirou carta recentemente disse que o instrutor lhe disse que o melhor carro para aprender a conduzir é o Panda, nas versão normal, mas que para o caso não difere da 4x4)

                        Depois temos o capítulo da segurança, pois 4 rodas motrizes conferem sempre uma segurança adicional, e além disso tem discos às 4 rodas.

                        Na AE, conseguem-se andamentos até aos 130-140...a partir daí é só gastar gasóleo e fazer barulho, porque o andamento não é muito maior, mas o carro vai em esforço. Como disse a caixa é curtinha.
                        No Verão fiz uma viagem a Bilbao, partindo de Lx. Com andamentos às velocidades que referi, tive que atestar 2 vezes pelo caminho tanto para lá como para cá. É quanto a mim, o maior defeito deste carro...tem um depósito minusculo, e sendo o 4x4 mais guloso, o deposito é ainda mais curto.
                        Em termos de conforto, posso-te dizer que iamos 3 marmanjos com 100 kg cada um, e ninguém se queixou de nada, portanto nesse aspecto o Panda não compromete na minha modesta opinião.

                        Portanto, se queres um carro divertido fora de estrada, relativamente confortavel, facil de manobrar, facil de conduzir, seguro e relativamente economico (se for conduzido com mais meiguice), então é uma proposta indicada. Se preferes andamentos mais vivos em autoestrada, um motor mais disponivel, mais espaço...então esquece.

                        Qualquer duvida é so apitares.

                        cumprimentos

                        Então não estarei a pensar muito mal que será bom carro para começar a conduzir . A minha maior duvida era mesmo se o motor chegava para inclinações bastante acentuadas em fora de estrada (já que não tem redutoras!) e se o motor nos 130km/h não iria em esforço, que eu mais do que isso só quando vou a ultrapassar alguém que vai a 120 e se lembra de ir acelarando enquanto ultrapasso!!!!!!

                        Nessa viagem que fizeste a bilbao nos 130/140km/h, não reparaste nos consumos mais ou menos em l/100km? Que eu não tenho a noção da distancia.
                        E já agora a nivel de fiabilidade, o teu que tal se tem saído? E a Manutenção, fica mais dispendiosa por causa do 4*4, ou é igual?

                        Obrigado
                        Editado pela última vez por pato; 07 October 2010, 12:23.

                        Comentário


                          #13
                          São uns 900 km's até Bilbau.

                          E 1200 para Andorra.

                          Acima dos 140 é que já há mais problemas, mas deves calcular bem as ultrapassagens acima dos 120, já que o carro a essa velocidade é tudo menos rapido a recuperar.

                          Subidas ingremes ele sobe, a primeira é muito curta, o carro nem sequer tem aquele lag que costuma ter o 1.3, por exemplo é mais agradavel de usar em cidade que o meu com mais 20cv.

                          Quanto ao TT, de origem tem as suas limitações, quanto mais não seja pelos pneus por exemplo..

                          Digo-te se não fosse fiavel já tinha rebentado, pelo menos o dele, tem 51.000km's com muitaaa cidade e "escáfia".

                          Comentário


                            #14
                            A falta de redutoras é compensada pela caixa curta, principalmente a primeira. As capacidades TT do Panda Cross chegam e sobra para uma utilização de TT "normal".

                            Claro que se estiveres naquela de "eiiii que grande rampa de 60 graus com lama e buracos, deixa ver se passa!" podes ficar mal!

                            Ainda assim acho que poder fazer isto é suficiente.
                            Editado pela última vez por PDCouto; 07 October 2010, 12:31.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pato Ver Post
                              Então não estarei a pensar muito mal que será bom carro para começar a conduzir . A minha maior duvida era mesmo se o motor chegava para inclinações bastante acentuadas em fora de estrada (já que não tem redutoras!) e se o motor nos 130km/h não iria em esforço, que eu mais do que isso só quando vou a ultrapassar alguém que vai a 120 e se lembra de ir acelarando enquanto ultrapasso!!!!!!

                              Nessa viagem que fizeste a bilbao nos 130/140km/h, não reparaste nos consumos mais ou menos em l/100km? Que eu não tenho a noção da distancia.
                              E já agora a nivel de fiabilidade, o teu que tal se tem saído? E a Manutenção, fica mais dispendiosa por causa do 4*4, ou é igual?

                              Obrigado
                              Sim é um bom carro para reaprender a conduzir
                              Como diz o PDCouto...o carro chega e sobra para uma utilização fora de estrada normal. Claro que há coisa que só se podem pedir a um jipe puro e duro. Mas o que não falta ai são Pandas a deixar jipes corados

                              A vaigem a Bilbao está pormenorizada no meu DB. É só passares lá...mas conta com médias de 6.5 l/100 mais ou menos.

                              A nível a fiabilidade não tem havido motivo para queixas. Teve um pequeno desafinamento na embraiagem, corrigido na Fiat sem custos para mim. Embora já tenha lido algumas pessoas com queixa da embraiagem morrer aos 30000km's. Mas isso é como tudo..depende de como se conduz...e se o pé esquerdo está sempre no fundo é normal o desgaste rápido.
                              A manutenção...a última revisão ficou em 300 e tal euros, mas com troca das pastilhas à frente e atrás, e depois as outras coisas que eles trocam sempre..tipo filtros, óleo, etc. Revisão na marca...cá fora deve ser mais barata, mas como este não é um carro muito comum, prefiro não arriscar e gastar mais uns € na marca.

                              Passa no meu DB, embora eu não escreva regularmente lá, podes sempre tirar umas ilações.

                              Mais alguma coisa que possa ajudar é só dizeres

                              PS: Oh menino Joel..."escáfia"??? Que palavra tão feia pah

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                                #16
                                Não entrando em considerações sobre não andar 2 kms até ao trabalho, penso que o Panda é um carro engraçado para o que pretendes. Já foi praticamente tudo dito e muito bem pelo CarlosCross.

                                Agora fazer viagem de 1200 kms de panda é preciso ter espírito para a coisa. E se a tua mulher não que ir a pé 2 km não estou a ver a ir 1200 de Panda. Ok, não e muito desconfortável, mas de confortável também não tem nada. Para não falar que anda pouco, o que torna a viagem uma valente "seca".

                                De resto um amigo meu tem um e tem sido super fiável, e para umas brincadeiras em TT serve muito bem, desde que usado com juízo, senão começa a partir material.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                  A falta de redutoras é compensada pela caixa curta, principalmente a primeira. As capacidades TT do Panda Cross chegam e sobra para uma utilização de TT "normal".

                                  Claro que se estiveres naquela de "eiiii que grande rampa de 60 graus com lama e buracos, deixa ver se passa!" podes ficar mal!

                                  Ainda assim acho que poder fazer isto é suficiente.

                                  A ideia também não é andar a metê-lo em valas com agua como se vê em alguns videos no youtube, só de vez em quando andar em alguns caminhos rurais onde até um carro normal poderia ir, mas onde se fica na duvida.. será que não bate por baixo naquela pedra mais saida, ou será que sobe bem ali que é um pouco mais inclinado e até está a terra humida... ou quando se vai até à neve, que meter correntes no eos não dá, e as de pano também não são fáceis com a largura do pneu...
                                  E a rampa que digo onde é para ir várias vezes se o comprar, nem 20 graus deve ter... digo eu que não medi!

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                    Não entrando em considerações sobre não andar 2 kms até ao trabalho, penso que o Panda é um carro engraçado para o que pretendes. Já foi praticamente tudo dito e muito bem pelo CarlosCross.

                                    Agora fazer viagem de 1200 kms de panda é preciso ter espírito para a coisa. E se a tua mulher não que ir a pé 2 km não estou a ver a ir 1200 de Panda. Ok, não e muito desconfortável, mas de confortável também não tem nada. Para não falar que anda pouco, o que torna a viagem uma valente "seca".

                                    De resto um amigo meu tem um e tem sido super fiável, e para umas brincadeiras em TT serve muito bem, desde que usado com juízo, senão começa a partir material.
                                    Desde que o carro não seja muito duro ou saltitão, e não seja demasiado barulhento até aos 130km/h, não tenho grandes problemas com viagens maiores. Da ultima vez que fomos a andorra, foi de ibiza 6l 1.4tdi e ninguém se queixou! a mais de 130km/h não ando, nem que seja de 35d!

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                                      #19
                                      Obrigado a todos pela ajuda, em especial ao dono o cross, para já vou estando de olho a ver se aparece um bom negocio

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                        Desde que o carro não seja muito duro ou saltitão, e não seja demasiado barulhento até aos 130km/h, não tenho grandes problemas com viagens maiores. Da ultima vez que fomos a andorra, foi de ibiza 6l 1.4tdi e ninguém se queixou! a mais de 130km/h não ando, nem que seja de 35d!
                                        Não é duro nem saltitão.

                                        Mesmo em cidade é um carro confortavel, fruto dos pneus altos tambem.

                                        Claro que é um segmento A e não um carro de viagem, mas faz.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                          Para essas condições (+/- 4 km por dia, viagens mais longas de vez em quando, 4x4 e diesel), ainda por cima para alguém que vai reaprender a conduzir, eu nunca compraria um carro novo, ainda para mais um Panda, quando há usados muito mais baratos que fazem o mesmo e não ficas com o remorso de estragar um carro novo:

                                          Kia Sportage 2.0 DIRECCAO ASSISTIDA, 3.000 EUR, Lagos - Standvirtual

                                          Suzuki Samurai 1.9 Turbo diesel, 3.550 EUR, Lisboa - Standvirtual

                                          Kia Sportage 2.0 tdi, 3.600 EUR, MAIA - Standvirtual

                                          Suzuki Samurai Metal Top, 3.750 EUR, Santa Cruz - Funchal - Madeira - Standvirtual

                                          UMM Alter Turbo 6 lugares, 3.750 EUR, Almada - Standvirtual

                                          UMM Alter Turbo , 3.750 EUR, Fornos De Algodres - Standvirtual

                                          Suzuki Vitara , 3.950 EUR, Lisboa - Standvirtual
                                          Convém não esquecer nas viagens mais longas, logo daí tirava o Samurai (bom para os 4km, mas para fazer 200... e o Alter).

                                          O Sportage tendo a mesma base que o Grand Vitara era capaz de ser um boa solução, embora seja menos fiável que o GV - e não o conheça tão bem em termos de fora de estrada.

                                          O Vitara JR pode ser uma opção a considerar, apenas perdendo pelo tamanho e consumos provavelmente mais elevados (para além da idade) para o Panda. Tem redutoras, espaço, as Sras. costumam gostar (mais do curto, mas este não tem espaço).

                                          No entanto o Panda 4x4 é uma opção bastante boa.

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                                            #22
                                            Acho que comprar um carro para fazer 2Km em cada sentido é um absurdo, para além de fazer muito mal à saúde de qualquer carro.

                                            Quanto à preferência, também optei por uma carrinha 4x4 (skoda superb break), mas é sobretudo para fazer viagens longas. Para ir para o trabalho vou de comboio.
                                            E optei pela tracção integral (a altura ao solo é a mesma da versão normal) para ter uma maior segurança em estradas molhadas, com chuva e neve, porque também sou um apreciador de esqui e adoro ir até Alto Campoo ou Cerler. Serra da Estrela, que nunca fui, mas pelos preços praticados e nível de pistas, nem me dou ao trabalho.

                                            Voltando ao teu "problema", porque não optar pelo Toyota Urban cruiser, 1,4D4d AWD.
                                            Este modelo, para além de ser pequeno, possui uma mala melhor que o panda e tem um sistema de tracção idêntico ao do RAV4, podendo mesmo bloquear os diferenciais. Além disso, tem um motor diesel mais que competente. E o preço ronda os 26500 na versão sol.

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                                              #23
                                              Eu gostava apenas de alertar para um aspecto, por norma os carros 4x4 permanentes, necessitam de maior manutenção à transmissão, gastam mais "pneu" e combustivel.

                                              Será aconselhavel ponderar se é de facto necessária a tracção integral para uma ou duas viagens por ano, ou se um 4x4 com tracção 4x4 inserivel não será uma melhor hipótese.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Eu gostava apenas de alertar para um aspecto, por norma os carros 4x4 permanentes, necessitam de maior manutenção à transmissão, gastam mais "pneu" e combustivel.

                                                Será aconselhavel ponderar se é de facto necessária a tracção integral para uma ou duas viagens por ano, ou se um 4x4 com tracção 4x4 inserivel não será uma melhor hipótese.
                                                Posso referir que no caso da Superb, mesmo ainda só tendo 4700Km, não notei um consumo exagerado de combustível.
                                                Nas viagens que fiz de AE, a velocidade com o CC ligado a 120 foi na ordem dos 6,1l e a 145Km rondou os 6,9l.

                                                Além disso, o sistema Haldex de 4ª geração utilizado é bastande discreto em piso seco. 96% frente e 4% atrás.
                                                Conforme o estado do piso, a tracção vai modificando, podendo ficar 25% em cada roda até 85% numa só roda e 5% nas restantes 3.

                                                Sobre o gasto em pneus, ainda não tive Km suficientes para apreciar esse facto.
                                                Manutenção do sistema de tracção, pelo menos no manual de revisão e manutenção da marca, não vem nada para fazer ou ver (pode ter-me escapado).

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Eu gostava apenas de alertar para um aspecto, por norma os carros 4x4 permanentes, necessitam de maior manutenção à transmissão, gastam mais "pneu" e combustivel.

                                                  Será aconselhavel ponderar se é de facto necessária a tracção integral para uma ou duas viagens por ano, ou se um 4x4 com tracção 4x4 inserivel não será uma melhor hipótese.
                                                  Eu no meu ex Toyota, 4x4 permanente, nunca notei grande diferenças de consumos relativamente ao KZJ70 com RWD e inserivel no diferencial do eixo da frente. O 70 até gastava mais por ser menos aerodinâmico, apesar do motor ser praticamente igual.

                                                  Agora tenho um Wrangler e acho que o Toyota em piso molhado mesmo com pneus MT dava "10 a 0" ao JK. A sorte é que o JK tem TC/ESP que tiram os exageros do pé de quem vai atrás do volante. Com isso desligado, mesmo em 3ª as 1500 rpm da para valentes slides no alcatrão molhado.

                                                  A bem da segurança prefiro sempre carros 4x4 permanentes. Nos jipes ainda mais, porque com RWD ficam muito falsos em estrada molhada e depois volta e meia mandam uma cambalhotas.

                                                  Bem sei que o panda não é um jipe mas o 4x4 tem um comportamento muito bom no molhado. Caberá ao dono decidir.

                                                  Quanto à manutenção é necessário trocar os fluidos dos diferenciais o que é simples e não muito caro.

                                                  Pneus também não notei nada de especial. Já tive vários jipes sendo o Toy o único 4x4 permanente, fez com uns BF MT 70k kms e ainda estão a rodar.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Acho que comprar um carro para fazer 2Km em cada sentido é um absurdo, para além de fazer muito mal à saúde de qualquer carro.

                                                    Quanto à preferência, também optei por uma carrinha 4x4 (skoda superb break), mas é sobretudo para fazer viagens longas. Para ir para o trabalho vou de comboio.
                                                    E optei pela tracção integral (a altura ao solo é a mesma da versão normal) para ter uma maior segurança em estradas molhadas, com chuva e neve, porque também sou um apreciador de esqui e adoro ir até Alto Campoo ou Cerler. Serra da Estrela, que nunca fui, mas pelos preços praticados e nível de pistas, nem me dou ao trabalho.

                                                    Voltando ao teu "problema", porque não optar pelo Toyota Urban cruiser, 1,4D4d AWD.
                                                    Este modelo, para além de ser pequeno, possui uma mala melhor que o panda e tem um sistema de tracção idêntico ao do RAV4, podendo mesmo bloquear os diferenciais. Além disso, tem um motor diesel mais que competente. E o preço ronda os 26500 na versão sol.
                                                    Esse Toyota não conhecia, é uma questão de ver, até parece interessante, mas pela falta de resultados no standvirtual, deve ser modelo muito recente, e primeiro carro de rapariga sem experiencia e carta tirada à bastante tempo, fico com receio de dar o que custa um carro novo e ter algum toque! Por isso é que ando a ver modelos que se possam comprar com alguns (de preferencia poucos) anos e ao menos poupar a maior desvalorização do veiculo, e se houver azar, ao menos foi menos dinheiro!

                                                    Em relação à neve, apesar de já esquiar à uns anos,também nunca fui à serra da estrela. Sou de trás-os-montes, e estancias à mesma distancia ou mais perto, com melhor caminho, e algumas a metade do preço e mais do dobro do tamanho... ou triplo, ou quadruplo... levaram-me sempre para espanha. Ou é San Isidro, ou serra de bejar la covatilla, ou valgrande-pajares

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                                      Em relação à neve, apesar de já esquiar à uns anos,também nunca fui à serra da estrela. Sou de trás-os-montes, e estancias à mesma distancia ou mais perto, com melhor caminho, e algumas a metade do preço e mais do dobro do tamanho... ou triplo, ou quadruplo... levaram-me sempre para espanha. Ou é San Isidro, ou serra de bejar la covatilla, ou valgrande-pajares
                                                      Eu sou natural de Bragança apesar de viver no Porto alguns anos. Tens que ir até AltoCampoo que não se fica nada e vai-se sempre em AE até lá.

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                                                        #28
                                                        Entao e uma fiat strada 1.9 JTD ? É facil de conduzir em cidade e no campo safa-se muito bem. No teu caso ainda tinhas espaço para os esquis . Costumo de ir a pesca e ando muito em caminhos rurais e cheios de pedras com subidas e descidas acentuadas e a carrinha nunca se queixou.

                                                        Cumpz

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por durao9 Ver Post
                                                          Entao e uma fiat strada 1.9 JTD ? É facil de conduzir em cidade e no campo safa-se muito bem. No teu caso ainda tinhas espaço para os esquis . Costumo de ir a pesca e ando muito em caminhos rurais e cheios de pedras com subidas e descidas acentuadas e a carrinha nunca se queixou.

                                                          Cumpz
                                                          Conheço quem tenha uma e está muito satisfeito.

                                                          O problema do Toyota é o preço..

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                                                            #30
                                                            2 Anos... A melhor opção, já que não quer andar, seria esperar pelos 25 anos, adquirir uma Honda CBF125 e usá-la...

                                                            Agradece a carteira.

                                                            Mas isto sou eu...

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