Antes de mais peço desculpa se já existir tópico para isto, mas procurei e não encontrei, e de memória lembro-me que as coisas às vezes são ditas e debatidas, mas vão passando. Peço também desculpa se acharem que este tópico não serve para nada, mas eu penso que pode servir para que numa situação de acidente tenhamos presente pequenas coisas que podem fazer uma grande diferença.
Gostava também de explicar porque é que abro este tópico. Ao longo dos meus ainda não muitos anos de carta (11) já me deparei com vários acidentes e estive envolvido nalguns e reparei que muitas vezes, também em parte por causa de que quem passa por isso está com a mente ocupada, se fazem coisas completamente parvas e que só por sorte não correm mal. O último exemplo foi ontem à noite. Desta forma gostava de deixar algumas ideias simples e pedia-vos que contribuíssem também com outras ideias que ajudem, ou correcções às que eu disser. Todas poderão parecer óbvias, mas o que se verifica no mundo real mostra o contrário.
Assim, quando estamos envolvidos num acidente:
-Ligar logo os piscas intermitentes
-Analisar imediatamente tudo à volta porque poderá ser necessário tomar alguma acção e deixar por momentos o pensamento de estarmos lixados porque nos aconteceu e pensar nos riscos
-Quando seguro, sair dos veículos e ir colocar o triângulo mas tendo sempre em mente onde é o melhor sítio para o fazer com base no sítio onde estamos e não ao pé do carro onde as pessoas costumam colocar para que não o roubem. Lembrem-se que mesmo a lei diz que deve ser visível a 100m. Não é infrequente ver triangulos colocados num acidente, que se deu depois de uma curva, junto aos carro. Ponham-no ANTES da curva. Quando alguém ainda for na recta que antecede a curva verá o triangulo e estará de sobre-aviso em vez de só receber o aviso quando já vai na curva. Pensem sempre nos ângulos de visão dos outros.
-Não esquecer o colete reflector!
-Se o acidente for com pelo menos dois carros, ponham dois triangulos em sítios diferentes para sinalizar melhor (se forem 20 carros, não são precisos 20 triangulos )
-Se as condições climatéricas não forem as melhores sinalizem a presença do veículo deixando as luzes ligadas (se possível) até pelo menos estarem certos de que o acidente está bem sinalizado e perceptível a todos os outros.
-Sair de ao pé do carro, para sítio seguro fora da estrada. Não ficar a olhar para ele com cara triste. Sim, é muito chato, mas olhar não o vai consertar e entretanto podemos levar com alguém que não nos viu.
-Não é absolutamente necessário, mas é bom chamar a polícia. Como é óbvio a necessidade dependerá de caso para caso, mas pelo menos são a entidade melhor apta a ajudar-nos, a sinalizar o acidente e a coordenar o resto do tráfego.
Se não estivermos envolvidos no acidente mas nos depararmos com ele:
-Ligar imediatamente os intermitentes
-Reduzir a velocidade (mesmo que não vejamos motivo imediato para isso) mas tendo sempre atenção a se quem vem atrás está atento
- Ao passarem por um acidente com muita chapa batida, destroços na estrada, vidros, etc POR FAVOR ABRANDEM para que os envolvidos no acidente que normalmente estão fora do carro, e também as equipas de socorro, não levem com autênticos projécteis em cima porque alguém passou pelo acidente a 100 km/h na faixa do lado.
-Verificar e analisar com um olhar rápido e não muito persistente se os envolvido estão bem ou se precisam de cuidados médicos. Se parecer que precisam, encostar o carro onde seguro e contactar o 112. Se parecer que está tudo bem, seguir viagem, não parem para ver. Não vai ajudar e pode piorar.
E pronto, basicamente acho que é isto. Penso não me estar a esquecer de nada. É tudo muito básico e senso-comum, mas não é o que se vê.
Como tinha dito, se tiverem sugestões, são bem vindas.
Gostava também de explicar porque é que abro este tópico. Ao longo dos meus ainda não muitos anos de carta (11) já me deparei com vários acidentes e estive envolvido nalguns e reparei que muitas vezes, também em parte por causa de que quem passa por isso está com a mente ocupada, se fazem coisas completamente parvas e que só por sorte não correm mal. O último exemplo foi ontem à noite. Desta forma gostava de deixar algumas ideias simples e pedia-vos que contribuíssem também com outras ideias que ajudem, ou correcções às que eu disser. Todas poderão parecer óbvias, mas o que se verifica no mundo real mostra o contrário.
Assim, quando estamos envolvidos num acidente:
-Ligar logo os piscas intermitentes
-Analisar imediatamente tudo à volta porque poderá ser necessário tomar alguma acção e deixar por momentos o pensamento de estarmos lixados porque nos aconteceu e pensar nos riscos
-Quando seguro, sair dos veículos e ir colocar o triângulo mas tendo sempre em mente onde é o melhor sítio para o fazer com base no sítio onde estamos e não ao pé do carro onde as pessoas costumam colocar para que não o roubem. Lembrem-se que mesmo a lei diz que deve ser visível a 100m. Não é infrequente ver triangulos colocados num acidente, que se deu depois de uma curva, junto aos carro. Ponham-no ANTES da curva. Quando alguém ainda for na recta que antecede a curva verá o triangulo e estará de sobre-aviso em vez de só receber o aviso quando já vai na curva. Pensem sempre nos ângulos de visão dos outros.
-Não esquecer o colete reflector!
-Se o acidente for com pelo menos dois carros, ponham dois triangulos em sítios diferentes para sinalizar melhor (se forem 20 carros, não são precisos 20 triangulos )
-Se as condições climatéricas não forem as melhores sinalizem a presença do veículo deixando as luzes ligadas (se possível) até pelo menos estarem certos de que o acidente está bem sinalizado e perceptível a todos os outros.
-Sair de ao pé do carro, para sítio seguro fora da estrada. Não ficar a olhar para ele com cara triste. Sim, é muito chato, mas olhar não o vai consertar e entretanto podemos levar com alguém que não nos viu.
-Não é absolutamente necessário, mas é bom chamar a polícia. Como é óbvio a necessidade dependerá de caso para caso, mas pelo menos são a entidade melhor apta a ajudar-nos, a sinalizar o acidente e a coordenar o resto do tráfego.
Se não estivermos envolvidos no acidente mas nos depararmos com ele:
-Ligar imediatamente os intermitentes
-Reduzir a velocidade (mesmo que não vejamos motivo imediato para isso) mas tendo sempre atenção a se quem vem atrás está atento
- Ao passarem por um acidente com muita chapa batida, destroços na estrada, vidros, etc POR FAVOR ABRANDEM para que os envolvidos no acidente que normalmente estão fora do carro, e também as equipas de socorro, não levem com autênticos projécteis em cima porque alguém passou pelo acidente a 100 km/h na faixa do lado.
-Verificar e analisar com um olhar rápido e não muito persistente se os envolvido estão bem ou se precisam de cuidados médicos. Se parecer que precisam, encostar o carro onde seguro e contactar o 112. Se parecer que está tudo bem, seguir viagem, não parem para ver. Não vai ajudar e pode piorar.
E pronto, basicamente acho que é isto. Penso não me estar a esquecer de nada. É tudo muito básico e senso-comum, mas não é o que se vê.
Como tinha dito, se tiverem sugestões, são bem vindas.
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