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Sinalizar e comportamento em acidentes

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    [Estradas] Sinalizar e comportamento em acidentes

    Antes de mais peço desculpa se já existir tópico para isto, mas procurei e não encontrei, e de memória lembro-me que as coisas às vezes são ditas e debatidas, mas vão passando. Peço também desculpa se acharem que este tópico não serve para nada, mas eu penso que pode servir para que numa situação de acidente tenhamos presente pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença.
    Gostava também de explicar porque é que abro este tópico. Ao longo dos meus ainda não muitos anos de carta (11) já me deparei com vários acidentes e estive envolvido nalguns e reparei que muitas vezes, também em parte por causa de que quem passa por isso está com a mente ocupada, se fazem coisas completamente parvas e que só por sorte não correm mal. O último exemplo foi ontem à noite. Desta forma gostava de deixar algumas ideias simples e pedia-vos que contribuíssem também com outras ideias que ajudem, ou correcções às que eu disser. Todas poderão parecer óbvias, mas o que se verifica no mundo real mostra o contrário.

    Assim, quando estamos envolvidos num acidente:
    -Ligar logo os piscas intermitentes

    -Analisar imediatamente tudo à volta porque poderá ser necessário tomar alguma acção e deixar por momentos o pensamento de estarmos lixados porque nos aconteceu e pensar nos riscos

    -Quando seguro, sair dos veículos e ir colocar o triângulo mas tendo sempre em mente onde é o melhor sítio para o fazer com base no sítio onde estamos e não ao pé do carro onde as pessoas costumam colocar para que não o roubem. Lembrem-se que mesmo a lei diz que deve ser visível a 100m. Não é infrequente ver triangulos colocados num acidente, que se deu depois de uma curva, junto aos carro. Ponham-no ANTES da curva. Quando alguém ainda for na recta que antecede a curva verá o triangulo e estará de sobre-aviso em vez de só receber o aviso quando já vai na curva. Pensem sempre nos ângulos de visão dos outros.

    -Não esquecer o colete reflector!

    -Se o acidente for com pelo menos dois carros, ponham dois triangulos em sítios diferentes para sinalizar melhor (se forem 20 carros, não são precisos 20 triangulos )

    -Se as condições climatéricas não forem as melhores sinalizem a presença do veículo deixando as luzes ligadas (se possível) até pelo menos estarem certos de que o acidente está bem sinalizado e perceptível a todos os outros.

    -Sair de ao pé do carro, para sítio seguro fora da estrada. Não ficar a olhar para ele com cara triste. Sim, é muito chato, mas olhar não o vai consertar e entretanto podemos levar com alguém que não nos viu.

    -Não é absolutamente necessário, mas é bom chamar a polícia. Como é óbvio a necessidade dependerá de caso para caso, mas pelo menos são a entidade melhor apta a ajudar-nos, a sinalizar o acidente e a coordenar o resto do tráfego.





    Se não estivermos envolvidos no acidente mas nos depararmos com ele:

    -Ligar imediatamente os intermitentes

    -Reduzir a velocidade (mesmo que não vejamos motivo imediato para isso) mas tendo sempre atenção a se quem vem atrás está atento

    - Ao passarem por um acidente com muita chapa batida, destroços na estrada, vidros, etc POR FAVOR ABRANDEM para que os envolvidos no acidente que normalmente estão fora do carro, e também as equipas de socorro, não levem com autênticos projécteis em cima porque alguém passou pelo acidente a 100 km/h na faixa do lado.

    -Verificar e analisar com um olhar rápido e não muito persistente se os envolvido estão bem ou se precisam de cuidados médicos. Se parecer que precisam, encostar o carro onde seguro e contactar o 112. Se parecer que está tudo bem, seguir viagem, não parem para ver. Não vai ajudar e pode piorar.


    E pronto, basicamente acho que é isto. Penso não me estar a esquecer de nada. É tudo muito básico e senso-comum, mas não é o que se vê.
    Como tinha dito, se tiverem sugestões, são bem vindas.
    Editado pela última vez por Torres; 19 October 2010, 01:30.

    #2
    Estás a esquecer algo importante...

    YouTube - Gato Fedorento - Colete cor de rosa

    Comentário


      #3
      O mais ridiculo do colete são mesmo as multas: ter no carro e não o usar 120€ de prémio; não ter: 60..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        O mais ridiculo do colete são mesmo as multas: ter no carro e não o usar 120€ de prémio; não ter: 60..
        Desconhecia.. apenas mais uma perola, entre tantas outras.

        Qt ao topico penso, assim de repente, ja teres focado o essencial.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          O mais ridículo do colete são mesmo as multas: ter no carro e não o usar 120€ de prémio; não ter: 60..
          Ok, 60 se fores mandado parar e verificarem que não tens o colete no carro e 120 se tiveres um acidente ou avaria e não o estares a usar.

          Retirado de um artigo da gnr de 2005

          2 - Como proceder em acto de fiscalização:
          a) Ao fiscalizar-se os acessórios de segurança de que o veículo deva ser possuidor,
          nomeadamente, a existência, ou não, do colete já referido e, caso não o possua, aplica-se
          o previsto no n.º 6 do mesmo artigo; (60 €)
          b) Ao detectar-se um condutor nas condições previstas no n.º 2 do mesmo artigo, sem fazer
          uso do colete, tenha-o ou não, aplica-se o n.º 7 do mesmo artigo. (120 €)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
            E pronto, basicamente acho que é isto. Penso não me estar a esquecer de nada. É tudo muito básico e senso-comum, mas não é o que se vê.
            Como tinha dito, se tiverem sugestões, são bem vindas.
            O que acontece é que por vezes as pessoas, depois de um acidente, não raciocinam direito, devido ao nervosismo e a chegada de agentes de autoridade, muitas vezes, ainda pioram as coisas, por não saberem lidar com o estado emotivo das pessoas.

            Comentário


              #7
              Bom tópico!

              Assim de repente tb não estou a ver mais nada que se possa acrescentar.

              Todos esses pontos que indicaste são fáceis de compreender e de executar para quem tem alguma inteligência e tem noção do que o rodeia.

              No entanto, a maior parte dos condutores limitam-se a carregar nuns pedais, mexer numa roda e carregar nuns botões.

              Por isso é que se assiste diariamente a situações que não lembram a ninguém.

              Por exemplo, no outro dia, em AE, havia bastante trânsito mas fluia bem. Ia tudo mais ou menos a 100-120.
              De repente, sem se perceber muito bem porquê, o trânsito pára.
              Tudo a travar à queima, como é natural mediante o inesperado.
              Assim que pude liguei os 4 piscas, na tentativa de alertar quem vinha atrás de mim.
              Naquela clara situação de perigo, nenhum, mas mesmo nenhum das dezenas de condutores que me rodeavam ligou os piscas.
              Enfim...

              E mais situações do género, em que as pessoas não pensam minimamente nos outros...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                O mais ridiculo do colete são mesmo as multas: ter no carro e não o usar 120€ de prémio; não ter: 60..
                Originalmente Colocado por erc Ver Post
                Desconhecia.. apenas mais uma perola, entre tantas outras.

                Qt ao topico penso, assim de repente, ja teres focado o essencial.
                Por acaso até compreendo qual foi a ideia do legislador.

                Para além de penalizar quem não tem colete, penaliza ainda de forma mais grave quem o tem mas não usa!

                Ambas as situações são graves, mas pior é ter colete e não o vestir quando devido.

                Na minha opiniao.

                Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                Ok, 60 se fores mandado parar e verificarem que não tens o colete no carro e 120 se tiveres um acidente ou avaria e não o estares a usar.

                Retirado de um artigo da gnr de 2005

                2 - Como proceder em acto de fiscalização:
                a) Ao fiscalizar-se os acessórios de segurança de que o veículo deva ser possuidor,
                nomeadamente, a existência, ou não, do colete já referido e, caso não o possua, aplica-se
                o previsto no n.º 6 do mesmo artigo; (60 €)
                b) Ao detectar-se um condutor nas condições previstas no n.º 2 do mesmo artigo, sem fazer
                uso do colete, tenha-o ou não, aplica-se o n.º 7 do mesmo artigo. (120 €)
                Não sei onde tiraste isso mas no Código da Estrada tem isto:

                Artigo 88.º
                Pré-sinalização de perigo

                1 - Todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados apenas
                de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem
                caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de
                perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo
                oficialmente aprovado.
                2 - É obrigatório o uso do sinal de pré-sinalização de perigo sempre
                que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma
                ou nestas tenha deixado cair carga, sem prejuízo do disposto no
                presente Código quanto à iluminação dos veículos.
                3 - O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao
                pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca
                inferior a 30 m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar
                e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos,
                100 m.

                4 - Nas circunstâncias referidas no n.º 2, quem proceder à colocação
                do sinal de pré-sinalização de perigo, à reparação do veículo ou
                à remoção da carga deve utilizar o colete retrorreflector.

                5 - Em regulamento são fixadas as características do sinal de
                pré-sinalização de perigo e do colete retrorreflector.

                6 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de
                € 60 a € 300, por cada equipamento em falta.
                7 - Quem infringir o disposto nos n.ºs 2 a 4 é sancionado com coima
                de € 120 a € 600.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                  Estás a esquecer algo importante...

                  YouTube - Gato Fedorento - Colete cor de rosa
                  Já editei.
                  Thanks

                  Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                  O que acontece é que por vezes as pessoas, depois de um acidente, não raciocinam direito, devido ao nervosismo e a chegada de agentes de autoridade, muitas vezes, ainda pioram as coisas, por não saberem lidar com o estado emotivo das pessoas.
                  Completamente de acordo. Daí também a ideia deste tópico. Se toda a gente tiver presente as melhores maneiras de agir, elas eventualmente tornar-se-ão quase instinctivas. Cabe também a quem acompanha os envolvidos ter a presença de espírito para pensar nas coisas que quem está envolvido naturalmente não pensará. Claro que também depende do tipo de acidente.

                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  Bom tópico!

                  Assim de repente tb não estou a ver mais nada que se possa acrescentar.

                  Todos esses pontos que indicaste são fáceis de compreender e de executar para quem tem alguma inteligência e tem noção do que o rodeia.

                  No entanto, a maior parte dos condutores limitam-se a carregar nuns pedais, mexer numa roda e carregar nuns botões.

                  Por isso é que se assiste diariamente a situações que não lembram a ninguém.

                  Por exemplo, no outro dia, em AE, havia bastante trânsito mas fluia bem. Ia tudo mais ou menos a 100-120.
                  De repente, sem se perceber muito bem porquê, o trânsito pára.
                  Tudo a travar à queima, como é natural mediante o inesperado.
                  Assim que pude liguei os 4 piscas, na tentativa de alertar quem vinha atrás de mim.
                  Naquela clara situação de perigo, nenhum, mas mesmo nenhum das dezenas de condutores que me rodeavam ligou os piscas.
                  Enfim...

                  E mais situações do género, em que as pessoas não pensam minimamente nos outros...
                  Obrigado!
                  Por acaso é um cuidado que tenho, e lá está tornou-se instinctivo, de cada vez que vejo alguma situação fora do normal que me parece que vai para além do óbvio e pode ter algum perigo, ligar imediatamente os intermitentes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                    Já editei.
                    Thanks



                    Completamente de acordo. Daí também a ideia deste tópico. Se toda a gente tiver presente as melhores maneiras de agir, elas eventualmente tornar-se-ão quase instinctivas. Cabe também a quem acompanha os envolvidos ter a presença de espírito para pensar nas coisas que quem está envolvido naturalmente não pensará. Claro que também depende do tipo de acidente.


                    Obrigado!
                    Por acaso é um cuidado que tenho, e lá está tornou-se instinctivo, de cada vez que vejo alguma situação fora do normal que me parece que vai para além do óbvio e pode ter algum perigo, ligar imediatamente os intermitentes.
                    Não sei que raios de piscas são os vossos, mas os meus piscas, piscam, logo são intermitentes

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                      Não sei que raios de piscas são os vossos, mas os meus piscas, piscam, logo são intermitentes
                      São especiais! Todos ligados e ninguém sabe se vou virar à esquerda ou à direita


                      EDIT: E não se chamam piscas, chamam-se luzes indicadoras de mudança de drecção ,LIMD para os amigos :P

                      Comentário


                        #12
                        Já apanhei muitos que apesar de intermitentes () não expressam correctamente a vontade do gajo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                          Já apanhei muitos que apesar de intermitentes () não expressam correctamente a vontade do gajo
                          Malditas luzes indicadoras de mudança de direcção!!


                          P.S.: Bom tópico. Pena que isto não se dê nas aulas teóricas e que mesmo sendo informações básicas passem ao lado de muita gente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                            O que acontece é que por vezes as pessoas, depois de um acidente, não raciocinam direito, devido ao nervosismo e a chegada de agentes de autoridade, muitas vezes, ainda pioram as coisas, por não saberem lidar com o estado emotivo das pessoas.
                            É verdade. E eu já passei por essa experiência .

                            Depois de uma curva, uma colisão frontal com um carro que vinha em contra-mão, numa EN, eu saí do carro e sentei-me no passeio. Só de pensar o que podia ter acontecido . Com a pressão que o cinto faz sobre nós, ficamos com alguma dificuldade em respirar. É difícil controlarmo-nos, se juntarmos a isso o stress.

                            Muito bom tópico. Verdadeiramente útil!

                            Comentário


                              #15
                              Bom tópico, efectivamente numa situação ideal o correcto é esse procedimento.

                              Mas a questão nervosa afecta e muito o discernimento, muitas vezes até das pessoas mais cautelosas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                Malditas luzes indicadoras de mudança de direcção!!


                                P.S.: Bom tópico. Pena que isto não se dê nas aulas teóricas e que mesmo sendo informações básicas passem ao lado de muita gente.
                                Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                É verdade. E eu já passei por essa experiência .

                                Depois de uma curva, uma colisão frontal com um carro que vinha em contra-mão, numa EN, eu saí do carro e sentei-me no passeio. Só de pensar o que podia ter acontecido . Com a pressão que o cinto faz sobre nós, ficamos com alguma dificuldade em respirar. É difícil controlarmo-nos, se juntarmos a isso o stress.

                                Muito bom tópico. Verdadeiramente útil!
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Bom tópico, efectivamente numa situação ideal o correcto é esse procedimento.

                                Mas a questão nervosa afecta e muito o discernimento, muitas vezes até das pessoas mais cautelosas.
                                Obrigado.

                                As campanhas de prevenção são sempre para não haver o acidente, há pouca ênfase no facto de que eles eles acontecem mesmo e que podem ter ou não depois piores consequências para os intervenientes iniciais e outros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  O mais ridiculo do colete são mesmo as multas: ter no carro e não o usar 120€ de prémio; não ter: 60..
                                  Pois então vou contar outra... abri à pouco tempo um tópico de agressão e é um pouco a continuação....
                                  A gaija que bateu no meu carro e já agora em mim, tb impediu-me de sinalizar seja o que for e muito menos permitiu que lhe voltasse as costas para retirar o colete reflector e vesti-lo... para não iniciar ali uma "cat fight" vi-me obrigada a afastar-me contactei 112 e fui chamar 1 agente que estava numa operação stop ali perto e só assim qd controlada é que fui EU sinalizar o acidente e vestir o coletinho. Ela nem se preocupou... mas há mais... até sair dali e na presença das autoridades a outra condutora nunca vestiu colete nenhum. Que é que lhe aconteceu? nem 60 nem 120. Merecia era 120 murros naquela cabeça. Não entendo estes sr agentes...
                                  Editado pela última vez por Agatha; 17 October 2010, 00:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom tópico e gostaria de acrescentar algo muito importante, do qual já quase fui vítima:

                                    - Ao passarem por um acidente com muita chapa batida, destroços na estrada, vidros, etc POR FAVOR ABRANDEM para que os envolvidos no acidente que normalmente estão fora do carro, e também as equipas de socorro, não levem com autênticos projécteis em cima porque alguém passou pelo acidente a 100 km/h na faixa do lado.

                                    Muita gente esquece-se disto, mas ao passarem a alta velocidade por cima de um plástico de um carro podem matar ou ferir gravemente alguém que leve com o projéctil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                      Bom tópico e gostaria de acrescentar algo muito importante, do qual já quase fui vítima:

                                      - Ao passarem por um acidente com muita chapa batida, destroços na estrada, vidros, etc POR FAVOR ABRANDEM para que os envolvidos no acidente que normalmente estão fora do carro, e também as equipas de socorro, não levem com autênticos projécteis em cima porque alguém passou pelo acidente a 100 km/h na faixa do lado.

                                      Muita gente esquece-se disto, mas ao passarem a alta velocidade por cima de um plástico de um carro podem matar ou ferir gravemente alguém que leve com o projéctil.
                                      Obrigado
                                      Já adicionei à lista.

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