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O fim está perto - ramificações da aliança VW e Suzuki

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    [Antevisão] O fim está perto - ramificações da aliança VW e Suzuki

    Segundo a Autocar, o ataque ao mercado indiano por parte da VW, não será feito com o futuro Up, mas com rebadges de modelos Suzuki que já se vendem por lá, nomeadamente o Alto e o Wagon R.

    O Alto seria vendido como um VW e o Wagon R como um Skoda.

    A opção Up é descartada, devido aos custos da tecnologia presente no mesmo e ao facto de ser necessário a construção de uma fábrica local para o produzir, contornando os impostos extra que carros importados sofrem. De qualquer forma, o target de preço ideal seria completamente ultrapassado, o que limitaria o sucesso da gama.

    As diferenças para os modelos da Suzuki seriam resumidas a pára-choques e grupos ópticos e algumas diferenças interiores, provavelmente apenas num plano mais decorativo.

    O melhor disto e o que me levou a criar o tópico, é que, aparentemente, a própria VW está preparada para vender o 1.3 Multijet da Fiat (produzidos sob licensa pela Suzuki) num modelo com simbolo VW.

    As vendas é para começar em 2012, o que até alinha bem num cenário de fim do mundo, como esta possibilidade aterradora de coração italiano em corpo japonês com identificação alemã proporciona

    Existe ainda uma remota possibilidade de alguns mercados europeus receberem estas criaturas.

    Comentários?
    Alguém?


    A notícia original, da Autocar
    Badge-engineered Suzuki Alto and Wagon R hatches are poised to become the first solid signs of co-operation under the Volkswagen and Suzuki industrial tie-up signed last year.

    According to sources close to our sister magazine, Autocar India, VW and Suzuki are discussing rebadging the latest Alto as a Volkswagen and the Wagon R as a Skoda as entry-level models in the European brands’ line-ups in India, starting in 2012.

    They will fill slots in the range originally earmarked for the Up family of city cars that VW, Seat and Skoda are currently developing in Europe.

    The Up won’t now be sold in India since the technology in the cars, together with the cost to set up production locally to avoid high import duties on European-sourced production, will price them out of the market.

    Because of the tight deadline and costs, the rebadging is likely to be limited to revised bumpers and headlights and minor new trim, but no metalwork or interior changes. VW is even understood to be prepared to put its badge on a car powered by the Fiat 1.3 Multijet diesel, which Suzuki builds under licence in India for the Alto and Wagon R.

    Production, however, is likely to be handed over to VW’s Chakan facility, since Suzuki’s plant, which operates under the Maruti brand in India, is flat out meeting demand. Last year Suzuki/Maruti built 1.1 million units for a 54 per cent share of the 2.2m-strong market and will have to add a further 500,000 to satisfy the growth to three million units a year expected in the next two years.

    Exports to Europe of the rebadged VW and Skoda seem unlikely, at least in the early years, unless the European market — particularly in the east — demands more low-cost cars. Nissan, for example, is importing the new Micra from India, while the Pixo is a rebadged Alto built in India and Suzuki itself satisfies European demand for the Alto from the Maruti Delhi plant.

    #2
    Oh meu deus, que chatice.

    Comentário


      #3
      Realmente o mundo é pequeno, mas fico admirado de não usarem o 1.2tdi.


      Quer dizer agora "ficam" com 2 1.2"tdi" .

      Comentário


        #4
        Coração italiano, corpo japonês e identificação alemã...o automóvel perfeito.

        Agora a sério, eu ando completamente ao lado destes menáges.
        De qualquer forma, esta é uma forma possível da VW conseguir chegar a number 1!
        Conquistar aos poucos a concorrência. Um rebadge aqui, uma pequena aquisição ali e qualquer dia é o maior construtor.

        O que me leva a pensar é, para quê ser o maior construtor tendo em vista o maior nº de aquisição de marcas?

        Comentário


          #5
          Todos os impérios tem a sua queda.
          Veja-se a própria GM.

          É curioso como a Renault/PSA/Mercedes nunca se assumiram como querendo ser a numero 1, pois saberá que logo a seguir à conquista tem a queda. Ambas (Renault/Mercedes) deram passos pequenos e adquirindo poucas marcas e muito paulatinamente, sem que existisse canibalismos internos tal a profusão de modelos.

          Veja-se as Coreanas: KIA/Daewoo/Hyundai que nos findos anos 90 queriam conquistar o mundo.

          Veja-se a Toyota, que de numero 1 teve de começar a preocupar-se antes com a qualidade em detrimento da quantidade.

          Comentário


            #6
            tudo normal

            racional e lógico.

            é a unica maneira de bater os pesos pesados do mercado indiano

            Comentário


              #7
              O verdadeiro carro do povo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                Coração italiano, corpo japonês e identificação alemã...o automóvel perfeito.

                Agora a sério, eu ando completamente ao lado destes menáges.
                De qualquer forma, esta é uma forma possível da VW conseguir chegar a number 1!
                Conquistar aos poucos a concorrência. Um rebadge aqui, uma pequena aquisição ali e qualquer dia é o maior construtor.

                O que me leva a pensar é, para quê ser o maior construtor tendo em vista o maior nº de aquisição de marcas?

                Nem mais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Coração italiano, corpo japonês e identificação alemã...o automóvel perfeito.

                  Agora a sério, eu ando completamente ao lado destes menáges.
                  De qualquer forma, esta é uma forma possível da VW conseguir chegar a number 1!
                  Conquistar aos poucos a concorrência. Um rebadge aqui, uma pequena aquisição ali e qualquer dia é o maior construtor.

                  O que me leva a pensar é, para quê ser o maior construtor tendo em vista o maior nº de aquisição de marcas?
                  Uma pergunta frequente.
                  Porquê tanta fixação em ser o maior?
                  O que é que isso nos traz em termos de produto? Serão melhores por serem nº1 nas tabelas de vendas?

                  Se se preocupassem em conseguir carros melhores...
                  É que se avaliarmos a coisa bem, o que realmente obtemos ao analisar a tabela de vendas para ser o nº1? (apenas como exemplo) 50% de carros originais, 30% de rebadges e 20% de produtos obsoletos vendidos em países em via de desenvolvimento. Não há assim tanto mérito.

                  Comentário


                    #10
                    Pq ser o no 1?

                    É fácil, pq no tempo dos Sr. Ferrucios, Sr. Enzo, Sr. Benz e outros que tais a preocupação era ser o melhor, hoje como o lugar destes senhores estão ocupados pelos gestores e economistas é o lucro e no que fica bem no ppt a apresentar aos accionistas que conta...


                    A "alegria" desses tempos, vem hoje de pequenos construtores. Palmas para os Paganis deste mundo!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por crash Ver Post
                      Uma pergunta frequente.
                      Porquê tanta fixação em ser o maior?
                      O que é que isso nos traz em termos de produto? Serão melhores por serem nº1 nas tabelas de vendas?

                      Se se preocupassem em conseguir carros melhores...
                      É que se avaliarmos a coisa bem, o que realmente obtemos ao analisar a tabela de vendas para ser o nº1? (apenas como exemplo) 50% de carros originais, 30% de rebadges e 20% de produtos obsoletos vendidos em países em via de desenvolvimento. Não há assim tanto mérito.
                      Há lucro e é para isso que as empresas existem

                      Comentário


                        #12
                        Eu também acho que ser o nº1 só pelo número de automóveis produzidos no grupo importa muito pouco, a não ser que neste grande nº também estejam incluídos os melhores automóveis que existem.

                        Aí sim, seria realmente o maior.
                        Agora quantidade pouco importa.
                        Importa qualidade, irreverência e um toquezinho de boas sensações que não abundam no grupo, exceptuando casos pontuais.

                        Comentário


                          #13
                          Como o Andre disse e bem o que importa a uma empresa é o lucro, o resto são devaneios utópicos de quem não está lá a gerir aquilo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Há lucro e é para isso que as empresas existem
                            Onde é que eu disse o contrário

                            A questão é: o volume pelo volume apenas é uma boa estratégia de negócio?
                            Não me parece, à luz dos acontecimentos dos últimos anos

                            Comentário


                              #15
                              O que o grupo VW tem provado é que consegue aliar volume a rentabilidade.

                              Lá porque a GM fez asneira...isso é outra conversa.

                              Comentário


                                #16
                                Esta ideia "romântica" de dominar o mundo, coloca o foco de todo um grupo industrial na obtenção de mais números, nem que para isso recorramos a truques baratos como estes rebadge provam. Não trazem nada de novo, apenas dá para adicionar mais uns zeros às tabelas de vendas de um determinado simbolo. Como exemplo, não me interessa ter suzukis disfarçados de VW. Continuam a não ser VW por muito que os simbolos digam o contrário.

                                Ou seja, esse interesse inicial sobrepõe-se ao interesse de oferecer um produto próprio ou até melhor para os seus possiveis clientes.

                                Ora, a meu ver, de modo a não prejudicar a oferta de um bom produto, o foco deveria estar em conseguir maior rentabilidade por modelo, o que leva a pensar em outras questões, como engenharia, design, produção e até marketing, etc...

                                Estar o menos dependente possivel de volumes produtivos para atingir metas financeiras seria o objectivo final.

                                Não digo que volume e rentabilidade tenham de estar de costas viradas. Tal como a VW demosntrou no mega-restyling do Golf V para o VI, conseguiu melhorar o carro ao mesmo tempo que conseguiu reduzir custos de produção.

                                O que digo é que volumes massivos de produção devam ser uma consequência, não um objectivo em si.

                                Esta mudança de foco garantiria maior sustentabilidade do negócio, mesmo quando o negócio se depara com crises como as que aconteceram recentemente.

                                Comentário


                                  #17
                                  A VW tem já tradição em rebadges.

                                  Quer da Toyota, quer da Chrysler, por exemplo.

                                  Os da Suzuki serão apenas mais uns.

                                  A conquista do Mundo é mais coisa de jornal. Ainda há 2 anos era a Toyota que fazia esse papel. Tem sempre que haver alguém que dance (ess)a música.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Realmente o mundo deve estar mesmo a acabar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Há lucro e é para isso que as empresas existem
                                      Sem duvida, mas o lucro gerado em detrimento de factores importantes não deixa de ser uma ilusão com fim anunciado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        depende se são factores importantes para meia duzia de pessoas ou se são factores importantes para os clientes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                          depende se são factores importantes para meia duzia de pessoas ou se são factores importantes para os clientes.
                                          "If I'd listened to costumers, I'd have given them a faster horse"
                                          Henry Ford

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                            Esta ideia "romântica" de dominar o mundo, coloca o foco de todo um grupo industrial na obtenção de mais números, nem que para isso recorramos a truques baratos como estes rebadge provam. Não trazem nada de novo, apenas dá para adicionar mais uns zeros às tabelas de vendas de um determinado simbolo. Como exemplo, não me interessa ter suzukis disfarçados de VW. Continuam a não ser VW por muito que os simbolos digam o contrário.

                                            Ou seja, esse interesse inicial sobrepõe-se ao interesse de oferecer um produto próprio ou até melhor para os seus possiveis clientes.

                                            Ora, a meu ver, de modo a não prejudicar a oferta de um bom produto, o foco deveria estar em conseguir maior rentabilidade por modelo, o que leva a pensar em outras questões, como engenharia, design, produção e até marketing, etc...

                                            Estar o menos dependente possivel de volumes produtivos para atingir metas financeiras seria o objectivo final.

                                            Não digo que volume e rentabilidade tenham de estar de costas viradas. Tal como a VW demosntrou no mega-restyling do Golf V para o VI, conseguiu melhorar o carro ao mesmo tempo que conseguiu reduzir custos de produção.

                                            O que digo é que volumes massivos de produção devam ser uma consequência, não um objectivo em si.

                                            Esta mudança de foco garantiria maior sustentabilidade do negócio, mesmo quando o negócio se depara com crises como as que aconteceram recentemente.
                                            E diziam alguns noutro tópico que a Alfa Romeo ficava melhor no grupo VW do que na Fiat. A perita em rebadges é a VW, veio substituir a GM nessa função, a Alfa não seria mais que um rebadge sportivo dum VW ou Audi, na Fiat ainda tentam diferencia-la, apesar de não nadarem em dinheiro como na VW.

                                            Mas é sempre assim, Deus dá as nozes a quem não tem dentes, a VW tem dinheiro, mas ideias nicles, toca é a comprar tudo o que existe, depois logo se pensará em criar

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                                              #23
                                              Tenho um Peugeot 106 com 10 anos, será q se eu enviar um mail à VW eles fazem um rebadge nisto? Sempre valia mais uns trocos quando o quisesse vender.

                                              Comentário

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