Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Túnel de S. Gotardo, o maior do mundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Túnel de S. Gotardo, o maior do mundo

    Genebra, 15 out (EFE).- Enquanto ainda ecoa o extraordinário resgate dos 33 trabalhadores da mina San José, no Chile, os mineradores foram nesta sexta, novamente, protagonistas de outra história a 800 metros de profundidade: o final da perfuração do túnel suíço de São Gotardo, o mais longo do mundo, com 57 quilômetros.

    Uma história diferente, mas com muitas semelhanças, que, como no Chile, teve um final feliz quando os mineradores que perfuraram o túnel sob os Alpes desde o Norte, no cantão suíço-alemão de Uri, e os que trabalharam no Sul, no cantão suíço-italiano de Tessino, se encontraram na metade do caminho, na altura de Sedrun.

    Uma grande cerimônia, com participação de mil de pessoas, entre autoridades, moradores da região e os próprios trabalhadores, emoldurou este dia histórico para a Suíça que concluiu uma grande etapa simbólica na construção desta ferrovia que será aberta ao tráfego em 2017.

    Após a bênção dada ao projeto por um sacerdote católico e um pastor protestante, a enorme máquina responsável por perfurar a rocha começou a funcionar do lado norte para furar os últimos 180 centímetros que o separavam do túnel do lado sul.

    Cerca de 20 minutos depois, em meio a aplausos, a parede rochosa foi derrubada.

    Depois, os mineradores procedentes do sul subiram por uma passagem e saíram do outro lado para encontrar seus colegas do norte.
    O encontro selou o final simbólico da primeira fase de um longo projeto que já desbancou o túnel de Seikán (Japão), de 54 quilômetros, como o mais longo do mundo, e que terá um grande efeito no meio ambiente ao trocar caminhões por trens para transportar grande parte das mercadorias.

    Com duas entradas, está previsto que, pelo menos, 300 trens de passageiros e mercadorias passem a cada dia pelo túnel, um novo percurso que reduzirá para duas horas e 40 minutos a conexão Zurique-Milão, uma hora a menos que o tempo atual.

    #2
    só é pena fazerem isto às montanhas, mas o progresso nao pára. só quero ver é se os que têm claustrofobia lá vão passar. é muito mais tempo que o túnel do canal da mancha, por exemplo.

    Comentário


      #3
      pena porque cadito?

      os minerais estao là.... as montanhas saem praticamente inafectadas, o ecosistema nao sofre com nada.... ou melhor, antes pelo contrario! a vantagem està em reduzir o tempo de transporte de mercadorias que, ao mesmo tempo, vai facilitar o trafego nessa mesma ligaçao.. sao vantagens para quem circula na estrada, para o ambiente e para os mercadores!!

      e sim, quem sofrer de claustrofobia ta lixado!

      Abraço

      "Hop schwitz!"

      Comentário


        #4
        57Km sem comunicações com o exterior (a menos que tomem, e devem tomar, providências a esse respeito), com alguns eventuais problemas a nível de extracção de gases (veja-se o caso do marquês ).. Não sei. Com as comunicações é facil, agora como é que eles vão fazer para a extraçcão de gases? Têm que fazer novos buracos até à rua e altas turbinas para sugar tudo.

        Comentário


          #5
          Já se está a ver para onde é que os Lambos e os Ferrari's vão acelerar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            57Km sem comunicações com o exterior (a menos que tomem, e devem tomar, providências a esse respeito), com alguns eventuais problemas a nível de extracção de gases (veja-se o caso do marquês ).. Não sei. Com as comunicações é facil, agora como é que eles vão fazer para a extraçcão de gases? Têm que fazer novos buracos até à rua e altas turbinas para sugar tudo.
            Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
            Já se está a ver para onde é que os Lambos e os Ferrari's vão acelerar
            É um túnel ferroviário.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              É um túnel ferroviário.
              Opa

              Comentário


                #8
                pois, este parece que é ferroviário, até porque Gotthard ja tem um túnel para automóveis. Mas este "apenas" tem 17 km's, e formam-se umas filas brutais antes da entrada do tunel. E é só uma faixa para cada lado

                por acaso, tinha a ideia que estavam a fazer outro ao lado deste para serem duas faixas em cada sentido

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  É um túnel ferroviário.


                  Noticias em brasileiro

                  Então porque está colocada no road book? Devia estar lá para o offtopic

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post


                    Noticias em brasileiro

                    Então porque está colocada no road book? Devia estar lá para o offtopic
                    É uma boa pergunta. Outra seria porque foi adicionado à categoria "[Estradas]", ou porque é que isso aparece no tópico.

                    Comentário


                      #11
                      É por falar de "trens" e "caminhões"

                      Acho que já vi estes bichos no zoológico

                      Comentário


                        #12
                        A quantidade de túneis na Suíça é impressionante! Em duas semanas passei em mais túneis que durante um ano...

                        Até túneis em espiral têm!!

                        Comentário


                          #13
                          O túnel maior em que já andei foi na Madeira, um com 3km, acho eu.... E achei-o grande!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                            O túnel maior em que já andei foi na Madeira, um com 3km, acho eu.... E achei-o grande!!!
                            Querem túneis, venham à Madeira... o túnel entre a Ribeira Brava e S. Vicente têm 3 km... foi esse? Mas se querem túneis às curvas, basta sairem de Santana em direcção ao Arco de S. Jorge... sai um túnel com Ss... é à vontade do freguês

                            Abraço

                            Ricardo Paulo

                            Comentário


                              #15
                              hehehe

                              é que nem tem comparação

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X