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Sapo Adsl - Serviço cancelado + facturação após data de cancelamento

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    Sapo Adsl - Serviço cancelado + facturação após data de cancelamento

    Caros, tive Sapo Adsl de Agosto de 2005 a Novembro de 2007.

    Em Outubro de 2007, digiri-me a loja PT no Colombo e solicitei desactivação dos serviços até ao final de Novembro do mesmo ano.

    Como tal, devolveram-me uma folha com os detalhes de cancelamento do telefone (carimbada e assinada), e preenchi uma folha à mão com todos os meus dados da Adsl que seguiria por fax. Foi-me também devolvida cópia assinada e carimbada.

    Em Dezembro de 2007 a linha continuava activa, e só foi desactivada a 1/2/2008, até lá, foram emitidas 2 facturas de Dezembro e Janeiro e eu já nem morada nessa casa.

    Recebi então uma carta de uma advogada em Março de 2008 a solicitar pagamento, e após alguma troca de e-mails com a sapo informam-me que tenho que pagar 70 e tal € de duas facturas de Dezembro e Janeiro. Contrariei referindo o cancelamento solicitado, aí me respondem que o serviço só foi cancelado a 1/2/2008. Respondi contrariando novamente que cancelei tudo e é da responsabilidade da Sapo/PT, pois fiz tudo como deve ser.

    Entre Abril de 2009 e Setembro de 2010 tive Sapo Adsl Naked, agora ao mudar para Sapo Adsl de zona Sapo (12Mb), referem-me que tenho um caso em contencioso (embora ninguém me tenha negado qualquer instalação ou serviço).

    Ora, tendo decorrido 3 anos, tendo recebido esta informação, o que deverei fazer?

    Colocar o caso nas mãos da Deco, enviando os comprovativos de cancelamento, e solicitando a sua intervenção de forma a evitar futuros problemas, ou simplesmente ignorar o problema?

    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Caros, tive Sapo Adsl de Agosto de 2005 a Novembro de 2007.

    Em Outubro de 2007, digiri-me a loja PT no Colombo e solicitei desactivação dos serviços até ao final de Novembro do mesmo ano.

    Como tal, devolveram-me uma folha com os detalhes de cancelamento do telefone (carimbada e assinada), e preenchi uma folha à mão com todos os meus dados da Adsl que seguiria por fax. Foi-me também devolvida cópia assinada e carimbada.

    Em Dezembro de 2007 a linha continuava activa, e só foi desactivada a 1/2/2008, até lá, foram emitidas 2 facturas de Dezembro e Janeiro e eu já nem morada nessa casa.

    Recebi então uma carta de uma advogada em Março de 2008 a solicitar pagamento, e após alguma troca de e-mails com a sapo informam-me que tenho que pagar 70 e tal € de duas facturas de Dezembro e Janeiro. Contrariei referindo o cancelamento solicitado, aí me respondem que o serviço só foi cancelado a 1/2/2008. Respondi contrariando novamente que cancelei tudo e é da responsabilidade da Sapo/PT, pois fiz tudo como deve ser.

    Entre Abril de 2009 e Setembro de 2010 tive Sapo Adsl Naked, agora ao mudar para Sapo Adsl de zona Sapo (12Mb), referem-me que tenho um caso em contencioso (embora ninguém me tenha negado qualquer instalação ou serviço).

    Ora, tendo decorrido 3 anos, tendo recebido esta informação, o que deverei fazer?

    Colocar o caso nas mãos da Deco, enviando os comprovativos de cancelamento, e solicitando a sua intervenção de forma a evitar futuros problemas, ou simplesmente ignorar o problema?

    Obrigado!
    O mais provável é a DECO não fazer nada.

    Antes de mais acho que podes escrever uma carta registada com cópia do comprovativo do pedido de cancelamento, explicando que tiveste conhecimento de que há algo em contencioso (que presumes ter a ver com esse mesmo cancelamento) e agradeces que a situação seja esclarecida, visto teres agido correctamente.

    Caso mantenham a mesma conversa, sugiro o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Recorri a eles há pouco tempo e foram impecáveis.

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      #3
      Cancelei recentemente a assinatura da sapo ADSL, só espero que não me aconteça algo parecido

      Comentário


        #4
        MrsX, obrigado pela opinião. De facto é uma forma de ver isto esclarecido, e quem sabe, resolvido.

        Cheires, como cancelaste? Por telefone, fax, carta registada...? Eu na altura cancelei numa loja, preenchi o pedido etc, recebi em troca uma cópia dos pedidos de telefone e adsl (este último teve que ser escrito à mão por mim, mas está carimbado e assinado), e eles é que enviaram. Só desactivaram os serviços 2 meses depois do que foi pedido (e dei prai uns 40 dias de pré-aviso!!!) e resultou neste episódio.

        Cancelar, sempre, carta registada com aviso de recepção (e mesmo assim...)

        Comentário


          #5
          Existem operadores/contratos que prevêem um período para a efectivação do cancelamento. Quando cancelei a Cabovisão eram 30 dias, ou seja, facturavam mais 30 dias após a data do cancelamento (dai haver promoções dos operadores a oferecer o primeiro mês para clientes vindos da concorrência). Mas tu até deste pré-aviso....

          No teu caso parece que alguém meteu agua no processamento do cancelamento. Ainda bem que tens todos os comprovativos.
          Alias, estranho não teres recebido entretanto nenhuma injunção e mais ainda eles estarem dispostos a celebrar novos contratos, provavelmente sabem que tens razão.

          Eu seguia o conselho da MrsX e fazia previamente um telefonema para te inteirares da situação actual e sacares mais informações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            MrsX, obrigado pela opinião. De facto é uma forma de ver isto esclarecido, e quem sabe, resolvido.

            Cheires, como cancelaste? Por telefone, fax, carta registada...? Eu na altura cancelei numa loja, preenchi o pedido etc, recebi em troca uma cópia dos pedidos de telefone e adsl (este último teve que ser escrito à mão por mim, mas está carimbado e assinado), e eles é que enviaram. Só desactivaram os serviços 2 meses depois do que foi pedido (e dei prai uns 40 dias de pré-aviso!!!) e resultou neste episódio.

            Cancelar, sempre, carta registada com aviso de recepção (e mesmo assim...)
            Aqui creio que a tua grande mais valia é teres o comprovativo do pedido, datado e carimbado pela loja. Se o erro foi da loja eles que resolvam internamente.

            Há tempos mudei de casa e fiz, por telefone, alteração de titular do contrato de Gás. Dois meses depois continuava a receber a factura. Fiz reclamação através do site (caso não resultasse fazia via carta) e como as conversas são gravadas e eu indiquei o dia e a hora aproximada, anularam as facturas sem qualquer problema e assumiram o erro.

            Comentário


              #7
              Grato pela vossa ajuda. Assim que tiver nova informação partilho convosco.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                Caso mantenham a mesma conversa, sugiro o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Recorri a eles há pouco tempo e foram impecáveis.
                Esqueço-me sempre que estes existem. Dica preciosa!

                Comentário


                  #9
                  O nome "Portugal Telecom" diz tudo...
                  Recentemente cancelei o antivírus que tinha instalado através do sapo Adsl, cancelei-o no dia 4 de Agosto no dia 7 já não estava a funcionar e eles tiveram o desplante de me cobrar o mês de Agosto todo e de me dizer que era mesmo assim.
                  Após varias trocas de mails acabei por desistir de lhes pedir os 1,80€ que me cobraram indevidamente, tal era a burocracia que ia ter para reaver o dinheiro.

                  Cada vez que eles ligam para minha casa por causa de fazer publicidade chamo-os de incompetentes e pergunto-lhes se eles acham que depois das cenas que fazem merecem que um gaijo seja cliente deles.
                  Eu infelizmente não tenho outra hipótese, na minha zona é impossível a concorrencia...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                    O nome "Portugal Telecom" diz tudo...
                    Recentemente cancelei o antivírus que tinha instalado através do sapo Adsl, cancelei-o no dia 4 de Agosto no dia 7 já não estava a funcionar e eles tiveram o desplante de me cobrar o mês de Agosto todo e de me dizer que era mesmo assim.
                    Após varias trocas de mails acabei por desistir de lhes pedir os 1,80€ que me cobraram indevidamente, tal era a burocracia que ia ter para reaver o dinheiro.

                    Cada vez que eles ligam para minha casa por causa de fazer publicidade chamo-os de incompetentes e pergunto-lhes se eles acham que depois das cenas que fazem merecem que um gaijo seja cliente deles.
                    Eu infelizmente não tenho outra hipótese, na minha zona é impossível a concorrencia...
                    Dependendo do ciclo de facturação até pode ser mesmo assim.

                    Comentário


                      #11
                      Não tens Clix ou outro do género?

                      Os preços são idênticos e não voltas a dar (tanto) dinheiro a uma empresa que funciona mal e prejudica o consumidor.

                      Comentário


                        #12
                        boa sorte, eu cancelei a clix há meio ano e continuam a mandar-me contas, assim como cartas de serviços de cobrança.

                        é só rir com estes gajos.

                        Comentário


                          #13
                          Tive um caso mais ou menos parecido recentemente com a Sapo e a TMN, meti a DECO no meio e a situação resolveu-se sem problemas.

                          Não convém mesmo nada deixar a tal advogada avançar com a cobrança da dívida, porque depois ficará mais caro resolver a situação.

                          Aconselho mesmo no site da ordem dos advogados a obter o nº de telefone dela (se já não o tiveres) e contactares para expor a situação. Entretanto, se não resolver metes na DECO para mediação da situação.

                          O que falo é por experiência própria.

                          Comentário


                            #14
                            Bom quando mudei de SAPO Adsl para Clix ha uns bons anos atrás aconteceu-me o mesmo. Eles continuaram a mandar as facturas e eu sem as pagar como é obvio, nao ia pagar um serviço que já nao tinha.

                            Entretanto enviaram carta a dizer que ia entrar em processo contencioso e eu nada mais fiz que responder em carta registada, descrevendo o processo de cancelamento com copias do envio de faxes e cartas, e a dizer que ia fazer o mesmo, ou seja, colocar o caso em contencioso!!

                            Foi remédio santo passado uns dias recebi uma factura a anular todas as outras com as datas correctas, tudo direitinho ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por djm Ver Post
                              boa sorte, eu cancelei a clix há meio ano e continuam a mandar-me contas, assim como cartas de serviços de cobrança.

                              é só rir com estes gajos.
                              Como é que cancelaste?

                              Comentário


                                #16
                                Olha, junta-te ao clube de quem teve o serviço da maior empresa de incompetentes do país. uma verdadeira dor de cabeça, desde os técnicos que não sabem ligar 2 simples fios de cobre na central, até à "pita" do callcenter, que não faz a mínima ideia do que é o ADSL.
                                4 meses de cartas, faxes, telefonemas e muita arreliação, só para cancelar o serviço, já para não falar na PÉSSIMA qualidade do serviço prestado, e inflacionado em relação aos outros operadores de mercado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vais receber cartas de uma tal "Intrum Justitia" tipo a condenar-te às masmorras.

                                  Se tiveres papeis pode ser que te safes.

                                  Eu safei-me porque era de tal forma ridículo que só visto, mas tive que ir ao escritório Contencioso da PT (no Porto).

                                  Ora safei-me porque em Novembro de 2007:
                                  - Cortei telefone com certidão de óbito do titular e restantes documentos, BI, NC...
                                  - Entreguei o aparelho de telefone na loja da PT
                                  - Tudo com documentos assinados
                                  Por acaso confirmei que dias depois a linha foi cortada (fisicamente e ao telefonar para o nº já estava cortado)
                                  (A casa em causa também deixou de existir)

                                  A Vigária passa para a Intrum Justitia e tipo 2 anos depois aparece carta do arco da velha.
                                  Com telefonemas para Lisboa, aquela escumalha não entende nada.
                                  Exígi falar com uma DRA que assinou a carta a cometer o crime de chamar devedor a um falecido.
                                  Claro que se descartavam com: a PT, nossa cliente é que deu estas informações.

                                  Enviei todos os documentos digitalizados e não adiantou.
                                  Resolvi no contencioso da PT em 30 segundos depois de ser atendido no gabinete.

                                  Agora vou dizer-vos o que queriam:
                                  cerca de 50 contos, pois um telefone que foi mesmo Cortado em 26-11-2007 os animais queriam cobrar a um falecido que não tinha telefone, nem sequer o aparelho até finais de 2008.

                                  Se não tivesse tudo guardado (infelizmente) estava tramado.

                                  A táctica é esta porque sabem que a maior parte das pessoas não sabe dos papéis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Caríssimos, obrigado pela vossa ajuda.

                                    Bom, a fim de compreender de forma mais clara a situação, contactei a Sapo. Após alguma espera, verificaram que havia de facto 2 facturas por pagar, mas eram 2 facturas referentes a 2 meses após a data que solicitei o cancelamento.

                                    Moral da história - a PT em vez de cancelar a linha no final de Novembro de 2007 (tal como solicitei por escrito com quase 40 dias de antecedência), só a cancelou a 1 de Fevereiro de 2008!!!!! Aliás, ainda me ligaram pelo meio a fazer 1 oferta comercial que rejeitei claro!

                                    Então disseram que a situação já estava em contencioso e só eles poderiam analisar o caso, e deram-me um nº do contencioso da PT. Falei com um sr do contencioso (rápido atendimento nesta linha pudera!!!!) que me confirmou que havia informação de 2 facturas para pagamento (portanto ainda lá estão para pagar), expus o caso e surpresa... só a Sapo pode dar uma resposta!!!!!

                                    Tinha já visto em 2008 as duas facturas e referi isto a Sapo. Após troca de e-mails, pareceu-me estar isto fechado, pelos vistos não está. Dado o ping-pong de PT para Sapo, Sapo para contencioso, contencioso para Sapo, já percebi que o interesse em resolver isto é nulo.

                                    Como tal fiz o TPC, juntei tudo e mandei para a Deco. Provavelmente só daqui a 2 semanas a 1 mês é que há resultados.

                                    A ver vamos.

                                    Novamente, obrigado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                      Como é que cancelaste?
                                      carta registada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E é o ideal, recomendo, carta registada.

                                        Para terem uma ideia da gravidade destes tipos, eu contextualizo a história. Mudei de casa em Maio de 2009 e aderi ao Sapo 8Mb Naked (isto quer dizer que a linha era só de dados, telefone era VOIP através do router).

                                        Como notei recentemente que havia o tarifário 12Mb mais barato decidi mudar, a Sapo fez-me uma campanha comercial, porque tinham que desmantelar o serviço Naked para instalar este novo serviço, como tal, tenho uma carta que refere que estou livre dos 12 meses de permanência, mas tinha que rescindir o serviço Naked. Enviei uma carta registada a 1/10, e pelo menos a 10/10 foi-me confirmado no meio de outra conversa que já estava inactivo. Portanto é a única forma mais eficiente, carta registada, com aviso de recepção.

                                        E acrescento!

                                        Para aderir ao serviço 12Mb, telefonei para o suporte sapo, para contextualiza-los uma vez que ainda tinha o serviço Naked em vigor, então passado quase 30 minutos ao telefone lá me venderam sapo adsl + nova linha telefónica, mantendo o nº de telefone do serviço naked. Perguntei umas 3 vezes à assistente "não pago nada pois não? Equipamento, instalação, activação?", a resposta 3 vezes "só paga as facturas do tarifário, o consumo, 19,99€ por mês pelos 2 serviços".

                                        Quando aparece o técnico em casa só traz ordens para instalar uma nova linha analógica sem internet, e ainda por cima nem o nº de telefone mantém. Depois disto nem sequer me queriam disponibilizar o kit Sapo à borla, porque custava 25€ contra reembolso. Falei com supervisão (enfim...), após algum debate lá ouviram a chamada onde a sra. me confirma umas 3 vezes "não paga nada" e então comprometeram-se a entregar o kit de borla.

                                        Como não me contactavam, e como estou em casa durante mais uns meses (talvez menos de 12 meses), dá-me jeito não ter permanência (daí estar a passar por estas tretas). Ora, quem com ciganos lida, cigano tem que ser (sem ofensa a ninguém) - preenchi uma adesão on-line no site da sapo (aí é tudo à borla), telefonaram-me quase de imediato, disse que já tinha telefone, voltei a perguntar umas 2 ou 3 vezes a mesma coisa e foi-me garantido que nada vou pagar, só 19,99€ mensais por adsl e telefone, e na 6ª feira já me vão instalar a adsl!!!

                                        Não sei se o contencioso teve ou não impacto neste processo (pois só era do lado da Sapo, não do lado da PT), mas nunca ninguém me referiu nada durante a adesão, e além disso desde Maio de 2009 sou cliente e nunca ninguém me referiu nada. Por um lado ainda bem que correu assim, descobri que tinha algo em contencioso, e já pus a Deco a tratar do caso, evita-se um problema "maior".


                                        Caros, desculpem o testamento, tira-se de proveito duas coisas:


                                        - Adesão: façam exclusivamente on-line (esqueçam o telefone, pagam que se fartam e acontecem barbaridades como a mim). E quando vos ligarem para a instalação a confirmar dia e hora, perguntem qual é a ordem de instalação que têm (telefone, internet, ambos) e se têm indicações para cobrar alguma quantia (ontem ligaram-me para acrescentar a Adsl ao telefone e perguntei isso tudo, e confirma-se pagar nada e acrescentar Adsl ao telefone);


                                        - Cancelamento: façam exclusivamente via carta registada com aviso de recepção.

                                        Seguindo estes dois pontos, a não ser que tenham algum azar técnico com a linha ou com o serviço em si, têm tudo para que corra bem com a PT/Sapo.

                                        Assim que houver desenvolvimentos quer do assunto da instalação Sapo, quer do contencioso vou publicar aqui.

                                        Tenciono no final enviar uma queixa com toda a documentação para a ICP -Anacom. Secalhar não dá em nada, mas quando são muitas queixas do mesmo (e já devem existir várias) eles mexem-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          é normal a PT fazer isso

                                          quando mudei para a clix, fiz cancelamento da linha PT e andei uns 5-6 meses a receber facturação da PT, claro que não paguei nenhuma.

                                          eles devem fazer isso na esperança que alguém pague e é sempre dinheiro em caixa para eles

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                                            #22
                                            Axonteceu-me exactamente o mesmo, mas durante 14 meses.

                                            Sinceramente não percebo a tua preocupação. Se tens todos os comprovativos, deixa andar, mais dia menos dia eles desistem ou vai mesmo para tribunal e aí safas-te facilmente. O que eu fiz foi ligar 2 ou 3 vezes, quando vi que não resolviam nada deixei andar, até que se "cansaram" de me mandar cartas a ameaçar com tribunal e mais não sei o quê, já lá vão 5 anos...

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                                              #23
                                              Expertboy, também concordo com a tua opinião, mas preferi avançar assim para evitar precisamente futuras perdas de tempo. Prefiro ter razão agora. Deixo nas mãos da Deco (é para isso que lhes pago) e aguardo com serenidade pela resposta (que só pode ser uma).

                                              A ideia dos gajos é lançar a cana a ver se algum peixe morde o anzol e paga, no medo de ir para tribunal ou pagar despesas maiores. Pessoalmente preferi chatear-me e ver isto ultrapassado, mas também fazer as respectivas queixas às autoridades competentes. Se estas fazem ou não alguma coisa não sei, mas também se ninguém reclamar de certeza que nada muda

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                                                #24
                                                A PT é de facto uma vergonha, quer em termos de assistência técnica, qualidade de serviço, e fundamentalmente na resolução de problemas. De cada vez que me tentam agora "impingir" um dos seus produtos, faço logo questão de dizer que fui muito maltratado por parte da empresa.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  Expertboy, também concordo com a tua opinião, mas preferi avançar assim para evitar precisamente futuras perdas de tempo. Prefiro ter razão agora. Deixo nas mãos da Deco (é para isso que lhes pago) e aguardo com serenidade pela resposta (que só pode ser uma).

                                                  A ideia dos gajos é lançar a cana a ver se algum peixe morde o anzol e paga, no medo de ir para tribunal ou pagar despesas maiores. Pessoalmente preferi chatear-me e ver isto ultrapassado, mas também fazer as respectivas queixas às autoridades competentes. Se estas fazem ou não alguma coisa não sei, mas também se ninguém reclamar de certeza que nada muda
                                                  Claro que compreendo a tua posição e foi isso que fiz no início, até que me chatiei e como tinha a razão do meu lado, deixei andar.

                                                  O que me irrita é saber que eles fazem isto com milhares de pessoas e umas, ou porque não têm os papéis outras porque têm medo das ameaças de tribunal acabam por ceder e pagar!

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                                                    #26
                                                    Só tenho pena é dos milhares de "velhotes" que foram vergonhosamente EXPLORADOS na RIDÍCULA assinatura mensal do serviço de telefone

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                      Só tenho pena é dos milhares de "velhotes" que foram vergonhosamente EXPLORADOS na RIDÍCULA assinatura mensal do serviço de telefone
                                                      De referir que uma boa parte desses velhotes não tem outra hipótese, se querem telefone têm de ser "chulados" á força toda pela PT.
                                                      Eu, por ex:, na localidade onde estou a morar não consigo nada para alem da PT, e mesmo a PT tenho-a com "defeitos", o meu ADSL é um ex:, a linha não aguenta mais de 4Mb e nu entanto pago o mesmo que se usa-se 8Mb...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                        MrsX, obrigado pela opinião. De facto é uma forma de ver isto esclarecido, e quem sabe, resolvido.

                                                        Cheires, como cancelaste? Por telefone, fax, carta registada...? Eu na altura cancelei numa loja, preenchi o pedido etc, recebi em troca uma cópia dos pedidos de telefone e adsl (este último teve que ser escrito à mão por mim, mas está carimbado e assinado), e eles é que enviaram. Só desactivaram os serviços 2 meses depois do que foi pedido (e dei prai uns 40 dias de pré-aviso!!!) e resultou neste episódio.

                                                        Cancelar, sempre, carta registada com aviso de recepção (e mesmo assim...)

                                                        Cancelei da mesma forma que tu. Desloquei-me a uma loja PT Blustore entreguei o pedido, eles enviaram por fax, e fiquei com o comprovativo do fax enviado. Como cancelei também a assinatura do telefone, espero n ter problemas com isso, mas como é com a PT nunca se sabe. Estou à espera das ultimas facturas para acertos, e depois deixo de lhes pagar.
                                                        Ah entretanto já recebi um sms a dizer que o meu serviço ADSL iria ser cancelado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então fica descansado Cheires, recebeste a sms é porque estão a processar o teu pedido.

                                                          No meu caso tenho os papeis assinados e carimbados pela loja, não têm dados concretos do fax (data e hora). Contudo entreguei, recebo comprovativo da entrega para mim é suficiente. A partir do balcão para mim é PT

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                            Sinceramente não percebo a tua preocupação. Se tens todos os comprovativos, deixa andar, mais dia menos dia eles desistem ou vai mesmo para tribunal e aí safas-te facilmente.
                                                            Existe outro tipo de preocupação:

                                                            uns vigarístas pagos a peso de ouro, terem esquemas de tentativa cobrança de coisas que já não existem a ver se pega.

                                                            Mas acima de tudo, escreverem uma carta onde chamam DEVEDOR a tão ilustre pessoa já falecida, quando até dá para rir porque todos os pagamentos destas coisas eram desde à anos por débitos directos.
                                                            E antes dos débitos directos, eram desde os anos 70 pagos pelo banco.

                                                            Para quem não sabe o que isto era, funcionava assim:
                                                            - Antigamente vinham as contas e as pessoas tinham que ir pagar à Luz, à Água, aos Telefones (Correios CTT).
                                                            Os Correios era perto, mas a água e a luz era na baixa
                                                            Logo muita gente pagava pelo banco.
                                                            As contas iam das companhias para o banco e mais tarde o banco mandava para casa o recibo e ainda cobrava uma pequena taxa de serviço.

                                                            Ora eu não admito que chamem DEVEDOR ao meu falecido Pai.
                                                            Não fui mais longe por dois motivos:
                                                            - A minha mãe ficava agastada com essas situações;
                                                            - Ia lutar contra a PT em Portugal

                                                            Ainda assim um dia gostaria de estar cara a cara com a suposta DRA que assinou essa carta malcriada.
                                                            A primeira coisa a perguntar-lhe é como arranjou o tacho.

                                                            Comentário

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