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Ligar o carro

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    Ligar o carro

    Ando com uns problemazitos no meu carro que passo a explicar:

    - de vez em quando (3 vezes nas ultimas 3 semanas) o meu 1.3 mjet 90 tem sentido dificuldades em ligar, dando várias voltas ao motor de arranque e até embrulhando um bocado com gasoleo.

    A minha prática comum até por o carro a trabalhar passa por:

    - abrir a porta (comando eléctrico)
    - Nenhuma luz acende quando abro as portas, está tudo off
    - confirmar que não está nada ligado ao isqueiro, nem luzes, nem nada
    - rodo a chave
    - espero que a resistencia apague e o radio ligue
    - ponho o sinto
    - ponto morto e pé na embraiagem
    - rodar a chave (desde que rodo a chave para a posição 1 até que tento ligar o carro são capazes de passar mais de 10 segundos)

    Disseram-me que devo dar a chave imediatamente após a resistência apagar.

    Acham que faço alguma coisa mal??

    (na altura em que me disseram isto eu referi que esperava 30 segundos...mas agora a olhar para o relogio são +/- 10, LOL)

    #2
    Eu notei que o 1.3 custava a pegar a frio, isto é quando a temperatura exterior está baixa.

    Na opel, pelo que se lê, tem a ver com o alternador...

    Curiosamente, com gasoleo xpto, mais caro, esta situação era muito menos notada

    Não cheguei a saber o que era

    Pelo que descreves, não vejo nada de anormal nos teus passos.


    Cump.

    Comentário


      #3
      Uma vez mais:
      Entras no carro fazes o que tens a fazer, quando for para arrancar, dás à chave, aparece o simbolo da resistencia assim que ele desligar, ligas o carro e segues a vidinha, se ligares antes disso custa um pouco, depois tambem, sobretudo depois de uma noite ou tempo frio.

      Outra coisa quando abres a porta o CB não liga? a luz?
      Editado pela última vez por JoelM; 15 October 2010, 11:13.

      Comentário


        #4
        Escreve-se Cinto e não Sinto.

        Comentário


          #5
          Tanto quanto sei, nos motores diesel há umas resistências que aquecem o ar dentro dos cilindros, quando este está muito frio, para que se possa dar a combustão.
          Se o motor está frio e as resistencias que aquecem o ar desligam, quanto mais tempo se esperar até por o motor a trabalhar mais frio estará esse ar.
          Portanto o motor deve ser posto a trabalhar imediatamente assim que as resistências desligam.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Uma vez mais:
            Entras no carro fazes o que tens a fazer, quando for para arrancar, dás à chave, aparece o simbolo da resistencia assim que ele desligar, ligas o carro e segues a vidinha, se ligares antes disso custa um pouco, depois tambem, sobretudo depois de uma noite ou tempo frio.

            Outra coisa quando abres a porta o CB não liga? a luz?
            a luz do cb liga claro :P as dos plafoniers é que nao xD

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lufra Ver Post
              Tanto quanto sei, nos motores diesel há umas resistências que aquecem o ar dentro dos cilindros, quando este está muito frio, para que se possa dar a combustão.
              Se o motor está frio e as resistencias que aquecem o ar desligam, quanto mais tempo se esperar até por o motor a trabalhar mais frio estará esse ar.
              Portanto o motor deve ser posto a trabalhar imediatamente assim que as resistências desligam.
              Começarei a seguir esta indicação.

              Alguem re-re-confirma que é melhor ligar logo mal apaguem as luzes?

              Comentário


                #8
                Sim, é suposto que dês à chave assim que a luz da resistência apague! É para isso que ela serve - para te dar a indicação "ok, está tudo bem, podes ligar o motor".

                Comentário


                  #9
                  Epá, quando li pareceu-me que dizias "não passa dos 10s", afinal é o contrário...

                  Assim sendo, já podes ter o motivo de custar a pegar


                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                    Começarei a seguir esta indicação.

                    Alguem re-re-confirma que é melhor ligar logo mal apaguem as luzes?
                    Faz isso rapaz, a malta "toda" dos GP já te disse isso.

                    Tambem tenho os meus plafoniers desligados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                      Começarei a seguir esta indicação.

                      Alguem re-re-confirma que é melhor ligar logo mal apaguem as luzes?

                      Depois diz-nos qualquer coisa.
                      Espero ter ajudado.

                      Comentário


                        #12
                        Não te consigo ajudar porque acho que ligo o meu diesel como tu, não espero é esses tais dez segundos, assim que a luz amarela apaga dou á chave. Os km/idade do carro não justificam mudar velas ou assim?

                        Comentário


                          #13
                          Já tive isso na versão de 70cv e era a bomba common rail. Verifica se junto à bomba, que fica no lado esquerdo do motor, tens um corrimento de gasóleo.

                          Penso que foram 200 e poucos euros para recondicionar já com mão de obra incluída. Ficou impecável!

                          Sim, podes e deves ligar mal se apaga a luz da resistência.

                          PS: este tópico devia estar nas Boxes?
                          Editado pela última vez por ciber007; 15 October 2010, 15:24.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                            Depois diz-nos qualquer coisa.
                            Espero ter ajudado.
                            Direi

                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            Não te consigo ajudar porque acho que ligo o meu diesel como tu, não espero é esses tais dez segundos, assim que a luz amarela apaga dou á chave. Os km/idade do carro não justificam mudar velas ou assim?
                            é de 11/2007 e tem 40 000 kilometros :P acho que nao justifica

                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            Já tive isso na versão de 70cv e era a bomba common rail. Verifica se junto à bomba, que fica no lado esquerdo do motor, tens um corrimento de gasóleo.

                            Penso que foram 200 e poucos euros para recondicionar já com mão de obra incluída. Ficou impecável!

                            Sim, podes e deves ligar mal se apaga a luz da resistência.

                            PS: este tópico devia estar nas Boxes?
                            Vou olhar para isso.


                            Obrigado a todos, darei feedback sobre a nova técnica de ligar :P.

                            cumps

                            Sotor

                            Comentário


                              #15
                              Não consigo entender o motivo de todas essas esperas, luzes e intervalos de tempo no processo de ligar o motor.

                              Pensem nos carros diesel com botão Start/Stop. Como é que o processo se desenrola? Entra-se no carro, carrega-se no botão Start e em ~2 segundos o carro destranca a direcção, liga as resistências, apaga-as e o motor já está a trabalhar (e muitas vezes com o auto-rádio ligado que nem se desliga durante este processo em muitos modelos).
                              Passa-se tudo num piscar de olhos...

                              Se o carro demora a pegar é porque a bateria, o motor de arranque, o motor ou qualquer outra coisa qualquer não está a 100% e nesse caso, oficina com ele

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                Não consigo entender o motivo de todas essas esperas, luzes e intervalos de tempo no processo de ligar o motor.

                                Pensem nos carros diesel com botão Start/Stop. Como é que o processo se desenrola? Entra-se no carro, carrega-se no botão Start e em ~2 segundos o carro destranca a direcção, liga as resistências, apaga-as e o motor já está a trabalhar (e muitas vezes com o auto-rádio ligado que nem se desliga durante este processo em muitos modelos).
                                Passa-se tudo num piscar de olhos...

                                Se o carro demora a pegar é porque a bateria, o motor de arranque, o motor ou qualquer outra coisa qualquer não está a 100% e nesse caso, oficina com ele

                                Nem toda a gente anda de
                                a diesel !

                                Ah, já agora qual é o funcionamento do start/stop quando se chega de manhã ao carro e se põe a trabalhar pela primeira vez?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                  Ah, já agora qual é o funcionamento do start/stop quando se chega de manhã ao carro e se põe a trabalhar pela primeira vez?

                                  BMW 318D de 2004 com Start/Stop liga sempre igual, seja de verão, seja de inverno, mesmo com 3ºC: destranca-se as portas (ou somente a porta, depende de quantos são), abre-se a porta, entra-se, fecha-se a porta, chave na ignição (ao colocar liga-se automaticamente o rádio e penso que os faróis se o carro entender que está escuro, mas isso quanto aos faróis não tenho a certeza), pé na embraiagem a fundo e dedinho no botão e lá se acorda o bicho (entre o carregar no botão e o carro ligar vai algo entre 1 e 2 segundos, não passando nunca dai). Penso que (também não me recordo ao certo) durante o arranque do motor o rádio não se desliga. (e não é um Aston Martin Diesel )
                                  Processo no geral leva menos tempo que algum de vós demore a ler o que escrevi

                                  Comentário


                                    #18
                                    AMGfan, vem ler isto que depois eu explico-te porquÊ.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                                      BMW 318D de 2004 com Start/Stop liga sempre igual, seja de verão, seja de inverno, mesmo com 3ºC: destranca-se as portas (ou somente a porta, depende de quantos são), abre-se a porta, entra-se, fecha-se a porta, chave na ignição (ao colocar liga-se automaticamente o rádio e penso que os faróis se o carro entender que está escuro, mas isso quanto aos faróis não tenho a certeza), pé na embraiagem a fundo e dedinho no botão e lá se acorda o bicho (entre o carregar no botão e o carro ligar vai algo entre 1 e 2 segundos, não passando nunca dai). Penso que (também não me recordo ao certo) durante o arranque do motor o rádio não se desliga. (e não é um Aston Martin Diesel )
                                      Processo no geral leva menos tempo que algum de vós demore a ler o que escrevi
                                      Essa é parte do start, como em qualquer carro diesel moderno com ou sem start/stop. E o STOP?

                                      Já agora nos que conheço, os farois só acendem, depois do motor estar a trabalhar e apagar a luz da centralina (isto numa expli20ção simplista)

                                      Mas nos carros modernos ou antigos que ao ligar a ignição acendam a luz da resistencia, deve-se esparar que esta apague e depois dar o start (confirmar no manual do proprietário) Nos sistemas automáticos (maioria dos carros com START/STOP), se necessário o sistema fará o compasso de espera adquado.
                                      Editado pela última vez por lufra; 18 October 2010, 11:58.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                        Essa é parte do start, como em qualquer carro diesel moderno com ou sem start/stop. E o STOP?

                                        Já agora nos que conheço, os farois só acendem, depois do motor estar a trabalhar e apagar a luz da centralina (isto numa expli20ção simplista)

                                        Mas nos carros modernos ou antigos que ao ligar a ignição acendam a luz da resistencia, deve-se esparar que esta apague e depois dar o start (confirmar no manual do proprietário) Nos sistemas automáticos (maioria dos carros com START/STOP), se necessário o sistema fará o compasso de espera adquado.
                                        .
                                        A minha resposta era para a pergunta:"[i]Ah, já agora qual é o funcionamento do start/stop quando se chega de manhã ao carro e se põe a trabalhar pela primeira vez?[/]"
                                        Que eu saiba para se por o carro a trabalhar só se usa "a parte do Start"(apesar de ser o mesmo botão). Penso que querias saber mais ou menos os tempos que demora a ligar, lendo no seguimento do tópico (engano-me?)

                                        Quanto ao Stop convem fazeres tudo como num carro "normal" (sem o botão Start/Stop), ou seja, quando devidamente estacionado, travado (travão de mão ou estacionamento) carregar a fundo na embraiagem independentemente de ter o carro engatado ou não e colocar o dedo no dito botão e voilá, cala-se o diesel com o modo de faróis automáticos activado basta so tirar a chave que ele desliga tudo e é só ir à nossa vidinha. Não esquecendo de trancar o carro

                                        Em relação aos faróis és capaz de ter razão, eu é que já algum tempo que não ando no carro e não me recordo ao certo.

                                        Ao contrário de um amigo meu e do irmão dele que têm a mania de chegar e girar logo a chave até ligar o motor (à custa deste processo o irmão já partiu dois canhões de ignição em dois carros, por acaso ambos Pug 106) e arrancar sem deixar aquecer minimamente o carro, eu tenho sempre esse cuidado, de dar um certo tempo antes de ligar, após rodar a chave e ligarem as luzes, também tendo em conta que não tenho nada "acessório" ligado. E quando o carro está parado algum tempo deixo aquecer um pouco.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                          AMGfan, vem ler isto que depois eu explico-te porquÊ.

                                          Estou curioso

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Barbas18 Ver Post
                                            A minha resposta era para a pergunta:"[i]Ah, já agora qual é o funcionamento do start/stop quando se chega de manhã ao carro e se põe a trabalhar pela primeira vez?[/]"
                                            Que eu saiba para se por o carro a trabalhar só se usa "a parte do Start"(apesar de ser o mesmo botão). Penso que querias saber mais ou menos os tempos que demora a ligar, lendo no seguimento do tópico (engano-me?)

                                            Quanto ao Stop convem fazeres tudo como num carro "normal" (sem o botão Start/Stop), ou seja, quando devidamente estacionado, travado (travão de mão ou estacionamento) carregar a fundo na embraiagem independentemente de ter o carro engatado ou não e colocar o dedo no dito botão e voilá, cala-se o diesel com o modo de faróis automáticos activado basta so tirar a chave que ele desliga tudo e é só ir à nossa vidinha. Não esquecendo de trancar o carro

                                            Em relação aos faróis és capaz de ter razão, eu é que já algum tempo que não ando no carro e não me recordo ao certo.

                                            Ao contrário de um amigo meu e do irmão dele que têm a mania de chegar e girar logo a chave até ligar o motor (à custa deste processo o irmão já partiu dois canhões de ignição em dois carros, por acaso ambos Pug 106) e arrancar sem deixar aquecer minimamente o carro, eu tenho sempre esse cuidado, de dar um certo tempo antes de ligar, após rodar a chave e ligarem as luzes, também tendo em conta que não tenho nada "acessório" ligado. E quando o carro está parado algum tempo deixo aquecer um pouco.

                                            Só estava a perguntar o que o sistema star/stop tinha a ver com o por o carro a trabalhar!

                                            Porque o funcionamento depois do motor já estar quente, assim como o stop, não tem nada a ver com o que se estava a tratar neste tópico

                                            Relembro que o tópico é sobre a dificuldade em por a trabalhar um carro com motor diesel em dias mais frios.
                                            Editado pela última vez por lufra; 18 October 2010, 21:48.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                              Só estava a perguntar o que o sistema star/stop tinha a ver com o por o carro a trabalhar!

                                              Relembro que o tópico é sobre a dificuldade em por a trabalhar um carro com motor diesel em dias mais frios.
                                              O sistema Start/Stop é o que trata da ignição e de dar inicio ao arranque do motor, nos carros que possuem este sistema, portanto é lógico que tenha a ver com o "por o carro a trabalhar!" não?

                                              Penso que já te tinha respondido a essa "dificuldade" relacionada com o start/stop em motores diesel de encontro à tua pergunta sobre o funcionamente desse sistema:
                                              Ah, já agora qual é o funcionamento do start/stop quando se chega de manhã ao carro e se põe a trabalhar pela primeira vez?
                                              com
                                              BMW 318D de 2004 com Start/Stop liga sempre igual, seja de verão, seja de inverno, mesmo com 3ºC

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