Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ser-se demasiado e extremamente criterioso, no que se come é bom?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Ser-se demasiado e extremamente criterioso, no que se come é bom?

    Tanto andam a morder aqui na obesidade e no extremo do que estas pessoas ingerem, que não vemos então o outro lado mais extremo a que se tenta levar uma selecçao demasiado criteriosa da sua dieta, que a este nivel leve a um outro lado das compulsões alimentares.

    A obsessão criada pelo que é demsiado saudável, o que achamos cortar em muito, o que pensamos não se enquadrar aqui e por motivos evitar ter refeições adequadas, por pensar no que pode conter, ou o tempo demasiado dedicado a que se perde. por tentar saber o que no que se vai ingerir.

    Não será isto, uma mesma obsessão a que se leve vivermos demasiado dependentes do que comemos, que esqueçamos que a vida é muito mais do que comemos e a nossa preocupação alimentar a que leve a este tipo de transtornos?

    Assim digo, nem mais nem de menos, uma dieta equilibrada não se tocam nos extremos, e tudo é uma forma de equilibrio, e pensarmos que comer só coisas demasiado saudáveis pode por si só não o ser, a bem da nossa saúde.

    Que pensemos um pouco no que achamos que a obesidade por si é que é transtornadora e motivo para os demais problemas de saúde, se isto também não o é!


    Ortorexia pode vir a tornar-se uma doença de comportamento alimentar grave


    Mania de ser saudável também pode ter riscos

    O excesso de alimentos, típico dos países desenvolvidos, estáa ter consequências graves sobre o comportamento alimentar dos indivíduos. A par da anorexia nervosa e da bulimia, surge agora a ortorexia, uma doença que se traduz por uma busca obsessiva por uma alimentação saudável. Sem querer dramatizar este problema, o nutricionista Bruno Sousa recomenda que se tenha uma preocupação com a alimentação, mas sem excessos.





    Numa sociedade em que a obesidade é um problema de saúde pública, os especialistas chegam agora à conclusão de que a mania de ser saudável também pode trazer riscos e vir a transformar-se num distúrbio alimentar.
    Segundo o nutricionista Bruno Sousa, «basta que esta procura por uma alimentação saudável se transforme numa obsessão compulsiva. Há uma preocupação extrema com a saúde, que se traduz em comer da maneira mais saudável possível».
    Embora ainda pouco conhecida dos especialistas em comportamento alimentar, a ortorexia nervosa (nome atribuído pelo médico norte-americano Steven Bratman a este distúrbio alimentar), Bruno Sousa teme que esta patologia possa vir a tornar-se mais comum, embora não sejam ainda conhecidos casos destes na Região nem em Portugal.
    Sem querer alarmar as pessoas que têm cuidados especiais com a alimentação, o nutricionista sublinha que a ortorexia é apenas uma situação extrema, em que a pessoa, à conta de um regime alimentar muito rígido, começa a prejudicar a sua qualidade de vida e até os seus relacionamentos sociais. No entanto, este especialista recomenda a procura de uma vida saudável, mas sem comportamentos excessivos.

    Preocupação exagerada com
    qualidade dos alimentos

    A preocupação exagerada com a selecção e o preparo dos alimentos pode ser um dos principais sintomas de um transtorno obsessivo-compulsivo. Contudo, e ao contrário de outras doenças de comportamento alimentar, como a bulimia e a anorexia nervosa, em que o doente tem uma preocupação com o controlo de peso, na ortorexia, a grande preocupação é a qualidade dos alimentos.
    Deste modo, uma pessoa que tenha este problema ocupa muito do seu tempo com a preparação do alimento, não comendo depois com prazer.
    Este tipo de comportamento está, muitas vezes, associado a patologias como a hipocondria, em que há uma preocupação excessiva com o estado de saúde, ou a anorexia nervosa, onde se evidencia um controlo exagerado da alimentação, devido ao medo de engordar.
    Embora ainda não seja reconhecida como uma doença pela Organização Mundial de Saúde, a ortorexia tem vindo a ser motivo de debate entre os especialistas em comportamento alimentar.

    Prevenção e cura definitiva das doenças de comportamento alimentar podem não ser fáceis, considerou o nutricionista Bruno Sousa

    Conhecidas por serem a consequência de um controlo obsessivo sobre o corpo e a alimentação, as doenças de comportamento alimentar como a bulimia (ingestão compulsiva de alimentos seguida de vómito forçado) e a anorexia nervosa (recusa dos alimentos com o objectivo de perder peso) exigem uma atenção especial.
    Isto porque, conforme explicou ao JM o nutricionista Bruno Sousa, não existem, à partida, formas de prevenir estes tipos de comportamentos, embora existam sinais que podem evidenciar que uma pessoa corre riscos. A melhor forma ainda é, sublinha o especialista, «agir cedo».
    Por outro lado, a cura definitiva também não é tarefa fácil e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar, ou seja, composta por um nutricionista, um psicólogo e até um endocrinologista.

    #2
    Tudo o que é obsessão é prejudicial. Seja com a comida, com a obesidade, com o aspecto corporal, o que for.

    Ser criterioso no que se come e fazer uma alimentação saudável (sem excessos, obviamente) não fará mal a ninguém.
    Editado pela última vez por MrsX; 19 October 2010, 12:55. Razão: erro ortográfico

    Comentário


      #3
      Equilíbrio, nada mais. É tudo uma questão de equilíbrio.

      Podemos comer tudo sem excepção. Só que certos alimentos terão de ser em menores quantidades ou menos vezes.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
        Tudo o que é obcessão é prejudicial. Seja com a comida, com a obesidade, com o aspecto corporal, o que for.

        Ser criterioso no que se come e fazer uma alimentação saudável (sem excessos, obviamente) não fará mal a ninguém.
        Não quero ser demasiado obsessivo com os erros dos outros, mas...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
          Não quero ser demasiado obsessivo com os erros dos outros, mas...
          Tens toda a razão!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
            Equilíbrio, nada mais. É tudo uma questão de equilíbrio.

            Podemos comer tudo sem excepção. Só que certos alimentos terão de ser em menores quantidades ou menos vezes.
            Exactamente.

            Talvez aqui seja um pouco mais explicito isso:

            Para conseguir manter uma dieta que considera correta, o ortoréxico inicia uma busca obsessiva por regras alimentares. Qualquer item considerado “impuro” (como aqueles que contêm corantes, conservantes, pesticidas, gorduras trans, excesso de sal ou açúcar e outros componentes) é excluído da alimentação. Na maioria das vezes até a forma de preparo e os utensílios usados fazem parte das preocupações de quem tem ortorexia.
            Ortorexia - Wikipédia, a enciclopédia livre

            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Tens toda a razão!

            Comentário


              #7
              Enerva-me gente demasiado esquesita a comer.... da-me logo vontade de meter-lhe um funil e obriga-las a comer tudo

              Seja como for eu como porque tenho que comer, nao sou daqueles que faz 200klm para ir ao restaurante XPTO só para comer, nao gasto dinheiro em restaurantes demasiado caros nem faço turismo gastronómico. Excepto ir anualmente á feira de queijos e enchidos e a algumas provas de vinho.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X