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    Problema

    Pessoal tive um problema no meu carro em que me deixou de funcionar o isqueiro do carro, mais a luz, e no tablier quando desligo o carro ja nao fica as horas nem os kilometros... passado umas horas deixou de funcionar o ponteiras das rotaçoes e da velocidade! Mudei o fusivel q era de 15A mas um colega meu deu me um de 10A para me desenrascar... e no meio disto tudo os ponteiros da velocidade e das rotaçoes ainda nao funcionam... Será que é do fusivel ser de 15A e eu ter colocado um de 10A ? Tenho um Seat ibiza de 97

    Obrigado

    #2
    Meu caro amigo, como o meu Ibiza também é de 97, vou dar-te uma mãozinha.
    Em relação ao isqueiro, o do meu também nunca funcionou (vi que deve ter uma peça partida). Em relação aos ponteiros, já me aconteceu isso, precisamente quando, num dos meus artesanatos, tentava estabelecer contacto no isqueiro e provoquei um curto-circuito. Sem saber o que tinha sido afectado, tentei ligar o carro (só a ignição), a ver o que dava. Luzes do painel de instrumentos ok, ponteiros ok (o da gasosa e da temperatura davam um saltinho) até que acordei o motor. Quando desliguei, o conta-voltas continuava na marca do ralenti, mesmo com o motor desligado.
    Fui ver ao manual de instruções o capítulo dos fusíveis, e vi lá um (15A) que abrangia fecho central, ponteiros, luz interior e da mala; em resumo, tudo o que tinha ido ao ar.
    Mudei-o, e tudo voltou ao normal.
    Contigo, o fusível voltou a rebentar por, efectivamente, ser de 10A, pois esse circuito foi concebido para um máximo de 15A. Ora, suponhamos que esse circuito leva uma carga de 12A. Em situação normal, tudo bem, mas com o de 10 rebenta. Portanto, o teu colega não resolveu nada; deves colocar um de 15A.
    Espero ter ajudado.

    Comentário


      #3
      fácil, tiras o fusível de 10A que meteste. se tiver bom, o problema não é daí. se estiver queimado, trocas por um novo de 15A, que provavelmente te resolverá o problema. se mesmo com o de 15A voltar a queimar, não metas um de 20A, pois tens um curto-circuito que tem de ser descoberto ou sujeitas-te a incendiar o carro.

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