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Veículo diesel a chegar aos 200.000 Km. Cuidados a ter?

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    Veículo diesel a chegar aos 200.000 Km. Cuidados a ter?

    Oi... tenho que pedir uma opinião ppl do fórum...

    Tenho um Ibiza 1.9 Diesel SDI de 2001 com 186.000 KM.

    Nas minhas mãos as manutenções rotineiras (mudança de óleos e respectivos e variados filtros são substituidos respeitando os prazos), ainda recentemente (aos 181.000) substitui o Kit de Distribuição. (obviamente não na SEAT).

    Na minha profissão por norma faço muitos Km´s por dia, agora que o carro se aproxima dos 200.000 Km gostaria de saber se algo especifico a nível da manutenção que me deva concentrar?

    Alguém opina?
    Alguém tem um Seat ou semelhante a rondar os mesmos Km´s?

    #2
    É fazer o mesmo tipo de manutenção que até agora. A manutenção da praxe é para manter e o resto é ir verificando o seu funcionamento.

    Comentário


      #3
      Como o Pauliteiro referiu, é continuar a fazer a manutenção normal e mudar o que se vai desgastando.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Como o Pauliteiro referiu, é continuar a fazer a manutenção normal e mudar o que se vai desgastando.

        Então não há pontos fucrais a ter em conta aos 200.000Km? (parece-me bem...muito obrigado )

        Basicamente ir fazendo a manutenção normal né? (óleo, filtros, calços...enfim o material de desgaste).

        Obrigado...fiquei mais tranquilo.

        Toda a gente diz que este motor dá muitos KM´s sem stresses (só quero garantir que continua tudo a rolar sem problemas).

        Eu sou daqueles que gosta de substituir quando se deve ( de preferência KM´s antes).

        Comentário


          #5
          Já trocaste valvulina da caixa?

          Comentário


            #6
            Manda limpar os injectores numa casa da especialidade

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
              Manda limpar os injectores numa casa da especialidade

              Valvulina já mudei devido a uma fuga na tampa lateral à um ano atrás...

              Mandar limpar os injectores não fica caro???

              Olhem e com que frequência se muda o óleo dos travões??

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                Valvulina já mudei devido a uma fuga na tampa lateral à um ano atrás...

                Mandar limpar os injectores não fica caro???

                Olhem e com que frequência se muda o óleo dos travões??
                Como já te disseram, é continuar a fazer a manutenção que vens fazendo até te fartares, porque esse motor é um portento de fiabilidade.

                Limpar injectores? Sinceramente, não me parece que devas gastar dinheiro à toa, sem que no entanto o carro mostre sinais dessa necessidade, como má combustão ou consumos mais elevados, ou falta de potência.

                Quanto ao óleo dos travões, esse sim pode e deve ser mudado em períodos de entre 2 a 4 anos, para não esticar demais. É coisa que não fica cara e é vital para evitar sustos com os travões.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                  Oi... tenho que pedir uma opinião ppl do fórum...

                  Tenho um Ibiza 1.9 Diesel SDI de 2001 com 186.000 KM.

                  Nas minhas mãos as manutenções rotineiras (mudança de óleos e respectivos e variados filtros são substituidos respeitando os prazos), ainda recentemente (aos 181.000) substitui o Kit de Distribuição. (obviamente não na SEAT).

                  Na minha profissão por norma faço muitos Km´s por dia, agora que o carro se aproxima dos 200.000 Km gostaria de saber se algo especifico a nível da manutenção que me deva concentrar?

                  Alguém opina?
                  Alguém tem um Seat ou semelhante a rondar os mesmos Km´s?


                  Dás-lhe bom andamento ... Então trata-o bem , não mexas em injecção se não for preciso , oleo de travões como já disseram 2 ou 3 anos , de preferencia depois do tempo frio (primavera) ...

                  Tenho uma vito 110cdi de 2000 com 400 Mil nas patas ...
                  O segredo para a longevidade não está só na fiabilidade dos veiculos , está sobretudo na maneira como os utilizamos e cuidamos .

                  São feitos para andar ... mas sempre bem tratados . Desgaste vai tendo com o andamento , é certo ...

                  Novos não dão gozo ... qualquer problema estamos a reivindicar garantia .

                  Um bem aja

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                    Dás-lhe bom andamento ... Então trata-o bem , não mexas em injecção se não for preciso , oleo de travões como já disseram 2 ou 3 anos , de preferencia depois do tempo frio (primavera) ...

                    Tenho uma vito 110cdi de 2000 com 400 Mil nas patas ...
                    O segredo para a longevidade não está só na fiabilidade dos veiculos , está sobretudo na maneira como os utilizamos e cuidamos .

                    São feitos para andar ... mas sempre bem tratados . Desgaste vai tendo com o andamento , é certo ...

                    Novos não dão gozo ... qualquer problema estamos a reivindicar garantia .

                    Um bem aja

                    Bem 400.000Km é um número impressionante.

                    Acho que realmente todos os que responderam demonstram muita claridade no que dizem. Sim tento tratar o melhor possível o carro, não fazendo arranques brutos à frio e mantendo a manuntenção à risca sempre que possível.

                    O que acontece é que ninguém nas garagens (no caso de não ir a marca) diz nada. Somos nós os donos dos automóveis que temos que acertar no que fazer.


                    Uma pergunta:

                    Fui fazer a rotatividade dos pneus e devido alinhamento e encontraram uma fuga no fole da direcção (não sei se é assim se diz).
                    Aparentemente parece somente uma fuga na borracha. É algo caro ou sinal de algo problemático???

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                      Bem 400.000Km é um número impressionante.

                      Acho que realmente todos os que responderam demonstram muita claridade no que dizem. Sim tento tratar o melhor possível o carro, não fazendo arranques brutos à frio e mantendo a manuntenção à risca sempre que possível.

                      O que acontece é que ninguém nas garagens (no caso de não ir a marca) diz nada. Somos nós os donos dos automóveis que temos que acertar no que fazer.


                      Uma pergunta:

                      Fui fazer a rotatividade dos pneus e devido alinhamento e encontraram uma fuga no fole da direcção (não sei se é assim se diz).
                      Aparentemente parece somente uma fuga na borracha. É algo caro ou sinal de algo problemático???
                      Um fole não fica caro, portanto convém trocares o mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Um fole não fica caro, portanto convém trocares o mesmo.

                        Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          É isso mesmo ... Troca o fole .

                          Os foles são as protecções de rotulas que estão lubrificadas com massa , ao romperem perdem a massa e com rotação continua sem lubrificação aquece a rotula e origina a gripagem da mesma ...

                          Periodicamente quando lava o veiculo ter o cuidado de inspeccionar as cavas das rodas da frente para detectar se existe algum vestigio de massa agarrada ...

                          Fole barato ... ponteira de transmissão cara ...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                            É isso mesmo ... Troca o fole .

                            Os foles são as protecções de rotulas que estão lubrificadas com massa , ao romperem perdem a massa e com rotação continua sem lubrificação aquece a rotula e origina a gripagem da mesma ...

                            Periodicamente quando lava o veiculo ter o cuidado de inspeccionar as cavas das rodas da frente para detectar se existe algum vestigio de massa agarrada ...

                            Fole barato ... ponteira de transmissão cara ...

                            Vou ver se trato disso o mais depressa possível.

                            Não é um procedimento moroso pois não?

                            Comentário


                              #15
                              Ok

                              Normalmente não chega a 1 hora .

                              Comentário


                                #16
                                Bosch Car Servive: 25 euros (problema resolvido)

                                Entretanto já tenho novo tópico para nova situação (bateria)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                  É isso mesmo ... Troca o fole .

                                  Os foles são as protecções de rotulas que estão lubrificadas com massa , ao romperem perdem a massa e com rotação continua sem lubrificação aquece a rotula e origina a gripagem da mesma ...

                                  Periodicamente quando lava o veiculo ter o cuidado de inspeccionar as cavas das rodas da frente para detectar se existe algum vestigio de massa agarrada ...

                                  Fole barato ... ponteira de transmissão cara ...
                                  Estás a confundir o fole da direcção com o fole da junta homocinética, vulgo cardan. Este é que roda o da direcção não roda.

                                  Mas convém mudar na mesma....não é tão urgente quanto o da transmissão, mas está lá para proteger também.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                    Estás a confundir o fole da direcção com o fole da junta homocinética, vulgo cardan. Este é que roda o da direcção não roda.

                                    Mas convém mudar na mesma....não é tão urgente quanto o da transmissão, mas está lá para proteger também.

                                    Por acaso tenho uma duvida em relação a esse item ( cardan)...

                                    Aparentemente detectaram uma folga no mesmo. (cardan).

                                    Disse-me para deixar andar e quando a roda (direcção) fizesse barulho ao virar...substituir prontamente.

                                    Que acham?

                                    Caro substituir o cardan após esta brincadeira da junta?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas afinal , qual foi o fole substituido ? da ponteira de direcção ou da transmissão ? agora fiquei sem saber ...

                                      Se detectaram folga num cardan é normal devido ao desgaste ...
                                      Não sei se a dita folga será problema numa IPO ... depende tambem da folga , pois se formos ver bem é dificil não ter pequena folga após 186.000 Km.

                                      O melhor seria pedir preços antecipadamente para mais tarde saber com o que conta ...

                                      Não desmoralize ... Tem de se mentalizar que para manter um veiculo a rodar nas mais perfeitas condições após determinada quilometragem , requer cuidados extras e outros mimos ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                        Mas afinal , qual foi o fole substituido ? da ponteira de direcção ou da transmissão ? agora fiquei sem saber ...

                                        Se detectaram folga num cardan é normal devido ao desgaste ...
                                        Não sei se a dita folga será problema numa IPO ... depende tambem da folga , pois se formos ver bem é dificil não ter pequena folga após 186.000 Km.

                                        O melhor seria pedir preços antecipadamente para mais tarde saber com o que conta ...

                                        Não desmoralize ... Tem de se mentalizar que para manter um veiculo a rodar nas mais perfeitas condições após determinada quilometragem , requer cuidados extras e outros mimos ...

                                        Boa pergunta...não sei responder.

                                        O fole (peça plástica esta mesmo atrás disco de travão)...ajuda?

                                        Foi o do lado da direcção.

                                        O mecanico detectou uma folga no cardan e disse que de momento não seria de mudar até a direcção fazer ruído ao girar.

                                        Consegui ajudar a me ajudarem???


                                        Alguém já alterou essa dita peça (cardan)???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                                          Boa pergunta...não sei responder.

                                          O fole (peça plástica esta mesmo atrás disco de travão)...ajuda?

                                          Foi o do lado da direcção.

                                          O mecanico detectou uma folga no cardan e disse que de momento não seria de mudar até a direcção fazer ruído ao girar.

                                          Consegui ajudar a me ajudarem???


                                          Alguém já alterou essa dita peça (cardan)???
                                          Boas.
                                          Se o fole foi mudado, como indicas, antes de gripar o cardan (junta homocinética), então não tens com que te preocupar. Só deves mudar o cardan se um dia vier a fazer barulho ao andares com as rodas totalmente viradas.

                                          De qualquer forma, só para teres uma ideia, mudei no passat e ficou por 75€ mais mão de obra.

                                          No ibiza fica mais em conta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ai ai... a crise dos 200 mil

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto à folga num ( cardan ) . Estou de acordo com o colega ( DonJuan1 )

                                              Apenas acrescento a possibilidade da dita folga ser detectada numa IPO e colocarem entraves à aprovação , claro que é apenas uma possibilidade .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                Boas.
                                                Se o fole foi mudado, como indicas, antes de gripar o cardan (junta homocinética), então não tens com que te preocupar. Só deves mudar o cardan se um dia vier a fazer barulho ao andares com as rodas totalmente viradas.

                                                De qualquer forma, só para teres uma ideia, mudei no passat e ficou por 75€ mais mão de obra.

                                                No ibiza fica mais em conta.

                                                Gracias Don Juan 1!!

                                                As tuas palavras vão de encontro as do mecânico.

                                                Sim se não é preocupante e não coloca em risco a integridade do carro (tudo bem).

                                                Muito Obrigado!!


                                                E sim como disse um colega...eu já tou no modo crise 200.000 Km....

                                                Estou é a tentar precaver algumas coisas antes...mas nem tudo é possível!!

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                                                  #25
                                                  Trocar a bomba de água, termostato e o respectivo liquido refrigerante, isto caso não tenham sido trocados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu também tenho um carro do grupo VAG e todos os 100 mil Km troco-lhe tudo o que seja fluidos: líquido de refrigeração, óleo de motor, óleo de travões, valvulina da caixa de vels. Vai com 255 mil Km e está para as curvas.
                                                    Se o teu carro tivesse turbo aconselharia a fazeres um pé-de-meia para o substituíres, mas como é atmosférico é menos uma coisa para te ralar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      se dizes que fazes muitos kms imagina eu

                                                      tens 1 carro com 9 anos e 200mil
                                                      eu tenho com 5 anos e 244mil

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                                        Trocar a bomba de água, termostato e o respectivo liquido refrigerante, isto caso não tenham sido trocados.

                                                        Tudo devidamente mudado aos 180.000 Km excepto o termostato...não sabia?

                                                        Isso é uma peça de frequente manutenção, é cara?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                                                          Eu também tenho um carro do grupo VAG e todos os 100 mil Km troco-lhe tudo o que seja fluidos: líquido de refrigeração, óleo de motor, óleo de travões, valvulina da caixa de vels. Vai com 255 mil Km e está para as curvas.
                                                          Se o teu carro tivesse turbo aconselharia a fazeres um pé-de-meia para o substituíres, mas como é atmosférico é menos uma coisa para te ralar
                                                          Falta-me o óleo dos travões (que aparentemente é de 40.000 em 40.000 né?)

                                                          Bem finalmente uma vantagem de não ter turbo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                            se dizes que fazes muitos kms imagina eu

                                                            tens 1 carro com 9 anos e 200mil
                                                            eu tenho com 5 anos e 244mil

                                                            Bem andas a comer KMs heim?

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