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Oscilação do motor

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    Oscilação do motor

    Boas,

    Tenho um renault clio 1.5 dci 65 cv de 2004 e a duas semanas atras levou um embraiagem nova e mais alguns apoios. Contudo, notei que ao acelerar e desecelerar, dentro do capot algo começa a balançar, deduzindo eu que possa ser a caixa e o motor. Fui a renault reclamar, o mecanico experimentou o carro e disseram que esta tudo em ordem. Colocaram o carro elevador e mostraram os apoios e tudo parecia estar bem. A explicação que me deram é que o clio tem um motor pendular, ou seja, o motor esta assente em cima de um apoio movel que oscila com os movimentos da condução. No entanto, apesar da explicação que me deram custa me acreditar que é mesmo assim, pois a condução é desagradavel e parece que o carro tem folgas ou algo solto que precisa ser apertado.

    Peço a vossa opiniao, especialmente a quem tenha clios dci.

    Obrigado
    Editado pela última vez por dciPride; 12 October 2010, 18:23.

    #2
    Eu tive um clio dci de 65 e agora tenho um clio dci 80 com 240000km. Não noto nada daquilo que tu dizes, e até tenho um apoio de motor a precisar de ser substituído. O carro é teu desde novo? quantos quilómetros tem?

    Comentário


      #3
      Eu tenho um Clio dci 65 de 2001 com uns supostos 185 000 e também não noto nada disso.

      E eu até costumo ser muito esquisito com qualquer situação que fuja à normalidade...

      Comentário


        #4
        Vamos com calma ...

        O balançar começou após a intervenção no motor ??

        Antes não fazia isso ??

        È a primeira vez que ouço tal coisa , e pareçe-me defeito ; mas se for feitio alguem vai dizer algo concerteza.

        Vai postando ...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Eu tive um clio dci de 65 e agora tenho um clio dci 80 com 240000km. Não noto nada daquilo que tu dizes, e até tenho um apoio de motor a precisar de ser substituído. O carro é teu desde novo? quantos quilómetros tem?
          Talvez não tenha explicado bem.

          A sensação que eu tenho é que ao acelerar o motor dá um "esticão" e ao desacelerar volta a "cair". E como se ao acelerar ele fosse para cima e ao desacelerar ele volta a cair.

          Como sou meio paranoico com o carro, estou a tentar reunir o maximo de informação antes de voltar novamnte a renault chelas.

          Comprei o carro com 47 mil km e tinha sensivelmente 2 anos. Mas sisceramente não me lembro se ele fazi isso ou não, pois durante algum tempo andei com a embraigem lixada. O carro tem agora 125 mil km

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            #6
            Olá,

            Por acaso também substitui a embraiagem ao meu, e agora parece que ficou a fazer mais barulho e o motor abana mais!

            Não sei se sera impressão.... ou pelof facto da embraiagem ser nova

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dciPride Ver Post
              Talvez não tenha explicado bem.

              A sensação que eu tenho é que ao acelerar o motor dá um "esticão" e ao desacelerar volta a "cair". E como se ao acelerar ele fosse para cima e ao desacelerar ele volta a cair.
              Agora já percebi um pouco melhor. Eu se no meu, por exemplo numa fila de trânsito, acelerar e desacelerar logo de seguida noto isso mas tem de ser acelerar e desacelerar de imediato, tipo brincar com o pé no acelerador.Isso é perfeitamente normal. Agora em andamento normal não faz isso.
              Editado pela última vez por dci80; 13 October 2010, 19:14.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                Olá,

                Por acaso também substitui a embraiagem ao meu, e agora parece que ficou a fazer mais barulho e o motor abana mais!

                Não sei se sera impressão.... ou pelof facto da embraiagem ser nova
                Epah é mesmo essa sensação, Ate já fui estrabuchar com o pessoal dda renault, pois paguei um nota preta por messa mer... (831€). Como andei com o carro durante algum tempo com a embraigem lixada já nao me lembro se era assim ou não.

                Foste a oficina reclamar? O meu tambem está com um barulho diferente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Agora já percebi um pouco melhor. Eu se no meu, por exemplo numa fila de trânsito, acelerar e desacelerar logo de seguida noto isso mas tem de ser acelerar e desacelerar de imediato, tipo bribacr com o pé no acelerador.Isso é perfeitamente normal. Agora em andamento normal não faz isso.
                  Imagina a ir a 80 km tiras o pé do acelerador normalmente, não sentes o motor a mexer? O mesmo acontece ao acelerar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dciPride Ver Post
                    Imagina a ir a 80 km tiras o pé do acelerador normalmente, não sentes o motor a mexer? O mesmo acontece ao acelerar.
                    Sente-se levemente sim se se levantar o pé de repente se levantares o pé gradualmente nem sentes. mas nada que se parece com folgas. É mesmo assim. E já vou no 2º clio. E tenho um Astra a gasolina que também faz. menos mas faz.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      Sente-se levemente sim se se levantar o pé de repente se levantares o pé gradualmente nem sentes. mas nada que se parece com folgas. É mesmo assim. E já vou no 2º clio. E tenho um Astra a gasolina que também faz. menos mas faz.
                      Epah talvez seja mesmo paranoia. Mas vou falar com um mecanico conhecido a ver o que ele me diz, pois por mais que eu queira confiar nos mecanicos custa me sempre (espero não estar a ofender ninguem, mas ja tive pessimas experiencias). Obrigado pela opinião.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dciPride Ver Post
                        Epah talvez seja mesmo paranoia. Mas vou falar com um mecanico conhecido a ver o que ele me diz, pois por mais que eu queira confiar nos mecanicos custa me sempre (espero não estar a ofender ninguem, mas ja tive pessimas experiencias). Obrigado pela opinião.
                        E acho que fazes muito bem. Mas de facto o motor está "pendurado" nos apoios. Acelerando ou desacelerando de repente, o motor tem um movimento brusco, que pode ser sentido. Se tens os apoios em bom estado não há razões para preocupação.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por dciPride Ver Post
                          Epah é mesmo essa sensação, Ate já fui estrabuchar com o pessoal dda renault, pois paguei um nota preta por messa mer... (831€). Como andei com o carro durante algum tempo com a embraigem lixada já nao me lembro se era assim ou não.

                          Foste a oficina reclamar? O meu tambem está com um barulho diferente.
                          Eh pah não, por acaso andava a matutar nisso, mas como também troquei a embraiagem e fui logo de férias, acabei por estar uma semana sem o conduzir. Agora fiquei naquela não sei se é de não estar habituado ou não!

                          O teu faz mais barulho a altas rotações?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                            Eh pah não, por acaso andava a matutar nisso, mas como também troquei a embraiagem e fui logo de férias, acabei por estar uma semana sem o conduzir. Agora fiquei naquela não sei se é de não estar habituado ou não!

                            O teu faz mais barulho a altas rotações?
                            Antes da mudança da embraigem tenho vindo a notar que o barulho tem vindo a ficar mais forte em andamento. A trbalhar parado não se nota nada. Isso talvez seja da idade. Na renault disseram que o barulho ta bom.

                            No teu caso podes reclmar à oficina, para verem se esta tudo bom.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por KKC Ver Post
                              Eh pah não, por acaso andava a matutar nisso, mas como também troquei a embraiagem e fui logo de férias, acabei por estar uma semana sem o conduzir. Agora fiquei naquela não sei se é de não estar habituado ou não!

                              O teu faz mais barulho a altas rotações?
                              olá

                              Curte lá , por acaso no teu clio ao fazer o ponto de embraigem sentes alguma trepdiação (mesmo que seja pouca) ou a manete de mudanças a tremer? E o mesmo quando arrancas num plano? Eu mudei a embraigem porque o carro trpidava bue e mesmo agora com a embraigem nova tenho a sensação que ele contnua a fazer se bem que menos. Se calhar sou maçarico a fazer ponto de embragem e a arrancar o carro. será normal?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dciPride Ver Post
                                olá

                                Curte lá , por acaso no teu clio ao fazer o ponto de embraigem sentes alguma trepdiação (mesmo que seja pouca) ou a manete de mudanças a tremer? E o mesmo quando arrancas num plano? Eu mudei a embraigem porque o carro trpidava bue e mesmo agora com a embraigem nova tenho a sensação que ele contnua a fazer se bem que menos. Se calhar sou maçarico a fazer ponto de embragem e a arrancar o carro. será normal?
                                A fazer ponto de embraiagem a manete treme um pouco sim e sente-se uma trepidação ligeira. Coisas perfeitamente normais. O meu ainda tem a embraiagem de origem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  A fazer ponto de embraiagem a manete treme um pouco sim e sente-se uma trepidação ligeira. Coisas perfeitamente normais. O meu ainda tem a embraiagem de origem.
                                  Pois, é o mal de andar com o carro "avarido". Quando está realmente bom, faz nos pensar que aí sim está avariado.

                                  Obrigado pela opinião.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    Embora conduza um Nissan Almera, o motor que venho discutir é o mesmo: o 1.5 dCi da Renault. Creio que a arquitectura de apoios do dito motor também será comum, certo?

                                    O meu problema é semelhante ao que se vê neste tópico. Sinto o motor a vibrar com alguma veemência (até o tablier treme por vezes). O que acontece é que, basta ligar o ar-condicionado, e a tremideira desaparece, ou seja, basta aumentar ligeiramente as rotações do motor e ele deixa de tremer daquela maneira.

                                    Esta tremideira é mais forte quando o motor está frio, porque quando chega à temperatura normal do motor, a tremideira desaparece quase por completo.

                                    No entanto, apesar da tremideira desaparecer em certas situações, a folga continua lá. Porque quando tiro o pé do acelerador e posteriormente volto a acelerar, sinto um "esticão" no motor, ao mesmo tempo que a manete das mudanças anda para a frente e para trás. Este movimento horizontal é mais visível na 4ª e 5ª mudança.
                                    Também quando desligo o carro, sinto um abanão do motor que acho ser demasiado forte para ser considerado normal, e parece-me que o barulho vem mais do lado do pendura/zona da roda do lado direito.

                                    Há uns meses mudei o apoio do motor junto à caixa, mas a mudança não resolveu nada, para além dos 80 e tal €'s que sairam da minha carteira
                                    Entretanto falei com outro mecânico e ele disse-me que só dava para ver depois de mudar os apoios em questão. A questão é que cada apoio daqueles, pelo menos na Nissan, ronda os 150/160€. E estar a mudar um, ou os dois e depois não ser daí, enfim, é mais uma resolução na carteira sem resolução equivalente no carro lol

                                    Qual é a vossa opinião sobre estes sintomas que aqui apresento?

                                    Obrigado
                                    Miguel Silva

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tive um 1.9D no Clio I e fazia isso que descrevem: ao olhar para o motor, se o acelerasse, ele subia e se largasse a "patilha" para o acelerar o motor descia (de capot aberto). Da mesma forma que ao fazer pontos de embraiagem a manete abana e o levantar ligeiro do pé direito faz/fazia sentir um coice no interior acompanhado do abanar da manete, mas julgo eu que seja dos truques que por lá havia, pois tinha uma caixa de um Clio 1.2 de rapport curto, tendo ficado com uma força bruta, chegando a arrancar em 4ª em plano.

                                      No meu actual carro isso também se sente mas muito menos, só notando mesmo quando levanto o pé de repente e ele vai acima das 3000rpm

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