Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Itália sem FIAT!?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Itália sem FIAT!?!

    O CEO da FIAT diz que os resultados da empresa seriam melhor se não tivesse fábricas em itália, das 5 nenhuma dá lucro...

    Italy without Fiat? CEO says Italian plants unprofitable

    Claro que isto é uma forma de pressão sobre os sindicatos... Mas que não deixa de ser caricato e capaz de levantar muita polémica, também é verdade!

    #2
    Mesmo sem conhecer números, acredito que ele tenha toda a razão. Neste momento a FIAT tem cinco fabricas em Italia:
    • Mirafiori
    • Piedimonte S. Germano
    • Pomigliano d'Arco
    • Melfi
    • Termini Imerese


    Destas a única que n teve grande problemas recentemente é Piedimonte San Germano. Em Mirafiori houve greves em Junho deste ano, Pomigliano d'Arco em Julho, Termini Imerese tem passado mais tempo em greve do que aberta desde que foi anunciado o seu encerramento definitivo. Quanto a Melfi ate alegações de sabotagem houve recentemente. Sera q um grupo da dimensao da FIAT pode "aturar" isto?

    O grande problema é q cada fabrica tem 4/5 sindicatos e é praticamente impossível chegar a acordo com todos.

    Marchionne n é um "homem de carros", é um "homem de negócios", muito pragmático e focado em objectivos. Os italianos n se ponham a pau n q ele depressa fechas as fabricas todas...

    Comentário


      #3
      Foi um dos problemas que ajudou no declinio da industria automovel americana.

      Em território americano, os construtores locais tinham quase o dobro de encargos (regalias de saúde, etc) que as montadoras japonesas.

      O Marchionne não deve estar para seguir uma historia similar

      Comentário


        #4
        eles que levem a produção para os paises de leste ou asiaticos onde a mão de obra é mais barata

        Comentário


          #5
          sobretudo nas fábricas do sul de Itália.

          e marchionne não anda com paninhos quentes....

          Comentário


            #6
            Apesar da luta do Marchioone em aumentar a eficiência e produtividade das unidades italianas com o programa Fabbrica Italia (com a bonita soma de 20 milhares de milhões de euros), mesmo assim continua a ser um processo muito complicado.

            É como dizem, o Marchionne não é homem de carros. Se é preciso cortar, corta.
            Mas mesmo assim, tenho dúvidas da margem de manobra dele neste ponto em particular.
            Não é só sindicatos com quem ele tem de lidar.
            O governo italiano nunca aceitaria o fecho ou um downsizing expressivo das fábricas da Fiat em itália.

            O Marchioone já esteve envolvido em algumas polémicas com o governo italiano e as relações têm andado meio tremidas.

            Mas gabo-lhe a determinação.
            Até admiro o pragmatismo do homem. Mesmo que por vezes implique produtos ou decisões que não me agradam muito como entusiasta do automóvel.

            Comentário


              #7
              ele vai mandar o barro à parede, disso não tenho dúvidas

              Comentário


                #8
                Na China é que esta a dar, mas daqui a nada a procura/oferta é tanta que sai mais caro que a produção Lusa

                Comentário


                  #9
                  O Marchionne que venha para a Azambuja

                  Comentário


                    #10
                    Ele tem alguma razão, mas não toda. Em situações normais, fora da crise automóvel actual a fábrica de Melfi e Cassino são modernas e lucrativas, Mirafiori pode ser se bem aproveitada e Pomigliano D'Arco se produzirem lá o Panda também.
                    Aqui culpo mais a admnistração da empresa do que as fábricas.
                    Marchionne um dia disse que a mão de obra só representava 6% do custo dum automóvel e por isso pensava transferir parte da produção do 500 para Termini Immerese, entretanto decidiu fechar a fábrica.

                    Depois veio dizer que as fábricas italianas eram sub aproveitadas em termos do rácio produção/trabalhadores. Mas aí mais uma vez a culpa além da crise é da admnistração e gerência, embora as condições sociais e sindicatos também dificultem.

                    A fábrica de Tichy produziu em 2009 quase tanto como as italianas porque a Fiat decidiu produzir lá o 500, Panda e Ford Ka que são dos modelos de maior procura da marca, mesmo sendo apenas 6% o custo da mão de obra....

                    Por outro lado em Itália a Fiat ainda questionou a produção do Panda em Pomigliano a partir de 2011/2012 mesmo tendo 63 % dos operários votado a favor e a seguir vieram dizer que o substituto do Idea e Multipla já não vão ser produzidos em Mirafiori mas na fábrica da Zastava na Sérvia usando a desculpa da percentagem de trabalhadores a favor não ter sido suficiente. A seguir ainda vieram dizer que o novo Chrysler 200 poderá não ser produzido em Mirafiori mas sim manter-se em Sterling Heights, EUA.

                    Depois vem o Marchionne dizer que são subutilizadas, pois são, ele transfere toda a produção inclusive a prometida no plano Fabbrica Italia para o estrangeiro. Em vez de produzir mais modelos faz isto e depois decide fechar as fábricas com a desculpa das perdas.
                    Pode não ser um homem de carros, mas sendo de números devia ter mais atenção ao que está a fazer pois a Fiat depende muito de Itália e se não tiver fábricas lá, acabará por não fazer os números.

                    Mas esse é o probelma dos homens apenas de números, acabam por ser vencidos por eles

                    Mas esperemos que prevaleça o bom senso, o governo intervenha e o Marchionne se dedique mais à Chrysler. O trabalho de números já está praticamente feito, agora é preciso um homem de máquinas, como Piech que adora o mundo auto ou Vittorio Ghidella no passado da Fiat

                    Comentário


                      #11
                      Eles venham para portugal dar emprego.

                      Comentário


                        #12
                        Venham para Portugal...isto precisa de grandes empresas para dar muitos empregos e fazer arrebitar a enonomia!

                        Comentário


                          #13
                          Não, Marchionne só está a encostar os sindicatos, trabalhadores e governos à parede. E a produzir mais no estrangeiro seria na Polónia, Sérvia, Turquia, Rússia e EUA atrvés da Chrysler. Não está sequer a ponderar novas fábricas, pelo contrário, quer é maximizar as existentes

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                            Venham para Portugal...isto precisa de grandes empresas para dar muitos empregos e fazer arrebitar a enonomia!

                            Apoiado.

                            Tenho duvidas é que a produção em Portugal saia mais barata do que em Italia, apesar dos trabalhadores Portugueses ganharem menos, o Estado Português é muito mais ladrão em impostos, electricidade, àgua, Residuos Solidos, ...

                            Comentário


                              #15
                              Claro que seria muito bom se viessem instalar-se cá no nosso país, seria sem dúvida uma mais valia para Portugal "e para FIAT".. (somos muito bons a montar carros). lool
                              Quando é que temos a nossa própria marca de automovel, isso é que era investimento!?!!

                              Comentário


                                #16
                                Se a memória não me falha a FIAT produziu carros em Portugal em Montemor o Novo há muitos anos. Na fabrica que pertence hoje à EDSCHA alemã.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há-de sempre ficar mais barato pagar 150€ a um chinês que 1000€ a um italiano

                                  A BMW tem fábricas em Itália e não se queixa.

                                  Cada vez mais acho que empresários como o senhor Marchionne não fazem falta nenhuma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Se a memória não me falha a FIAT produziu carros em Portugal em Montemor o Novo há muitos anos. Na fabrica que pertence hoje à EDSCHA alemã.
                                    Produziu na SOMAVE.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Produziu na SOMAVE.
                                      Eu queria dizer Vendas Novas... É lá ao lado.

                                      Exactamente. Depois a Fábrica foi sendo revendida e agora fazem lá peças estampadas.

                                      Se bem que a Edscha faliu no ano passado e foi comprada pela Webasto salvo erro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Há-de sempre ficar mais barato pagar 150€ a um chinês que 1000€ a um italiano

                                        A BMW tem fábricas em Itália e não se queixa.

                                        Cada vez mais acho que empresários como o senhor Marchionne não fazem falta nenhuma.


                                        Quantos empresarios conheces com mais obra feita que Marchionne?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                          Quantos empresarios conheces com mais obra feita que Marchionne?
                                          Não falo da sua obra, falo do seu método.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O maior mercado da FIAT é Itália, experimentem fechar as fábricas e depois venham cá mostrar-me os lucros a subir

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que ninguém falou em fechar fábricas.
                                              O que ele disse, é que actualmente, dos lucros apresentados, as unidades fabris em itália contribuiram zero para o resultado. Ou seja, os lucros seriam maiores caso as fábricas italianas não fizessem parte da equação.

                                              É um braço de ferro entre o Marchionne, os sindicatos e o governo italiano.
                                              Dúvido que fechem todas as fábricas Fiat por lá. O governo italiano nunca deixaria.

                                              O que o homem está a tentar fazer, desde que basicamente começou as suas funções, é tornar as fábricas italianas tão eficientes e produtivas como as unidades da marca no estrangeiro, sobretudo a unidade de Tichy na Polónia.
                                              Ninguém anuncia um valor de 20 milhares de milhões de euros para investir nas suas fábricas Itália e depois acabe por fechar as fábricas.

                                              A guerra entre os 3 intervenientes é que tem de chegar a uma resolução brevemente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isto é apenas uma forma de pressionar Sindicatos, o que em Italia é bem dificil, para tornar as fabricas Italianas mais eficientes, objectivo de qualquer bom administrador e que pelos vistos este não se esquece só porque a tarefa é dificil. O investir bastante nas fabricas para torna-las mais eficientes é um bom sinal e devia ter o apoio dos trabalhadores. Na industria, a historia está farta de provar que só se mantém as fábricas mais eficientes, as outras acabam por fechar e acho que nem precisamos de falar do Reino Unido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                  O maior mercado da FIAT é Itália, experimentem fechar as fábricas e depois venham cá mostrar-me os lucros a subir
                                                  É o 2º maior Bólide.
                                                  Brasil é o 1º.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    Isto é apenas uma forma de pressionar Sindicatos, o que em Italia é bem dificil, para tornar as fabricas Italianas mais eficientes, objectivo de qualquer bom administrador e que pelos vistos este não se esquece só porque a tarefa é dificil. O investir bastante nas fabricas para torna-las mais eficientes é um bom sinal e devia ter o apoio dos trabalhadores. Na industria, a historia está farta de provar que só se mantém as fábricas mais eficientes, as outras acabam por fechar e acho que nem precisamos de falar do Reino Unido.
                                                    é mesmo isso, concordo embora o Marchionne devesse ter uma posição menos radical, mais equilibrada

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                      É o 2º maior Bólide.
                                                      Brasil é o 1º.
                                                      Mas em volume de negócios o mercado italiano é muito maior para a Fiat, além de vender Lancia, Abarth, Alfa Romeo, Maserati e Ferrari que no Brasil ou não estão disponíveis ou são residuais, os próprios modelos da Fiat vendidos em Itália geram muito mais volume de negócios, não tanto como deveriam mas mais do que no Brasil.

                                                      E isto se estivermos apenas a falar do sector auto da Fiat, se estivermos a Falar do Grupo Fiat a diferença é muito maior

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É evidente, mas é só para se ter a noção do que é o Brasil para a FIAT.

                                                        Na nossa Europa, a França será o mais importante fora de Itália.

                                                        Temos depois ali nas fronteiras da Europa, o caso da Turquia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                          É evidente, mas é só para se ter a noção do que é o Brasil para a FIAT.

                                                          Na nossa Europa, a França será o mais importante fora de Itália.

                                                          Temos depois ali nas fronteiras da Europa, o caso da Turquia.
                                                          N tenho valores, mas penso q na Polónia tb se vende bastante.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                                                            Venham para Portugal...isto precisa de grandes empresas para dar muitos empregos e fazer arrebitar a enonomia!
                                                            Ora, de empresas todos precisam.
                                                            O que "isto" cá precisa é de uma "revolução" interna em larga escala para tornar o país minimamente estável, competitivo e atractivo. Quem é que vem pra cá meter empresas quando de dois em dois anos aumentam impostos, alteram leis e afins? Já para não falar na pantanosa burocracia e numa justiça lenta, deficiente e facilmente contornável?

                                                            No tempo em que se ganhava e gastava pouco, isto cá era porreiro para as empresas. Mas hoje em dia cá gasta-se muito e ganha-se "pouco" para cobrir essas despesas. Daí que as empresas se tenham deslocado para Leste onde o Tóino Zé se contenta com menos e não reclama tanto quando recebe uns trocos no fim do mês.

                                                            Há um ponto em que certos países deixam de ser produtores e passam a consumidores à medida que se vão desenvolvendo. Quando a qualidade de vida sobe, sobem os gastos e exigências de salários. É aí que as empresas começam a torcer o nariz e a deslocar-se para outras bandas. Como consequência, os governos têm de aumentar impostos para compensar a diminuição de exportações. Deixa de ser atractivo para o sector industrial e basicamente o que há é comércio/consumismo... boa parte dele maioritariamente temporário.

                                                            Portugal é um bom exemplo disso, principalmente agora, que financeiramente está no fundo do poço.
                                                            A única vantagem que Portugal sempre teve é a localização tendo em vista potenciais exportações marítimas para o outro lado do Atlântico, mas a Itália também não fica muito mais longe quanto isso em termos de rotas. Nem deve sequer compensar tendo em conta a evolução/custo do mercado dos transportes e muito menos com a crescente produção localizada nesses países, dado que são países que têm crescido bem (Brasil, principalmente).

                                                            Conclusão, Portugal:
                                                            - não produz nada próprio de relevante a larga escala para exportar
                                                            - não é economica/socialmente atractivo para atraír produção externa
                                                            - nem sequer tirou o melhor partido dos seus trunfos de localização geográfica quando devia, para ser uma das grandes portas de entrada na Europa

                                                            Estamos basicamente encostados no canto da arrecadação europeia. A Fiat se quiser deslocalizar produção da Itália, tem uma palete de países logo ao lado com mão de obra barata... porque haveria de vir para este "saco de gatos" nos confins da UE para produzir carros para depois os transportar para o lado contrário...?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X