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Problema de Relantim em Fiesta

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    Problema de Relantim em Fiesta

    Pessoal ando com um problema.. Grande vá. O relantim anda demasiado instável. Principalmente quando o ligo a 1ª vez, o relantim cai para as 700/800, acelera-se para as 1500, volta às 700, e por aí fora. Intervalos de tempo que vão ficando cada vez mais curtos à medida que o carro vai aquecendo... Até que deixa de fazer! Alguém sabe o que será?

    Este é de 93 e regula automaticamente a aceleração a frio e a quente, ou seja, não fecho o ar manualmente.

    Obrigado!

    #2
    Acho que não estou errado ao dizer que esse Fiesta já é injecção.

    Sendo assim, desliga o os cabos da bateria, para aí durante uns 30minutos, para que seja feito reset aos dados.

    Caso o problema se mantenha, poderá ser eventualmente a SONDA LAMBDA que pifou.

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      #3
      Isso deve ser o 1.1! Era bom que quem quer ajuda diga o modelo o ano e o motor...

      Receita MK3
      Afinar válvulas
      Limpar ventilação do carter

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        #4
        É um 1.3 de 93. É a carburador.. Mas no livrete vem 1.3i. Segundo já me disseram é injecção monoponto, mas carburador e injecção não me entra na cabeça xD

        De qualquer forma, o motor não me aparenta ter as válvulas a bater (até porque foi afinado há uns 2 meses)..

        A limpeza do carter é que já não é coisa para mim..
        Hoje não dei por isso, mas também não estive parado enquanto ele aquecia (só me acontece a frio). Ontem dei por isso porque tinha os vidros embaciados e tinha-o a aquecer enquanto não conseguir ver nada para andar em segurança

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          É um 1.3 de 93. É a carburador.. Mas no livrete vem 1.3i. Segundo já me disseram é injecção monoponto, mas carburador e injecção não me entra na cabeça xD

          De qualquer forma, o motor não me aparenta ter as válvulas a bater (até porque foi afinado há uns 2 meses)..

          A limpeza do carter é que já não é coisa para mim..
          Hoje não dei por isso, mas também não estive parado enquanto ele aquecia (só me acontece a frio). Ontem dei por isso porque tinha os vidros embaciados e tinha-o a aquecer enquanto não conseguir ver nada para andar em segurança
          não é limpeza do cárter, é da ventilação... sim é um carburador, mas com uma gestão electrónica rudimentar, e o bloco é o mesmo do 1.1 so que alargado...

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            #6
            Mas afinal é de injecção monoponto ou de carburador?

            Comentário


              #7
              Pois, sinceramente não sei. Ele tem lá um carburador (o corpo é evidente) mas depois o livrete diz 1.3i e já várias pessoas me disseram "carburador com injecção monoponto", mas para mim carburador e injecção são coisas diferentes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Pois, sinceramente não sei. Ele tem lá um carburador (o corpo é evidente) mas depois o livrete diz 1.3i e já várias pessoas me disseram "carburador com injecção monoponto", mas para mim carburador e injecção são coisas diferentes.

                Então o carro é de injecção.

                É certo que um carro de injecção monoponto acaba por ser pouco mais do que a aplicação de um injector num sistema a carburador.

                No entanto, uma coisa é um carburador "tout cour" e outra é, a existência do injector monoponto.

                Portanto, teno o carro um injector, já tem um sensor para proceder à gestão para a injecção de gasolina.

                Sendo assim (e visto que não perdes nada, a não ser ter de sintonizar novamente o rádio e acertar o relógio), desliga o cabo da bateria, para que seja feito um reset.
                Editado pela última vez por nto; 16 October 2010, 01:25.

                Comentário


                  #9
                  Isso significa que o carro já tem uma centralina? É de 93, daí que a gestão a esse nível deve ser arcaica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Isso significa que o carro já tem uma centralina? É de 93, daí que a gestão a esse nível deve ser arcaica.
                    Sim, terá uma centralina.

                    E tendo também catalisador, tem SONDA LAMBDA e caso esta tenha avariado, estará a dar informações erradas.
                    Editado pela última vez por nto; 16 October 2010, 11:26.

                    Comentário


                      #11
                      Estive a falar com o mecânico e ele diz que acha provável ser o sensor de temperatura, que falhando leva o carro a acelerar para aquecer, mas depois também o leva a baixar demasiado o relantim por estar a dar informações erradas.

                      Será provável?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Estive a falar com o mecânico e ele diz que acha provável ser o sensor de temperatura, que falhando leva o carro a acelerar para aquecer, mas depois também o leva a baixar demasiado o relantim por estar a dar informações erradas.

                        Será provável?
                        Nada como ligar o carro à maquina (sim, para regular a injecção o carro terá de ser ligado a uma máquina), para ajustar a centralina aos parametros.

                        Depois disso e caso o problema não esteja na centralina, é que seria de ver as outras coisas.

                        Mas podes sempre mudar o sensor a ver se resolve, não é assim tão caro.

                        Mas como disse, problema até poderá estar na SONDA LAMBDA, visto que é mais antiga e havendo informações erradas e para a aqucer, poderá fazer com que suba o regime.

                        Sonda lambda - Wikipédia, a enciclopédia livre

                        Comentário


                          #13
                          Este aqui já permite isso?! :O

                          Estou espantado com tanta coisa dessas num carro de 93.. Injecção rudimentar mas controlada electronicamente.. Poder ligar à máquina.. Por acaso isso não sei onde é, mas ele saberá

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            Este aqui já permite isso?! :O

                            Estou espantado com tanta coisa dessas num carro de 93.. Injecção rudimentar mas controlada electronicamente.. Poder ligar à máquina.. Por acaso isso não sei onde é, mas ele saberá
                            Sim, tem de ser ligado à máquina para ajustar os valores de injecção (claro que a máquina não é com entrada OBD, é uma máquina com outras ligações).

                            Já agora: Injeção Monoponto | Overcar - Seu portal automotivo
                            Editado pela última vez por nto; 16 October 2010, 13:36.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                              Este aqui já permite isso?! :O

                              Estou espantado com tanta coisa dessas num carro de 93.. Injecção rudimentar mas controlada electronicamente.. Poder ligar à máquina.. Por acaso isso não sei onde é, mas ele saberá
                              a ficha está do lado do condutor. quando estás sentado fica no lado esquerdo em baixo perto da porta... estará por trás de uma tampa de plastico

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                                #16
                                Já sei onde é. O que me disseram é que aí fica o botão que permite fazer o corte de combustível. Como este carro fica a indicar a quantidade de gasolina no depósito mesmo depois de desligado eu pensava poder utilizar isso (a indicação da existência do botão vem descrita na pala do sol) mas por acaso não encontro aí botão nenhum

                                Comentário


                                  #17
                                  Vai ser mudado filtro de óleo, óleo, filtro de gasolina, as 4 velas e fazer vistoria aos travões (opção nossa). Só se o problema se mantiver é que alteramos também o sensor da temperatura. Tubos de vácuo estão intactos.

                                  Estive lá hoje e o carro chegou à temperatura de activar a ventoinha e ela fez o serviço devido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    manda limpar também a ventilação do cárter que gasta menos óleo e o mesmo fica em condições mais tempo

                                    Comentário


                                      #19
                                      As velas e óleo/filtro foram substituidos e achamos que encontramos o problema. Um dos cabos de vela ao ser retirado.. O cachimbo ficou agarrado à vela de tão podre que estava. Sem falar da vela que estava completamente oxidada..

                                      Temos que comprar um jogo de cabos.. Alguém tem ideia de preços? O mecânico diz que não faz ideia do preço xD

                                      E agora outra coisa.. Tiramos os bornes da bateria para ele fazer reset à centralina que comanda a injecção (para limpar erros e afins) e agora ele anda muito acelerado.. Se eu desengatar o carro quando levar uma mudança metida e ele for às 2000rpm.. às 2000rpm fica.. Ora desce para as 1000, ora fica indefinidamente nas 2000. Se o acelerar parado faz o mesmo: se eu o meter às 3000rpm, fica por lá até lhe dar na telha.

                                      O mecânico diz que é normal e que volta ao normal por si.. É assim mesmo? Aquilo é um atrofio, principalmente a subir a mudança, pois o carro dá um coice por ir demasiado acelerado! Sem contar que a embraiagem assim vai-se num instante.

                                      Agradecia ajuda, principalmente neste último ponto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        limpa a borboleta...

                                        um conjunto de cabos anda por volta dos 40€

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas mesmo depois de, ainda assim, metermos o cachimbo dentro do cabo e ligarmos à vela o motor ficou a trabalhar bem, e estável. Certo será que vou trocar os cabos, mas o problema só apareceu depois de desligar a bateria para apagar erros..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pode ser um potenciómetro que tem acho que na borboleta

                                            Comentário


                                              #23
                                              Troquei o sensor da temperatura e limpou-se todo o corpo do carburador. Mas continua a fazer o mesmo!

                                              Agradecia ajuda nisto! estou a ficar desatinado já

                                              É um perigo conduzir aquilo, pois eu pretendo perder velocidade e ele mantém a aceleração

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                Troquei o sensor da temperatura e limpou-se todo o corpo do carburador. Mas continua a fazer o mesmo!

                                                Agradecia ajuda nisto! estou a ficar desatinado já

                                                É um perigo conduzir aquilo, pois eu pretendo perder velocidade e ele mantém a aceleração
                                                esses carros é sempre a dar gás

                                                verifica o potenciómetro ou o sensor de posição da borboleta

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vamos por partes :

                                                  O carro é de injeçao monoponto , ou seja é um carburador com um injector lá dentro .

                                                  Em relaçao ao problema do relanti , ve o sensor de massa de ar atras do carburador/inejector se esta em condiçoes , ve tubos de vacuo , ve tambem o tal potenciometro que costumam dar problema ao fim de muito tempo , e finalmente depois deste check up desligar os cabos de bateria para fazer reset á centralina e ligalos novamente e deixa estar ao relanti um bocadito e leva-o para a estrada

                                                  [IMG][/IMG]

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