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    [Mercado] Alfa Romeo 75

    Boas pessoal,

    Um familiar meu está a ponderar comprar um Alfa Romeo 75, pois foi proprietário de um ha 20 anos atras quando eram novinhos, andou com ele durante 7 anos e depois foi obrigado a vende-lo, agora, passados 15 anos, quer voltar a ter um, porque diz que foi um carro que o marcou para sempre.

    Entretanto pediu a minha opinião, e eu como leitor assíduo do fórum, sei que a minha opinião pouco vale quando comparada com a de todos os users
    Por isso gostava que me dissessem se é um carro que se deva comprar agora ou se deve esperar mais um aninho ou dois, pois não sei se o preço tem tendencia para baixar, ou se já é um carro com tendencia para subir de valor. Alem disto, dizem que os consumos do 1.6 I.E rondam os 13/14, será viavel hoje em dia ter um carro com 16 ou 17 anos, a gastar os 13/14 e com todos os problemas inerentes a idade?

    Vão deixando as vossas opiniões, porque tambem sei pouco sobre este carro e as specs e a sua "fama" deixam-me curioso

    Para quem não sabe de que veiculo se trata:

    #2
    Se é viavel ou não, só ele saberá tendo em conta o dinheiro que dispõe.

    Não sou apologista de carros velhos, mas se quer realmente comprar que compre um 2.0 ts ou o V6.

    Comentário


      #3
      Eu tambem não sou muito apologista de carros velhos, pensei apenas que este, tal a sua "fama", e pela maneira que falam dele, fosse uma excepção á regra lol

      Comentário


        #4
        A minha experiência com 75s limita-se aos breves momentos em que conduzi um 1.6 no Aeroporto de Roma (na altura trabalhava para a AVIS) e a uma vez que fiz o percurso da LA, com um membro aqui dó fórum, num já bastante velhote.

        Mas é um carro de que gosto bastante. Acho-o bastante atraente e diferente, parece-me mais interessante para 2º carro do que para "utilitário" ou carro único.

        Gostava bastante de ter um 3.0 V6

        Mas um 2.0 TS de 155 cv já deve ser muito interessante.

        Comentário


          #5
          O problema é que se já há poucos 75 a venda,então 3.0, ou 2.0, muito menos há, é uma agulha num palheiro

          Comentário


            #6
            Ainda se fosse um Rover 75, ainda recomendava, agora um Alfa 75, só mesmo se a paixão for enorme.

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              #7
              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
              Ainda se fosse um Rover 75, ainda recomendava, agora um Alfa 75, só mesmo se a paixão for enorme.
              Só podes estár a brincar!!!

              Comentário


                #8
                O 75 é um automóvel fantástico tendo em conta a idade que tem.

                O 75 tem, quanto a mim, a melhor base que a Alfa Romeo já fez.
                Um 75 de 20 anos com umas molas e amortecedores em condições fica com um pisar na estrada igual, ou melhor, do que os automóveis actuais.
                A base é realmente muito boa.

                Se vale ou não a pena, depende de cada um.
                Eu tentaria sempre ir para um 75 TS.

                De qualquer forma, gastar 10 ou 14 é indiferente.
                O que importa é que a compra o justifique, tanto no seu preço inicial como naquilo que se vai exigir dele.
                Ao contrário do que muitos pensam, um 75 é ainda bem capaz de ser um automóvel para o dia a dia, com todo o conforto que ostenta.
                O único pecado são somente os consumos que no fundo alinham-se com a restante concorrência da época.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                  Ainda se fosse um Rover 75, ainda recomendava, agora um Alfa 75, só mesmo se a paixão for enorme.
                  Puro desconhecimento.

                  O 75 era tão bom que um 33 na mesma época nem parecia do mesmo construtor.

                  Comentário


                    #10
                    13/14 litros...a fundo?


                    é que com uma condução moderada, gasta entre 7 a 8 litros !!


                    Sb

                    Comentário


                      #11
                      O meu pai teve um 75 1.6 IE com 107cv durante 3 anos e fez cerca de 100.000kms com ele.

                      Consumos de 13/14 só se for mesmo a fundo! . Mas a fundo como se não houvesse amanhã!

                      Em condução moderada fazia cerca de 7/8 Litros. Lembro-me de uma grande viagem que fiz nele com os meus pais até à Suiça e, comparativamente ao PUG 405 SR (1.6. de 90cv) que nos acompanhou (velocidades entre os 140-170km/h), o Alfa gastava menos cerca de 0,5/1 L.

                      Para mim foi o último dos "verdadeiros" Alfa. Hoje diz-se que a aquisição desta marca pela VAG ia tirar o espírito Alfa. Meus amigos, isso sucedeu quando a Fiat adquiriu esta marca .

                      O 75 é o último dos "Moicanos": RWD, com grande dose de prazer, e um sonido motriz fabuloso.

                      Ao teu familiar e se for para o 1.6, aconselho sempre o IE (saiu em Maio de 1990). Ainda que perca 3cv em relação à versão de carboradores (107 vs 110), estes costumavam dar mais problemas.

                      Não é um carro muito fácil de encontrar em PT. Dos que há, 90% devem ser 1.6.

                      Havia ainda o Twin Spark 2.0 com, creio, 155cv e o grandioso 3.0 V6 America com cerca de 180cv e front bumper USA style!

                      Um carro que deixou muitas saudades lá em casa!

                      Comentário


                        #12
                        2.5 V6 155cv
                        3.0 V6 190cv

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          2.5 V6 155cv
                          3.0 V6 190cv
                          Obrigado pela correcção.

                          Mas, se bem me recordo, havia um 4 cilindros 2.0. Ou não?

                          Era o Twin Spark.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                            Obrigado pela correcção.

                            Mas, se bem me recordo, havia um 4 cilindros 2.0. Ou não?

                            Era o Twin Spark.
                            Sim, de 150cv.

                            Comentário


                              #15
                              Já usei um 75 1.6IE durante umas semanas e acreditem ou não, pode passar perfeitamente por um carro de dia a dia actual.
                              Tem AC, direcção assistida, vidros e tecto abrir electricos, fecho central,etc!
                              Falta-lhe os evidentes elementos de segurança passiva. Para que isso for fundamental, pode esquecer este tipo de carros.
                              De origem é super confortavel e espaçoso!
                              Em termos de consumos no dia a dia anda entre os 8 e os 10, conforme trânsito.

                              O motor surpreendeu-me pela positiva, pensava que seria muito mais amorfo, mas na verdade anda bastante bem e aguente velocidades de 160-180 em AE com facilidade!

                              Agora, verdadeiramente surpreendente são os 75 2.0TS! 148cv's no mesmo peso, com barras mais grossas e auto-blocante de serie. alia o mesmo conforto, espaço e suavidade do 1.6 para o dia, e junta um motor super redondo e um LSD para as brincadeiras de fim de semana. A juntar a isso, faz médias 1 litro ou mais abaixo do 1.6!Consegui fazer médias de 8,5 no 75TS no dia a dia no mesmo sitio onde fazia 9 a 10 no 1.6!

                              Lembro-me também, numa viagem para o kartodromo de fatima, onde seguia eu no giulietta 1.8, um amigo num E30 320i e um outro amigo num 75 TS. A média de viagem ficou nos 10 litros no giulietta e no E30, e nos 8 e pouco no 75! Mesmo percurso e mesma condução.

                              Se for para os 1.6, recomendo a compra do 75 1.6IE Trofeo. Arranjam-se a bom preço, exteriormente são mais apelativos e são os mais recentes!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                Se for para os 1.6, recomendo a compra do 75 1.6IE Trofeo. Arranjam-se a bom preço, exteriormente são mais apelativos e são os mais recentes!
                                Essa foi a última série, certo?

                                Creio que são de 1992 e recordo-me, em particular, de uns apêndices aerodinâmicos exteriores. Os que vi mais eram vermelhos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                  Obrigado pela correcção.

                                  Mas, se bem me recordo, havia um 4 cilindros 2.0. Ou não?

                                  Era o Twin Spark.

                                  e houve um 4cil. 1.8 turbo, 155cv... é raríssimo, o meu tio tem um para restauro...


                                  já agora, andei no 1.6IE, no 1.6 sem cat. e no 2.0TS. este último é realmente muito bom

                                  em relação ao 3000 v6, 15.000€ chegam

                                  http://www.standvirtual.com/carros/A...o/75/P2090112/
                                  Editado pela última vez por LuisPedro; 19 October 2010, 16:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                    e houve um 4cil. 1.8 turbo, 155cv... é raríssimo, o meu tio tem um para restauro...


                                    já agora, andei no 1.6IE, no 1.6 sem cat. e no 2.0TS. este último é realmente muito bom

                                    em relação ao 3000 v6, 15.000€ chegam

                                    Alfa Romeo 75 V6 3000 AMERICA, 15.000 EUR, São Félix Da Marinha - Standvirtual
                                    O 1800 Turbo inicial era 155, depois foi para 167cv.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Turbo é mais violento do que o TS e anda marginalmente mais.
                                      Mas o TS é bem mais "amigo" do condutor.
                                      Por palavras de quem os conhece aos dois, o Turbo transmite mais adrenalina (para quem goste de brutalidade), mas o TS dá para espremer com mais facilidade ao comum condutor.
                                      O TS é o 75 4 cil. de eleição.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                        Ainda se fosse um Rover 75, ainda recomendava, agora um Alfa 75, só mesmo se a paixão for enorme.
                                        Um Rover 75 em vez de um Alfa 75!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          O Turbo é mais violento do que o TS e anda marginalmente mais.
                                          Mas o TS é bem mais "amigo" do condutor.
                                          Por palavras de quem os conhece aos dois, o Turbo transmite mais adrenalina (para quem goste de brutalidade), mas o TS dá para espremer com mais facilidade ao comum condutor.
                                          O TS é o 75 4 cil. de eleição.
                                          Sim é, apesar de anteriormente alguns aficionados consideram o "1750" o melhor dos motores da família.

                                          Existiu o 75 1800 e depois esse turbinado.

                                          O anterior Giulietta de um certo user de cá é o 1750 é é do poder

                                          Eu também procurava um 2000 TS ou então claro, um 3000 V6.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Elmarkito Ver Post
                                            Um Rover 75 em vez de um Alfa 75!!!!

                                            Nada a ver.

                                            O Rover 75 depois ainda se chamou MG ZT.

                                            Até acho interessante e bonito, embora muito colado ao Jaguar.

                                            Nota: quem tem um MG ZT Station é o Tino de Rans

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Sim é, apesar de anteriormente alguns aficionados consideram o "1750" o melhor dos motores da família.

                                              Existiu o 75 1800 e depois esse turbinado.

                                              O anterior Giulietta de um certo user de cá é o 1750 é é do poder

                                              Eu também procurava um 2000 TS ou então claro, um 3000 V6.
                                              Segundo reza a lenda, na época dos Bialbero carburados o 2000 andava mais do que o 1750, mas este era bem mais radical.

                                              O 3000 Busso é bem capaz de ser "o Alfa" para mim + transaxle.
                                              É a combinação perfeita, apesar de que existe um certo carro com o nome de uma capital com um motor derivado de um certo carro de competição que me tira do sério.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Segundo reza a lenda, na época dos Bialbero carburados o 2000 andava mais do que o 1750, mas este era bem mais radical.

                                                O 3000 Busso é bem capaz de ser "o Alfa" para mim + transaxle.
                                                É a combinação perfeita, apesar de que existe um certo carro com o nome de uma capital com um motor derivado de um certo carro de competição que me tira do sério.
                                                O Alfa Montreal? Conheci um em tempos, mas não era para venda e era nacional

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                  O meu pai teve um 75 1.6 IE com 107cv durante 3 anos e fez cerca de 100.000kms com ele.

                                                  Consumos de 13/14 só se for mesmo a fundo! . Mas a fundo como se não houvesse amanhã!

                                                  Em condução moderada fazia cerca de 7/8 Litros. Lembro-me de uma grande viagem que fiz nele com os meus pais até à Suiça e, comparativamente ao PUG 405 SR (1.6. de 90cv) que nos acompanhou (velocidades entre os 140-170km/h), o Alfa gastava menos cerca de 0,5/1 L.

                                                  Para mim foi o último dos "verdadeiros" Alfa. Hoje diz-se que a aquisição desta marca pela VAG ia tirar o espírito Alfa. Meus amigos, isso sucedeu quando a Fiat adquiriu esta marca .

                                                  O 75 é o último dos "Moicanos": RWD, com grande dose de prazer, e um sonido motriz fabuloso.

                                                  Ao teu familiar e se for para o 1.6, aconselho sempre o IE (saiu em Maio de 1990). Ainda que perca 3cv em relação à versão de carboradores (107 vs 110), estes costumavam dar mais problemas.

                                                  Não é um carro muito fácil de encontrar em PT. Dos que há, 90% devem ser 1.6.

                                                  Havia ainda o Twin Spark 2.0 com, creio, 155cv e o grandioso 3.0 V6 America com cerca de 180cv e front bumper USA style!

                                                  Um carro que deixou muitas saudades lá em casa!
                                                  Nem foi sequer a Fiat que tirou o espírito à Alfa. Ora bem, a Fiat comprou a Alfa em finais de 1986, o projecto tipo 4- Alfa 164 vinha a ser desenvolvido há anos e era claramente FWD. O modelo que iria substituir o 75, mesmo que a Alfa continuasse sozinha ou até fosse comprada pela Ford seria com toda a certeza FWD também. Se ficasse sozinha iria desenvolver uma plataforma em parceria com outro grupo, ou Fiat, ou SAAB, ou ambas, ou Ford ou com quem quer que fosse- e nessa altura estava tudo a mudar para FWD, com excepção da BMW e Mercedes. Se fosse para a Ford, seria a mesma coisa, utilizaria a base do Mondeo, vejam o X-Type por ex.

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