Tenho em casa um seat desses! Epa é um carro antigo, nada de especial, pelo q a mais de 750€ acho q pagarás demasiado por ele... esse q falas tem a vantagem de ter poucos km's...
Em relação a outros 1.2 este puxa bem, tem 75cv, e faz um barulho engraçado até! O meu teve um problema com o termostato e quando o carro aquecia n ligava a ventoinha de arrefecimento, o carburador desafinava-se facilmente, e n lembro de mais, isto em termos de motor, a outros niveis, motores dos vidros electricos avariaram, apoios dos vidros de tras(isto no de 2 portas) partiram, é daqueles vidros q abrem de lado e para dentro só um pouco, fechos das portas partiram tambem, e n me lembro de mais!
Comprei-o (alias, o meu pai hehe) usado já há uns dez anos, tá com 140 mil km's e nunca deu problemas por ai alem, sem grande manutenção, apenas troca de oleos, e assim o essencial!
portanto ainda do primeirinho modelo. nunca irá ser um clássico por aí além, mas já tem praticamente 20 anos e consegues aguentá-lo por alguns bons anos se o resguardares e se o cuidares. com 66 mil então quas que nem fez as primeiras revisões!
vê é o preço - não mais de 650 ou 750€ - e se tem podres ou ferrugem nalguns pontos mais chatos, pelo menos isto.
Tenho possibilidade de adquirir um Seat Ibiza 1.2 System Porsche com 66.000Km de 1992 gostaria de saber se vale a pena comprar este modelo.
Aceita-se opiniões
Conheço bem esse modelo.
Pros:
- Espaço, talvez o melhor do segmento na altura, até porque as dimensões exteriores estavam já a caminho do segmento acima
- Motor, a potência nos a carburador era de 63cv e no de injecção de 71, gosta muito de fazer rotações, só não tinha prestações melhores porque era dos masi pesados do segmento;
- Bom compromisso entre grip/conforto;
- A estética é duscutivel.
Contras:
- Consumo, em cidade a sério anda sempre nos 10;
- Má qualidade de construção e péssimos materiais, embora nesse de 1992 seja um "pouquito" melhor;
- Direcção pesada, agravada pelo facto de os Ibiza terem sido dos primeiros a implementar os pneus largos no segmento.
- O carro é baixo, cuidado a subir passeios ou em buracos.
Avarias crónicas:
- Corrosão, embora nesse já seja melhorzito;
- O carro mesmo na versão a carburador não têm ar/choke para arranque a frio, é automático, esta peça avaria de x em x de anos;
- Os manipulos exteriores dos fechos das portas são muito frágeis e partem;
Conselho de partes que não sendo defeitos ou avarias crónicas deves ter em conta a avaliar o carro:
- Os travões e embraiagem como grande parte do carro têm origem fiat, se o comprares tira as rodas e verifica os tubos do liquido dos travões que vão accionar as bomabas, costumam necessitar de trocas de x em x de kms;
- O escape costuma corroer com relativa facilidade, e como estes carros têm uma curvatura estranha, as casas de escapes não gostam deles;
- A suspensão traseira é de origem fiat e têm uma mola de lâminas transversal, que tende com a idade a partir, de joelhos atrás do carro vÊs se está boa;
- O sistema de refrigeração tem que estar sempre a disparar a ventoinha, se não estiver verifica se a válvula/termostato que a actua está boa;
O carro em questão foi projectado na altura em que a casa Espanhola pertencia em boa parte À Fiat. Daí o seu chassis ser baseado no do Ritmo e ter muitos elementos mecânicos da casa de Turim.
O design, esse sim foi um dos candidatos a Golf II. Mas há tantos assim. A relação astra e zx. O Matiz que não foi Panda.
Por acaso também conheci de perto um, mas que nunca conduzi, na altura ainda não tinha carta.
Já disseram o mais importante, apenas vou ressalvar a avaria que aquele deu devido ao termostato e salvo erro uma fuga de água (creio que teve este problema mais que uma vez).
De resto andava razoavelmente e era sempre engraçado abrir o capot do Ibiza e dizer System Porsche.
O carro em questão foi projectado na altura em que a casa Espanhola pertencia em boa parte À Fiat. Daí o seu chassis ser baseado no do Ritmo e ter muitos elementos mecânicos da casa de Turim.
O design, esse sim foi um dos candidatos a Golf II. Mas há tantos assim. Arelação astra e zx. O Matiz que não foi Panda.
desculpem um pouco do off-topic, qual a relação entre esses dois só por curiosidade?
Por acaso também conheci de perto um, mas que nunca conduzi, na altura ainda não tinha carta.
Já disseram o mais importante, apenas vou ressalvar a avaria que aquele deu devido ao termostato e salvo erro uma fuga de água (creio que teve este problema mais que uma vez).
De resto andava razoavelmente e era sempre engraçado abrir o capot do Ibiza e dizer System Porsche.
Além de abrires o capot e teres aquela "mensagem" , mesmo a versão de carburadores tinha um layout das tubagens, admissão e filtros mais actual que os seus congéneres, especialmente se pensares que foi lançado na primeira metade dos anos 80 do século passado.
desculpem um pouco do off-topic, qual a relação entre esses dois só por curiosidade?
Salvoerro o Giuggaro, que na altura desenhava tudo e mais alguma coisa, do mesmo desenho vendeu o astra À opel e o zx À citroen! Creio que até o Punto I é "dele". Diz-se, que o desenho do ZX ainda serviu para vender o Ibiza mk2 à Seat:
Salvoerro o Giuggaro, que na altura desenhava tudo e mais alguma coisa, do mesmo desenho vendeu o astra À opel e o zx À citroen! Creio que até o Punto I é "dele". Diz-se, que o desenho do ZX ainda serviu para vender o Ibiza mk2 à Seat:
realmente ambos têm semelhanças estéticas...impressionante, estamos sempre a aprender.
O Ibiza tem o velhinho, fiel e mítico OHV 1193cc de 65cv. (67 em algumas versões).
Motor que motorizou a Espanha e a União Soviética, resistindo aos gelos das Sibérias e assim.
Nunca percebi o system Porsche para além do marketing, pois até perdeu 2cv.
Com Injecção (no último ano desses Ibizas) ganhou sim, 5 cv.
O Ibiza é baseado no Ronda (Ritmo), do qual mantem quase tudo.
Quando saíu em 1984 era mais curto (DDE manteve-se) e dai na época ser muito largo.
Aliás, dizia-se que tinha comprimento de segmento B e largura de segmento C.
O primeiro carro SEAT (VW) foi o Toledo em 1991, seguido do Ibiza 6K em 1993.
Tal como dizes motorizou também a ex-URSS, pois o desenvolvimento da cabeça e sistemas de admissão e escape feita pela Porsche foi também efectuada para a Lada.
A diferença é q a Lada não quis pagar ou os alemães não quiseram o seu nome nos motores soviéticos. A Porsche na sua divisão de engenharia trabalha para quem pagar, e neste caso fez o que na época era o 1.2 com maior potência.
O modelo espanhol saíu com um 1.5 (85cv a carburador ou 100 a injecção) irmão do 1.2, um 1,7 irmão também do 1,2 com salvoerro 118cv, um 1,7D da Fiat e um 903 cc do 127 para conseguir ser um dos melhores negócios espaço/preço mas que coitado se via aflito para puxar o peso do Ibiza.
Continuo a dizer que não vejo qualquer vantagem no "system Porsche".
Consumos?
O 1200 enquanto foi carburado até perdeu potência, pois esse 1200 nos FIAT era de 65cv.
Só quando teve injecção (no último ano) teve mais potência, mas nada de especial, pois os SEAT Sport 1200 já tinham 67cv.
Hum... esse 1700 não estás a confundir com os ALFA's?
É que tenho ideia de um 1.7 Sportline já catalisado, nos últimos MK1 mas até com menos CV do que o 1500 SXI, salvo erro 97.
Continuo a dizer que não vejo qualquer vantagem no "system Porsche".
Consumos?
O 1200 enquanto foi carburado até perdeu potência, pois esse 1200 nos FIAT era de 65cv.
Só quando teve injecção (no último ano) teve mais potência, mas nada de especial, pois os SEAT Sport 1200 já tinham 67cv.
Hum... esse 1700 não estás a confundir com os ALFA's?
É que tenho ideia de um 1.7 Sportline já catalisado, nos últimos MK1 mas até com menos CV do que o 1500 SXI, salvo erro 97.
Qual era o fiat à venda ao mesmo tempo com um 1.2 de 65cv?
Fizeste-me ir buscar o manual do meu temos os dois razão.
O 1.7 saíu em duas versões, uma com 118cv e uma com 98 cv (foste ver ao carfolio e lá tá em PS) que substituiu o SXI devido a emissões.
A mais potente saíu apenas na Alemanha e Espanha creio, a outra em muitos outros como o UK e Bélgica.
Qual era o fiat à venda ao mesmo tempo com um 1.2 de 65cv?
Fizeste-me ir buscar o manual do meu temos os dois razão.
O 1.7 saíu em duas versões, uma com 118cv e uma com 98 cv (foste ver ao carfolio e lá tá em PS) que substituiu o SXI devido a emissões.
A mais potente saíu apenas na Alemanha e Espanha creio, a outra em muitos outros como o UK e Bélgica.
Ao mesmo tempo?
Logo em ~1970, os FIAT 124 1200 com 65cv e depois os idênticos SEAT.
O modelo base do 124.
"As power outputs dropped due to more stringent emissions requirements, a 1.7-litre version of the engined was developed for the Sportline version."
Carfolio tem 71,6 kW = 96 HP = 97 PS
Edit: mas lembro-me de ver esse Sportline na Rua, quase todos um cinza "dourado".
Letring Sportline de gosto duvidoso... muito abaixo do (fixe) 1500 SXI.
Editado pela última vez por gtabarth; 01 November 2010, 23:51.
"As power outputs dropped due to more stringent emissions requirements, a 1.7-litre version of the engined was developed for the Sportline version."
Carfolio tem 71,6 kW = 96 HP = 97 PS
Edit: mas lembro-me de ver esse Sportline na Rua, quase todos um cinza "dourado".
Letring Sportline de gosto duvidoso... muito abaixo do (fixe) 1500 SXI.
Antes do Ibiza já eu sabia! Tou a falar ao mesmo tempo. É que nessa época ninguem ligava ao que saía pelo escape sem ser o som.
Tirei os valores do manual do meu antigo Ibiza. Não sei se sairam ao mesmo tempo, mas creio que não. Resultados da pesquisa de http://www.automobilesreview.com/gallery/seat-ibiza-mk-i/seat-ibiza-mk-i-03.jpg no Google
O sportline e o sxi na ultima série eram muito parecidos, infelizmente quase não se distinguiam dos irmaos de gama mais modestos. Mas nunca vi o primeiro ao vivo.
Para quem tiver interesse na história da Seat: (aqui dizem 105 cv)HISTORIA DE LA SEAT
É preciso ver que os primeiros SXi tinham muita pinta assim cmo o málaga:
Queria meter aqui uma imagem de uma versão especial que nunca saíu mas n encontro!
O design, esse sim foi um dos candidatos a Golf II. Mas há tantos assim. A relação astra e zx. O Matiz que não foi Panda.
E o Yugo Florida? Era o mesmo design de base do ZX. São parecidíssimos.
Mais inesperado é o facto do design do Karmann Ghia ter sido originalmente pensado para um Chrysler.
Antes do Ibiza já eu sabia! Tou a falar ao mesmo tempo. É que nessa época ninguem ligava ao que saía pelo escape sem ser o som.
Eu falo do Ibiza 1200 63cv de 1984 a 1992.
Só 1992 é que veio de injecção 70cv e catalisado, o 63cv que vendeu em quase toda a carreira do Ibiza MK1 chamando-lhe System Porsche ou não, não tinha nada de mais andamento que os anteriores SEAT Ronda, Ritmo, 124 não tivessem .
E a SEAT até teve o melhor modelo da sua história em termos de ser minimamente alterado, com o SEAT Sport, baseado no 128 Sport Coupé.
É preciso ver que os primeiros SXi tinham muita pinta assim cmo o málaga:
Eu tive logo um Pretinho aqui ao lado na rua mal sairam em 1988.
Muito interessante o carro.
E de rir é que nessa casa havia um Bertone destes:
Que tem essencialmente o mesmo motor que o Ibiza SXI... e o mesmo chassis.
...
Mas a SEAT fez também uma coisa interessante... meteu na carroçaria 124 Berlina (A FIAT ia até ao 1600 Twin Cam) o 1800, nos FU1800 e DDAUTO 1800, com o bloco 1756 dos 124 Sport Coupé e Spider... que chegou ao Delta S4 e... ECV1 e ECV2 com 650cv.
Editado pela última vez por gtabarth; 05 November 2010, 00:36.
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