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Uma vez que se estão a recriar modelos "antigos"...

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    Uma vez que se estão a recriar modelos "antigos"...

    Boas. Há uns dias deparei-me com uma pergunta de um familiar. Uma vez que a Fiat fez de novo o 500, a Mini fez de novo....o Mini, porque não a vez da Renault?
    Se a Renault fizesse um novo Renault 5, seria um estrondo...
    Que acham?

    Cumprimentos

    #2
    O Clio dá bem conta do recado, não é preciso cá saudosismos e revivalismos desnecessários...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      O Clio dá bem conta do recado, não é preciso cá saudosismos e revivalismos desnecessários...
      Exactamente. Além disso o 5/Super 5 não foram modelos tão marcantes como os que já foram recriados

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        O Clio dá bem conta do recado, não é preciso cá saudosismos e revivalismos desnecessários...
        Tudo bem, mas penso que seria uma boa ideia.

        Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
        Exactamente. Além disso o 5/Super 5 não foram modelos tão marcantes como os que já foram recriados
        Não foram tão marcantes, mas seria sempre "engraçado".

        Comentário


          #5
          Se a Renault tiver de recriar alguma coisa, tem a 4L.

          E se reparares, a Renault até à das poucas que vai inovando e surpreendendo o mundo com novos veículos...

          Tens o exemplo do Twingo I, do Avantime, do Scénic I, etc etc...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Se a Renault tiver de recriar alguma coisa, tem a 4L.

            E se reparares, a Renault até à das poucas que vai inovando e surpreendendo o mundo com novos veículos...

            Tens o exemplo do Twingo I, do Avantime, do Scénic I, etc etc...
            Ok, era apenas uma ideia, apesar de que recriar a 4L também era uma boa ideia.

            Comentário


              #7
              Renault 5? Daqui a pouco é o Citroen Visa, não?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Renault 5? Daqui a pouco é o Citroen Visa, não?
                É uma ideia... São carros emblemáticos, porque não recriá-los?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                  É uma ideia... São carros emblemáticos, porque não recriá-los?
                  Emblemáticos?

                  Foram tão emblemáticos como um Corsa A, um Uno ou Polo da época.

                  Vulgares citadinos que venderam bem. Tão marcantes como são hoje um Clio, um Corsa ou um Punto.

                  Em termos de importância histórica quando postos ao lado dos modelos que tem sido pseudo-recriados como o Mini ou o 500 não tem comparação possível.

                  Além disso, sempre vi a Renault como uma marca mais virada para o futuro do que para o passado (Espace, Twingo, Scénic...). Mas se dá dinheiro, não digo que não façam uma coisa dessas um dia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                    É uma ideia... São carros emblemáticos, porque não recriá-los?
                    Emblematico é uma Renault 4L ou um Citroen 2CV.

                    Comentário


                      #11
                      a 4L ja envergonhou o Clio da empresa uma data de vezes lol 4L passa e Clio enterra se

                      Comentário


                        #12
                        Querem uma 4L dos tempos modernos? Comprem um Suzuki Lapin e apliquem-lhe o kit de carroçaria da DAMD:



                        STYLING EFFECT : ???? ??? / ANCEL LAPIN ???????????????

                        Comentário


                          #13
                          Uma 4L moderna ate poderia vender bem, sobretudo se mantivesse o interior espartano (para não dizer mesmo pobre). Já um R5...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                            Uma 4L moderna ate poderia vender bem, sobretudo se mantivesse o interior espartano (para não dizer mesmo pobre). Já um R5...
                            Realmente, uma 4L moderna era bastante fixe. Eu falei sobre o R5, apenas porque me fizeram essa questão e para saber a vossa opinião.

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Se a Renault tiver de recriar alguma coisa, tem a 4L.E se reparares, a Renault até à das poucas que vai inovando e surpreendendo o mundo com novos veículos...

                              Tens o exemplo do Twingo I, do Avantime, do Scénic I, etc etc...
                              também concordo.

                              Comentário


                                #16
                                De facto, a 4L (e até a 4CV, (joaninha)) era o modelo mais provável para ser ressuscitado pela Renault, visto ter tido grande sucesso em muitos países.

                                O Renault 5 (não o Super 5) também foi marcante na época, especialmente em França, mas em certos países passou mais despercebido.

                                A Renault já pensou nisso, quando faz este concept para comemorar os 50 anos da 4CV:



                                Renault Fiftie

                                De qualquer maneira, não me parece que nos próximos tempos apareça um destes "revivalismos"... A Renault está numa de olhar para o futuro, com o investimento em carros eléctricos, e em novos conceitos como o Twizy...

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Ou então a Renault podia aproveitar o Nissan Cube e mudar-lhe a pele para parecer mais uma 4L dos tempos modernos. Com jeito, a coisa até ficava barata e já que a Nissan não vende o Cube na Europa, ainda dava para aproveitar o know-how.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                    Ou então a Renault podia aproveitar o Nissan Cube e mudar-lhe a pele para parecer mais uma 4L dos tempos modernos. Com jeito, a coisa até ficava barata e já que a Nissan não vende o Cube na Europa, ainda dava para aproveitar o know-how.
                                    Como ???

                                    Nissan France : voitures, véhicules utilitaires, services et financement


                                    E até tem disponível o 1.5 dCi 110...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Como ???

                                      Nissan France : voitures, véhicules utilitaires, services et financement


                                      E até tem disponível o 1.5 dCi 110...
                                      E até já vi um por cá, matrícula portuguesa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não sabia que já se vendia o Cube na Europa

                                        Há uns anos era muito comum serem importados do japão para Inglaterra, visto o volante ser do mesmo lado... Penso que não havia versão de volante à esquerda

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                          Ou então a Renault podia aproveitar o Nissan Cube e mudar-lhe a pele para parecer mais uma 4L dos tempos modernos. Com jeito, a coisa até ficava barata e já que a Nissan não vende o Cube na Europa, ainda dava para aproveitar o know-how.
                                          O Cube é vendido aqui ao lado com o 1.6 de 110 cv, a começar nos € 17.000 e a acabar nos 20.000; e o 1.5 Dci de 110 cv entre os € 18.500 e 20.500.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No Renault 5 só faria sentido uma recriação limitada do 5 Turbo para rallyes ou outro ripo de corridas e umas centenas para venda. Ou então algo do género mas mais generalista com o Super 5 GT Turbo.

                                            Acho que teria mais lógica uma recriação do Peugeot 205, mas o 206 já foi uma evolução assim como o 207 é outra. Agora podiam lançar o 208 e nas versões Cabrio/CC e GTI fariam algo tipo uma reinterpretação dos 205 GTI e CTI

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se falassem de ford capri, opel manta e afins, até que se compreendia...agora, sem ofensa, mas o clio não é o sucessor do r5?

                                              Comentário


                                                #24
                                                poxa, o mundo anda assim tão mal que não há ninguém que consiga sacar uma ideia interessante nova em vez de reciclar coisas mortas?

                                                Pode-se aprender com o passado, mas parem de viver nele.
                                                Já chega de marasmo.
                                                Para a frente é o caminho!!!
                                                REMEM, MEUS BRAVOS!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois a serem recriados só mesmo a 4L e o 2CV, os restantes modelos não tem sentido.

                                                  Faltou referires o Carocha (beetle)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    poxa, o mundo anda assim tão mal que não há ninguém que consiga sacar uma ideia interessante nova em vez de reciclar coisas mortas?

                                                    Pode-se aprender com o passado, mas parem de viver nele.
                                                    Já chega de marasmo.
                                                    Para a frente é o caminho!!!
                                                    REMEM, MEUS BRAVOS!!!
                                                    É verdade, mas acho que alem da evolução natural e linear, estas evoluções em saltos no tempo, a partir de jóias do passado também são interessantes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                      Se falassem de ford capri, opel manta e afins, até que se compreendia...agora, sem ofensa, mas o clio não é o sucessor do r5?
                                                      É.

                                                      O R5 actual chama-se Clio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu não me importava que fizessem como nalguns mercados e ainda fabricassem o 205 GTI, só que com materiais mais nobres...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De certa forma, a Renault também já sucumbiu ao vírus "retro": veja-se a ressurreição do arquétipo "Gordini"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            De certa forma, a Renault também já sucumbiu ao vírus "retro": veja-se a ressurreição do arquétipo "Gordini"!
                                                            hum... ir buscar um nome ao passado e transformá-lo num nível de equipamento está longe de ser uma viragem retro.
                                                            É um dos poucos casos que gostaria de ver um pouco mais de copy-paste filosofal.

                                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                            É verdade, mas acho que alem da evolução natural e linear, estas evoluções em saltos no tempo, a partir de jóias do passado também são interessantes.
                                                            são interessantes apenas como exercícios académicos.
                                                            Do ponto de vista do produto não interessam para nada, porque apenas nos dão carros piores... mas cheios de charme (nem todos)

                                                            Porque o que levou a criar os originais, no geral, tinha fundamento real. Eram modelos que respondiam a questões reais, e pela sua excelência projectual, acabaram por não só avançar o automóvel como um todo, como também, por consequência, acabaram por nos dar as formas icónicas que são replicadas hoje em dia.

                                                            Design no seu melhor, isto se pegarmos nos 2 que se destacam, Mini e 500.
                                                            É triste ver que partindo de 2 modelos onde impera a excelência projectual, actualmente estão diametralmente opostos aos que lhe deram origem, apenas focando ambições sociais, preenchimento de vazios emocionais ou a transformação do automóvel apenas e só num qualquer produto "da moda", com tudo o que isso traz de mau, já que deixa de haver o foco no utlizador.

                                                            Mais triste é ainda o facto de a pobreza ideológica actual tornar estes modelos de inspiração retro mais interessantes que os outros, os contemporâneos, que apesar de máquinas mais práticas e funcionais, são vazias de conteúdo, seguindo uma lógica do carro "electrodoméstico".

                                                            A época dourada do automóvel, compreendida sobretudo entre as décadas 50, 60 e 70 deu-nos todas as referências e receitas do auttomóvel contemporâneo. Desde então tem sido apenas um processo de refinamento, longe da procura de soluções melhores e mesmo experimentais desse período.

                                                            Não admira que o automóvel retro vá buscar toda a sua embalagem a esse período. É lá que estão as boas ideias. E demosntra bem o vazio actual.

                                                            E infelizmente foram apenas buscar a embalagem... EMbalagem que tinha razão de ser na altura que foi criada, e agora serve apenas de papel de embrulho. Se ao menos plagiass... quero dizer, se "inspirassem" nos métodos, razões que levaram a que essas formas icónicas fossem criadas em primeiro lugar, fariam melhor figura.

                                                            Onde é que estão os ícones da década que passou?
                                                            Daqui a 30, 40, 50 anos, o que se pode expremer desta década que dê origem a uma vaga retro com tanto sucesso como a que temos agora?
                                                            ZERO!
                                                            Apenas tivemos verdadeiramente uma experiência estílistica, seguida grosseiramente por quase todos, com os resultados dúbios que se conhecem.

                                                            Mas uma experiência estilistica não nos dá carros melhores.
                                                            Onde é que está o design?

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